SANGUE PRECISA-SE! NOVO APELO NACIONAL À DÁDIVA DE SANGUE

Sangue: nova campanha de sensibilizaçãoSangue precisa-se e novos dadores também. Portugal atravessa um momento de crise também ao nível da disponibilidade de sangue e seus derivados, que são indispensáveis para colmatar as múltiplas necessidades que surgem todos os dias. É uma situação de emergência nacional que levou O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) a fazer um apelo nacional à dádiva de sangue pela segunda vez este ano de 2012. As dádivas benévolas de sangue têm sofrido um decréscimo desde janeiro que ainda não sofreu a inversão desejada por todos.


Várias pessoas e entidades já se juntaram a este apelo, nomeadamente, a igreja católica, associações desportivas e individualidades como o jogador de futebol Carlos Martins, que numa videoconferência pede a todos os portugueses, com idades entre os 18 e 65 anos, que sejam dadores benévolos de sangue.


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também se solidariza com esta campanha e apela a toda a comunidade educativa para dê o seu contributo, oferecendo um pouco do seu sangue para salvar vidas. 

Dirija-se ao SERVIÇO DE SANGUE do Hospital da sua área de residência e dê sangue.
Sinta que hoje ajudou a salvar a vida de alguém!
DAR SANGUE É DAR VIDA! 

Este sábado, alguns centros regionais de recolha de sangue vão estar abertos e à sua espera.

SECA, PRIMAVERA E OUTROS... PARA ALERGIAS E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS



Este Inverno está a ser anormalmente seco e, o mês de fevereiro, foi mesmo o que menos (em termos de meses homólogos) choveu nos últimos 81 anos. Esta facto já foi enunciado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) como das principais causas para o agravamento dos sintomas brônquicos verificados no final de janeiro e mês de fevereiro.
A falta de chuva antecipou maiores quantidades de pólenes no ar, porque a chuva faz depositar no chão os pólenes, e portanto, a ausência total de chuva piora um bocadinho os níveis polínicos do ar, o que vai agravar alguns sintomas, quer oculares, quer nasais, das pessoas que são alérgicas aos pólenes.

Com a chegada do tempo quente e dos dias agradáveis da primavera, reúnem-se as condições para se agudizarem doenças respiratórias, muitas das quais, afligem pais, educadores e crianças. Por este motivo, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere a visita e exploração atenta do Site Asma (http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/), da responsabilidade da Direção Geral de Saúde (DGS) e dedicado ao universo das doenças respiratórias. 
Na secção doentes e educadores é possível consultar 11 pequenos livros digitais, escritos numa linguagem rigorosa e acessível pelo Dr. Rosado Pinto. Sempre que necessário recorreu-se a uma explicação complementar em vídeo, da autoria da enfermeira Carla Costa, que contextualiza e aprofunda informações susceptíveis de interessar doentes e educadores (vide: http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/index.php?s=pais) .
Os onze livros digitais tem os seguintes temas:

Europacolon desenvolve projeto de prevenção de cancro colo-rectal em escolas

Março é o mês europeu da prevenção do cancro colo-rectal, constituindo uma altura importante  para a realização de várias campanhas de sensibilização para a prevenção desta doença, quer pelo seu diagnóstico precoce, quer pela adoção de hábitos saudáveis que diminuam a sua taxa de incidência.


A Europacolon, uma associação de doentes com cancro colo-rectal, está a desenvolver um projecto de prevenção em várias escolas no norte do país. O objetivo é promover desde cedo a adoção de bons hábitos alimentares para prevenir doenças como o cancro do intestino, um dos tumores mais frequentes em Portugal.

A notícia no canal SIC notícias em http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article1387662.ece

Um exemplo a seguir noutras regiões do país.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO DE 2012

No dia Internacional da Mulher, 8 de Março de 2012, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior felicita todas as mulheres e apela, a toda a comunidade, para que todos possamos contribuir para uma verdadeira igualdade de género.

O dia Internacional da mulher não é só hoje, 
mas sempre!


Sugestões de leitura para acabar com desigualdades:
http://pescm.blogspot.com/2011/03/nao-violencia-contra-as-mulheres-cria.html
http://pescm.blogspot.com/2010/12/i-seminario-sobre-violencia-domestica-e.html
http://pescm.blogspot.com/2010/11/campanha-europeia-fim-mgf-mutilacao.html
http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/
http://pescm.blogspot.com/2011/05/guioes-de-educacao-genero-e-cidadania.html

COLHEITA DE SANGUE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR

Na manhã de segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, decorreu com normalidade mais uma colheita de sangue na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior, contando com 23 dádivas efetivas de cidadãos saudáveis, entre os 18 e os 65 anos. 

Nos últimos anos, estas ações têm-se repetido com sucesso no âmbito de uma parceria entre o Serviço de Imunohemoterapia (serviço de sangue) do Hospital de Santa Luzia de Elvas, sendo já habituais nos planos anuais de atividades do Agrupamento e nas escalas de brigadas do Serviço de Sangue de Elvas. Este tipo de ações, além do número de dádivas recolhidas, que são fundamentais para a prestação de cuidados de saúde que salvam vidas, ganha extrema importância pela componente educacional, sensibilizando para a angariação de novos dadores benévolos, para que Portugal se mantenha autossuficiente de sangue e seus derivados. Mesmo os jovens que, por uma questão de idade, ainda não podem ser dadores de sangue, vão-se familiarizando com este tipo de iniciativa e ficam mais despertos e sensibilizados para se tornarem dadores benévolos num futuro próximo. 

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior continuará a dar o seu contributo em prol da dádiva benévola de sangue e a colaborar com o serviço de sangue do Hospital de Elvas. 






DAR SANGUE É SER CIDADÃO!

Apelo - colheita de sangue na ESCM - 27 de fevereiro

Recentemente, perante uma situação de emergência, foi feito um apelo nacional a todos os dadores de sangue porque os stocks dos bancos de sangue estavam à beira da rutura. Estimava-se que em 3 dias esgotariam as reservas nacionais. Durante o fim de semana seguinte, os portugueses deram uma resposta capaz e conseguiram fazer a reposição. Mas a necessidade de utilização de sangue é permanente e é fundamental manter as dádivas constantes ao longo do ano (vide: http://pescm.blogspot.com/2012/02/noticia-renascenca-portugueses-devem.html ), evitando picos, para prevenirmos nova situação de rutura iminente da reserva de sangue e, os hospitais, não conseguirem dar resposta a situações emergentes. 

Por isso...
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DEPENDE DE NÓS!
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE PODE SER AJUDADO! 

No próximo dia 27 de fevereiro (2.ª feira) 
NÃO FIQUE DE FORA.
 DÊ SANGUE E SALVE UMA VIDA! 


Colheita de sangue 
 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR 
  SALA 21 - das 9h30 às 13h 

"LED on Values”: Programa Europeu de Literacia Social. Nova modalidade para Professores.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) divulga uma missiva do do senhor Diretor de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar da Ministério da Educação e da Ciência, sobre o programa de Literacia Social - LED on Values, que o PES também já tinha promovido em janeiro do último ano - 2011 - (Vide: http://pescm.blogspot.com/2011/01/recursos-para-educacao-sexual-programa.html). 


Esta versão consiste numa nova modalidade para professores (individualmente) do Programa LED, que, até agora era apenas dirigido a toda a escola. Isto significa que, não tendo a escola aderido ao programa LED, os professores da mesma podem aderir.

O LED on Values é um Programa de Literacia Social dirigido à comunidade educativa
  • alunos do Jardim de Infância ao Secundário; 
  • pais/encarregados de Educação; 
  • professores; 
  • dirigentes escolares. 
Num contexto de crescente complexidade de percursos e destinos em rede, o LED on Values propõe-se a dar visibilidade a esta rede com leds que, apesar de pequenos, na dinâmica da experiência partilhada entre as crianças e jovens num contexto de aprendizagem, trazem grande visibilidade aos caminhos cruzados que elas terão de enfrentar. 

O LED mostra a cada aluno “por onde vai” e estimula, através da experiência, a interiorização de valores para a formação do seu carácter. 

Ao professor fornece uma nova valência pedagógica, de rigor científico validado, que lhe permite diversificar as estratégias educativas, criando aulas com a adesão dos alunos e uma gestão pedagógica diferenciada, mais articulada e potenciadora do enriquecimento e valorização curricular. 

Na comunidade escolar de hoje, o LED on Values é a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. É o ancoradouro que assegura a carga luminosa e orientadora dos LED’s. 

O desenvolvimento de Competências no LED permite às crianças e jovens: 
  • assegurar a construção de um carácter forte; 
  • fortalecer a sua autoconfiança, sua sensibilidade e reflexividade; 
  • ter capacidades para aprender continuamente; 
  • definir um rumo de vida e traçar objetivos essenciais de vida, perspetivar o seu contributo à sociedade;
  • reconhecer o seu papel nos grupos sociais, criando laços de pertença e confiança; 
  • perspetivar de diferentes pontos de vista, com compreensão e tolerância, contribuindo para a resolução construtiva de conflitos; 
  • reconhecer a importância do exercício da cidadania nas suas diversas manifestações; 
  • desenvolver do sentido de responsabilidade pela construção do Bem Comum.

Convite: LED on Values | Nova modalidade para Professores 

Para saber mais:

Panfleto

Experimente aqui algumas das atividades propostas:

Concurso Gripenet - ‘Gripe às tirinhas’ - Concurso escolar de banda desenhada

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior divulga o concurso Gripenet-‘Gripe às tirinhas’, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Trata-se de um concurso escolar, destinado a estimular a busca de informação sobre a gripe, as suas formas de transmissão, o vírus que a provoca, e apresentar o conhecimento sob a forma de um objecto de comunicação, que possa ser partilhado. Neste caso, às ‘tirinhas’ de banda-desenhada.

O concurso é destinado a alunos do 5º ao 12º anos, individualmente ou em pares. Estará aberto até dia 30 de Abril de 2012
 
 Os principais objetivos desta iniciativa são:
  • Criar uma peça de comunicação e educação para a saúde, alicerçada na imagem mas baseada em pressupostos/conhecimentos científicos actuais sobre a gripe.
  • Estimular a pesquisa sobre uma doença com forte impacto social, nomeadamente no absentismo escolar.
  • Convidar a uma reflexão sobre os princípios básicos da epidemiologia.
  • Estimular a sensibilidade estética e o aperfeiçoamento da comunicação visual.
  • Desenvolver e a valorizar competências técnicas nos domínios da expressão plástica e da criatividade no âmbito da criação de Banda-desenhada (arte sequencial).
 Os trabalhos são submetidos electronicamente, numa plataforma criada especialmente para o efeito, onde pode ser consultado o Regulamento.

FALA COM OS TEUS PROFESSORES.
PARTICIPA!
Para saber mais:

Notícia Renascença - Portugueses devem dar sangue durante todo o ano

Notícia Rádio Renascença - 12-02-2012 18:49

Quebra dos últimos dias já foi superada, mas Hélder Trindade reafirma que é necessário continuar com as dádivas. 

O presidente do Instituto Português do Sangue (IPS) pede que os portugueses mantenham a dádiva de sangue durante todo o ano, para evitar picos seguidos de quebras que não beneficiam os “stocks”.

Questionado sobre a reacção dos portugueses após o alerta da redução das reservas de sangue, Hélder Trindade disse que "reagiram muito bem", já que perceberam a necessidade de "serem solidários", mas não adiantou se estas são agora suficientes.

"Houve um aumento, se são ou não suficientes vamos continuar a analisar nos próximos dias", afirmou.

Na quinta-feira, Hélder Trindade disse que as reservas de sangue dos grupos A e 0 negativos eram, na altura, suficientes para "dois ou três dias", apelando aos dadores de sangue que voltem a doar.

As dádivas de sangue baixaram, então, em cerca de 20% na sequência de notícias sobre o desperdício de plasma em Portugal, disse na quinta-feira o secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa, em Lisboa.

Contrariamente ao habitual, hoje (12 de fevereiro) o IPS esteve aberto em Lisboa, Porto e Coimbra, podendo vir a estar também aberto no próximo domingo se for necessário continuar com as recolhas de sangue.

Hélder Trindade afirmou que o fim da isenção do pagamento das taxas moderadoras das urgências hospitalares pelos dadores pode também ter sido um motivo para a redução, mas destacou que estes cidadãos continuam isentos nos serviços primários e que se pretende sobretudo "dadores benévolos".

Actualmente há em Portugal 370 mil dadores de sangue, um número considerado "confortável" pelo presidente do IPS, acrescentando que o Instituto "gosta de ter ‘stocks’ estáveis para 20 a 25 dias".

Dia internacional de tolerância zero à mutilação genital feminina - também é uma realidade portuguesa

No dia 6 de fevereiro, assinalou-se o dia internacional de tolerância zero  à mutilação genital. A mutilação genital feminina continua a ser uma prática horrenda e sangrenta, que todos temos a obrigação de denunciar e repudiar. Não é exclusiva dos continentes africanos e asiáticos. Também existe na Europa, bem como, no nosso país. Em Portugal ainda não há números, mas a responsável pelo departamento de saúde reprodutiva da Direcção-Geral da Saúde (DGS) garante que o facto de não existirem dados estatísticos “não significa que  a mutilação genital feminina não seja uma realidade”.

No sentido de ajudar os profissionais de saúde a “procurar” estes casos e a saber orientá-los, foram já traduzidos diversos documentos e promovidas acções de formação. A Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Amnistia Internacional Portugal (AI) têm tido neste campo um papel importante, tentando sensibilizar a população através da elaboração de estudos e promoção de workshops e acções de formação (através de uma campanha a nível europeu).

No ano letivo anterior, o Projeto Escola Saudável de Campo Maior associou-se à petição europeia contra a mutilação genital feminina

A mutilação genital feminina inclui procedimentos que alteram intencionalmente os órgãos genitais femininos por motivos não médicos, não tendo qualquer benefício para as mulheres. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 140 milhões de raparigas e mulheres em todo o mundo tenham sido submetidas a esta prática. A MGF é mais comum nas regiões oeste, este e nordeste de África, em alguns países da Ásia e do Médio Oriente, e entre migrantes destas áreas. 

A Direção Geral de Saúde publicou orientações para identificar e prevenir casos de mutilação genital feminina.

TODOS CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA!
TOLERÂNCIA ZERO À MGF!

Fontes:  

SEMANA SEGURANET - Dia da Internet Segura - 7 de Fevereiro

A Internet oferece um conjunto muito diversificado de potencialidades, mas também acarreta um grande número de perigos, principalmente para os mais incautos. Toda esta semana e, muito especialmente, o dia 7 de fevereiro, têm como tema de base a Internet Segura


Recentemente, no programa Linha da Frente da RTP o tema da segurança na Internet  foi debatido, tendo participado elementos da comunidade educativa de Campo Maior nesse programa, retratando as suas utilizações regulares deste recurso, quer em contexto familiar, quer em contexto profissional. Essa reportagem pode ser vista em. http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/linhadafrente/?k=Linha-da-Frente-de-2012-01-04.rtp&post=20296 



Dia 7 de fevereiro assinala-se o dia da Internet Segura e este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação.

Para apoiar as escolas no desenvolvimento de atividades próprias na semana de 6 a 10 de Fevereiro de 2012, a SeguraNet divulga sugestões de atividades e recursos de apoio no seguinte endereço: http://www.seguranet.pt/semana2012

Utilize a Internet em segurança!

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO - 4 de fevereiro de 2012

O cancro continua matar e a fazer sofrer doentes, familiares e amigos. Continua a ser uma luta desigual em muitos casos mas, até as batalhas contra grandes adversários conseguem ser ganhas. Esta Luta Contra o Cancro não pode ter momentos de fraqueza, não pode ter desistências... tem de ser com resiliência e coragem. A cada ano que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro podemos pensar em todos aqueles que esta doença nos levou, mas por eles, também devemos pensar que damos mais um passo para vencer esta grande batalha e esse dia chegará... em que o cancro será derrotado!

No dia Mundial da Luta Contra o cancro, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere o visionamento dos depoimentos em vídeo de 3 mulheres, com olhares positivos, que venceram a batalha contra o cancro

Clique nas imagens.



Notícias relacionadas:
São cientistas, são jovens e destacaram-se internacionalmente na área da investigação oncológica. João Pedro Magalhães, Pedro Castelo-Branco, Carla Oliveira e Cláudia Almeida são exemplos de cidadãos nacionais que fazem ciência no estrangeiro e quatro nomes líderes que ainda têm muito para mostrar.

Para saber mais sobre a luta contra o cancro
- LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCROhttp://www.ligacontracancro.pt/ 

O Dia do DNA 2012 - Carta da Sociedade portuguesa de Genética Humana

O dia de do ADN visa a promoção do conhecimento científico no âmbito da genética e
Sociedade portuguesa de Genética Humana é a entidade promotora em território nacional, alinado-se à sua congénere europeia (vide: http://dnaday.eu/)

Os alunos são convidados a apresentar um ensaio sobre um de dois temas na área da Genética Humana. O prazo para submissão de trabalhos termina a 1 de Março de 2012.

A
Sociedade portuguesa de Genética Humana enviou uma carta às escolas a apelar à divulgação e participação de alunos e professores, como consta na imagem.


ATENÇÃO! O FRIO ESTÁ DE VOLTA! RECOMENDAÇÕES DA DGS

O frio está de volta! Já esta sexta-feira e próximo fim de semana serão muito frios devido a uma vaga de frio, vinda do leste da Europa e que atingirá Portugal continental, que terá temperaturas negativas em grande parte do território. A vaga de frio fará sentir os seus efeitos até dia 7 de Fevereiro (3ª feira). As preocupações são sempre grandes, principalmente com a população mais vulnerável e fragilizada, como é o caso dos idosos, das crianças e dos doentes crónicos.

 É fundamental seguir as recomendações adequadas a este tipo de situação, nomeadamente, as vinculadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e que podem ser consultadas em pormenor na sua página eletrónica: http://www.dgs.pt/


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) relembra quais são os grupos de pessoas habitualmente mais vulneráveis e que correm maiores riscos. 

ESPECIAL ATENÇÃO COM OS SEGUINTES GRUPOS: 


  • Bebés e pessoas idosas :Muito suscetíveis: não têm grande perceção das alterações de temperatura, isto é, não sentem muito frio no Inverno, tal como não sentem muito calor no Verão. 
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e doenças da tiróide; 
  • Pessoas que têm perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo, ou demência; 
  • Pessoas que tomam certos medicamentos como psicotrópicos ou anti-inflamatórios; 
  • Pessoas que têm redução da mobilidade
  • Pessoas que têm dificuldades na realização das atividades da vida diária
  • Pessoas que estão mais isoladas
  • Pessoas que estão em situação de exclusão social, por exemplo, os sem abrigo. 
Proteja-se do frio! 

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DA DGS! 
(clique na imagem) 


Para saber mais: 

DGS ensina escolas a administrar medicamentos aos alunos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para as escolas sobre como devem proceder no caso de terem de administrar medicamentos aos alunos, uma vez que não existe legislação em Portugal sobre esta matéria.


A DGS refere que, caso o aluno tenha "necessidade imprescindível de tomar medicamentos" durante o período que está na escola, os pais ou encarregados de educação devem comunicar ao educador ou ao diretor de turma, através da caderneta do aluno ou de declaração assinada pelo encarregado de educação, a dosagem e o horário da toma dos fármacos, bem como qualquer outra informação que entendam pertinente. 

Por outro lado, "o estabelecimento de educação e ensino deve solicitar o apoio da equipa de saúde escolar (do agrupamento de centros de saúde da sua área) sempre que existam dúvidas, ou haja necessidade de apoio por parte de um profissional de saúde". 

No caso de ocorrerem situações agudas em contexto escolar, as escolas devem solicitar autorização aos pais ou encarregados de educação para darem o medicamento às crianças. 

A DGS lembra que os medicamentos são substâncias usadas com finalidade terapêutica e que a sua administração pressupõe que exista um conhecimento das suas características, da dosagem, do horário da toma e de eventuais efeitos adversos, "fatores importantes para a obtenção dos efeitos desejados". 

Segundo a DGS, a autorização deverá ser registada em modelo próprio, de preferência, no início do ano letivo, devendo constar nela, além do objetivo, contexto e tipo de medicamento a utilizar, o nome do aluno, os contactos do encarregado de educação, as reações alérgicas e a assinatura do encarregado de educação. 

No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, a DGS emitiu também orientações sobre a diabetes para os agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), unidades locais de saúde e hospitais. 

Assim, os encarregados de educação deverão notificar a escola do diagnóstico de Diabetes tipo 1 do seu educando, enquanto o estabelecimento de ensino deverá solicitar a intervenção do interlocutor da saúde da sua área. 

"O diretor executivo do agrupamento de centros de saúde ou presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde tem a responsabilidade de assegurar as condições à equipa de saúde escolar para que seja elaborado o plano de saúde individual da criança ou jovem com diabetes", refere a DGS. 

O plano deve ter a participação dos encarregados de educação, professores ou educadores e profissionais de saúde dos cuidados de saúde. 

Os responsáveis pelas consultas hospitalares a crianças e jovens com diabetes tipo 1 devem enviar informação clínica aos médicos de família, uma vez que a interligação entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários é fundamental para garantir a elaboração do plano de saúde individual. 

A Diabetes tipo 1 é a forma mais frequente (95% dos casos) nas crianças e nos adolescentes diagnosticados e é caracterizada pela absoluta dependência de insulina para sobreviver. 

Em Portugal, em 2009, foram detetados 17 novos casos por 100.000 crianças dos zero aos 14 anos (268 crianças), correspondendo ao dobro do registado no ano 2000, o que está de acordo com a tendência internacional de aumento desta forma de diabetes, nomeadamente em idades cada vez mais precoces. 


Perto de cinco mil alunos vítimas de violência escolar - campanha da APAV - “Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece”

A violência escolar é uma realidade que não podemos camuflar. Ela existe em todas as escolas, em maior ou em menor grau e temos de enfrentá-la. No nosso agrupamento também existe e todos fazemos um esforço e desenvolvemos estratégias para contrariar esta situação. O sucesso de qualquer medida implementada depende, obviamente, do empenho e seriedade com que todas as partes encaram o problema, nomeadamente, a escola, o aluno e a família. O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) também tem esta missão e encara-a com afinco.

Nas recentes reuniões que os diretores de turma realizaram com os respetivos encarregados de educação dos seus alunos, foram analisados de forma detalhada os dados estatísticos da indisciplina ao nível de todo o agrupamento ao longo deste ano letivo, o que possibilitou alguma reflexão e uma noção mais realista e mensurável da situação atual. Estes dados foram disponibilizados pela Equipa Promotora da Disciplina que existe no Agrupamento.

O Relatório Anual de 2010 do Sistema de Segurança Interna, elaborado a partir dos dados adquiridos no Programa Escola Segura, revela que no Ano letivo 2009/2010 registaram-se 4713 ocorrências em contexto escolar em todo o território nacional: 33 em cada 100 ocorrências consistiram em ofensas à integridade física; 27 em furtos, 11 em injúrias e ameaças, sete em situações de roubo e aproximadamente três em ofensas sexuais.

Perante os dados nacionais, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) desenvolveu uma campanha especialmente dirigida a crianças e jovens.

 A campanha chama-se “Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece”. O objectivo desta campanha é sensibilizar, em particular os mais jovens, para algumas formas de violência que têm lugar no contexto escola, designadamente o bullying, a violência sexual e a violência no namoro, através de uma abordagem preventiva e simples que não se limita a evidenciar factos mas que é promotora de uma atitude: Quem não me respeita não me merece.

Por outro lado, procurou-se chamar a atenção para formas de violência mais subtis e frequentemente menos valorizadas, não apenas pelos jovens mas também pela comunidade em geral: o gozo, a humilhação e intimidação, os comentários e toques de natureza sexual e as atitudes controladoras nos relacionamentos de namoro. Ainda que usualmente menos graves em termos de impacto físico, sabemos que a utilização e tolerância a estes comportamentos podem preceder a ocorrência de actos de violência mais graves.

A APAV, através da sua rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e da sua rede de voluntariado, tem procurado dar visibilidade à violência exercida contra as crianças e os jovens através da sua acção junto dos alunos no seio da comunidade escolar, alertando para as diferentes formas de violência e para a importância de denunciar e pedir ajuda.

Corta com a Violência: 
quem não te respeita não te merece!

Para saber mais:

Vídeo com notícia:

O PES deseja um Feliz e Saudável Ano de 2012



O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) deseja um 


Feliz e Saudável 
Ano Novo de 2012

São os votos da equipa do PES

UM FELIZ E SAUDÁVEL NATAL!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deseja a toda a comunidade educativa um 

FELIZ E SAUDÁVEL NATAL!

Um NATAL SAUDÁVEL e ECONÓMICO!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) deseja a toda a comunidade um Feliz Natal, pleno de hábitos saudáveis. Para esta época natalícia, tão dada a exageros comuns, o PES recuperou um artigo publicado em 2009 no jornal Público, sobre uma proposta de nutricionistas para uma Ceia de Natal Saudável e Barata (vide: http://www.publico.pt/Sociedade/nutricionistas-propoem-ceia-de-natal-barata-e-saudavel-1413696?all=1). Esta proposta faz todo o sentido, quer pela questão económica, quer pela questão da saúde. Aqui vos deixamos as aspetos principais do artigo:

Algumas dicas para comer bem
Para Comer bem
Evitar o uso de gorduras saturadas e optar por gorduras de origem vegetal, como o azeite; cortar no sal; cortar no açúcar, preferir açúcar mascavado ou amarelo; optar por produtos integrais; reduzir nas quantidades usadas; evitar os fritos, preferir os assados com pouca gordura; fazer refogados em cru; fazer cozidos e grelhados.

Para poupar
Fazer lista dos ingredientes dos pratos e dos doces e só comprar o que está na lista; aproveitar campanhas e promoções .

Entrada
Esparregado de nabiças

Ingredientes (para seis pessoas):
1 molho de nabiças, 1 cebola pequena, 6 dentes de alho, 1/2 dl de azeite, 1 dl de leite magro, sal moderado, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de vinagre
Preparação: Cozem-se as nabiças em água temperada com sal, escorrem-se muito bem e reduzem-se a puré. Picam-se a cebola e os alhos e refogam-se ligeiramente com azeite. Juntam-se as nabiças e salteiam-se sobre o lume. Dissolve-se a farinha no leite frio, junta-se às nabiças e deixa-se cozer, mexendo. Ao sair do lume, adiciona-se o vinagre.

Prato principal
Peru recheado

Ingredientes (para dez pessoas):
1 peru com 3 quilos, 200 g fígado de frango, 200 g moelas de frango, 500 g de castanhas descascadas, vinho do Porto, 2 dl de vinho branco, 2 dl de cerveja, 3 cenouras, 250 g. de penca, 3 cebolas grandes, azeite
Preparação: De véspera, ponha o peru bem lavado numa bacia com água, sal, sumo e rodelas de limão. No dia, coza as castanhas e triture-as. Salteie os legumes com um fio de azeite e junte às castanhas trituradas. Junte um gole de vinho do Porto e misture bem. O preparado deverá ficar bastante compacto. Encha a cavidade do peru com este preparado e cosa a abertura com linha. Cubra uma assadeira grande com cebola às rodelas e adicione o azeite. Coloque o peru na assadeira, regue com cerveja e vinho branco em partes iguais e um pouco de vinho do Porto. Polvilhe o peru com uma pitada de sal. Leve ao forno médio. Durante a cozedura, vá regando com o molho que se forma na assadeira. Se for necessário, acrescente vinho branco e cerveja. Quando o peru estiver lourinho, cubra com alumínio e deixe continuar a assar. Menos 3315 Kcal e mais 13,2 g de fibra do que a receita tradicionalSobremesa
Rabanadas

Ingredientes: 7 fatias de pão de forma integral, 200 ml de leite magro, 1 colher de chá de essência de baunilha, 2 colheres de sobremesa de açúcar, 3 colheres de sopa de água, 1 ovo, 1 clara, açúcar moderado e canela para polvilhar
Preparação: Misture o leite magro, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione três colheres de água e misture bem. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, pré-aquecido (280º), aproximadamente oito minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem dos dois lados. Menos 1120 Kcal do que a receita tradicional
 
As famílias "devem confeccionar só para dia 24 e 25 e não ficar com restos para os dias seguintes".

Para saber mais sobre nutrição saudável: http://www.apn.org.pt/scid/webapn/

Hábitos saudáveis com Programa CUIDA-TE na nossa escola

O Programa CUIDA-TE é promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), que se desenvolve em parceria com várias entidades, quer públicas, quer privadas, no intuito de promoverem estilos de vida saudáveis nos jovens, com objetivos bem definidos no âmbito da saúde juvenil.
No âmbito desta iniciativa, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior candidatou-se e foi contemplado com a visita da unidade móvel, que trabalhou a temática dos hábitos saudáveis junto dos nossos jovens do Ensino Secundário. Os temas centrais foram a sexualidade, nomeadamente, no âmbito da contraceção e também, o consumo de aditivos. Foram várias as turmas que estiveram presentes nestas sessões e participaram nas atividades. As sessões foram animadas, participativas, enriquecedoras e esclarecedoras.
As imagens da ação num ESTILO SAUDÁVEL!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para saber mais sobre o Programa CUIDA-TE ver: