MAIO... um mês dedicado às causas da saúde e a quem cuida...

Aproxima-se o mês de maio que tradicionalmente é conhecido como o mês do coração e especialmente dedicado a atividades de prevenção das doenças cardiovasculares (DCV). Mas além desta importante temática da saúde, o mês de maio assinala um vasto conjunto de temas referentes à saúde, visando a sensibilização da população no sentido desenvolvermos hábitos saudáveis, bem como, de valorizarmos organismos, entidades e pessoas, que com grande altruísmo, cuidam de quem mais precisa e lhe prestam auxílio, como é o caso dos bombeiros, dos enfermeiros e da cruz vermelha, não esquecendo, obviamente, as famílias.

Referem-se algumas datas que se assinalam ao longo do mês de maio:
  • 3 de maio - Dia Mundial da Asma
  • 4 de maio - Dia Internacional do Bombeiro 
  • 5 de maio - Dia Mundial da Higiene das Mãos
  • 5 de maio - Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante
  • 8 de maio - Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho 
  • 9 de maio - Dia do Euromelanoma
  • 12 de maio - Dia Mundial do Enfermeiro
  • 13 de maio - Dia Mundial da Hipertensão 
  • 15 de maio - Dia Internacional das Famílias 
  • 17 de maio - Dia Mundial da hipertensão
  • 19 de maio - Dia europeu da obesidade
  • 25 de maio - Dia Internacional das Crianças Desaparecidas 
  • 28 de maio - Dia Internacional da Saúde Feminina
  • 30 de maio - Dia Mundial da Esclerose Múltipla
  • 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco 
Neste mês de maio previna, proteja a sua saúde
 e
 valorize que zela por si!

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância - Abril

O mês de abril foi escolhido para o desenvolvimento de uma campanha nacional dedicada à prevenção dos maus tratos, com especial relevo para a infância, mas não esquecendo também as mulheres e idosos, que a par das crianças, continuam a constituir as vítimas mais vulneráveis e frequentes. A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) são as organizações promotoras desta campanha vital e esta última entidade proporciona no seu sítio eletrónico (www.amcv.org.pt), além de muita informação diversa, um conjunto de recursos que podem ser descarregados para serem explorados em várias atividades. Os temas em destaque são: 
  • · Violência no namoro 
  • · Bullying (dirigida a crianças) 
  • · Bullying (dirigida a pais) 
  • · Bullying(dirigida à escola) 
  • · Abuso sexual de crianças 
  • · Abuso sexual de crianças (mitos e realidades) 
  • · Direitos da Criança 

Não fique indiferente, porque os maus tratos existem… e todos podemos fazer a diferença!

Para saber mais sobre prevenção dos maus tratos visite:
- www.amcv.org.pt
- www.apav.pt
- www.dgs.pt

7.ª edição da Semana Europeia da Vacinação - de 21 a 27 de abril de 2012

Tal como no ano transacto (vide http://pescm.blogspot.pt/2011/04/semana-europeia-da-vacinacao-de-23-30.html), o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) assinala a Semana Europeia da Vacinação, que se comemora anualmente e vai já na sua 7.ª edição e se assinala de 21 a 27 de abril. Esta iniciativa partiu da Organização Mundial de Saúde e visa sensibilizar população, governo e diversas entidades sobre a importância da vacinação.

É principalmente em crianças e jovens que a vacinação toma especial relevo (bem como, em situações especiais, como é o caso da vacinação da gripe e vacinas específicas, por exemplo, devido a viagens ao estrangeiro) pelo facto de estarem em plena fase de desenvolvimento biológico, mas nunca deve ser desprezada a restante população. Por este motivo, o lema deste ano é «Prevenir - Proteger - Vacinar» e visa passar a mensagem de que a vacinação de cada criança é vital para prevenir doenças e proteger a vida.

Vacinar é prevenir. Prevenir é salvar!

Para saber mais sobre vacinação:

Dia da Solidariedade entre Gerações, 29 de abril de 2012

A União Europeia comemora todos os anos, a 29 de abril, o Dia da Solidariedade entre Gerações. Trata-se de um dia de especial relevo, no presente ano, uma vez que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (cf. http://europa.eu/ey2012/ey2012.jsp?langId=pt).


As gerações mais velhas têm toda uma vida de experiências e aprendizagens para partilhar com as nossas crianças, pelo que devem ser encontradas novas formas de aproximação entre jovens e seniores.

Este ano, pretende-se celebrar o Dia da Solidariedade entre Gerações, convidando os idosos da comunidade a irem à Escola para falarem sobre as suas experiências formadoras mais valiosas, quer se refiram à escola, ao trabalho, à vida social ou à família. O objetivo será levar os jovens e os idosos a trocar pontos de vista sobre o que consideram importante na vida e lançar um debate mais vasto sobre os valores em mutação nas sociedades.

Para saber mais:

IRS saudável. Ainda pode ajudar... não gasta nada!

Ainda não terminou o prazo de entrega das declarações de IRS pela Internet para trabalhadores dependentes (que termina a 30 de abril) e segue-se no mês seguinte a entrega da declaração dos trabalhadores independentes, ou que têm rendimentos englobados nesta categoria. Ainda há tempo de ajudar, contribuindo sem gastar nada!

O Projeto Escola Saudável de Campo Maior deixa como sugestão para a contribuição a Liga Portuguesa Contra o Cancro, mas existem muitas outras organizações que também estão abrangidas pelo mesmo quadro legal e podem receber a sua contribuição (sem gastar nada). A escolha é sua, mas não deixe de ajudar!  
 
A Lei 16/2001 (artigo 32 nº4 e 6) regulamenta estes atos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte. A contribuição através da Declaração de Rendimentos é um ato de Responsabilidade Social que visa apoiar todas as pessoas mais desfavorecidas na sociedade.
Ao preencher a sua declaração de IRS, de acordo com a nossa sugestão, indique o número de contribuinte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NIF)  - 500 967 768 - no quadro 9 do anexo H.

De uma forma simples e sem qualquer encargo para si, 0,5% do seu IRS será destinado pelo estado à Liga Portuguesa Contra o Cancro, estando assim a contribuir para o desenvolvimento de programas de educação para a saúde, diagnóstico precoce do cancro, apoio ao doente oncológico e a investigação científica em oncologia.

Para saber mais:

Dia Mundial da Voz - 16 de abril de 2012

No próximo dia 16 de abril comemora-se mais um Dia Mundial da Voz. A voz é ferramenta de eleição na comunicação e fundamental na nossa tarefa educativa. A preservação e melhoramento da voz são fundamentais e passam pela prática de comportamentos simples, como é por exemplo, a ausência de hábitos tabágicos, uma boa hidratação e um exercício físico regular.


Os rastreios de problemas da voz, como em qualquer outra ocasião similar, possibilitam o diagnóstico precoce de eventuais situações que necessitem de intervenção especializada e a sua resolução ou tratamento com maior eficácia. Temos de dar importância à voz "antes que ela nos falte"!



Vamos valorizar a nossa voz...

- Guia Básico para professores - Técnicas de colocação de voz: www.iil.pt/Ficheiros/TECNICA_VOCAL.doc 
A VOZ é um instrumento dentro do nosso corpo.
Aprenda a gostar dele para o preservar!


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere a consulta de:
Rastreios de problemas de voz - Lisboa

Hospital de Santa Maria (CHLN)
Departamento de Otorrinolaringologia,
Voz e Perturbações da Comunicação


16 a 20 de Abril - das 8h30 às 13h00

Marcações:
SMS: Voz 96 13 75 000

ESTA PÁSCOA, CONDUZA COM CUIDADO!

Pare por si, antes que "algo"
o obrigue a parar contra vontade! 
As épocas festivas são também, por natureza do maior tráfego, épocas de maior sinistralidade rodoviária. Mas está nas nossas mãos contrariar esta trágica tradição e reduzir os números de acidentes e mortes nas estradas portuguesas. A prevenção rodoviária é da responsabilidade de todos e não apenas dos condutores. A prevenção rodoviária faz-se nas escolas, nas associações, em casa, em família... Compete-nos agir e fazer agir.


ESTA PÁSCOA, CONDUZA COM CUIDADO!
(E nos outros dias, também!)
Não faça parte desta estatística.

Publicações anteriores sobre prevenção rodoviária:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/preven%C3%A7%C3%A3o%20rodovi%C3%A1ria

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de abril de 2012

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2007 o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se assinala hoje, dia 2 de abril, no intuito de informar e consciencializar a população mundial para esta problemática que afeta o desenvolvimento das crianças. Existem várias perturbações no espectro do autismo, que estão geralmente associadas a dificuldades de utilização da imaginação, em aceitar alterações de rotinas, a um défice de atenção e de concentração, à falta de motivação e à exibição de comportamentos estereotipados. É fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento eficaz.

O autismo é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade que se prolonga durante toda a vida. Manifesta-se através de dificuldades muito específicas ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações do comportamento.

Neste fim de semana, foi editado em Portugal o livro "Maria e eu", que retrata o autismo em banda desenhada e que pode ser encarado com um manual não convencional para educadores e profissionais que têm que lidar com este tipo de problemas. O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) aconselha a leitura deste livro criado pelo lustrador espanhol Miguel Gallardo que desenhou a história da filha María, autista, e o seu relacionamento com a sociedade.

A Associação dos Amigos do Autismo (AMA)é uma organização portuguesa que foi criada em Junho de 2008, por um grupo de pais, médicos, técnicos de saúde, terapeutas, psicólogos, Professores, educadores, advogados, empresários e demais cidadãos empenhados nos cuidados especiais das crianças e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e que tem desenvolvido trabalho unicamente dedicado a esta causa.

Fontes
 http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/hoje-assinala-se-o-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo.html

Tabaco, a autópsia de um assassino cruel e silencioso

O consumo de tabaco continua a ser em todo o mundo, a principal causa de morte evitável. Provoca uma morte lenta e dolorosa e afeta não apenas o sistema respiratório, mas todo o organismo.
Multiplicam-se as sugestões para cessação tabágica, desde as mais originais às mais objetivas e sucintas, mas a melhor e mais segura forma continua a ser... NÃO COMEÇAR A FUMAR!

É na adolescência e idade escolar (apesar da lei que proíbe a venda de tabaco a menores de 18 anos) que se iniciam os primeiros contactos com hábitos tabágicos, por motivos de vária índole sócio-cultural.  A prevenção primária na comunidade escolar assume por isso papel fundamental.     

CONHEÇA ESTE ASSASSINO E EVITE-O!
Não deixe que ele também o mate!
Publicações anteriores sobre cessação tabágica:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/cessa%C3%A7%C3%A3o%20tab%C3%A1gica 

Consultas de cessação tabágica: 

No Centro de Saúde de Campo Maior 
quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas

 Contactos:
Telefone: 268 699 700 

DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE - 27 DE MARÇO DE 2012

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) felicita todos os dadores de sangue, aludindo ao DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE que se assinala hoje, dia 27 de março de 2012. 

No decurso da sua atividade, o PES continuará a colaborar com a tão nobre  causa da dádiva benévola de sangue, como o tem feito até à data, quer através das colheitas de sangue no Agrupamento de Escolas que tem promovido em colaboração com o Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas, quer através das diversas campanhas de sensibilização que tem desenvolvido.


Aceite o desafio de se tornar num dador de sangue


Publicações anteriores sobre dádiva de sangue:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/dar%20sangue

A educação para a saúde e o Facebook - um novo recurso a explorar.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) tem, como muitos outros projetos semelhantes que se desenvolvem noutras escolas do país, como objetivo principal , promover a educação para a saúde em meio escolar, nomeadamente, promovendo a prática de hábitos saudáveis. O universo de atuação é imenso, quer pela variedade de público alvo que se pretende atingir, quer pela panóplia de temas que podem e devem ser explorados. Tentamos a maior abrangência e rigor possível. As atividades, estratégias e recursos são diversificados.   

As novas tecnologias são pois um instrumento de inegável valor. À velocidade de um clique é possível espalhar a nossa mensagem e sermos um veículo de informação seleccionada com base nos nossos objetivos. Além da divulgação das atividades por nós realizadas ou promovidas, a Internet é explorada como uma plataforma de comunicação e de divulgação de conhecimento científico, de campanhas de sensibilização, notícias e estudos relacionados com as temáticas saúde e escola. Recorremos a três instrumentos específicos: a plataforma moodle, com uma informação mais específica e restritiva, especialmente dedicada à nossa comunidade educativa, como determinados recursos; o blogue do PES onde publicamos este post, que é público e que espelha alguma da nossa atividade ao longo destes anos e onde também disponibilizamos alguns recursos através do google docs e, finalmente, o Facebook. Nesta rede social, além da relação direta que estabelecemos com tudo o que publicamos neste blogue, conseguimos interagir mais e melhor com os nossos leitores/amigos, além de fazermos uma atualização muito frequente da página, nomeadamente, através da seleção de informação atual e relevante sobre as temáticas subjacentes à nossa existência, bem como, partilhas de ligações, etc.

Melhor do que estarmos a descrever como usamos as novas tecnologias visando as nossas metas de promoção da saúde em meio escolar, é serem os nossos leitores e amigos a constarem per si
Vista geral da página PES no Facebook

EXPLORE O NOSSO BLOGUE!

VISITE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

CRITIQUE, FAÇA RECOMENDAÇÕES, DÊ SUGESTÕES, APRESENTE DÚVIDAS!

SANGUE PRECISA-SE! NOVO APELO NACIONAL À DÁDIVA DE SANGUE

Sangue: nova campanha de sensibilizaçãoSangue precisa-se e novos dadores também. Portugal atravessa um momento de crise também ao nível da disponibilidade de sangue e seus derivados, que são indispensáveis para colmatar as múltiplas necessidades que surgem todos os dias. É uma situação de emergência nacional que levou O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) a fazer um apelo nacional à dádiva de sangue pela segunda vez este ano de 2012. As dádivas benévolas de sangue têm sofrido um decréscimo desde janeiro que ainda não sofreu a inversão desejada por todos.


Várias pessoas e entidades já se juntaram a este apelo, nomeadamente, a igreja católica, associações desportivas e individualidades como o jogador de futebol Carlos Martins, que numa videoconferência pede a todos os portugueses, com idades entre os 18 e 65 anos, que sejam dadores benévolos de sangue.


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também se solidariza com esta campanha e apela a toda a comunidade educativa para dê o seu contributo, oferecendo um pouco do seu sangue para salvar vidas. 

Dirija-se ao SERVIÇO DE SANGUE do Hospital da sua área de residência e dê sangue.
Sinta que hoje ajudou a salvar a vida de alguém!
DAR SANGUE É DAR VIDA! 

Este sábado, alguns centros regionais de recolha de sangue vão estar abertos e à sua espera.

SECA, PRIMAVERA E OUTROS... PARA ALERGIAS E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS



Este Inverno está a ser anormalmente seco e, o mês de fevereiro, foi mesmo o que menos (em termos de meses homólogos) choveu nos últimos 81 anos. Esta facto já foi enunciado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) como das principais causas para o agravamento dos sintomas brônquicos verificados no final de janeiro e mês de fevereiro.
A falta de chuva antecipou maiores quantidades de pólenes no ar, porque a chuva faz depositar no chão os pólenes, e portanto, a ausência total de chuva piora um bocadinho os níveis polínicos do ar, o que vai agravar alguns sintomas, quer oculares, quer nasais, das pessoas que são alérgicas aos pólenes.

Com a chegada do tempo quente e dos dias agradáveis da primavera, reúnem-se as condições para se agudizarem doenças respiratórias, muitas das quais, afligem pais, educadores e crianças. Por este motivo, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere a visita e exploração atenta do Site Asma (http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/), da responsabilidade da Direção Geral de Saúde (DGS) e dedicado ao universo das doenças respiratórias. 
Na secção doentes e educadores é possível consultar 11 pequenos livros digitais, escritos numa linguagem rigorosa e acessível pelo Dr. Rosado Pinto. Sempre que necessário recorreu-se a uma explicação complementar em vídeo, da autoria da enfermeira Carla Costa, que contextualiza e aprofunda informações susceptíveis de interessar doentes e educadores (vide: http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/index.php?s=pais) .
Os onze livros digitais tem os seguintes temas:

Europacolon desenvolve projeto de prevenção de cancro colo-rectal em escolas

Março é o mês europeu da prevenção do cancro colo-rectal, constituindo uma altura importante  para a realização de várias campanhas de sensibilização para a prevenção desta doença, quer pelo seu diagnóstico precoce, quer pela adoção de hábitos saudáveis que diminuam a sua taxa de incidência.


A Europacolon, uma associação de doentes com cancro colo-rectal, está a desenvolver um projecto de prevenção em várias escolas no norte do país. O objetivo é promover desde cedo a adoção de bons hábitos alimentares para prevenir doenças como o cancro do intestino, um dos tumores mais frequentes em Portugal.

A notícia no canal SIC notícias em http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article1387662.ece

Um exemplo a seguir noutras regiões do país.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO DE 2012

No dia Internacional da Mulher, 8 de Março de 2012, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior felicita todas as mulheres e apela, a toda a comunidade, para que todos possamos contribuir para uma verdadeira igualdade de género.

O dia Internacional da mulher não é só hoje, 
mas sempre!


Sugestões de leitura para acabar com desigualdades:
http://pescm.blogspot.com/2011/03/nao-violencia-contra-as-mulheres-cria.html
http://pescm.blogspot.com/2010/12/i-seminario-sobre-violencia-domestica-e.html
http://pescm.blogspot.com/2010/11/campanha-europeia-fim-mgf-mutilacao.html
http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/
http://pescm.blogspot.com/2011/05/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania.html

COLHEITA DE SANGUE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR

Na manhã de segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, decorreu com normalidade mais uma colheita de sangue na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, contando com 23 dádivas efetivas de cidadãos saudáveis, entre os 18 e os 65 anos. 

Nos últimos anos, estas ações têm-se repetido com sucesso no âmbito de uma parceria entre o Serviço de Imunohemoterapia (serviço de sangue) do Hospital de Santa Luzia de Elvas, sendo já habituais nos planos anuais de atividades do Agrupamento e nas escalas de brigadas do Serviço de Sangue de Elvas. Este tipo de ações, além do número de dádivas recolhidas, que são fundamentais para a prestação de cuidados de saúde que salvam vidas, ganha extrema importância pela componente educacional, sensibilizando para a angariação de novos dadores benévolos, para que Portugal se mantenha autossuficiente de sangue e seus derivados. Mesmo os jovens que, por uma questão de idade, ainda não podem ser dadores de sangue, vão-se familiarizando com este tipo de iniciativa e ficam mais despertos e sensibilizados para se tornarem dadores benévolos num futuro próximo. 

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior continuará a dar o seu contributo em prol da dádiva benévola de sangue e a colaborar com o serviço de sangue do Hospital de Elvas. 






DAR SANGUE É SER CIDADÃO!

Apelo - colheita de sangue na ESCM - 27 de fevereiro

Recentemente, perante uma situação de emergência, foi feito um apelo nacional a todos os dadores de sangue porque os stocks dos bancos de sangue estavam à beira da rutura. Estimava-se que em 3 dias esgotariam as reservas nacionais. Durante o fim de semana seguinte, os portugueses deram uma resposta capaz e conseguiram fazer a reposição. Mas a necessidade de utilização de sangue é permanente e é fundamental manter as dádivas constantes ao longo do ano (vide: http://pescm.blogspot.com/2012/02/noticia-renascenca-portugueses-devem.html ), evitando picos, para prevenirmos nova situação de rutura iminente da reserva de sangue e, os hospitais, não conseguirem dar resposta a situações emergentes. 

Por isso...
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DEPENDE DE NÓS!
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE PODE SER AJUDADO! 

No próximo dia 27 de fevereiro (2.ª feira) 
NÃO FIQUE DE FORA.
 DÊ SANGUE E SALVE UMA VIDA! 


Colheita de sangue 
 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR 
  SALA 21 - das 9h30 às 13h 

"LED on Values”: Programa Europeu de Literacia Social. Nova modalidade para Professores.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) divulga uma missiva do do senhor Diretor de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar da Ministério da Educação e da Ciência, sobre o programa de Literacia Social - LED on Values, que o PES também já tinha promovido em janeiro do último ano - 2011 - (Vide: http://pescm.blogspot.com/2011/01/recursos-para-educacao-sexual-programa.html). 


Esta versão consiste numa nova modalidade para professores (individualmente) do Programa LED, que, até agora era apenas dirigido a toda a escola. Isto significa que, não tendo a escola aderido ao programa LED, os professores da mesma podem aderir.

O LED on Values é um Programa de Literacia Social dirigido à comunidade educativa
  • alunos do Jardim de Infância ao Secundário; 
  • pais/encarregados de Educação; 
  • professores; 
  • dirigentes escolares. 
Num contexto de crescente complexidade de percursos e destinos em rede, o LED on Values propõe-se a dar visibilidade a esta rede com leds que, apesar de pequenos, na dinâmica da experiência partilhada entre as crianças e jovens num contexto de aprendizagem, trazem grande visibilidade aos caminhos cruzados que elas terão de enfrentar. 

O LED mostra a cada aluno “por onde vai” e estimula, através da experiência, a interiorização de valores para a formação do seu carácter. 

Ao professor fornece uma nova valência pedagógica, de rigor científico validado, que lhe permite diversificar as estratégias educativas, criando aulas com a adesão dos alunos e uma gestão pedagógica diferenciada, mais articulada e potenciadora do enriquecimento e valorização curricular. 

Na comunidade escolar de hoje, o LED on Values é a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. É o ancoradouro que assegura a carga luminosa e orientadora dos LED’s. 

O desenvolvimento de Competências no LED permite às crianças e jovens: 
  • assegurar a construção de um carácter forte; 
  • fortalecer a sua autoconfiança, sua sensibilidade e reflexividade; 
  • ter capacidades para aprender continuamente; 
  • definir um rumo de vida e traçar objetivos essenciais de vida, perspetivar o seu contributo à sociedade;
  • reconhecer o seu papel nos grupos sociais, criando laços de pertença e confiança; 
  • perspetivar de diferentes pontos de vista, com compreensão e tolerância, contribuindo para a resolução construtiva de conflitos; 
  • reconhecer a importância do exercício da cidadania nas suas diversas manifestações; 
  • desenvolver do sentido de responsabilidade pela construção do Bem Comum.

Convite: LED on Values | Nova modalidade para Professores 

Para saber mais:

Panfleto

Experimente aqui algumas das atividades propostas: