Dia Mundial da Hipertensão - 17 de maio de 2012

Neste mês de maio dedicado ao coração, são os férteis os dias que assinalam temáticas relacionadas com as doenças cardiovasculares, nomeadamente, que constituem fatores de risco. Amanhã, dia 17 de maio assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão, que está a ter cada vez maior expressão na população jovem, em grande parte, devido a erros alimentares, que são frequentes e recorrentes. Não podemos dissociar estes dados com os números assustadores da obesidade infantil em Portugal, cujo dia também se assinala dois dias depois (a 19 de maio). São evidências da necessidade de mudarmos os nossos hábitos de vida.

A hipertensão vai matando silenciosamente e quando se torna ruidosa... em regra... a situação fica muito complicada.

o Dia Mundial da Hipertensão  é divulgado mundialmente pela World Hypertension League, e este ano sob o lema “Estilo de vida saudável, Pressão Arterial saudável”. O tema das comemorações deste ano foca a questão da importância de ter estilos de vida saudável e de que forma podem estes contribuir, consequentemente, para uma pressão arterial saudável. Exercícios e rastreios marcam o Dia Mundial da Hipertensão um pouco por todo o país.


Notícias sobre hipertensão:
 
Sociedade Portuguesa de Hipertensão: http://www.sphta.org.pt/pt/default.asp

Vigie a sua tensão arterial
 com regularidade!

Caminhada saudável do coração - 16 de maio - inscrições ainda abertas!

A habitual caminhada do mês da primavera que o Projeto Escola Saudável promove todos os anos letivos está este ano integrada nas atividades de maio, mês do coração. Além da caminhada, está prevista a realização de jogos tradicionais e um piquenique saudável, em que os participantes poderão confraternizar e partilhar os alimentos saudáveis que levaram. O regresso à vila de Campo Maior poderá ser feito em dois grupos: o 1.º grupo regressa perto das 13h30 e o 2.º grupo sucede-o, perto das 15h00

O prazo de inscrição para esta atividade foi alargado até dia final de 14 de maio (amanhã, segunda-feira) que pode ser feita nas seguintes Escolas:

- Escola Secundária de Campo Maior;
- Escola Básica 2 São João Baptista. 

PELA SUA SAÚDE, "MEXA-SE" E
 PARTICIPE NESTA ATIVIDADE!
INSCREVA-SE!

Ver também:
- http://pescm.blogspot.pt/2012/05/maio-mes-do-coracao.html
http://pescm.blogspot.pt/2011/04/caminhada-saudavel-da-primavera-4-de.html 

Dia Europeu do Melanoma (Dia do Euromelanoma) - 9 de maio

O dia 9 de maio assinala o dia do Euromelanoma 2012. Esta iniciativa enquadra-se numa campanha europeia para a prevenção do cancro cutâneo que tem como objectivo dar informação a todos os cidadãos sobre como prevenir a doença, como fazer um diagnóstico precoce e quais os tratamentos disponíveis. O cancro cutâneo tem sido dos que mais tem aumentado a sua incidência em Portugal, com mais de 10 mil novos casos por ano e, em faixas etárias cada vez mais novas. 

O uso dos solários é um dos grandes fatores de risco que tem contribuído para este aumento do cancro cutâneo, pois “são fontes de ultravioletas potentes” que aumentam “exponencialmente” o risco de cancro de pele.

O diagnóstico precoce, como em todos os carcinomas, é importantíssimo para um combate bem sucedido a esta grave doença, com particular atenção à alteração dos sinais da pele ou ao aparecimento de novos, sublinhando que quando se trata de alguém de pele clara, olho claro ou cabelo claro a atenção deve ser redobrada.

As medidas preventivas continuam a ser fundamentais, como evitar a exposição solar nas horas de maior calor, reforçar o protetor no máximo de duas em duas horas, usar chapéu, óculos de sol, roupa de algodão, de preferência de manga comprida, e ter particular atenção aos medicamentos que possam potenciar a fotossensibilidade, como os antibióticos ou os anti-inflamatórios.

No Dia do Euromelanoma, a 09 de Maio, vão ser feitos rastreios gratuitos em cerca de 30 serviços de dermatologia de norte a sul do país.

O Sol é nosso amigo, mas proteja-se e 
não faça dele o seu inimigo!

Para saber mais sobre o cancro cutâneo:
http://www.apcancrocutaneo.pt/
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/diaydoyeuromelanomayreavivouyayimportanciaydayproteccaoysolar.html
- http://www.apcc.online.pt/
http://www.pop.eu.com/home.html


Mais notícias sobre melanoma:
http://www.publico.pt/Sociedade/peritos-portugueses-querem-uniformizar-diagnostico-e-tratamento-de-melanoma-1543072
http://www.pop.eu.com/news/6955/26/Solario-esta-para-a-pele-como-o-tabaco-para-os-pulmoes.html
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/diaydoyeuromelanomayreavivouyayimportanciaydayproteccaoysolar.html
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/sol-e-melanoma-ligacao-confirmada-1545386

Fontes:
- http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=570270
http://www.pop.eu.com/news/6955/26/Solario-esta-para-a-pele-como-o-tabaco-para-os-pulmoes.htm

Seminário: Dislexia - Teoria e Intervenção

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de escolas de Campo Maior (PES) divulga o seminário Dislexia: teoria e  intervenção, promovido pelo CEFOPNA, e que cuja realização está prevista para o próximo dia 26 de maio, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre


Para saber mais:
http://portal.cefopna.edu.pt/

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS - 5 DE MAIO

A higiene das mãos é fundamental como medida preventiva de doenças infecciosas, constituindo o contacto manual uma das principais formas de contágio. Este facto é do conhecimento geral há muito tempo, mas "saltou" para a opinião pública na altura dos "alertas" relativos à ameaça de pandemia da Gripe A, em 2009/2010. Nessa altura, existiu realmente um cuidado da população com a higiene das mãos. Contudo, passou o pânico e as pessoas voltaram às suas rotinas habituais, que não são forçosamente as mais corretas. Voltámos do "80 para o 8".

As estimativas são assustadoras (e não se reportam apenas a infeções em meios hospitalares) quando se tentam avaliar os números de infetados devido a contaminação por falta de higiene das mãos. Muitas das situações  referem-se infeções de extrema gravidade (com estirpes multirresistentes) e cujo desfecho foi fatal.

A escola e a família como educadores têm um papel fundamental na sensibilização para higiene das mãos e criarem rotinas na vida diária das crianças e jovens. A higiene das mãos é mesmo uma medida simples... mas que salva vidas!

Pela sua importância em termos de saúde pública, foi criado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala a 5 de maio. Esta é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) inserida no 1º desafio mundial para a segurança do doente da World Alliance for Patient Safety - Clean Care is Safer Care - ao qual Portugal aderiu oficialmente a 8 de Outubro de 2008.

HIGIENE DAS MÃOS...
MEDIDAS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS!

Para saber mais:

Campo Maior desportivamente ativo - práticas saudáveis


A Câmara Municipal de Campo Maior promove neste mês de maio, dentro do seu leque diversificado de iniciativas previstas, algumas atividades desportivas que se enquadram no espírito saudável que impera existir em cada cidadão. O espírito de combate ao sedentarismo e a criação de rotinas de atividade física, sendo estas muito diversas e aplicáveis nas mais variadas faixas etárias (com uma atenção especial para o chamado "envelhecimento ativo"), com resultados comprovados na prevenção de doenças, nomeadamente, de natureza cardiovascular. Destaca-se a iniciativa "Desportivamente Activos".

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) recomenda a toda a comunidade a participação nestas atividades.

PELA SUA SAÚDE, MEXA-SE!

Para mais informações ver:

Maio, mês do Coração

No mês de maio, como habitualmente, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) associa-se à comemoração do mês do Coração. Um pouco por todo o país, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC - www.spc.pt) e outras organizações congéneres, promovem diversas atividades visando a sensibilização e a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. A reabilitação cardíaca é também cada vez mais abordada pela importância que tem na recuperação das pessoas que sofreram DCV e na prevenção de incidentes secundários. 

No próximo dia 16 de maio, o Projeto Escola Saudável (PES) organiza em Campo Maior, numa parceria com o Projeto Eco-escolas e com o Grupo disciplinar de Educação Física uma caminhada saudável e jogos tradicionais, visando os objetivos referidos para a comemoração do mês do coração.

Pelo Seu Coração, mexa-se!
Inscreva-se e participe nesta atividade!
A prevenção de doenças cardiovasculares passa, obrigatoriamente, por uma educação que promova hábitos saudáveis, com especial incidência na prática de atividade física regular, de uma alimentação equilibrada e saudável e a ausência de hábitos tabágicos. Está ao alcance de todos
A Fundação Portuguesa de Cardiologia aconselha as seguintes 4 regras:
(in  http://www.fpcardiologia.pt/4regras.html )

1 -  Planeie um dia-a-dia ativo 

A atividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando atividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.


2 - Proteja-se do stress

O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode-nos fazer sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.


3 - Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis— com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras. 

4 -  Faça check-up’s regulares

Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes fatores de risco, é proteger o coração.


Para saber mais:

MAIO... um mês dedicado às causas da saúde e a quem cuida...

Aproxima-se o mês de maio que tradicionalmente é conhecido como o mês do coração e especialmente dedicado a atividades de prevenção das doenças cardiovasculares (DCV). Mas além desta importante temática da saúde, o mês de maio assinala um vasto conjunto de temas referentes à saúde, visando a sensibilização da população no sentido desenvolvermos hábitos saudáveis, bem como, de valorizarmos organismos, entidades e pessoas, que com grande altruísmo, cuidam de quem mais precisa e lhe prestam auxílio, como é o caso dos bombeiros, dos enfermeiros e da cruz vermelha, não esquecendo, obviamente, as famílias.

Referem-se algumas datas que se assinalam ao longo do mês de maio:
  • 3 de maio - Dia Mundial da Asma
  • 4 de maio - Dia Internacional do Bombeiro 
  • 5 de maio - Dia Mundial da Higiene das Mãos
  • 5 de maio - Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante
  • 8 de maio - Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho 
  • 9 de maio - Dia do Euromelanoma
  • 12 de maio - Dia Mundial do Enfermeiro
  • 13 de maio - Dia Mundial da Hipertensão 
  • 15 de maio - Dia Internacional das Famílias 
  • 17 de maio - Dia Mundial da hipertensão
  • 19 de maio - Dia europeu da obesidade
  • 25 de maio - Dia Internacional das Crianças Desaparecidas 
  • 28 de maio - Dia Internacional da Saúde Feminina
  • 30 de maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla
  • 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco 
Neste mês de maio previna, proteja a sua saúde
 e
 valorize que zela por si!

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância - Abril

O mês de abril foi escolhido para o desenvolvimento de uma campanha nacional dedicada à prevenção dos maus tratos, com especial relevo para a infância, mas não esquecendo também as mulheres e idosos, que a par das crianças, continuam a constituir as vítimas mais vulneráveis e frequentes. A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) são as organizações promotoras desta campanha vital e esta última entidade proporciona no seu sítio eletrónico (www.amcv.org.pt), além de muita informação diversa, um conjunto de recursos que podem ser descarregados para serem explorados em várias atividades. Os temas em destaque são: 
  • · Violência no namoro 
  • · Bullying (dirigida a crianças) 
  • · Bullying (dirigida a pais) 
  • · Bullying(dirigida à escola) 
  • · Abuso sexual de crianças 
  • · Abuso sexual de crianças (mitos e realidades) 
  • · Direitos da Criança 

Não fique indiferente, porque os maus tratos existem… e todos podemos fazer a diferença!

Para saber mais sobre prevenção dos maus tratos visite:
- www.amcv.org.pt
- www.apav.pt
- www.dgs.pt

7.ª edição da Semana Europeia da Vacinação - de 21 a 27 de abril de 2012

Tal como no ano transacto (vide http://pescm.blogspot.pt/2011/04/semana-europeia-da-vacinacao-de-23-30.html), o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) assinala a Semana Europeia da Vacinação, que se comemora anualmente e vai já na sua 7.ª edição e se assinala de 21 a 27 de abril. Esta iniciativa partiu da Organização Mundial de Saúde e visa sensibilizar população, governo e diversas entidades sobre a importância da vacinação.

É principalmente em crianças e jovens que a vacinação toma especial relevo (bem como, em situações especiais, como é o caso da vacinação da gripe e vacinas específicas, por exemplo, devido a viagens ao estrangeiro) pelo facto de estarem em plena fase de desenvolvimento biológico, mas nunca deve ser desprezada a restante população. Por este motivo, o lema deste ano é «Prevenir - Proteger - Vacinar» e visa passar a mensagem de que a vacinação de cada criança é vital para prevenir doenças e proteger a vida.

Vacinar é prevenir. Prevenir é salvar!

Para saber mais sobre vacinação:

Dia da Solidariedade entre Gerações, 29 de abril de 2012

A União Europeia comemora todos os anos, a 29 de abril, o Dia da Solidariedade entre Gerações. Trata-se de um dia de especial relevo, no presente ano, uma vez que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (cf. http://europa.eu/ey2012/ey2012.jsp?langId=pt).


As gerações mais velhas têm toda uma vida de experiências e aprendizagens para partilhar com as nossas crianças, pelo que devem ser encontradas novas formas de aproximação entre jovens e seniores.

Este ano, pretende-se celebrar o Dia da Solidariedade entre Gerações, convidando os idosos da comunidade a irem à Escola para falarem sobre as suas experiências formadoras mais valiosas, quer se refiram à escola, ao trabalho, à vida social ou à família. O objetivo será levar os jovens e os idosos a trocar pontos de vista sobre o que consideram importante na vida e lançar um debate mais vasto sobre os valores em mutação nas sociedades.

Para saber mais:

IRS saudável. Ainda pode ajudar... não gasta nada!

Ainda não terminou o prazo de entrega das declarações de IRS pela Internet para trabalhadores dependentes (que termina a 30 de abril) e segue-se no mês seguinte a entrega da declaração dos trabalhadores independentes, ou que têm rendimentos englobados nesta categoria. Ainda há tempo de ajudar, contribuindo sem gastar nada!

O Projeto Escola Saudável de Campo Maior deixa como sugestão para a contribuição a Liga Portuguesa Contra o Cancro, mas existem muitas outras organizações que também estão abrangidas pelo mesmo quadro legal e podem receber a sua contribuição (sem gastar nada). A escolha é sua, mas não deixe de ajudar!  
 
A Lei 16/2001 (artigo 32 nº4 e 6) regulamenta estes atos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte. A contribuição através da Declaração de Rendimentos é um ato de Responsabilidade Social que visa apoiar todas as pessoas mais desfavorecidas na sociedade.
Ao preencher a sua declaração de IRS, de acordo com a nossa sugestão, indique o número de contribuinte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NIF)  - 500 967 768 - no quadro 9 do anexo H.

De uma forma simples e sem qualquer encargo para si, 0,5% do seu IRS será destinado pelo estado à Liga Portuguesa Contra o Cancro, estando assim a contribuir para o desenvolvimento de programas de educação para a saúde, diagnóstico precoce do cancro, apoio ao doente oncológico e a investigação científica em oncologia.

Para saber mais:

Dia Mundial da Voz - 16 de abril de 2012

No próximo dia 16 de abril comemora-se mais um Dia Mundial da Voz. A voz é ferramenta de eleição na comunicação e fundamental na nossa tarefa educativa. A preservação e melhoramento da voz são fundamentais e passam pela prática de comportamentos simples, como é por exemplo, a ausência de hábitos tabágicos, uma boa hidratação e um exercício físico regular.


Os rastreios de problemas da voz, como em qualquer outra ocasião similar, possibilitam o diagnóstico precoce de eventuais situações que necessitem de intervenção especializada e a sua resolução ou tratamento com maior eficácia. Temos de dar importância à voz "antes que ela nos falte"!



Vamos valorizar a nossa voz...

- Guia Básico para professores - Técnicas de colocação de voz: www.iil.pt/Ficheiros/TECNICA_VOCAL.doc 
A VOZ é um instrumento dentro do nosso corpo.
Aprenda a gostar dele para o preservar!


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere a consulta de:
Rastreios de problemas de voz - Lisboa

Hospital de Santa Maria (CHLN)
Departamento de Otorrinolaringologia,
Voz e Perturbações da Comunicação


16 a 20 de Abril - das 8h30 às 13h00

Marcações:
SMS: Voz 96 13 75 000

ESTA PÁSCOA, CONDUZA COM CUIDADO!

Pare por si, antes que "algo"
o obrigue a parar contra vontade! 
As épocas festivas são também, por natureza do maior tráfego, épocas de maior sinistralidade rodoviária. Mas está nas nossas mãos contrariar esta trágica tradição e reduzir os números de acidentes e mortes nas estradas portuguesas. A prevenção rodoviária é da responsabilidade de todos e não apenas dos condutores. A prevenção rodoviária faz-se nas escolas, nas associações, em casa, em família... Compete-nos agir e fazer agir.


ESTA PÁSCOA, CONDUZA COM CUIDADO!
(E nos outros dias, também!)
Não faça parte desta estatística.

Publicações anteriores sobre prevenção rodoviária:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/preven%C3%A7%C3%A3o%20rodovi%C3%A1ria

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de abril de 2012

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2007 o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se assinala hoje, dia 2 de abril, no intuito de informar e consciencializar a população mundial para esta problemática que afeta o desenvolvimento das crianças. Existem várias perturbações no espectro do autismo, que estão geralmente associadas a dificuldades de utilização da imaginação, em aceitar alterações de rotinas, a um défice de atenção e de concentração, à falta de motivação e à exibição de comportamentos estereotipados. É fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento eficaz.

O autismo é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade que se prolonga durante toda a vida. Manifesta-se através de dificuldades muito específicas ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações do comportamento.

Neste fim de semana, foi editado em Portugal o livro "Maria e eu", que retrata o autismo em banda desenhada e que pode ser encarado com um manual não convencional para educadores e profissionais que têm que lidar com este tipo de problemas. O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) aconselha a leitura deste livro criado pelo lustrador espanhol Miguel Gallardo que desenhou a história da filha María, autista, e o seu relacionamento com a sociedade.

A Associação dos Amigos do Autismo (AMA)é uma organização portuguesa que foi criada em Junho de 2008, por um grupo de pais, médicos, técnicos de saúde, terapeutas, psicólogos, Professores, educadores, advogados, empresários e demais cidadãos empenhados nos cuidados especiais das crianças e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e que tem desenvolvido trabalho unicamente dedicado a esta causa.

Fontes
 http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/hoje-assinala-se-o-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo.html

Tabaco, a autópsia de um assassino cruel e silencioso

O consumo de tabaco continua a ser em todo o mundo, a principal causa de morte evitável. Provoca uma morte lenta e dolorosa e afeta não apenas o sistema respiratório, mas todo o organismo.
Multiplicam-se as sugestões para cessação tabágica, desde as mais originais às mais objetivas e sucintas, mas a melhor e mais segura forma continua a ser... NÃO COMEÇAR A FUMAR!

É na adolescência e idade escolar (apesar da lei que proíbe a venda de tabaco a menores de 18 anos) que se iniciam os primeiros contactos com hábitos tabágicos, por motivos de vária índole sócio-cultural.  A prevenção primária na comunidade escolar assume por isso papel fundamental.     

CONHEÇA ESTE ASSASSINO E EVITE-O!
Não deixe que ele também o mate!
Publicações anteriores sobre cessação tabágica:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/cessa%C3%A7%C3%A3o%20tab%C3%A1gica 

Consultas de cessação tabágica: 

No Centro de Saúde de Campo Maior 
quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas

 Contactos:
Telefone: 268 699 700 

DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE - 27 DE MARÇO DE 2012

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) felicita todos os dadores de sangue, aludindo ao DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE que se assinala hoje, dia 27 de março de 2012. 

No decurso da sua atividade, o PES continuará a colaborar com a tão nobre  causa da dádiva benévola de sangue, como o tem feito até à data, quer através das colheitas de sangue no Agrupamento de Escolas que tem promovido em colaboração com o Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas, quer através das diversas campanhas de sensibilização que tem desenvolvido.


Aceite o desafio de se tornar num dador de sangue


Publicações anteriores sobre dádiva de sangue:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/dar%20sangue

A educação para a saúde e o Facebook - um novo recurso a explorar.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) tem, como muitos outros projetos semelhantes que se desenvolvem noutras escolas do país, como objetivo principal , promover a educação para a saúde em meio escolar, nomeadamente, promovendo a prática de hábitos saudáveis. O universo de atuação é imenso, quer pela variedade de público alvo que se pretende atingir, quer pela panóplia de temas que podem e devem ser explorados. Tentamos a maior abrangência e rigor possível. As atividades, estratégias e recursos são diversificados.   

As novas tecnologias são pois um instrumento de inegável valor. À velocidade de um clique é possível espalhar a nossa mensagem e sermos um veículo de informação seleccionada com base nos nossos objetivos. Além da divulgação das atividades por nós realizadas ou promovidas, a Internet é explorada como uma plataforma de comunicação e de divulgação de conhecimento científico, de campanhas de sensibilização, notícias e estudos relacionados com as temáticas saúde e escola. Recorremos a três instrumentos específicos: a plataforma moodle, com uma informação mais específica e restritiva, especialmente dedicada à nossa comunidade educativa, como determinados recursos; o blogue do PES onde publicamos este post, que é público e que espelha alguma da nossa atividade ao longo destes anos e onde também disponibilizamos alguns recursos através do google docs e, finalmente, o Facebook. Nesta rede social, além da relação direta que estabelecemos com tudo o que publicamos neste blogue, conseguimos interagir mais e melhor com os nossos leitores/amigos, além de fazermos uma atualização muito frequente da página, nomeadamente, através da seleção de informação atual e relevante sobre as temáticas subjacentes à nossa existência, bem como, partilhas de ligações, etc.

Melhor do que estarmos a descrever como usamos as novas tecnologias visando as nossas metas de promoção da saúde em meio escolar, é serem os nossos leitores e amigos a constarem per si
Vista geral da página PES no Facebook

EXPLORE O NOSSO BLOGUE!

VISITE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

CRITIQUE, FAÇA RECOMENDAÇÕES, DÊ SUGESTÕES, APRESENTE DÚVIDAS!

SANGUE PRECISA-SE! NOVO APELO NACIONAL À DÁDIVA DE SANGUE

Sangue: nova campanha de sensibilizaçãoSangue precisa-se e novos dadores também. Portugal atravessa um momento de crise também ao nível da disponibilidade de sangue e seus derivados, que são indispensáveis para colmatar as múltiplas necessidades que surgem todos os dias. É uma situação de emergência nacional que levou O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) a fazer um apelo nacional à dádiva de sangue pela segunda vez este ano de 2012. As dádivas benévolas de sangue têm sofrido um decréscimo desde janeiro que ainda não sofreu a inversão desejada por todos.


Várias pessoas e entidades já se juntaram a este apelo, nomeadamente, a igreja católica, associações desportivas e individualidades como o jogador de futebol Carlos Martins, que numa videoconferência pede a todos os portugueses, com idades entre os 18 e 65 anos, que sejam dadores benévolos de sangue.


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também se solidariza com esta campanha e apela a toda a comunidade educativa para dê o seu contributo, oferecendo um pouco do seu sangue para salvar vidas. 

Dirija-se ao SERVIÇO DE SANGUE do Hospital da sua área de residência e dê sangue.
Sinta que hoje ajudou a salvar a vida de alguém!
DAR SANGUE É DAR VIDA! 

Este sábado, alguns centros regionais de recolha de sangue vão estar abertos e à sua espera.