EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.

O Projecto Escola Saudável (PES) é um promotor da educação para a saúde em contexto escolar, que está inserido no Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior. A educação para a saúde, num sentido lato, sempre se realizou nas escolas. Foi contudo, nos últimos 5/6 anos que este conceito de educação para a saúde em contexto escolar ficou mais estruturado e ganhou maior relevo. Isto, apesar de alguns planos estratégicos e iniciativas (algumas das quais, inclusivamente divulgadas) não terem passado do papel por variadíssimas causas, que vão desde a vontade política/individual/colectiva à muito e já habitual falta de verbas e de recursos (quer humanos, quer materiais). Os principais organismos governamentais envolvidos nesta temática (Ministérios da Saúde e da Educação) celebraram protocolos, que ratificaram e enveredaram esforços e estratégias comuns, num trabalho conjunto.

Para uma contextualização actual de como é encarada a educação para a saúde em termos institucionais, é possível a consulta de um dossiê organizado pelos principais itens no portal da Educação, no seguinte endereço electrónico: http://www.min-edu.pt/index.php?s=white&pid=722#i . 

Além da leitura já sugerida, também é aconselhável aos interessados a consulta da legislação relacionada com o tema (videhttp://legislacao.min-edu.pt/np4/142) e a exploração do sítio da Direcção geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, na secção de educação para a saúde (videhttp://www.dgidc.min-edu.pt/educacaosaude/).

Sugestões de consulta:

NÃO TENHA UMAS FÉRIAS SEDENTÁRIAS! Aproveite para criar rotinas contra o sedentarismo

O modo de vida "stressante" que entra nas nossas rotinas cada vez com maior frequência é a desculpa mais    usual como tentativa de justificar o sedentarismo, mas também deveria ser, pelo contrário, um dos motivos mais fortes para levar a uma prática regular de uma actividade física. O sedentarismo, associado a erros alimentares frequentes (normalmente, aparecem lado a lado), são as principais causas da obesidade e excesso de peso em todos os níveis etários e consequentes problemas de saúde, cuja gravidade é crescente com a persistência destas variáveis. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, artrose, cancro, etc. são as patologias mais frequentes que vão surgindo cada vez mais cedo devido ao sedentarismo e aos erros alimentares. A Direcção Geral de Saúde estima a existência de mais de 1 milhão de obesos graves no nosso país.

Nestas férias, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) desafio-o a quebrar rotinas sedentárias e a criar um plano que promova a sua actividade física. Este plano contra o sedentarismo é uma sugestão da revista PREVENIR publicada no canal saúde do portal sapo e apresenta propostas específicas para 4 semanas, estabelecidas por um médico de medicina desportiva.

Para aceder a este PLANO CONTRA O SEDENTARISMO basta clicar no seguinte endereço electrónico: 

APROVEITE AS FÉRIAS PARA CRIAR ROTINAS 
CONTRA O SEDENTARISMO!

Fontes:
http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/plano-contra-o-sedentarismo.html
http://saude.sapo.pt/prevenir/

Para saber mais: 
Associação de Obesos e ex-obesos de Portugal- http://www.adexo.pt/ 
Estudo da DECO- http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/excessos-na-alimentacao-e-sedentarismo-3-mil-portugueses-a-mesa-s426531.htm
Outras- http://www.eseb.ipbeja.pt/ef/nuno/projectos/tese_mestrado.pdf

Leituras de Verão para "estender" ao resto do ano - O Jornal do Centro de Saúde

 Existe uma oferta crescente de informação e publicações sobre a temática da saúde, quer em formato de papel, quer em formato digital. 

A população, de forma geral, está mais receptiva a campanhas de sensibilização e a leituras regulares neste âmbito quando determinadas circunstâncias especiais estão reunidas, como por exemplo, o caso de doença do próprio ou de alguém próximo, de morte, de nascimento, entre outros casos. No início do Verão, é habitual uma maior procura de informação sobre hábitos alimentares (entenda-se dietas de emagrecimento) e práticas desportivas, que se justifica pela "preocupação sazonal" de apresentar "um corpo em forma" para as actividades veraneantes. Mas é fundamental não haver uma restrição destes hábitos às épocas em que as referidas circunstâncias surgem, sendo aconselhável que se tornem práticas regulares.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere como fonte de informação sobre as várias temáticas específicas no âmbito da saúde, o Jornal do Centro de Saúde. Esta publicação tem uma periodicidade mensal na versão impressa, mas pode ser consultado online, na sua página electrónica, apresentando além de uma versão digital da versão em papel, uma alargada abrangência de temas, bem como, destaques actualizados. É uma boa sugestão de leitura para o Verão que se deve estender ao resto do ano.

Visite o Jornal do Centro de Saúde em: http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/default.asp

ESTÁ DE FÉRIAS? VIAJE DE FORMA SAUDÁVEL E PREVENIDA!

Os meses de Julho e Agosto são por excelência, o período do ano em que a maioria das pessoas goza férias, aproveitando muitas vezes para viajarem quer dentro do país, quer para os destinos mais exóticos. As férias, além de exigirem cada vez mais um cuidado plano financeiro, também devem ser programadas em termos de saúde e de medidas preventivas que minimizem riscos evitáveis. Há destinos, por exemplo, em que determinadas vacinas são obrigatórias devido aos riscos elevados de se contraírem certas doenças. 

Existem medidas simples de prevenção, que podem poupar-nos vários dissabores, estragando-nos porventura as férias, ou mais grave, comprometendo de forma séria a nossa saúde ou mesmo a vida. É neste âmbito, que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Campo Maior (PES) recomenda a todos os viajantes uma planificação cuidada das suas férias, consultando os diversos guias do viajante publicados por várias vias e organismos, quer efectuando uma aconselhável consulta médica do viajante (consulta de especialidade, no âmbito da saúde pública, existente em vários centros de saúde e hospitais do país) e fazendo um levantamento actualizado da situação do momento do destino (por exemplo, para despiste de qualquer eventual surto perigoso que "fuja" à situação normal da região).

PREVINA A SAÚDE
PARA DESFRUTAR DAS SUAS FÉRIAS!

Guia do viajante (Canal Saúde do portal Sapo):

Consulta do viajante (Portal da Saúde):

Para saber mais:

Segurança na Internet - Guia de Facebook para jovens e

A Internet entrou definitivamente nas nossas casas e apesar das enormes potencialidades e tudo o que nos proporciona em termos de conhecimento, comunicação e lazer, é também utilizada de formas menos legítimas, constituindo um meio de risco para qualquer utilizador pouco previdente. A segurança na Internet é, por isso, fundamental, existindo regras básicas e outras, que devem ser seguidas.

Está  disponível, no centro de recursos da página electrónica da SeguraNet o Guia de Facebook para jovens. Neste documento, os mais jovens, podem encontrar alguns conselhos para utilizarem as redes sociais com mais segurança.

O projecto pode disponibilizar exemplares impressos para as escolas que pretendam realizar actividades neste domínio junto dos seus alunos.  Os pedidos devem ser feitos para o nosso endereço de correio electrónico, indicando o número de participantes  no evento.


Fontes:

Novo Portal sobre cancro pediátrico - Fundação Rui Osório de Castro

Foi lançado o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP), desenvolvido pela Fundação Rui Osório de Castro. Esta doença, ainda que rara, é a principal causa de morte em crianças com mais de um ano em Portugal.
O projecto pretende informar e esclarecer todas as pessoas, especialmente os pais e as crianças com cancro, sobre todas as questões relacionadas com a oncologia pediátrica que lhes possam ser úteis para melhor aceitar e viver com a doença.
O portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica  pode ser visitado em: http://www.pipop.info/ 
Fontes:

Para saber mais sobre cancro pediátrico:

Um destaque saudável - CANAL FAMÍLIA DO PORTAL SAPO - onde sexualidade, pedagogia e outros temas não são tabu.

As preocupações dos pais e Encarregados de Educação "esbarram" nos anseios comuns da maioria das famílias em relação aos jovens e crianças em idade escolar, destacando-se os temas da sexualidade, das necessidades educativas especiais, das relações familiares, dos comportamentos, do sucesso escolar e inserção na vida activa como matérias transversais à maioria. Das leituras e habitual procura de informação que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de campo Maior (PES), destacamos o canal FAMÍLIA - Guia de Pais - do portal SAPO, onde estes e outros temas são abordados, de forma simples, mas esclarecedora, existindo dossiês completos sobre os assuntos mais pertinentes, abrangendo um leque diversificado de interesses.


DOSSIÊS COMPLETOS COM SUGESTÕES SOBRE: 
Sexualidade
http://familia.sapo.pt/adolescente/sexualidade/guia_para_pais/
http://familia.sapo.pt/adolescente/sexualidade/guia_para_jovens/

Educação/Necessidades Educativas Especiais
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index2.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index3.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index4.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index5.html

http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index2.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index3.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index4.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index5.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index6.html

Questões comportamentais e relacionais
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/index2.html
http://familia.sapo.pt/crianca/emocoes/
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/index2.html
http://familia.sapo.pt/articles/familia/saber_viver/

Actualidade
- http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/noticias/

PARA CONSULTAR E GUARDAR NOS FAVORITOS

Ocupação Científica nas Férias

O INSA e Ciência Viva promovem actividades científicas nas férias para estudantes do ensino secundário.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em parceria com a Ciência Viva, proporciona aos estudantes do ensino secundário a possibilidade de desenvolver actividades científicas nos laboratórios do Instituto, promovendo a cultura científica e estimulando o interesse pela investigação. O primeiro estágio começa já no dia 4 de Julho.

A “Ocupação Científica nas Férias” é uma iniciativa que pretende proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, contribuindo para escolhas pedagógicas e profissionais mais acertadas, garantindo uma experiência em ambiente real de investigação.

Em 2011 o INSA disponibiliza quatro vagas para a “Ocupação Científica de Jovens nas Férias”:
  • Área da Promoção da Saúde e Doenças Crónicas (duas vagas)
    • “Estudo familiar de doentes com Hipercolesterolemia Familiar – análise genética” – 4 a 15 de Julho

  • Área da Saúde Ambiental (duas vagas)
    • “Conheces a água?” – 11 a 22 de Julho
    • “Desinfecção da água: um mal necessário” – 18 a 29 de Julho
O projecto Ocupação Científica destina-se apenas a alunos do ensino secundário e decorre durante os meses de Junho e Julho. As inscrições são efectuadas através do site da Ciência Viva.

A duração de cada formação é de duas semanas e no final do período da ocupação os alunos deverão preencher uma ficha de avaliação online. No final, cada aluno recebe um certificado de presença, no caso de frequência assídua, passado pela instituição que assegurou o estágio.

Esta iniciativa, em curso desde 1997, contou já com a participação de cerca de 7.600 jovens, que frequentaram estágios científicos em laboratórios de todo o país.

Existem além desta sugestão, várias outras e em vários domínios da ciência.

As inscrições são efectuadas através do site da Ciência Viva.


Para mais informações:
Ana Morais
Gabinete de Comunicação
ana.morais@insa.min-saude.pt
(+351) 217508156
  
Fontes:

A RECICLAGEM NA SAÚDE - parte II - ECO-ESCOLAS E ESCOLA SAUDÁVEL

Ao longo do ano lectivo, o Projecto Escola Saudável (PES) desenvolveu também actividades em colaboração com o Projecto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, pois a preservação do ambiente e a promoção da "saúde" do planeta TERRA é um objectivo transversal à sociedade e toda a comunidade. 

Antes do arranque deste ano lectivo o PES publicou uma mensagem intitulada "reciclagem na saúde" (vide: http://pescm.blogspot.com/2010/08/reciclagem-na-saude.html) que apela a toda a comunidade para a necessidade de se entregarem embalagens de medicamentos usados ou fora de prazo, restos de medicamentos, radiografias, etc. nas farmácias, para que estes resíduos sejam valorizados. As vantagens desta acção são grandes e constituem uma acção que deveria entrar nas rotinas de todos os utentes. A 16.ª campanha de recolha de radiografias desenvolvida pela AMI em parceria com as farmácias, como divulgámos (vide: http://pescm.blogspot.com/2011/06/16-campanha-de-reciclagem-de.html), também está em curso até dia 5 de Julho.

O projecto Eco-Escolas do Agrupamento desenvolveu uma campanha de sensibilização da população, em parceria com as farmácias do concelho, para a entrega de embalagens vazias de medicamentos e medicamentos fora de uso nestes estabelecimentos, à qual o PES também se associa promovendo a sua divulgação neste espaço.
Colabore com o Ambiente e com a AMI (Assistência Médica Internacional) entregando numa farmácia as radiografias usadas sem valor de diagnóstico ou com mais de 5 anos, juntamente com as embalagens vazias de medicamentos ou medicamentos fora de uso. Poderá fazer estas acções nas farmácias de Campo Maior.

Siga os conselhos do PES e do PROJECTO ECO-ESCOLAS:

 EMBALAGENS E MEDICAMENTOS FORA DE USO.
ENTREGUE TUDO NA SUA FARMÁCIA.

AO RECICLAR HOJE, 
AJUDA A SAÚDE DE TODOS!

Mais informações em:

A obesidade infantil e a diabetes - valores duplicaram desde 1980 - números que assustam!

Uma das áreas prioritárias da promoção de hábitos saudáveis na população escolar prende-se com a questão da nutrição e alimentação equilibrada. O Projecto Escola Saudável de Campo Maior tem desenvolvido esforços nesta temática, nomeadamente, através da sensibilização de alunos, encarregados de educação, pais e professores (vide publicações anteriores com etiqueta diabetes e alimentação). A obesidade infantil é cada vez mais frequente e, infelizmente, surgem associadas várias doenças cuja gravidade é crescente e marcante. Passámos da subnutrição para a "superalimentação" (onde, paradoxalmente, também existem carências alimentares). 

Se fizermos uma análise linear do ponto de vista social, da existência (e dos motivos do seu sucesso de audiências) de programas televisivos, formato reality show, como o concurso Peso Pesado (seja da transmissão da versão portuguesa - que até tem um canal exclusivo na TV Cabo - ou da versão americana), depressa depreendemos que se justifica pela elevada percentagem de população obesa que existe, que se sente inconformada com o seu estado (embora, na maioria, mais por razões estéticas do que por preocupações de saúde), mas é incapaz de reagir de forma positiva para inverter a situação. 


Isto é o que nos diz o senso comum, mas os estudos e os resultados revelados também o confirmam. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para um aumento assustador do índice de diabetes em todo o mundo, e o nosso país não é excepção. Estes resultados foram publicados na revista científica Lancet (videhttp://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60679-X/fulltext)  e revelam o número de 350 milhões de pessoas afectadas por diabetes. E este estudo ainda não reflecte a geração das crianças obesas ou com excesso de peso, pelo que o seu auge  surgirá mais tarde. Já constitui um grave problema de saúde pública e que tem uma tendência "doentia" para se agravar na próxima década. Compete-nos a todos nós alterar este quadro, quer do ponto vista individual como cidadãos responsáveis, quer do ponto de vista colectivo e institucional, como educadores e profissionais.

O PENSAMENTO POSITIVO E 
CONSCIENCIOSO É FUNDAMENTAL.

NÃO BASTA RECONHECER A SITUAÇÃO. 
HÁ QUE CORRIGI-LA!
Fontes:

ALERTA - RECOMENDAÇÕES DA DGS PARA TEMPERATURAS EXTREMAS - CALOR

Diversas entidades alertaram para a ocorrência de um período de temperaturas elevadas extremas durante este fim de semana (de 24 a 27 de Junho), pelo que se avisa a população das recomendações do Plano de Contingência da Direcção Geral de Saúde (DGS) para estas situações adversas. É fundamental a tomada de precauções especiais, nomeadamente, com as pessoas idosas, bebés, crianças e doentes crónicos, não sendo de excluir a generalidade da população. Além das elevadas temperaturas, surge também em simultâneo, um índice muito elevado de radiações ultra-violetas, o que obriga a cuidados redobrados tendo em consideração mais este factor de risco para a saúde. 

O comunicado do Plano de contingência pode ser lido abaixo, clicando nas imagens para ampliar:


 O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere a leitura de mensagens publicadas em situações anteriores semelhantes (vide http://pescm.blogspot.com/2010/07/precaucoes-com-o-calor-recomendacoes.html e http://pescm.blogspot.com/2010/08/hidratacao-em-tempo-quente-e-outros.html), aconselhando a tomada de precauções e o seguimento das recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS). Esta entidade disponibiliza no seu endereço electrónico uma secção denominada ESPECIAL VERÃO onde são abordados vários temas pertinentes relacionados com esta época do ano.

Vídeos sobre precauções em ondas de calor


Para mais saber visite:
           - www.dgs.pt 

Para mais informações:
          - E-mail: calor@dgs.pt
          - Linha Saúde 24: 808 24 24 24

Publicações anteriores:

16.ª campanha de reciclagem de radiografias da AMI - até 5 de Julho

 Assistência Médica Internacional (AMI) lança, pela 16ª vez, mais uma Campanha de Reciclagem de Radiografias que decorre até ao dia 5 de Julho.


Até lá, é possível entregar em qualquer farmácia radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, que posteriormente serão recolhidas e recicladas para a extracção dos sais de prata que contêm. Esta é uma forma desta organização angariar verbas e, em simultâneo, poupar o ambiente.
"Além de permitir encaminhar de forma racional este tipo de material, o projecto serve os quatro pilares da AMI, já que alerta consciências e cria riqueza para os projectos da AMI nas áreas da Assistência Médica, Acção Social e Ambiente em Portugal e no Mundo", refere a organização.

Até 5 de Julho pode entregar as suas radiografias na farmácia mais próxima!

EXAMES NACIONAIS - A TODOS, O DESEJO DE RESULTADOS "SAUDÁVEIS"!


Os exames nacionais já se iniciaram na passada segunda-feira e constituem um período muito desgastante, de muita ansiedade e de "stress", que surge no culminar de um ano lectivo que já "roubou" muitas energias a todos. Como tem sido hábito, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deseja a todos os intervenientes, um bom trabalho, com excelentes resultados, recomendando a "revisão" de alguns conselhos saudáveis (vide http://pescm.blogspot.com/search/label/exames) para "uma mente sã, num corpo são", de forma a potenciar capacidades que ajudem a melhores desempenhos escolares.

UMA BOA ÉPOCA DE EXAMES


Prevenir o consumo de álcool junto das crianças - prioridade reforçada nas II Jornadas de Alcoologia, em Sesimbra


O consumo de aditivos em crianças e adolescentes são uma preocupação do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), que tem dedicado várias mensagens neste espaço a esta temática. Quando abordámos os comportamentos de risco dos nossos adolescentes, referimos que o consumo de álcool é uma "realidade camuflada" numa Lei (incoerente em termos de idade de permissão com a Lei do tabaco - a do álcool impõe uma idade mínima de 16 anos e a do tabaco uma idade mínima de 18 anos - e que deveriam estar equiparadas com a maioridade), que além de outras lacunas, peca também por uma fiscalização deficiente das entidades competentes, que dá uma relativa impunidade a quem vende álcool a crianças e menores de 16 anos. Basta sair à noite, especialmente ao fim de semana, para em qualquer localidade (e não só na nossa) constatarmos este facto. E cada vez mais, o consumo regular de álcool se inicia em mais tenra idade. 

Terminaram ontem (17 de Junho) Em Sesimbra,  as II Jornadas de Alcoologia e o I encontro de Tabacologia (programa: http://www.jasfarma.com/my.files/uploads/Programa_2jornadas_alcoologia.pdf) organizadas pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. 

Como síntese de dados significativos destas jornadas, transcrevemos aqui um artigo da LUSA/SAPO, que relata opiniões de especialistas que estiveram presentes no evento:

Prevenção do Consumo de Álcool nas crianças

A prevenção do consumo de álcool pelos jovens exige programas mais eficazes que sejam implementados antes de se iniciar o consumo,  referiu o psicólogo clínico do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), Raul Melo, que salientou a necessidade de se criarem programas de prevenção mais eficazes e dirigidos aos jovens até aos 13 anos.
Raul Melo justificou a proposta com o facto de os programas de prevenção desenvolvidos antes de se iniciarem os consumos apresentarem quase sempre melhores resultados do que aqueles que se destinam às pessoas que já são consumidoras, ao mesmo tempo que advertia para outras abordagens de sinal contrário.
“A escola pode estar a fazer um trabalho fantástico [de prevenção], mas o bar ali ao lado faz ‘happy-hour’ às seis da tarde”, disse, lembrando que também há quem faça tudo para persuadir os jovens a consumirem álcool.
Raul Melo foi um dos oradores no painel sobre o ‘Uso e Abuso do Álcool na Sociedade Actual’, em que se falou das ‘Acções no Âmbito da Prevenção’, ‘Os Media e o Álcool’ e ‘Novos Padrões de Consumo de Álcool’.
Para o psiquiatra José Francisco de Matos, do Hospital dos Capuchos, na origem dos novos padrões de consumo de álcool estão, muitas vezes, as mensagens que todos nós enviamos às crianças.
“O que ensinamos às crianças é que os adultos bebem vinho ou cerveja, que eles [as crianças] podem ‘substituir’ por coca-cola ou por sumos. A água, quando muito, é para beber nos intervalos das refeições”, disse.
“A crianças aprendem que o álcool faz mal à saúde, mas depois aceita-se que os jovens festejem um êxito com consumo de álcool em excesso”, acrescentou.
Preocupado com o aumento do consumo de álcool entre os jovens, José Francisco Matos advertiu para as consequências que esta nova realidade poderá ter para as jovens mulheres, que, neste domínio, têm comportamentos cada vez mais idênticos aos dos jovens do sexo masculino.
“O comportamento [consumo de álcool em excesso] é igual, mas a vulnerabilidade das mulheres é muito maior”, frisou, lembrando a especificidade do corpo da mulher, em que o excesso de consumo de álcool favorece a produção de “mais tecido adiposo” e apresenta um maior risco de contrair doenças como a cirrose.
José Francisco Matos referiu ainda que muitos jovens “encontraram uma nova forma de emagrecimento”, porque o álcool ajuda a diminuir a dor provocada pela fome, mas considerou que se trata de uma realidade que também vai ter consequências graves.
“Se o problema do álcool é complicado, a anorexia alcoólica mais complicada é”, sentenciou.
Escolha: mensagem certa ou errada? 
Na discussão sobre ‘Uso e Abuso do Álcool na Sociedade Actual’, ficou ainda a recomendação da jornalista Marina Caldas, que falou sobre ‘Os Media e o Álcool’, para defender a necessidade de mais prevenção, não através dos programas informativos e dos jornais, mas das telenovelas, como já se faz em algumas portuguesas e, principalmente, nas brasileiras.“Os brasileiros perceberam que podiam passar a mensagem através das novelas”, disse.
A SOLUÇÃO TAMBÉM PASSA POR SI. 
A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS JOVENS E CRIANÇAS
 É UMA RESPONSABILIDADE UNIVERSAL.

VAMOS DEIXAR DE FUMAR! CONTINUAMOS A SER UMA ESCOLA LIVRE DE TABACO!

O senso comum diz-nos que não se deve fumar, por vários motivos, que vão desde os maus odores até às inúmeras questões de saúde que sobejam como agravantes, não esquecendo que os hábitos tabágicos são a primeira causa de morte evitável em todo o mundo. Contudo, apesar do hábito de fumar estar a "passar de moda" e na maioria dos espaços fechados estar interdita a sua prática, ainda persiste junto de muitas pessoas e, alguns jovens, por questões sociais que passam na maioria das vezes por motivos de afirmação junto dos colegas e amigos, começam também a fumar... como se de uma brincadeira se tratasse, mas que depois passa a ser um caso sério! Por este motivo, nunca é demais insistir nesta causa e lembrar que queremos permanecer como uma escola livre de tabaco.

 O Projecto Escola Saudável tem desenvolvido esforços nesse sentido e, recentemente, jovens alunos do nosso Agrupamento foram agraciados no Auditório da Direcção regional de educação do Alentejo, em Évora, com o 1.º prémio pelo excelente e meritório trabalho que desenvolveram no âmbito da prevenção de hábitos tabágicos junto da comunidade educativa.

Para não fumar, antes de parar é melhor não começar! Mas se já iniciou esta prática e tem consciência de que tem de eliminá-la, não espere apenas pela força de vontade! Faça também força para ter vontade de deixar de fumar. O Projecto Escola Saudável recomenda uma visita às consultas de cessação tabágica do centro de Saúde da área de residência, que no caso do nosso Agrupamento, decorrem às quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas com o Dr. González. 

                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 

No canal saúde do Portal SAPO é possível a leitura de um dossiê completo sobre o tabagismo, cessação tabágica e assuntos relacionados, deveras interessantes e que podem esclarecer algumas dúvidas ou dar o mote para uma tomada de decisão positiva. O endereço electrónico para o dossiê "como deixar de fumar" é: http://saude.sapo.pt/dossiers/comoyconseguirydeixarydeyfumar 


DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE - 14 DE JUNHO

Desde o início da sua criação, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tem colaborado com o Serviço de Sangue do Hospital de Santa Luzia de Elvas, tendo-se já realizado várias colheitas de sangue na nossa escola (Vide: http://pescm.blogspot.com/search/label/colheita%20de%20sangue), pelo que não poderíamos ficar indiferentes à comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, que se assinala no dia 14 de Junho (3.ª feira). O lema deste ano é "mais sangue, mais vida!". A necessidade deste fluido orgânico e dos seus componentes é constante, sendo fundamental a a acção dos doadores regulares, que de forma altruísta, salvam vidas que não conhecem. Uma dádiva possibilita várias aplicações, podendo chegar, de diferentes formas (plasma, plaquetas, etc.), a várias pessoas doentes e necessitadas. O Instituto Português do Sangue vai desenvolver ao longo do Verão, incidindo essencialmente nas zonas balneares, uma campanha de sensibilização para a dádiva de sangue, em que vai procurar o "dador salvador". 


Celebre a sua vida, salvando outras.
Dê sangue! 


Site oficial do Dia Mundial do Doador de  Sangue

Instituto Português do Sangue:

Hospital de Santa Luzia - Elvas :

ATENÇÃO! ADIAMENTO DA SESSÃO PRÁTICA DE SOCORRISMO


Por motivos de ordem profissional e de carácter inadiável do formador que iria realizar a sessão prática de socorrismo, amanhã à tarde, (quarta-feira) dia 8 de Junho, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) informa todos os potenciais interessados que a mesma fica adiada, para data a definir. Agradecemos a todos a Vossa melhor compreensão.