Dia internacional de tolerância zero à mutilação genital feminina - também é uma realidade portuguesa

No dia 6 de fevereiro, assinalou-se o dia internacional de tolerância zero  à mutilação genital. A mutilação genital feminina continua a ser uma prática horrenda e sangrenta, que todos temos a obrigação de denunciar e repudiar. Não é exclusiva dos continentes africanos e asiáticos. Também existe na Europa, bem como, no nosso país. Em Portugal ainda não há números, mas a responsável pelo departamento de saúde reprodutiva da Direcção-Geral da Saúde (DGS) garante que o facto de não existirem dados estatísticos “não significa que  a mutilação genital feminina não seja uma realidade”.

No sentido de ajudar os profissionais de saúde a “procurar” estes casos e a saber orientá-los, foram já traduzidos diversos documentos e promovidas acções de formação. A Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Amnistia Internacional Portugal (AI) têm tido neste campo um papel importante, tentando sensibilizar a população através da elaboração de estudos e promoção de workshops e acções de formação (através de uma campanha a nível europeu).

No ano letivo anterior, o Projeto Escola Saudável de Campo Maior associou-se à petição europeia contra a mutilação genital feminina

A mutilação genital feminina inclui procedimentos que alteram intencionalmente os órgãos genitais femininos por motivos não médicos, não tendo qualquer benefício para as mulheres. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 140 milhões de raparigas e mulheres em todo o mundo tenham sido submetidas a esta prática. A MGF é mais comum nas regiões oeste, este e nordeste de África, em alguns países da Ásia e do Médio Oriente, e entre migrantes destas áreas. 

A Direção Geral de Saúde publicou orientações para identificar e prevenir casos de mutilação genital feminina.

TODOS CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA!
TOLERÂNCIA ZERO À MGF!

Fontes:  

SEMANA SEGURANET - Dia da Internet Segura - 7 de Fevereiro

A Internet oferece um conjunto muito diversificado de potencialidades, mas também acarreta um grande número de perigos, principalmente para os mais incautos. Toda esta semana e, muito especialmente, o dia 7 de fevereiro, têm como tema de base a Internet Segura


Recentemente, no programa Linha da Frente da RTP o tema da segurança na Internet  foi debatido, tendo participado elementos da comunidade educativa de Campo Maior nesse programa, retratando as suas utilizações regulares deste recurso, quer em contexto familiar, quer em contexto profissional. Essa reportagem pode ser vista em. http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/linhadafrente/?k=Linha-da-Frente-de-2012-01-04.rtp&post=20296 



Dia 7 de fevereiro assinala-se o dia da Internet Segura e este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação.

Para apoiar as escolas no desenvolvimento de atividades próprias na semana de 6 a 10 de Fevereiro de 2012, a SeguraNet divulga sugestões de atividades e recursos de apoio no seguinte endereço: http://www.seguranet.pt/semana2012

Utilize a Internet em segurança!

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO - 4 de fevereiro de 2012

O cancro continua matar e a fazer sofrer doentes, familiares e amigos. Continua a ser uma luta desigual em muitos casos mas, até as batalhas contra grandes adversários conseguem ser ganhas. Esta Luta Contra o Cancro não pode ter momentos de fraqueza, não pode ter desistências... tem de ser com resiliência e coragem. A cada ano que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro podemos pensar em todos aqueles que esta doença nos levou, mas por eles, também devemos pensar que damos mais um passo para vencer esta grande batalha e esse dia chegará... em que o cancro será derrotado!

No dia Mundial da Luta Contra o cancro, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere o visionamento dos depoimentos em vídeo de 3 mulheres, com olhares positivos, que venceram a batalha contra o cancro

Clique nas imagens.



Notícias relacionadas:
São cientistas, são jovens e destacaram-se internacionalmente na área da investigação oncológica. João Pedro Magalhães, Pedro Castelo-Branco, Carla Oliveira e Cláudia Almeida são exemplos de cidadãos nacionais que fazem ciência no estrangeiro e quatro nomes líderes que ainda têm muito para mostrar.

Para saber mais sobre a luta contra o cancro
- LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCROhttp://www.ligacontracancro.pt/ 

O Dia do DNA 2012 - Carta da Sociedade portuguesa de Genética Humana

O dia de do ADN visa a promoção do conhecimento científico no âmbito da genética e
Sociedade portuguesa de Genética Humana é a entidade promotora em território nacional, alinado-se à sua congénere europeia (vide: http://dnaday.eu/)

Os alunos são convidados a apresentar um ensaio sobre um de dois temas na área da Genética Humana. O prazo para submissão de trabalhos termina a 1 de Março de 2012.

A
Sociedade portuguesa de Genética Humana enviou uma carta às escolas a apelar à divulgação e participação de alunos e professores, como consta na imagem.


ATENÇÃO! O FRIO ESTÁ DE VOLTA! RECOMENDAÇÕES DA DGS

O frio está de volta! Já esta sexta-feira e próximo fim de semana serão muito frios devido a uma vaga de frio, vinda do leste da Europa e que atingirá Portugal continental, que terá temperaturas negativas em grande parte do território. A vaga de frio fará sentir os seus efeitos até dia 7 de Fevereiro (3ª feira). As preocupações são sempre grandes, principalmente com a população mais vulnerável e fragilizada, como é o caso dos idosos, das crianças e dos doentes crónicos.

 É fundamental seguir as recomendações adequadas a este tipo de situação, nomeadamente, as vinculadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e que podem ser consultadas em pormenor na sua página eletrónica: http://www.dgs.pt/


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) relembra quais são os grupos de pessoas habitualmente mais vulneráveis e que correm maiores riscos. 

ESPECIAL ATENÇÃO COM OS SEGUINTES GRUPOS: 


  • Bebés e pessoas idosas :Muito suscetíveis: não têm grande perceção das alterações de temperatura, isto é, não sentem muito frio no Inverno, tal como não sentem muito calor no Verão. 
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e doenças da tiróide; 
  • Pessoas que têm perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo, ou demência; 
  • Pessoas que tomam certos medicamentos como psicotrópicos ou anti-inflamatórios; 
  • Pessoas que têm redução da mobilidade
  • Pessoas que têm dificuldades na realização das atividades da vida diária
  • Pessoas que estão mais isoladas
  • Pessoas que estão em situação de exclusão social, por exemplo, os sem abrigo. 
Proteja-se do frio! 

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DA DGS! 
(clique na imagem) 


Para saber mais: 

DGS ensina escolas a administrar medicamentos aos alunos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu orientações para as escolas sobre como devem proceder no caso de terem de administrar medicamentos aos alunos, uma vez que não existe legislação em Portugal sobre esta matéria.


A DGS refere que, caso o aluno tenha "necessidade imprescindível de tomar medicamentos" durante o período que está na escola, os pais ou encarregados de educação devem comunicar ao educador ou ao diretor de turma, através da caderneta do aluno ou de declaração assinada pelo encarregado de educação, a dosagem e o horário da toma dos fármacos, bem como qualquer outra informação que entendam pertinente. 

Por outro lado, "o estabelecimento de educação e ensino deve solicitar o apoio da equipa de saúde escolar (do agrupamento de centros de saúde da sua área) sempre que existam dúvidas, ou haja necessidade de apoio por parte de um profissional de saúde". 

No caso de ocorrerem situações agudas em contexto escolar, as escolas devem solicitar autorização aos pais ou encarregados de educação para darem o medicamento às crianças. 

A DGS lembra que os medicamentos são substâncias usadas com finalidade terapêutica e que a sua administração pressupõe que exista um conhecimento das suas características, da dosagem, do horário da toma e de eventuais efeitos adversos, "fatores importantes para a obtenção dos efeitos desejados". 

Segundo a DGS, a autorização deverá ser registada em modelo próprio, de preferência, no início do ano letivo, devendo constar nela, além do objetivo, contexto e tipo de medicamento a utilizar, o nome do aluno, os contactos do encarregado de educação, as reações alérgicas e a assinatura do encarregado de educação. 

No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, a DGS emitiu também orientações sobre a diabetes para os agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), unidades locais de saúde e hospitais. 

Assim, os encarregados de educação deverão notificar a escola do diagnóstico de Diabetes tipo 1 do seu educando, enquanto o estabelecimento de ensino deverá solicitar a intervenção do interlocutor da saúde da sua área. 

"O diretor executivo do agrupamento de centros de saúde ou presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde tem a responsabilidade de assegurar as condições à equipa de saúde escolar para que seja elaborado o plano de saúde individual da criança ou jovem com diabetes", refere a DGS. 

O plano deve ter a participação dos encarregados de educação, professores ou educadores e profissionais de saúde dos cuidados de saúde. 

Os responsáveis pelas consultas hospitalares a crianças e jovens com diabetes tipo 1 devem enviar informação clínica aos médicos de família, uma vez que a interligação entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários é fundamental para garantir a elaboração do plano de saúde individual. 

A Diabetes tipo 1 é a forma mais frequente (95% dos casos) nas crianças e nos adolescentes diagnosticados e é caracterizada pela absoluta dependência de insulina para sobreviver. 

Em Portugal, em 2009, foram detetados 17 novos casos por 100.000 crianças dos zero aos 14 anos (268 crianças), correspondendo ao dobro do registado no ano 2000, o que está de acordo com a tendência internacional de aumento desta forma de diabetes, nomeadamente em idades cada vez mais precoces. 


Perto de cinco mil alunos vítimas de violência escolar - campanha da APAV - “Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece”

A violência escolar é uma realidade que não podemos camuflar. Ela existe em todas as escolas, em maior ou em menor grau e temos de enfrentá-la. No nosso agrupamento também existe e todos fazemos um esforço e desenvolvemos estratégias para contrariar esta situação. O sucesso de qualquer medida implementada depende, obviamente, do empenho e seriedade com que todas as partes encaram o problema, nomeadamente, a escola, o aluno e a família. O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) também tem esta missão e encara-a com afinco.

Nas recentes reuniões que os diretores de turma realizaram com os respetivos encarregados de educação dos seus alunos, foram analisados de forma detalhada os dados estatísticos da indisciplina ao nível de todo o agrupamento ao longo deste ano letivo, o que possibilitou alguma reflexão e uma noção mais realista e mensurável da situação atual. Estes dados foram disponibilizados pela Equipa Promotora da Disciplina que existe no Agrupamento.

O Relatório Anual de 2010 do Sistema de Segurança Interna, elaborado a partir dos dados adquiridos no Programa Escola Segura, revela que no Ano letivo 2009/2010 registaram-se 4713 ocorrências em contexto escolar em todo o território nacional: 33 em cada 100 ocorrências consistiram em ofensas à integridade física; 27 em furtos, 11 em injúrias e ameaças, sete em situações de roubo e aproximadamente três em ofensas sexuais.

Perante os dados nacionais, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) desenvolveu uma campanha especialmente dirigida a crianças e jovens.

 A campanha chama-se “Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece”. O objectivo desta campanha é sensibilizar, em particular os mais jovens, para algumas formas de violência que têm lugar no contexto escola, designadamente o bullying, a violência sexual e a violência no namoro, através de uma abordagem preventiva e simples que não se limita a evidenciar factos mas que é promotora de uma atitude: Quem não me respeita não me merece.

Por outro lado, procurou-se chamar a atenção para formas de violência mais subtis e frequentemente menos valorizadas, não apenas pelos jovens mas também pela comunidade em geral: o gozo, a humilhação e intimidação, os comentários e toques de natureza sexual e as atitudes controladoras nos relacionamentos de namoro. Ainda que usualmente menos graves em termos de impacto físico, sabemos que a utilização e tolerância a estes comportamentos podem preceder a ocorrência de actos de violência mais graves.

A APAV, através da sua rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e da sua rede de voluntariado, tem procurado dar visibilidade à violência exercida contra as crianças e os jovens através da sua acção junto dos alunos no seio da comunidade escolar, alertando para as diferentes formas de violência e para a importância de denunciar e pedir ajuda.

Corta com a Violência: 
quem não te respeita não te merece!

Para saber mais:

Vídeo com notícia:

O PES deseja um Feliz e Saudável Ano de 2012



O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) deseja um 


Feliz e Saudável 
Ano Novo de 2012

São os votos da equipa do PES

UM FELIZ E SAUDÁVEL NATAL!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deseja a toda a comunidade educativa um 

FELIZ E SAUDÁVEL NATAL!

Um NATAL SAUDÁVEL e ECONÓMICO!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) deseja a toda a comunidade um Feliz Natal, pleno de hábitos saudáveis. Para esta época natalícia, tão dada a exageros comuns, o PES recuperou um artigo publicado em 2009 no jornal Público, sobre uma proposta de nutricionistas para uma Ceia de Natal Saudável e Barata (vide: http://www.publico.pt/Sociedade/nutricionistas-propoem-ceia-de-natal-barata-e-saudavel-1413696?all=1). Esta proposta faz todo o sentido, quer pela questão económica, quer pela questão da saúde. Aqui vos deixamos as aspetos principais do artigo:

Algumas dicas para comer bem
Para Comer bem
Evitar o uso de gorduras saturadas e optar por gorduras de origem vegetal, como o azeite; cortar no sal; cortar no açúcar, preferir açúcar mascavado ou amarelo; optar por produtos integrais; reduzir nas quantidades usadas; evitar os fritos, preferir os assados com pouca gordura; fazer refogados em cru; fazer cozidos e grelhados.

Para poupar
Fazer lista dos ingredientes dos pratos e dos doces e só comprar o que está na lista; aproveitar campanhas e promoções .

Entrada
Esparregado de nabiças

Ingredientes (para seis pessoas):
1 molho de nabiças, 1 cebola pequena, 6 dentes de alho, 1/2 dl de azeite, 1 dl de leite magro, sal moderado, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de vinagre
Preparação: Cozem-se as nabiças em água temperada com sal, escorrem-se muito bem e reduzem-se a puré. Picam-se a cebola e os alhos e refogam-se ligeiramente com azeite. Juntam-se as nabiças e salteiam-se sobre o lume. Dissolve-se a farinha no leite frio, junta-se às nabiças e deixa-se cozer, mexendo. Ao sair do lume, adiciona-se o vinagre.

Prato principal
Peru recheado

Ingredientes (para dez pessoas):
1 peru com 3 quilos, 200 g fígado de frango, 200 g moelas de frango, 500 g de castanhas descascadas, vinho do Porto, 2 dl de vinho branco, 2 dl de cerveja, 3 cenouras, 250 g. de penca, 3 cebolas grandes, azeite
Preparação: De véspera, ponha o peru bem lavado numa bacia com água, sal, sumo e rodelas de limão. No dia, coza as castanhas e triture-as. Salteie os legumes com um fio de azeite e junte às castanhas trituradas. Junte um gole de vinho do Porto e misture bem. O preparado deverá ficar bastante compacto. Encha a cavidade do peru com este preparado e cosa a abertura com linha. Cubra uma assadeira grande com cebola às rodelas e adicione o azeite. Coloque o peru na assadeira, regue com cerveja e vinho branco em partes iguais e um pouco de vinho do Porto. Polvilhe o peru com uma pitada de sal. Leve ao forno médio. Durante a cozedura, vá regando com o molho que se forma na assadeira. Se for necessário, acrescente vinho branco e cerveja. Quando o peru estiver lourinho, cubra com alumínio e deixe continuar a assar. Menos 3315 Kcal e mais 13,2 g de fibra do que a receita tradicionalSobremesa
Rabanadas

Ingredientes: 7 fatias de pão de forma integral, 200 ml de leite magro, 1 colher de chá de essência de baunilha, 2 colheres de sobremesa de açúcar, 3 colheres de sopa de água, 1 ovo, 1 clara, açúcar moderado e canela para polvilhar
Preparação: Misture o leite magro, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione três colheres de água e misture bem. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, pré-aquecido (280º), aproximadamente oito minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem dos dois lados. Menos 1120 Kcal do que a receita tradicional
 
As famílias "devem confeccionar só para dia 24 e 25 e não ficar com restos para os dias seguintes".

Para saber mais sobre nutrição saudável: http://www.apn.org.pt/scid/webapn/

Hábitos saudáveis com Programa CUIDA-TE na nossa escola

O Programa CUIDA-TE é promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), que se desenvolve em parceria com várias entidades, quer públicas, quer privadas, no intuito de promoverem estilos de vida saudáveis nos jovens, com objetivos bem definidos no âmbito da saúde juvenil.
No âmbito desta iniciativa, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior candidatou-se e foi contemplado com a visita da unidade móvel, que trabalhou a temática dos hábitos saudáveis junto dos nossos jovens do Ensino Secundário. Os temas centrais foram a sexualidade, nomeadamente, no âmbito da contraceção e também, o consumo de aditivos. Foram várias as turmas que estiveram presentes nestas sessões e participaram nas atividades. As sessões foram animadas, participativas, enriquecedoras e esclarecedoras.
As imagens da ação num ESTILO SAUDÁVEL!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para saber mais sobre o Programa CUIDA-TE ver:

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA SIDA - 1 DE DEZEMBRO - PEDITÓRIO NACIONAL DA ABRAÇO


Hoje, 1 de Dezembro, assinala-se o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA, doença que se diagnosticou há 30 anos atrás e, que certamente, será a IST mais temida por todos. É também por esta ocasião que decorre o Peditório Nacional da Associação Abraço e, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), como é já habitual, é um dos voluntários desta nobre instituição para angariar alguns contributos para esta causa. Durante o período desta ação, a equipa do PES e os seus colaboradores estarão nas escolas e noutros espaço públicos, apelando à solidariedade de todos.


O Peditório Nacional da Abraço decorre entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro, sendo esta iniciativa autorizada pelo Ministério da Administração Interna e pelos Governos Regionais da Madeira e Açores.

CONTRIBUA... PORQUE A SIDA EXISTE!
  

Para saber mais sobre o Peditório Nacional da Abraçohttp://abraco.org.pt/?p=2546

Para saber mais sobre SIDA/Luta contra a SIDA:

VAMOS MELHORAR A PREVENÇÃO RODOVIÁRIA NA NOSSA TERRA

O nosso distrito é dos que apresenta menores índices de sinistralidade no país mas ainda tem uma grande margem de progressão para ser melhorada, pois os acidentes continuam a acontecer e, tal como previamente anunciado, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) apresenta neste espaço algumas propostas concretas para uma maior prevenção rodoviária.  Estas propostas não têm o ensejo de ultrapassar, nem de substituir ninguém e são meras sugestões, num exercício pleno de cidadania, para serem apreciadas  pelas respetivas entidades competentes, reportando-se a situações particulares da vila de Campo Maior, que todos queremos melhorar, dando o nosso contributo.

As nossas propostas

Proposta 1 
A Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Campo Maior localiza-se na rua João de Portugal, sendo comum estarem nessa rua vários grupos de jovens. É também uma via com razoável tráfego automóvel, por vezes com velocidade excessiva atendendo à proximidade de uma escola e à grande quantidade de pessoas na rua. No sentido de prevenirmos acidentes, nomeadamente atropelamentos, o Projeto Escola Saudável propõe para esta rua a colocação de passadeiras elevadas junto da Escola Secundária, à semelhança do que já acontece nas proximidades da Escola Básica São João Baptista. Também sugerimos a existência de uma passadeira semelhante na rua Francisco Xara (que aliás, já tem uma passadeira elevada a meio) junto ao cruzamento que dá acesso à rua da Escola Secundária. A localização para as passadeiras aparece assinalada com setas ma imagem. Estas medidas obrigariam os automobilistas a reduzirem a velocidade, não sendo também de descurar, a colocação de sinalética vertical, quer em relação à passagem de peões, quer  em relação à proximidade de um estabelecimento escolar.



Proposta 2
Nos cruzamentos de acesso à Avenida Calouste Gulbenkian (quem vem das várias ruas perpendiculares) a visibilidade é muito reduzida  devido aos estacionamentos e às árvores, obrigando os automobilistas a entrarem muito dentro da via, sem garantias de segurança. Para estes pontos, o PES sugere a colocação de espelhos nos locais de menor visibilidade de forma a aumentar a segurança nas manobras.


Proposta 3
Quem pára junto dos estabelecimentos do ensino pré-escolar e do ensino de 1.º ciclo a observar os carros que transportam crianças (quer nos horários de entrada, quer nos horários de saída) consegue contar diariamente vários casos em que estas não são transportadas em segurança. É comum virem sentadas nos bancos de trás sem cadeira apropriada, ou caso venham nesta, não usam cintos de segurança, bem como, em muitos casos do pré-escolar, vêm ao colo de pais ou avós. A desculpa é sempre a mesma, o trajeto é curto e a viagem é pequena e a baixa velocidade e, claro, o condutor alega conduzir com extrema cautela. Mas as estatísticas "deitam por terra" aquilo que no fundo, são "desculpas esfarrapadas". A grande maioria dos acidentes graves e muito graves com crianças ocorre em trajetos muito curtos (inferiores a 500 metros), exatamente pelo que surge refletido nas alegações dos condutores: O EXCESSO DE CONFIANÇA!


É uma questão de bom senso e as autoridades podem desempenhar um papel fundamental nesta matéria, estando presentes junto das escolas nos horários de maior afluência, abordando os condutores, sensibilizando-os e, quando necessário, aplicando coimas.

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA COMEÇA EM CADA UM DE NÓS, QUALQUER QUE SEJA O MEIO DE TRANSPORTE USADO.

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA 2011 - 20 DE NOVEMBRO

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. 

"A morte e lesão por acidente de viação são ocorrências repentinas, violentas e traumáticas, e o seu impacto duradouro, por vezes, permanente. A cada ano, milhões de enlutados e vítimas de todo o planeta juntam-se aos muitos milhões que já sofrem em resultado de acidentes de viação.

As lesões causadas por acidentes de viação constituem um sério e negligenciado problema de saúde pública a nível mundial, que requer esforços concertados para uma prevenção eficaz e sustentável. De todos os sistemas com os quais temos de lidar diariamente, os sistemas de trânsito rodoviário são os mais complexos e perigosos. Estima-se que, anualmente e em todo o mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem e 50 milhões são feridas em consequência de acidentes de viação. As projeções indicam que estes números vão aumentar em cerca de 65% nos próximos 20 anos, a menos que exista um novo empenho na prevenção. Ainda assim, a tragédia por trás destes números atrai menos a atenção dos media do que qualquer outro tipo de tragédia menos frequente."

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se, mais uma vez, à celebração deste dia, apelando a toda a comunidade para que respeitem as normas básicas de segurança na estrada.  A educação rodoviária é uma responsabilidade comum a todos nós, cidadãos, e a escola também fará a sua parte. Esta semana, ainda daremos notícias, com algumas propostas concretas.


Fontes: 

Afinal sempre deixou de fumar?

Este conseguiu deixar de fumar!
(clique na imagem)

Mas este, também não deixou.
(clique na imagem)
ATENÇÃO! Acesso a vídeo que pode chocar pessoas mais susceptíveis. 

Quer voltar a pensar no assunto?
Talvez seja melhor deixar de fumar!...


                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
 quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 


Publicações anteriores sobre o tema: 

HOJE É O DIA DO NÃO FUMADOR. APROVEITE ESTE IMPULSO PARA DEIXAR DE FUMAR.

Hoje, dia 17 de Novembro, é o Dia do Não Fumador e uma excelente oportunidade para lançar "aquele impulso" que lhe faltava para REALMENTE DEIXAR DE FUMAR! 

Se acompanhasse os últimos meses de vida de alguém com cancro de pulmão, perceberia de forma automática esta mensagem, ou não seria sequer necessário dizermos algo. Mas acredite em nós: 



NÃO QUEIRA SER ESSE ALGUÉM!

TAMBÉM NÃO QUEIRA QUE OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOFRAM A VÊ-LO A SER ESSE ALGUÉM!

POR SI E POR ELES, NÃO FUME!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tem dedicado especial atenção à causa de todos lutarmos por uma sociedade sem fumo e da luta contra os hábitos tabágicos e assim continuaremos.


Ver publicações anteriores sobre o tema:

QUER DEIXAR DE FUMAR? O PES TALVEZ POSSA AJUDAR!

Se realmente pretende deixar de fumar, pergunte-nos como e o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de escolas de Campo Maior (PES) tentará ajudá-lo, encaminhando-o para a solução mais adequada de acordo com a sua situação. Para já deixamos-lhe uma sugestão inicial: Carregue na imagem ou link abaixo e consulte um Guia prático para Deixar de Fumar. descarregue-o para o seu computador para ir consultando e programando a sua decisão de DEIXAR DE FUMAR.

ELES JÁ CONSEGUIRAM. TAMBÉM CONSEGUIRÁ COM SUCESSO!

"Vamos dar a volta à diabetes" - Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro

Aprender a «dar a volta à diabetes»«Vamos dar a volta à Diabetes» é uma ação nacional promovida pela Lilly Portugal e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio Sociedade Portuguesa de Diabetologia, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. Esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos definidos pela Federação Internacional da Diabetes para 2011 que considera fundamental que as pessoas saibam o que é a diabetes, quais os riscos associados e como prevenir ou controlar a doença, atrasando as suas complicações. No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de Novembro, tem início uma ação nacional sobre a Diabetes. «Vamos dar a volta à Diabetes» é uma unidade móvel de saúde interativa que irá passar por várias cidades do país. 

Através de conteúdos interativos simples e didáticos, qualquer pessoa pode ficar a saber mais sobre a diabetes, poderá testar os seus conhecimentos sobre a doença, conhecer melhor a sua condição física e histórico clínico, e aceder, no final, a dicas e sugestões úteis para um estilo de vida saudável. Na unidade móvel de saúde estará um profissional de saúde da APDP para dar respostas às questões dos visitantes.
Os hábitos de vida saudáveis são fundamentais para prevenir e controlar a doença. Para sublinhar a importância do exercício físico no controlo da Diabetes, durante cada dia decorrerão no mesmo espaço sessões do “Caminhar para o Equilíbrio”, um programa educacional da Lilly Portugal para pessoas com diabetes tipo 2, constituído por atividades estruturadas que visam o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício.

Estas sessões vão centrar-se na prática de exercício físico, através de aulas de ginástica ao ar livre, acompanhadas de música e muita animação. As sessões estão abertas a todas as pessoas que queiram participar na iniciativa.

Fontes:

Para saber mais sobre diabetes:

"Deixe de fumar! o Céu pode esperar!" - Novembro, o mês do cancro no pulmão

Todos os anos são diagnosticados cerca de 3500 novos casos de cancro do pulmão, sendo que 80 % dos casos são resultado directo dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo. Segundo um estudo recentemente divulgado pela Pulmonale é aos 16 anos que a maioria dos jovens começa a fumar. 


Novembro é o mês escolhido por muitos países para, através das suas Associações de Luta Contra o Cancro do Pulmão, reforçarem o seu papel junto da sociedade e promoverem uma maior sensibilização. Em Portugal, a Pulmonale assinala a data com o lançamento de uma campanha contra o tabaco. “Deixa de Fumar. O céu pode esperar” é o mote deste projeto que visa sensibilizar os jovens.

A Pulmonale acredita que a prevenção continua a ser a melhor forma de combater o Cancro do Pulmão e é nesse sentido que aposta na mudança de mentalidades através de um trabalho de sensibilização a desenvolver junto das novas gerações. “Deixa de fumar. O céu pode esperar” é a campanha que leva a Pulmonale a marcar, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão que é assinalado um pouco por todo o mundo.

cartaz_-_Alta_resoluo

Antes de acender o primeiro cigarro, pense que depois se seguirão outros. O cancro do pulmão provoca uma morte lenta e dolorosa.

DEIXA DE FUMAR, O CÉU PODE ESPERAR!

Fontes: