ESTA PÁSCOA, CONDUZA COM CUIDADO!

Pare por si, antes que "algo"
o obrigue a parar contra vontade! 
As épocas festivas são também, por natureza do maior tráfego, épocas de maior sinistralidade rodoviária. Mas está nas nossas mãos contrariar esta trágica tradição e reduzir os números de acidentes e mortes nas estradas portuguesas. A prevenção rodoviária é da responsabilidade de todos e não apenas dos condutores. A prevenção rodoviária faz-se nas escolas, nas associações, em casa, em família... Compete-nos agir e fazer agir.


ESTA PÁSCOA, CONDUZA COM CUIDADO!
(E nos outros dias, também!)
Não faça parte desta estatística.

Publicações anteriores sobre prevenção rodoviária:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/preven%C3%A7%C3%A3o%20rodovi%C3%A1ria

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de abril de 2012

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2007 o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se assinala hoje, dia 2 de abril, no intuito de informar e consciencializar a população mundial para esta problemática que afeta o desenvolvimento das crianças. Existem várias perturbações no espectro do autismo, que estão geralmente associadas a dificuldades de utilização da imaginação, em aceitar alterações de rotinas, a um défice de atenção e de concentração, à falta de motivação e à exibição de comportamentos estereotipados. É fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento eficaz.

O autismo é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade que se prolonga durante toda a vida. Manifesta-se através de dificuldades muito específicas ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações do comportamento.

Neste fim de semana, foi editado em Portugal o livro "Maria e eu", que retrata o autismo em banda desenhada e que pode ser encarado com um manual não convencional para educadores e profissionais que têm que lidar com este tipo de problemas. O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) aconselha a leitura deste livro criado pelo lustrador espanhol Miguel Gallardo que desenhou a história da filha María, autista, e o seu relacionamento com a sociedade.

A Associação dos Amigos do Autismo (AMA)é uma organização portuguesa que foi criada em Junho de 2008, por um grupo de pais, médicos, técnicos de saúde, terapeutas, psicólogos, Professores, educadores, advogados, empresários e demais cidadãos empenhados nos cuidados especiais das crianças e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e que tem desenvolvido trabalho unicamente dedicado a esta causa.

Fontes
 http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/hoje-assinala-se-o-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo.html

Tabaco, a autópsia de um assassino cruel e silencioso

O consumo de tabaco continua a ser em todo o mundo, a principal causa de morte evitável. Provoca uma morte lenta e dolorosa e afeta não apenas o sistema respiratório, mas todo o organismo.
Multiplicam-se as sugestões para cessação tabágica, desde as mais originais às mais objetivas e sucintas, mas a melhor e mais segura forma continua a ser... NÃO COMEÇAR A FUMAR!

É na adolescência e idade escolar (apesar da lei que proíbe a venda de tabaco a menores de 18 anos) que se iniciam os primeiros contactos com hábitos tabágicos, por motivos de vária índole sócio-cultural.  A prevenção primária na comunidade escolar assume por isso papel fundamental.     

CONHEÇA ESTE ASSASSINO E EVITE-O!
Não deixe que ele também o mate!
Publicações anteriores sobre cessação tabágica:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/cessa%C3%A7%C3%A3o%20tab%C3%A1gica 

Consultas de cessação tabágica: 

No Centro de Saúde de Campo Maior 
quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas

 Contactos:
Telefone: 268 699 700 

DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE - 27 DE MARÇO DE 2012

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) felicita todos os dadores de sangue, aludindo ao DIA NACIONAL DO DADOR DE SANGUE que se assinala hoje, dia 27 de março de 2012. 

No decurso da sua atividade, o PES continuará a colaborar com a tão nobre  causa da dádiva benévola de sangue, como o tem feito até à data, quer através das colheitas de sangue no Agrupamento de Escolas que tem promovido em colaboração com o Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas, quer através das diversas campanhas de sensibilização que tem desenvolvido.


Aceite o desafio de se tornar num dador de sangue


Publicações anteriores sobre dádiva de sangue:
http://pescm.blogspot.pt/search/label/dar%20sangue

A educação para a saúde e o Facebook - um novo recurso a explorar.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) tem, como muitos outros projetos semelhantes que se desenvolvem noutras escolas do país, como objetivo principal , promover a educação para a saúde em meio escolar, nomeadamente, promovendo a prática de hábitos saudáveis. O universo de atuação é imenso, quer pela variedade de público alvo que se pretende atingir, quer pela panóplia de temas que podem e devem ser explorados. Tentamos a maior abrangência e rigor possível. As atividades, estratégias e recursos são diversificados.   

As novas tecnologias são pois um instrumento de inegável valor. À velocidade de um clique é possível espalhar a nossa mensagem e sermos um veículo de informação seleccionada com base nos nossos objetivos. Além da divulgação das atividades por nós realizadas ou promovidas, a Internet é explorada como uma plataforma de comunicação e de divulgação de conhecimento científico, de campanhas de sensibilização, notícias e estudos relacionados com as temáticas saúde e escola. Recorremos a três instrumentos específicos: a plataforma moodle, com uma informação mais específica e restritiva, especialmente dedicada à nossa comunidade educativa, como determinados recursos; o blogue do PES onde publicamos este post, que é público e que espelha alguma da nossa atividade ao longo destes anos e onde também disponibilizamos alguns recursos através do google docs e, finalmente, o Facebook. Nesta rede social, além da relação direta que estabelecemos com tudo o que publicamos neste blogue, conseguimos interagir mais e melhor com os nossos leitores/amigos, além de fazermos uma atualização muito frequente da página, nomeadamente, através da seleção de informação atual e relevante sobre as temáticas subjacentes à nossa existência, bem como, partilhas de ligações, etc.

Melhor do que estarmos a descrever como usamos as novas tecnologias visando as nossas metas de promoção da saúde em meio escolar, é serem os nossos leitores e amigos a constarem per si
Vista geral da página PES no Facebook

EXPLORE O NOSSO BLOGUE!

VISITE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

CRITIQUE, FAÇA RECOMENDAÇÕES, DÊ SUGESTÕES, APRESENTE DÚVIDAS!

SANGUE PRECISA-SE! NOVO APELO NACIONAL À DÁDIVA DE SANGUE

Sangue: nova campanha de sensibilizaçãoSangue precisa-se e novos dadores também. Portugal atravessa um momento de crise também ao nível da disponibilidade de sangue e seus derivados, que são indispensáveis para colmatar as múltiplas necessidades que surgem todos os dias. É uma situação de emergência nacional que levou O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) a fazer um apelo nacional à dádiva de sangue pela segunda vez este ano de 2012. As dádivas benévolas de sangue têm sofrido um decréscimo desde janeiro que ainda não sofreu a inversão desejada por todos.


Várias pessoas e entidades já se juntaram a este apelo, nomeadamente, a igreja católica, associações desportivas e individualidades como o jogador de futebol Carlos Martins, que numa videoconferência pede a todos os portugueses, com idades entre os 18 e 65 anos, que sejam dadores benévolos de sangue.


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também se solidariza com esta campanha e apela a toda a comunidade educativa para dê o seu contributo, oferecendo um pouco do seu sangue para salvar vidas. 

Dirija-se ao SERVIÇO DE SANGUE do Hospital da sua área de residência e dê sangue.
Sinta que hoje ajudou a salvar a vida de alguém!
DAR SANGUE É DAR VIDA! 

Este sábado, alguns centros regionais de recolha de sangue vão estar abertos e à sua espera.

SECA, PRIMAVERA E OUTROS... PARA ALERGIAS E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS



Este Inverno está a ser anormalmente seco e, o mês de fevereiro, foi mesmo o que menos (em termos de meses homólogos) choveu nos últimos 81 anos. Esta facto já foi enunciado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) como das principais causas para o agravamento dos sintomas brônquicos verificados no final de janeiro e mês de fevereiro.
A falta de chuva antecipou maiores quantidades de pólenes no ar, porque a chuva faz depositar no chão os pólenes, e portanto, a ausência total de chuva piora um bocadinho os níveis polínicos do ar, o que vai agravar alguns sintomas, quer oculares, quer nasais, das pessoas que são alérgicas aos pólenes.

Com a chegada do tempo quente e dos dias agradáveis da primavera, reúnem-se as condições para se agudizarem doenças respiratórias, muitas das quais, afligem pais, educadores e crianças. Por este motivo, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere a visita e exploração atenta do Site Asma (http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/), da responsabilidade da Direção Geral de Saúde (DGS) e dedicado ao universo das doenças respiratórias. 
Na secção doentes e educadores é possível consultar 11 pequenos livros digitais, escritos numa linguagem rigorosa e acessível pelo Dr. Rosado Pinto. Sempre que necessário recorreu-se a uma explicação complementar em vídeo, da autoria da enfermeira Carla Costa, que contextualiza e aprofunda informações susceptíveis de interessar doentes e educadores (vide: http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/index.php?s=pais) .
Os onze livros digitais tem os seguintes temas:

Europacolon desenvolve projeto de prevenção de cancro colo-rectal em escolas

Março é o mês europeu da prevenção do cancro colo-rectal, constituindo uma altura importante  para a realização de várias campanhas de sensibilização para a prevenção desta doença, quer pelo seu diagnóstico precoce, quer pela adoção de hábitos saudáveis que diminuam a sua taxa de incidência.


A Europacolon, uma associação de doentes com cancro colo-rectal, está a desenvolver um projecto de prevenção em várias escolas no norte do país. O objetivo é promover desde cedo a adoção de bons hábitos alimentares para prevenir doenças como o cancro do intestino, um dos tumores mais frequentes em Portugal.

A notícia no canal SIC notícias em http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article1387662.ece

Um exemplo a seguir noutras regiões do país.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO DE 2012

No dia Internacional da Mulher, 8 de Março de 2012, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior felicita todas as mulheres e apela, a toda a comunidade, para que todos possamos contribuir para uma verdadeira igualdade de género.

O dia Internacional da mulher não é só hoje, 
mas sempre!


Sugestões de leitura para acabar com desigualdades:
http://pescm.blogspot.com/2011/03/nao-violencia-contra-as-mulheres-cria.html
http://pescm.blogspot.com/2010/12/i-seminario-sobre-violencia-domestica-e.html
http://pescm.blogspot.com/2010/11/campanha-europeia-fim-mgf-mutilacao.html
http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/
http://pescm.blogspot.com/2011/05/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania.html

COLHEITA DE SANGUE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR

Na manhã de segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, decorreu com normalidade mais uma colheita de sangue na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, contando com 23 dádivas efetivas de cidadãos saudáveis, entre os 18 e os 65 anos. 

Nos últimos anos, estas ações têm-se repetido com sucesso no âmbito de uma parceria entre o Serviço de Imunohemoterapia (serviço de sangue) do Hospital de Santa Luzia de Elvas, sendo já habituais nos planos anuais de atividades do Agrupamento e nas escalas de brigadas do Serviço de Sangue de Elvas. Este tipo de ações, além do número de dádivas recolhidas, que são fundamentais para a prestação de cuidados de saúde que salvam vidas, ganha extrema importância pela componente educacional, sensibilizando para a angariação de novos dadores benévolos, para que Portugal se mantenha autossuficiente de sangue e seus derivados. Mesmo os jovens que, por uma questão de idade, ainda não podem ser dadores de sangue, vão-se familiarizando com este tipo de iniciativa e ficam mais despertos e sensibilizados para se tornarem dadores benévolos num futuro próximo. 

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior continuará a dar o seu contributo em prol da dádiva benévola de sangue e a colaborar com o serviço de sangue do Hospital de Elvas. 






DAR SANGUE É SER CIDADÃO!

Apelo - colheita de sangue na ESCM - 27 de fevereiro

Recentemente, perante uma situação de emergência, foi feito um apelo nacional a todos os dadores de sangue porque os stocks dos bancos de sangue estavam à beira da rutura. Estimava-se que em 3 dias esgotariam as reservas nacionais. Durante o fim de semana seguinte, os portugueses deram uma resposta capaz e conseguiram fazer a reposição. Mas a necessidade de utilização de sangue é permanente e é fundamental manter as dádivas constantes ao longo do ano (vide: http://pescm.blogspot.com/2012/02/noticia-renascenca-portugueses-devem.html ), evitando picos, para prevenirmos nova situação de rutura iminente da reserva de sangue e, os hospitais, não conseguirem dar resposta a situações emergentes. 

Por isso...
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DEPENDE DE NÓS!
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE PODE SER AJUDADO! 

No próximo dia 27 de fevereiro (2.ª feira) 
NÃO FIQUE DE FORA.
 DÊ SANGUE E SALVE UMA VIDA! 


Colheita de sangue 
 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR 
  SALA 21 - das 9h30 às 13h 

"LED on Values”: Programa Europeu de Literacia Social. Nova modalidade para Professores.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) divulga uma missiva do do senhor Diretor de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar da Ministério da Educação e da Ciência, sobre o programa de Literacia Social - LED on Values, que o PES também já tinha promovido em janeiro do último ano - 2011 - (Vide: http://pescm.blogspot.com/2011/01/recursos-para-educacao-sexual-programa.html). 


Esta versão consiste numa nova modalidade para professores (individualmente) do Programa LED, que, até agora era apenas dirigido a toda a escola. Isto significa que, não tendo a escola aderido ao programa LED, os professores da mesma podem aderir.

O LED on Values é um Programa de Literacia Social dirigido à comunidade educativa
  • alunos do Jardim de Infância ao Secundário; 
  • pais/encarregados de Educação; 
  • professores; 
  • dirigentes escolares. 
Num contexto de crescente complexidade de percursos e destinos em rede, o LED on Values propõe-se a dar visibilidade a esta rede com leds que, apesar de pequenos, na dinâmica da experiência partilhada entre as crianças e jovens num contexto de aprendizagem, trazem grande visibilidade aos caminhos cruzados que elas terão de enfrentar. 

O LED mostra a cada aluno “por onde vai” e estimula, através da experiência, a interiorização de valores para a formação do seu carácter. 

Ao professor fornece uma nova valência pedagógica, de rigor científico validado, que lhe permite diversificar as estratégias educativas, criando aulas com a adesão dos alunos e uma gestão pedagógica diferenciada, mais articulada e potenciadora do enriquecimento e valorização curricular. 

Na comunidade escolar de hoje, o LED on Values é a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. É o ancoradouro que assegura a carga luminosa e orientadora dos LED’s. 

O desenvolvimento de Competências no LED permite às crianças e jovens: 
  • assegurar a construção de um carácter forte; 
  • fortalecer a sua autoconfiança, sua sensibilidade e reflexividade; 
  • ter capacidades para aprender continuamente; 
  • definir um rumo de vida e traçar objetivos essenciais de vida, perspetivar o seu contributo à sociedade;
  • reconhecer o seu papel nos grupos sociais, criando laços de pertença e confiança; 
  • perspetivar de diferentes pontos de vista, com compreensão e tolerância, contribuindo para a resolução construtiva de conflitos; 
  • reconhecer a importância do exercício da cidadania nas suas diversas manifestações; 
  • desenvolver do sentido de responsabilidade pela construção do Bem Comum.

Convite: LED on Values | Nova modalidade para Professores 

Para saber mais:

Panfleto

Experimente aqui algumas das atividades propostas:

Concurso Gripenet - ‘Gripe às tirinhas’ - Concurso escolar de banda desenhada

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior divulga o concurso Gripenet-‘Gripe às tirinhas’, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Trata-se de um concurso escolar, destinado a estimular a busca de informação sobre a gripe, as suas formas de transmissão, o vírus que a provoca, e apresentar o conhecimento sob a forma de um objecto de comunicação, que possa ser partilhado. Neste caso, às ‘tirinhas’ de banda-desenhada.

O concurso é destinado a alunos do 5º ao 12º anos, individualmente ou em pares. Estará aberto até dia 30 de Abril de 2012
 
 Os principais objetivos desta iniciativa são:
  • Criar uma peça de comunicação e educação para a saúde, alicerçada na imagem mas baseada em pressupostos/conhecimentos científicos actuais sobre a gripe.
  • Estimular a pesquisa sobre uma doença com forte impacto social, nomeadamente no absentismo escolar.
  • Convidar a uma reflexão sobre os princípios básicos da epidemiologia.
  • Estimular a sensibilidade estética e o aperfeiçoamento da comunicação visual.
  • Desenvolver e a valorizar competências técnicas nos domínios da expressão plástica e da criatividade no âmbito da criação de Banda-desenhada (arte sequencial).
 Os trabalhos são submetidos electronicamente, numa plataforma criada especialmente para o efeito, onde pode ser consultado o Regulamento.

FALA COM OS TEUS PROFESSORES.
PARTICIPA!
Para saber mais:

Notícia Renascença - Portugueses devem dar sangue durante todo o ano

Notícia Rádio Renascença - 12-02-2012 18:49

Quebra dos últimos dias já foi superada, mas Hélder Trindade reafirma que é necessário continuar com as dádivas. 

O presidente do Instituto Português do Sangue (IPS) pede que os portugueses mantenham a dádiva de sangue durante todo o ano, para evitar picos seguidos de quebras que não beneficiam os “stocks”.

Questionado sobre a reacção dos portugueses após o alerta da redução das reservas de sangue, Hélder Trindade disse que "reagiram muito bem", já que perceberam a necessidade de "serem solidários", mas não adiantou se estas são agora suficientes.

"Houve um aumento, se são ou não suficientes vamos continuar a analisar nos próximos dias", afirmou.

Na quinta-feira, Hélder Trindade disse que as reservas de sangue dos grupos A e 0 negativos eram, na altura, suficientes para "dois ou três dias", apelando aos dadores de sangue que voltem a doar.

As dádivas de sangue baixaram, então, em cerca de 20% na sequência de notícias sobre o desperdício de plasma em Portugal, disse na quinta-feira o secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa, em Lisboa.

Contrariamente ao habitual, hoje (12 de fevereiro) o IPS esteve aberto em Lisboa, Porto e Coimbra, podendo vir a estar também aberto no próximo domingo se for necessário continuar com as recolhas de sangue.

Hélder Trindade afirmou que o fim da isenção do pagamento das taxas moderadoras das urgências hospitalares pelos dadores pode também ter sido um motivo para a redução, mas destacou que estes cidadãos continuam isentos nos serviços primários e que se pretende sobretudo "dadores benévolos".

Actualmente há em Portugal 370 mil dadores de sangue, um número considerado "confortável" pelo presidente do IPS, acrescentando que o Instituto "gosta de ter ‘stocks’ estáveis para 20 a 25 dias".

Dia internacional de tolerância zero à mutilação genital feminina - também é uma realidade portuguesa

No dia 6 de fevereiro, assinalou-se o dia internacional de tolerância zero  à mutilação genital. A mutilação genital feminina continua a ser uma prática horrenda e sangrenta, que todos temos a obrigação de denunciar e repudiar. Não é exclusiva dos continentes africanos e asiáticos. Também existe na Europa, bem como, no nosso país. Em Portugal ainda não há números, mas a responsável pelo departamento de saúde reprodutiva da Direcção-Geral da Saúde (DGS) garante que o facto de não existirem dados estatísticos “não significa que  a mutilação genital feminina não seja uma realidade”.

No sentido de ajudar os profissionais de saúde a “procurar” estes casos e a saber orientá-los, foram já traduzidos diversos documentos e promovidas acções de formação. A Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Amnistia Internacional Portugal (AI) têm tido neste campo um papel importante, tentando sensibilizar a população através da elaboração de estudos e promoção de workshops e acções de formação (através de uma campanha a nível europeu).

No ano letivo anterior, o Projeto Escola Saudável de Campo Maior associou-se à petição europeia contra a mutilação genital feminina

A mutilação genital feminina inclui procedimentos que alteram intencionalmente os órgãos genitais femininos por motivos não médicos, não tendo qualquer benefício para as mulheres. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 140 milhões de raparigas e mulheres em todo o mundo tenham sido submetidas a esta prática. A MGF é mais comum nas regiões oeste, este e nordeste de África, em alguns países da Ásia e do Médio Oriente, e entre migrantes destas áreas. 

A Direção Geral de Saúde publicou orientações para identificar e prevenir casos de mutilação genital feminina.

TODOS CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA!
TOLERÂNCIA ZERO À MGF!

Fontes:  

SEMANA SEGURANET - Dia da Internet Segura - 7 de Fevereiro

A Internet oferece um conjunto muito diversificado de potencialidades, mas também acarreta um grande número de perigos, principalmente para os mais incautos. Toda esta semana e, muito especialmente, o dia 7 de fevereiro, têm como tema de base a Internet Segura


Recentemente, no programa Linha da Frente da RTP o tema da segurança na Internet  foi debatido, tendo participado elementos da comunidade educativa de Campo Maior nesse programa, retratando as suas utilizações regulares deste recurso, quer em contexto familiar, quer em contexto profissional. Essa reportagem pode ser vista em. http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/linhadafrente/?k=Linha-da-Frente-de-2012-01-04.rtp&post=20296 



Dia 7 de fevereiro assinala-se o dia da Internet Segura e este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação.

Para apoiar as escolas no desenvolvimento de atividades próprias na semana de 6 a 10 de Fevereiro de 2012, a SeguraNet divulga sugestões de atividades e recursos de apoio no seguinte endereço: http://www.seguranet.pt/semana2012

Utilize a Internet em segurança!