Cancro da pele/prevenção: LPCC promove campanha nas praias da zona centro - iniciativa “Gosto do Sol. Protejo a Pele”

A população escolar está, na sua grande maioria, em férias e, o Projecto Escola Saudável (PES), tenta ir até ela e às suas preocupações sobre saúde em tempo de férias, alertando mais uma vez, para a importância de se minimizarem comportamentos de risco e se tomarem medidas preventivas, nomeadamente, relacionadas com a exposição solar. Neste sentido, transcrevemos uma notícia sobre uma campanha nacional desenvolvida pela LIGA DE PROTECÇÃO CONTRA O CANCRO:

"Nos próximos dias 6 e 7 de Agosto, o Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realiza acções de sensibilização para a problemática do cancro da pele e sua prevenção nas praias de S. Pedro de Moel, Gala, Figueira da Foz, Buarcos, Quiaios, Mira e Furadouro.

A iniciativa “Gosto do Sol. Protejo a Pele” prossegue nos dias 13 e 14 de Agosto, nas praias da Tocha, Vagueira, Barra, Costa Nova e Esmoriz. Estas acções de sensibilização, que incluem aulas de ginástica e torneios de voleibol, são dinamizadas por voluntários do NRC e inserem-se nas comemorações do 70.º aniversário da LPCC.
Cerca de 90 por cento dos casos de cancro da pele resultam de uma exposição excessiva ao sol. Em indivíduos de raça branca (caucasiana), este é o tipo de cancro mais prevalente. Contudo, quando diagnosticado e tratado numa fase inicial, tem elevadas taxas de curabilidade.
Em Portugal, o número de casos de cancro da pele tem vindo a aumentar, nomeadamente junto da população mais jovem, registando-se todos os anos cerca de 10 mil novos casos. No entanto, este crescimento não tem sido acompanhado por um aumento da taxa de mortalidade, que, pelo contrário, tem vindo a diminuir. A informação disponibilizada à população sobre os sinais de alerta e o diagnóstico precoce têm contribuído para esta redução.
Para que a população tome as devidas precauções e adopte comportamentos mais saudáveis, além da necessidade de estar informada sobre os sinais de alerta, deve estar consciente dos factores de risco para o cancro da pele, que incluem: o ter pele clara, com sardas e muitos sinais escuros; pele difícil de bronzear, mas que sofre com facilidade queimaduras solares; exposição excessiva, intermitente ou prolongada ao sol; não usar regularmente protector solar adequado ao tom de pele; não usar chapéu e óculos de sol; exposição solar em horas de risco (entre as 11 e as 17 horas e, principalmente, entre as 12 e as 16 horas); e antecedentes familiares de melanoma ou de outro tipo de cancro da pele.
As Acções de Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele “Gosto do Sol. Protejo a Pele”, a realizarem-se entre 6 e 14 de Agosto, são organizadas em colaboração com as Câmaras Municipais dos concelhos da Marinha Grande, Figueira da Foz, Cantanhede, Mira, Vagos, Ílhavo e Ovar, Juntas de Freguesia de Ovar e Esmoriz e Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Cantanhede.

Mais informação sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro em: www.ligacontracancro.pt.
 
Acções de Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele “Gosto do Sol. Protejo a Pele”: 

6 e 7 de Agosto
Praia de S. Pedro de Moel
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
Praia da Figueira da Foz
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Aula de Ginástica (Sábado às 17h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
Praia de Mira
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Aula de Ginástica (Sábado às 17h e Domingo às 10h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
Praia do Furadouro
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
13 e 14 de Agosto
Praia da Tocha
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Aula de Ginástica (Sábado às 10.30h)
Torneio de Voleibol (Sábado e Domingo às 17h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
Praia da Vagueira
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
Praia da Barra e Costa Nova
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Aula de Ginástica (Domingo às 10.30h)
Torneio de Voleibol (Sábado e Domingo às 17h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)
 
Praia de Esmoriz
Sensibilização para a Prevenção Solar e Cancro da Pele (Sábado e Domingo das 9h às 19h)
Conhecer para Prevenir (Sábado e Domingo às 10h e às 17h)"

Fonte:

Para saber mais sobre prevenção de cancro de pele:

NESTAS FÉRIAS SEJA UM DADOR SALVADOR - DÊ SANGUE!


O Instituto Português do Sangue  (IPS) pretende captar 100 mil novos jovens dadores de sangue, de acordo com o seu presidente,  Álvaro Beleza, no arranque da campanha Dador Salvador.

A campanha, que decorre durante o mês de Agosto, inclui acções de divulgação e a instalação de unidades móveis de colheita de dádivas de sangue nas praias de Buarcos (Figueira da Foz), Póvoa do Varzim, Carcavelos, Monte Gordo e Quarteira.

O Dr. Álvaro Beleza relembra que existem actualmente registados em Portugal cerca de 500 mil dadores de sangue “mas só metade doa regularmente”, frisou.

Segundo dados avançados pelo presidente do IPS, em 2010 o número total de dádivas ascendeu às 400 mil em todo o país (correspondentes a quase 200 mil litros) número que o Instituto Português do Sangue quer ver alargado. No entanto, os dadores jovens, entre 18 e 30 anos, “são uma pequena parte” do total “e podem ser mais”, frisou.

“Como os jovens são, à partida, mais saudáveis, a maioria [dos dadores] devia ser jovem, mas não é. Queremos captar 100 mil jovens dadores, novos dadores que se habituem a dar sangue pelo menos uma vez por ano”, sublinhou Álvaro Beleza.
 
Além do gesto nobre, o dador de sangue também tem “ganhos na saúde”, já que cada dador é sujeito a “rigorosos” exames médicos que se juntam aos “ganhos de espírito” que pendem sobre os eventuais dadores.

NESTAS FÉRIAS, SEJA UM DADOR SALVADOR!
DÊ SANGUE! SALVE VIDAS!

Fontes
Instituto Português do Sangue:

Manual de Segurança Infantil 2011 - Um Guia para Pais e Educadores da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas

Um dos maiores pesadelos dos pais e educadores passa pelo desaparecimento de crianças e, o período de férias escolares, bem como as concentrações de grandes massas humanas que normalmente existem em espaços comerciais e praias, aumentam o risco e esse receio medonho.

 Em 2007, foi criada no nosso país a Associação Portuguesa de Crianças Portuguesas (APCD), que tem o alto Patrocínio da Dr.ª Maria  Cavaco Silva e, 4 anos após, elaboraram o Manual de Segurança Infantil 2011, que é dirigido a pais, educadores e crianças. Este documento é de fácil consulta e o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior recomenda a sua atenta leitura por toda a comunidade. 

Além das regras básicas de prevenção que se devem ter em vários espaços, como escolas, casas e centros comerciais para evitar o desaparecimento de crianças, aborda outros assuntos de relevo, como o rapto parental, os abusos sexuais de crianças e adolescentes, a segurança na Internet e os procedimentos a tomar nos primeiros instantes em caso de qualquer ocorrência negativa do género.

Para Consultar e/ou fazer o donwload do Manual de Segurança Infantil 2011 da APCD basta clicar nos ícones ou nos links abaixo:



PROTEGER AS CRIANÇAS É UMA OBRIGAÇÃO DE TODOS!

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.

O Projecto Escola Saudável (PES) é um promotor da educação para a saúde em contexto escolar, que está inserido no Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior. A educação para a saúde, num sentido lato, sempre se realizou nas escolas. Foi contudo, nos últimos 5/6 anos que este conceito de educação para a saúde em contexto escolar ficou mais estruturado e ganhou maior relevo. Isto, apesar de alguns planos estratégicos e iniciativas (algumas das quais, inclusivamente divulgadas) não terem passado do papel por variadíssimas causas, que vão desde a vontade política/individual/colectiva à muito e já habitual falta de verbas e de recursos (quer humanos, quer materiais). Os principais organismos governamentais envolvidos nesta temática (Ministérios da Saúde e da Educação) celebraram protocolos, que ratificaram e enveredaram esforços e estratégias comuns, num trabalho conjunto.

Para uma contextualização actual de como é encarada a educação para a saúde em termos institucionais, é possível a consulta de um dossiê organizado pelos principais itens no portal da Educação, no seguinte endereço electrónico: http://www.min-edu.pt/index.php?s=white&pid=722#i . 

Além da leitura já sugerida, também é aconselhável aos interessados a consulta da legislação relacionada com o tema (videhttp://legislacao.min-edu.pt/np4/142) e a exploração do sítio da Direcção geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, na secção de educação para a saúde (videhttp://www.dgidc.min-edu.pt/educacaosaude/).

Sugestões de consulta:

NÃO TENHA UMAS FÉRIAS SEDENTÁRIAS! Aproveite para criar rotinas contra o sedentarismo

O modo de vida "stressante" que entra nas nossas rotinas cada vez com maior frequência é a desculpa mais    usual como tentativa de justificar o sedentarismo, mas também deveria ser, pelo contrário, um dos motivos mais fortes para levar a uma prática regular de uma actividade física. O sedentarismo, associado a erros alimentares frequentes (normalmente, aparecem lado a lado), são as principais causas da obesidade e excesso de peso em todos os níveis etários e consequentes problemas de saúde, cuja gravidade é crescente com a persistência destas variáveis. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, artrose, cancro, etc. são as patologias mais frequentes que vão surgindo cada vez mais cedo devido ao sedentarismo e aos erros alimentares. A Direcção Geral de Saúde estima a existência de mais de 1 milhão de obesos graves no nosso país.

Nestas férias, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) desafio-o a quebrar rotinas sedentárias e a criar um plano que promova a sua actividade física. Este plano contra o sedentarismo é uma sugestão da revista PREVENIR publicada no canal saúde do portal sapo e apresenta propostas específicas para 4 semanas, estabelecidas por um médico de medicina desportiva.

Para aceder a este PLANO CONTRA O SEDENTARISMO basta clicar no seguinte endereço electrónico: 

APROVEITE AS FÉRIAS PARA CRIAR ROTINAS 
CONTRA O SEDENTARISMO!

Fontes:
http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/plano-contra-o-sedentarismo.html
http://saude.sapo.pt/prevenir/

Para saber mais: 
Associação de Obesos e ex-obesos de Portugal- http://www.adexo.pt/ 
Estudo da DECO- http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/excessos-na-alimentacao-e-sedentarismo-3-mil-portugueses-a-mesa-s426531.htm
Outras- http://www.eseb.ipbeja.pt/ef/nuno/projectos/tese_mestrado.pdf

Leituras de Verão para "estender" ao resto do ano - O Jornal do Centro de Saúde

 Existe uma oferta crescente de informação e publicações sobre a temática da saúde, quer em formato de papel, quer em formato digital. 

A população, de forma geral, está mais receptiva a campanhas de sensibilização e a leituras regulares neste âmbito quando determinadas circunstâncias especiais estão reunidas, como por exemplo, o caso de doença do próprio ou de alguém próximo, de morte, de nascimento, entre outros casos. No início do Verão, é habitual uma maior procura de informação sobre hábitos alimentares (entenda-se dietas de emagrecimento) e práticas desportivas, que se justifica pela "preocupação sazonal" de apresentar "um corpo em forma" para as actividades veraneantes. Mas é fundamental não haver uma restrição destes hábitos às épocas em que as referidas circunstâncias surgem, sendo aconselhável que se tornem práticas regulares.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere como fonte de informação sobre as várias temáticas específicas no âmbito da saúde, o Jornal do Centro de Saúde. Esta publicação tem uma periodicidade mensal na versão impressa, mas pode ser consultado online, na sua página electrónica, apresentando além de uma versão digital da versão em papel, uma alargada abrangência de temas, bem como, destaques actualizados. É uma boa sugestão de leitura para o Verão que se deve estender ao resto do ano.

Visite o Jornal do Centro de Saúde em: http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/default.asp

ESTÁ DE FÉRIAS? VIAJE DE FORMA SAUDÁVEL E PREVENIDA!

Os meses de Julho e Agosto são por excelência, o período do ano em que a maioria das pessoas goza férias, aproveitando muitas vezes para viajarem quer dentro do país, quer para os destinos mais exóticos. As férias, além de exigirem cada vez mais um cuidado plano financeiro, também devem ser programadas em termos de saúde e de medidas preventivas que minimizem riscos evitáveis. Há destinos, por exemplo, em que determinadas vacinas são obrigatórias devido aos riscos elevados de se contraírem certas doenças. 

Existem medidas simples de prevenção, que podem poupar-nos vários dissabores, estragando-nos porventura as férias, ou mais grave, comprometendo de forma séria a nossa saúde ou mesmo a vida. É neste âmbito, que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Campo Maior (PES) recomenda a todos os viajantes uma planificação cuidada das suas férias, consultando os diversos guias do viajante publicados por várias vias e organismos, quer efectuando uma aconselhável consulta médica do viajante (consulta de especialidade, no âmbito da saúde pública, existente em vários centros de saúde e hospitais do país) e fazendo um levantamento actualizado da situação do momento do destino (por exemplo, para despiste de qualquer eventual surto perigoso que "fuja" à situação normal da região).

PREVINA A SAÚDE
PARA DESFRUTAR DAS SUAS FÉRIAS!

Guia do viajante (Canal Saúde do portal Sapo):

Consulta do viajante (Portal da Saúde):

Para saber mais:

Segurança na Internet - Guia de Facebook para jovens e

A Internet entrou definitivamente nas nossas casas e apesar das enormes potencialidades e tudo o que nos proporciona em termos de conhecimento, comunicação e lazer, é também utilizada de formas menos legítimas, constituindo um meio de risco para qualquer utilizador pouco previdente. A segurança na Internet é, por isso, fundamental, existindo regras básicas e outras, que devem ser seguidas.

Está  disponível, no centro de recursos da página electrónica da SeguraNet o Guia de Facebook para jovens. Neste documento, os mais jovens, podem encontrar alguns conselhos para utilizarem as redes sociais com mais segurança.

O projecto pode disponibilizar exemplares impressos para as escolas que pretendam realizar actividades neste domínio junto dos seus alunos.  Os pedidos devem ser feitos para o nosso endereço de correio electrónico, indicando o número de participantes  no evento.


Fontes:

Novo Portal sobre cancro pediátrico - Fundação Rui Osório de Castro

Foi lançado o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP), desenvolvido pela Fundação Rui Osório de Castro. Esta doença, ainda que rara, é a principal causa de morte em crianças com mais de um ano em Portugal.
O projecto pretende informar e esclarecer todas as pessoas, especialmente os pais e as crianças com cancro, sobre todas as questões relacionadas com a oncologia pediátrica que lhes possam ser úteis para melhor aceitar e viver com a doença.
O portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica  pode ser visitado em: http://www.pipop.info/ 
Fontes:

Para saber mais sobre cancro pediátrico:

Um destaque saudável - CANAL FAMÍLIA DO PORTAL SAPO - onde sexualidade, pedagogia e outros temas não são tabu.

As preocupações dos pais e Encarregados de Educação "esbarram" nos anseios comuns da maioria das famílias em relação aos jovens e crianças em idade escolar, destacando-se os temas da sexualidade, das necessidades educativas especiais, das relações familiares, dos comportamentos, do sucesso escolar e inserção na vida activa como matérias transversais à maioria. Das leituras e habitual procura de informação que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de campo Maior (PES), destacamos o canal FAMÍLIA - Guia de Pais - do portal SAPO, onde estes e outros temas são abordados, de forma simples, mas esclarecedora, existindo dossiês completos sobre os assuntos mais pertinentes, abrangendo um leque diversificado de interesses.


DOSSIÊS COMPLETOS COM SUGESTÕES SOBRE: 
Sexualidade
http://familia.sapo.pt/adolescente/sexualidade/guia_para_pais/
http://familia.sapo.pt/adolescente/sexualidade/guia_para_jovens/

Educação/Necessidades Educativas Especiais
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index2.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index3.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index4.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index5.html

http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index2.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index3.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index4.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index5.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index6.html

Questões comportamentais e relacionais
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/index2.html
http://familia.sapo.pt/crianca/emocoes/
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/index2.html
http://familia.sapo.pt/articles/familia/saber_viver/

Actualidade
- http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/noticias/

PARA CONSULTAR E GUARDAR NOS FAVORITOS

Ocupação Científica nas Férias

O INSA e Ciência Viva promovem actividades científicas nas férias para estudantes do ensino secundário.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em parceria com a Ciência Viva, proporciona aos estudantes do ensino secundário a possibilidade de desenvolver actividades científicas nos laboratórios do Instituto, promovendo a cultura científica e estimulando o interesse pela investigação. O primeiro estágio começa já no dia 4 de Julho.

A “Ocupação Científica nas Férias” é uma iniciativa que pretende proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, contribuindo para escolhas pedagógicas e profissionais mais acertadas, garantindo uma experiência em ambiente real de investigação.

Em 2011 o INSA disponibiliza quatro vagas para a “Ocupação Científica de Jovens nas Férias”:
  • Área da Promoção da Saúde e Doenças Crónicas (duas vagas)
    • “Estudo familiar de doentes com Hipercolesterolemia Familiar – análise genética” – 4 a 15 de Julho

  • Área da Saúde Ambiental (duas vagas)
    • “Conheces a água?” – 11 a 22 de Julho
    • “Desinfecção da água: um mal necessário” – 18 a 29 de Julho
O projecto Ocupação Científica destina-se apenas a alunos do ensino secundário e decorre durante os meses de Junho e Julho. As inscrições são efectuadas através do site da Ciência Viva.

A duração de cada formação é de duas semanas e no final do período da ocupação os alunos deverão preencher uma ficha de avaliação online. No final, cada aluno recebe um certificado de presença, no caso de frequência assídua, passado pela instituição que assegurou o estágio.

Esta iniciativa, em curso desde 1997, contou já com a participação de cerca de 7.600 jovens, que frequentaram estágios científicos em laboratórios de todo o país.

Existem além desta sugestão, várias outras e em vários domínios da ciência.

As inscrições são efectuadas através do site da Ciência Viva.


Para mais informações:
Ana Morais
Gabinete de Comunicação
ana.morais@insa.min-saude.pt
(+351) 217508156
  
Fontes:

A RECICLAGEM NA SAÚDE - parte II - ECO-ESCOLAS E ESCOLA SAUDÁVEL

Ao longo do ano lectivo, o Projecto Escola Saudável (PES) desenvolveu também actividades em colaboração com o Projecto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, pois a preservação do ambiente e a promoção da "saúde" do planeta TERRA é um objectivo transversal à sociedade e toda a comunidade. 

Antes do arranque deste ano lectivo o PES publicou uma mensagem intitulada "reciclagem na saúde" (vide: http://pescm.blogspot.com/2010/08/reciclagem-na-saude.html) que apela a toda a comunidade para a necessidade de se entregarem embalagens de medicamentos usados ou fora de prazo, restos de medicamentos, radiografias, etc. nas farmácias, para que estes resíduos sejam valorizados. As vantagens desta acção são grandes e constituem uma acção que deveria entrar nas rotinas de todos os utentes. A 16.ª campanha de recolha de radiografias desenvolvida pela AMI em parceria com as farmácias, como divulgámos (vide: http://pescm.blogspot.com/2011/06/16-campanha-de-reciclagem-de.html), também está em curso até dia 5 de Julho.

O projecto Eco-Escolas do Agrupamento desenvolveu uma campanha de sensibilização da população, em parceria com as farmácias do concelho, para a entrega de embalagens vazias de medicamentos e medicamentos fora de uso nestes estabelecimentos, à qual o PES também se associa promovendo a sua divulgação neste espaço.
Colabore com o Ambiente e com a AMI (Assistência Médica Internacional) entregando numa farmácia as radiografias usadas sem valor de diagnóstico ou com mais de 5 anos, juntamente com as embalagens vazias de medicamentos ou medicamentos fora de uso. Poderá fazer estas acções nas farmácias de Campo Maior.

Siga os conselhos do PES e do PROJECTO ECO-ESCOLAS:

 EMBALAGENS E MEDICAMENTOS FORA DE USO.
ENTREGUE TUDO NA SUA FARMÁCIA.

AO RECICLAR HOJE, 
AJUDA A SAÚDE DE TODOS!

Mais informações em:

A obesidade infantil e a diabetes - valores duplicaram desde 1980 - números que assustam!

Uma das áreas prioritárias da promoção de hábitos saudáveis na população escolar prende-se com a questão da nutrição e alimentação equilibrada. O Projecto Escola Saudável de Campo Maior tem desenvolvido esforços nesta temática, nomeadamente, através da sensibilização de alunos, encarregados de educação, pais e professores (vide publicações anteriores com etiqueta diabetes e alimentação). A obesidade infantil é cada vez mais frequente e, infelizmente, surgem associadas várias doenças cuja gravidade é crescente e marcante. Passámos da subnutrição para a "superalimentação" (onde, paradoxalmente, também existem carências alimentares). 

Se fizermos uma análise linear do ponto de vista social, da existência (e dos motivos do seu sucesso de audiências) de programas televisivos, formato reality show, como o concurso Peso Pesado (seja da transmissão da versão portuguesa - que até tem um canal exclusivo na TV Cabo - ou da versão americana), depressa depreendemos que se justifica pela elevada percentagem de população obesa que existe, que se sente inconformada com o seu estado (embora, na maioria, mais por razões estéticas do que por preocupações de saúde), mas é incapaz de reagir de forma positiva para inverter a situação. 


Isto é o que nos diz o senso comum, mas os estudos e os resultados revelados também o confirmam. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para um aumento assustador do índice de diabetes em todo o mundo, e o nosso país não é excepção. Estes resultados foram publicados na revista científica Lancet (videhttp://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60679-X/fulltext)  e revelam o número de 350 milhões de pessoas afectadas por diabetes. E este estudo ainda não reflecte a geração das crianças obesas ou com excesso de peso, pelo que o seu auge  surgirá mais tarde. Já constitui um grave problema de saúde pública e que tem uma tendência "doentia" para se agravar na próxima década. Compete-nos a todos nós alterar este quadro, quer do ponto vista individual como cidadãos responsáveis, quer do ponto de vista colectivo e institucional, como educadores e profissionais.

O PENSAMENTO POSITIVO E 
CONSCIENCIOSO É FUNDAMENTAL.

NÃO BASTA RECONHECER A SITUAÇÃO. 
HÁ QUE CORRIGI-LA!
Fontes:

ALERTA - RECOMENDAÇÕES DA DGS PARA TEMPERATURAS EXTREMAS - CALOR

Diversas entidades alertaram para a ocorrência de um período de temperaturas elevadas extremas durante este fim de semana (de 24 a 27 de Junho), pelo que se avisa a população das recomendações do Plano de Contingência da Direcção Geral de Saúde (DGS) para estas situações adversas. É fundamental a tomada de precauções especiais, nomeadamente, com as pessoas idosas, bebés, crianças e doentes crónicos, não sendo de excluir a generalidade da população. Além das elevadas temperaturas, surge também em simultâneo, um índice muito elevado de radiações ultra-violetas, o que obriga a cuidados redobrados tendo em consideração mais este factor de risco para a saúde. 

O comunicado do Plano de contingência pode ser lido abaixo, clicando nas imagens para ampliar:


 O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere a leitura de mensagens publicadas em situações anteriores semelhantes (vide http://pescm.blogspot.com/2010/07/precaucoes-com-o-calor-recomendacoes.html e http://pescm.blogspot.com/2010/08/hidratacao-em-tempo-quente-e-outros.html), aconselhando a tomada de precauções e o seguimento das recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS). Esta entidade disponibiliza no seu endereço electrónico uma secção denominada ESPECIAL VERÃO onde são abordados vários temas pertinentes relacionados com esta época do ano.

Vídeos sobre precauções em ondas de calor


Para mais saber visite:
           - www.dgs.pt 

Para mais informações:
          - E-mail: calor@dgs.pt
          - Linha Saúde 24: 808 24 24 24

Publicações anteriores:

16.ª campanha de reciclagem de radiografias da AMI - até 5 de Julho

 Assistência Médica Internacional (AMI) lança, pela 16ª vez, mais uma Campanha de Reciclagem de Radiografias que decorre até ao dia 5 de Julho.


Até lá, é possível entregar em qualquer farmácia radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, que posteriormente serão recolhidas e recicladas para a extracção dos sais de prata que contêm. Esta é uma forma desta organização angariar verbas e, em simultâneo, poupar o ambiente.
"Além de permitir encaminhar de forma racional este tipo de material, o projecto serve os quatro pilares da AMI, já que alerta consciências e cria riqueza para os projectos da AMI nas áreas da Assistência Médica, Acção Social e Ambiente em Portugal e no Mundo", refere a organização.

Até 5 de Julho pode entregar as suas radiografias na farmácia mais próxima!

EXAMES NACIONAIS - A TODOS, O DESEJO DE RESULTADOS "SAUDÁVEIS"!


Os exames nacionais já se iniciaram na passada segunda-feira e constituem um período muito desgastante, de muita ansiedade e de "stress", que surge no culminar de um ano lectivo que já "roubou" muitas energias a todos. Como tem sido hábito, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deseja a todos os intervenientes, um bom trabalho, com excelentes resultados, recomendando a "revisão" de alguns conselhos saudáveis (vide http://pescm.blogspot.com/search/label/exames) para "uma mente sã, num corpo são", de forma a potenciar capacidades que ajudem a melhores desempenhos escolares.

UMA BOA ÉPOCA DE EXAMES