DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA SIDA - 1 DE DEZEMBRO - PEDITÓRIO NACIONAL DA ABRAÇO


Hoje, 1 de Dezembro, assinala-se o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA, doença que se diagnosticou há 30 anos atrás e, que certamente, será a IST mais temida por todos. É também por esta ocasião que decorre o Peditório Nacional da Associação Abraço e, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), como é já habitual, é um dos voluntários desta nobre instituição para angariar alguns contributos para esta causa. Durante o período desta ação, a equipa do PES e os seus colaboradores estarão nas escolas e noutros espaço públicos, apelando à solidariedade de todos.


O Peditório Nacional da Abraço decorre entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro, sendo esta iniciativa autorizada pelo Ministério da Administração Interna e pelos Governos Regionais da Madeira e Açores.

CONTRIBUA... PORQUE A SIDA EXISTE!
  

Para saber mais sobre o Peditório Nacional da Abraçohttp://abraco.org.pt/?p=2546

Para saber mais sobre SIDA/Luta contra a SIDA:

VAMOS MELHORAR A PREVENÇÃO RODOVIÁRIA NA NOSSA TERRA

O nosso distrito é dos que apresenta menores índices de sinistralidade no país mas ainda tem uma grande margem de progressão para ser melhorada, pois os acidentes continuam a acontecer e, tal como previamente anunciado, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) apresenta neste espaço algumas propostas concretas para uma maior prevenção rodoviária.  Estas propostas não têm o ensejo de ultrapassar, nem de substituir ninguém e são meras sugestões, num exercício pleno de cidadania, para serem apreciadas  pelas respetivas entidades competentes, reportando-se a situações particulares da vila de Campo Maior, que todos queremos melhorar, dando o nosso contributo.

As nossas propostas

Proposta 1 
A Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Campo Maior localiza-se na rua João de Portugal, sendo comum estarem nessa rua vários grupos de jovens. É também uma via com razoável tráfego automóvel, por vezes com velocidade excessiva atendendo à proximidade de uma escola e à grande quantidade de pessoas na rua. No sentido de prevenirmos acidentes, nomeadamente atropelamentos, o Projeto Escola Saudável propõe para esta rua a colocação de passadeiras elevadas junto da Escola Secundária, à semelhança do que já acontece nas proximidades da Escola Básica São João Baptista. Também sugerimos a existência de uma passadeira semelhante na rua Francisco Xara (que aliás, já tem uma passadeira elevada a meio) junto ao cruzamento que dá acesso à rua da Escola Secundária. A localização para as passadeiras aparece assinalada com setas ma imagem. Estas medidas obrigariam os automobilistas a reduzirem a velocidade, não sendo também de descurar, a colocação de sinalética vertical, quer em relação à passagem de peões, quer  em relação à proximidade de um estabelecimento escolar.



Proposta 2
Nos cruzamentos de acesso à Avenida Calouste Gulbenkian (quem vem das várias ruas perpendiculares) a visibilidade é muito reduzida  devido aos estacionamentos e às árvores, obrigando os automobilistas a entrarem muito dentro da via, sem garantias de segurança. Para estes pontos, o PES sugere a colocação de espelhos nos locais de menor visibilidade de forma a aumentar a segurança nas manobras.


Proposta 3
Quem pára junto dos estabelecimentos do ensino pré-escolar e do ensino de 1.º ciclo a observar os carros que transportam crianças (quer nos horários de entrada, quer nos horários de saída) consegue contar diariamente vários casos em que estas não são transportadas em segurança. É comum virem sentadas nos bancos de trás sem cadeira apropriada, ou caso venham nesta, não usam cintos de segurança, bem como, em muitos casos do pré-escolar, vêm ao colo de pais ou avós. A desculpa é sempre a mesma, o trajeto é curto e a viagem é pequena e a baixa velocidade e, claro, o condutor alega conduzir com extrema cautela. Mas as estatísticas "deitam por terra" aquilo que no fundo, são "desculpas esfarrapadas". A grande maioria dos acidentes graves e muito graves com crianças ocorre em trajetos muito curtos (inferiores a 500 metros), exatamente pelo que surge refletido nas alegações dos condutores: O EXCESSO DE CONFIANÇA!


É uma questão de bom senso e as autoridades podem desempenhar um papel fundamental nesta matéria, estando presentes junto das escolas nos horários de maior afluência, abordando os condutores, sensibilizando-os e, quando necessário, aplicando coimas.

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA COMEÇA EM CADA UM DE NÓS, QUALQUER QUE SEJA O MEIO DE TRANSPORTE USADO.

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA 2011 - 20 DE NOVEMBRO

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. 

"A morte e lesão por acidente de viação são ocorrências repentinas, violentas e traumáticas, e o seu impacto duradouro, por vezes, permanente. A cada ano, milhões de enlutados e vítimas de todo o planeta juntam-se aos muitos milhões que já sofrem em resultado de acidentes de viação.

As lesões causadas por acidentes de viação constituem um sério e negligenciado problema de saúde pública a nível mundial, que requer esforços concertados para uma prevenção eficaz e sustentável. De todos os sistemas com os quais temos de lidar diariamente, os sistemas de trânsito rodoviário são os mais complexos e perigosos. Estima-se que, anualmente e em todo o mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem e 50 milhões são feridas em consequência de acidentes de viação. As projeções indicam que estes números vão aumentar em cerca de 65% nos próximos 20 anos, a menos que exista um novo empenho na prevenção. Ainda assim, a tragédia por trás destes números atrai menos a atenção dos media do que qualquer outro tipo de tragédia menos frequente."

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se, mais uma vez, à celebração deste dia, apelando a toda a comunidade para que respeitem as normas básicas de segurança na estrada.  A educação rodoviária é uma responsabilidade comum a todos nós, cidadãos, e a escola também fará a sua parte. Esta semana, ainda daremos notícias, com algumas propostas concretas.


Fontes: 

Afinal sempre deixou de fumar?

Este conseguiu deixar de fumar!
(clique na imagem)

Mas este, também não deixou.
(clique na imagem)
ATENÇÃO! Acesso a vídeo que pode chocar pessoas mais susceptíveis. 

Quer voltar a pensar no assunto?
Talvez seja melhor deixar de fumar!...


                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
 quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 


Publicações anteriores sobre o tema: 

HOJE É O DIA DO NÃO FUMADOR. APROVEITE ESTE IMPULSO PARA DEIXAR DE FUMAR.

Hoje, dia 17 de Novembro, é o Dia do Não Fumador e uma excelente oportunidade para lançar "aquele impulso" que lhe faltava para REALMENTE DEIXAR DE FUMAR! 

Se acompanhasse os últimos meses de vida de alguém com cancro de pulmão, perceberia de forma automática esta mensagem, ou não seria sequer necessário dizermos algo. Mas acredite em nós: 



NÃO QUEIRA SER ESSE ALGUÉM!

TAMBÉM NÃO QUEIRA QUE OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOFRAM A VÊ-LO A SER ESSE ALGUÉM!

POR SI E POR ELES, NÃO FUME!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tem dedicado especial atenção à causa de todos lutarmos por uma sociedade sem fumo e da luta contra os hábitos tabágicos e assim continuaremos.


Ver publicações anteriores sobre o tema:

QUER DEIXAR DE FUMAR? O PES TALVEZ POSSA AJUDAR!

Se realmente pretende deixar de fumar, pergunte-nos como e o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de escolas de Campo Maior (PES) tentará ajudá-lo, encaminhando-o para a solução mais adequada de acordo com a sua situação. Para já deixamos-lhe uma sugestão inicial: Carregue na imagem ou link abaixo e consulte um Guia prático para Deixar de Fumar. descarregue-o para o seu computador para ir consultando e programando a sua decisão de DEIXAR DE FUMAR.

ELES JÁ CONSEGUIRAM. TAMBÉM CONSEGUIRÁ COM SUCESSO!

"Vamos dar a volta à diabetes" - Dia Mundial da Diabetes - 14 de Novembro

Aprender a «dar a volta à diabetes»«Vamos dar a volta à Diabetes» é uma ação nacional promovida pela Lilly Portugal e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio Sociedade Portuguesa de Diabetologia, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. Esta iniciativa vai ao encontro dos objetivos definidos pela Federação Internacional da Diabetes para 2011 que considera fundamental que as pessoas saibam o que é a diabetes, quais os riscos associados e como prevenir ou controlar a doença, atrasando as suas complicações. No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de Novembro, tem início uma ação nacional sobre a Diabetes. «Vamos dar a volta à Diabetes» é uma unidade móvel de saúde interativa que irá passar por várias cidades do país. 

Através de conteúdos interativos simples e didáticos, qualquer pessoa pode ficar a saber mais sobre a diabetes, poderá testar os seus conhecimentos sobre a doença, conhecer melhor a sua condição física e histórico clínico, e aceder, no final, a dicas e sugestões úteis para um estilo de vida saudável. Na unidade móvel de saúde estará um profissional de saúde da APDP para dar respostas às questões dos visitantes.
Os hábitos de vida saudáveis são fundamentais para prevenir e controlar a doença. Para sublinhar a importância do exercício físico no controlo da Diabetes, durante cada dia decorrerão no mesmo espaço sessões do “Caminhar para o Equilíbrio”, um programa educacional da Lilly Portugal para pessoas com diabetes tipo 2, constituído por atividades estruturadas que visam o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício.

Estas sessões vão centrar-se na prática de exercício físico, através de aulas de ginástica ao ar livre, acompanhadas de música e muita animação. As sessões estão abertas a todas as pessoas que queiram participar na iniciativa.

Fontes:

Para saber mais sobre diabetes:

"Deixe de fumar! o Céu pode esperar!" - Novembro, o mês do cancro no pulmão

Todos os anos são diagnosticados cerca de 3500 novos casos de cancro do pulmão, sendo que 80 % dos casos são resultado directo dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo. Segundo um estudo recentemente divulgado pela Pulmonale é aos 16 anos que a maioria dos jovens começa a fumar. 


Novembro é o mês escolhido por muitos países para, através das suas Associações de Luta Contra o Cancro do Pulmão, reforçarem o seu papel junto da sociedade e promoverem uma maior sensibilização. Em Portugal, a Pulmonale assinala a data com o lançamento de uma campanha contra o tabaco. “Deixa de Fumar. O céu pode esperar” é o mote deste projeto que visa sensibilizar os jovens.

A Pulmonale acredita que a prevenção continua a ser a melhor forma de combater o Cancro do Pulmão e é nesse sentido que aposta na mudança de mentalidades através de um trabalho de sensibilização a desenvolver junto das novas gerações. “Deixa de fumar. O céu pode esperar” é a campanha que leva a Pulmonale a marcar, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão que é assinalado um pouco por todo o mundo.

cartaz_-_Alta_resoluo

Antes de acender o primeiro cigarro, pense que depois se seguirão outros. O cancro do pulmão provoca uma morte lenta e dolorosa.

DEIXA DE FUMAR, O CÉU PODE ESPERAR!

Fontes: 

Novembro, o mês que vamos dizer NÃO AO TABACO!

Iniciou-se o mês de Novembro, em que se assinalará o Dia Mundial do Não Fumador (dia 17 de Novembro). É uma altura propícia em intensificarmos a promoção da saúde, nomeadamente, na luta contra os hábitos tabágicos que ainda persistem na população escolar. 

É do conhecimento público que fumar é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, que é um hábito com elevados custos económicos (quer para o consumidor regular devido ao crescente preço do tabaco, quer para toda a sociedade, devido aos custos inerentes aos problemas de saúde que surgem), que além do prejuízo evidente do fumador, é extremamente nocivo para quem está em redor, mas contudo, o número de fumadores continua a ser elevado. Parece estranho, mas é verdade!

Em espaços públicos as regras anti-tabágicas consolidaram-se e já são de aceitação generalizada, mas tal ainda não acontece com o chamado "consumo doméstico", em que os fumadores fumam dentro das habitações e dentro dos carros, sem terem em consideração as restantes pessoas que partilham o espaço, que muitas vezes são crianças e os próprios filhos, prejudicando gravemente a sua saúde a médio prazo. Como se chama a isto? Talvez egoísmo, na melhor das hipóteses e para não sermos muito duros.

Logótipo do FacebookNo dia 17 de Novembro desenvolveremos ações de sensibilização no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Não Fumador, mas ao longo de todo o mês, promoveremos a cessação tabágica, divulgando estudos e notícias da atualidade relacionadas com o tema, nomeadamente através da nossa página no Facebook, onde partilharemos diversas ligações com regularidade.


Notícias para pensar em não fumar:

DÊ UMA PAUSA AOS SEUS PULMÕES!

                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
 quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas

- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 

No canal saúde do Portal SAPO é possível a leitura de um dossiê completo sobre o tabagismo, cessação tabágica e assuntos relacionados, deveras interessantes e que podem esclarecer algumas dúvidas ou dar o mote para uma tomada de decisão positiva. O PES recomenda a consulta atenta  e o endereço electrónico para o dossiê "como deixar de fumar" é: http://saude.sapo.pt/dossiers/comoyconseguirydeixarydeyfumar 


Publicações anteriores sobre o tema:

Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se na divulgação da realização do peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que se realizará em vários locais, através de voluntários, até à próxima 3.ª feira (dia 1 de Novembro), assinalando o término das várias iniciativas que esta associação desenvolveu durante este mês de outubro, dedicado à luta contra o cancro da mama (que ainda continua a matar, em média, 3 mulheres portuguesas por dia). Também poderá efetuar o seu donativo através de transferência bancária, ou através de um contributo simbólico por via telefónica (uma chamada contra o cancro). Estas modalidades estão presentes nas imagens. 
Os fundos angariados anualmente permitem à LPCC cumprir os seus objetivos e são a garantia de continuidade dos diversos projetos, como: apoio ao doente oncológico e familiares, promoção da educação para a saúde do público, rastreio do cancro da mama (através do Programa Nacional de Rastreio da LPCC), cuidados paliativos e/ou domiciliários, apoio psico-emocional, investigação científica e formação de profissionais de saúde.

"A solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias é uma orientação estratégica prioritária da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Seja também solidário e contribua para o Peditório Anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro", apela Carlos de Oliveira, Presidente da LPCC. 

 O peditório decorre em todo o País, estando a sua organização a cargo dos despectivos Núcleos Regionais da LPCC (Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira). Os Voluntários estarão em locais distintos, como centros comerciais, igrejas, cemitérios, supermercados e ruas de comércio tradicional. As pessoas que optarem por entregar o seu donativo por via bancária podem fazer o despectivo depósito na conta cujo número de identificação bancária (NIB) é o seguinte: 0033 0000 0004 2091774 62. 
No ano em que assinala o 70º aniversário, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem promovido, de Norte a Sul do país, várias catividades socioculturais, científicas, de divulgação e angariação de fundos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma associação cultural e de serviço social, privada, declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia. O financiamento das suas atividades e programas tem como base o Peditório Nacional. 



Linha Cancro: 808 255 255
linhacancro@ligacontracancro.pt  
(Horário: 2ª a 6ª (dias úteis) das 09h às 18h)

A COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR

O Projeto Escola Saudável (PES) e a Biblioteca da Escola Secundária (BE) do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior desenvolveram na passada 2.ª feira atividades conjuntas alusivas à comemoração do DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, que se assinalou na véspera. É fundamental promover, cada vez mais cedo, o desenvolvimento de uma correta educação alimentar de forma a combatermos o flagelo da obesidade infantil que ameaça tomar proporções muito grandes nos próximos anos, apresentando já valores muito significativos. Por este motivo, este ano, as ações centraram-se em alunos do 1.º ciclo de ensino básico e também numa turma do pré-escolar, que representam idades muito vulneráveis à publicidade agressiva que apela ao consumo exagerado de alimentos muito calóricos, ricos em açúcares e gorduras.

Estas pequenas campanhas de sensibilização inserem-se numa perspetiva de prevenção primária, com intervenção em pequenos grupos de crianças, que são um importante veículo para fazer chegar a mensagem aos mais velhos, pais e educadores. No fundo, trabalham-se simultaneamente, crianças e família.

A equipa do PES e a coordenadora da BE visitaram a Escola Básica 1 da Cooperativa e a Escola Básica 1/JI de Degolados, onde desenvolveram atividades com os jovens alunos, integradas na comemoração do Dia Mundial da Alimentação e no Mês Internacional das Bibliotecas. Os alunos foram muito participativos e mostraram-se muito sensibilizados para o tema, quer na pequena sessão informativa sobre as regras para uma alimentação saudável e para uma correta utilização da nova roda dos alimentos (alimentação completa, equilibrada e variada), quer no jogo interativo que se seguiu, onde foram construíndo em conjunto uma RODA DOS ALIMENTOS gigante, aproveitando para se reverem os assuntos mais relevantes. No momento do "conto da alimentação saudável" também estiveram muito atentos, absorvendo todos os deliciosos pormenores das histórias que ouviram, que tinham como tema subjacente a alimentação.

Foi um dia enriquecedor para todos como demonstram as imagens:








SABER COMER PARA VIVER MELHOR!

O lema do Dia Mundial da Alimentação deste ano é "Preços da alimentação - da crise à estabilidade”, aludindo às possíveis consequências que podem advir da atual crise económica em termos de saúde alimentar, bem como, a algumas soluções que poderão ser desenvolvidas de forma a minimizar esta grave problemática.

Siga-nos no facebookNestes dias dedicados à temática da alimentação, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de campo Maior partilhou várias ligações interessantes, dedicadas a esta temática, na sua página oficial do Facebook. Procure-nos nesta rede social e siga com regularidade as novidades e informações que partilhamos e disponibilizamos a toda a comunidade.
.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação
Saber utilizar a roda dos alimentos
http://www.dgs.pt/default.aspx?cn=5518554061236154AAAAAAAA

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm


Blogue da Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior:
http://biblioteca-escm.blogspot.com/


REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • Tome sempre o pequeno-almoço! 
  • Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer. 
  • Diminua o consumo de sal! 
  • Evite ingerir açúcar e produtos açucarados. 
  • Aumente o seu consumo de hortaliças e legumes! 
  • Aumente o seu consumo de fruta!  
  • Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho). 
  • Beba água simples em abundância ao longo do dia! 
  • Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação 
  • Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada, existente principalmente em produtos de origem animal. 
  • Prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! 
  • Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. 
  • Privilegie sempre o consumo do azeite.
  Saber Comer é Saber Viver!

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 DE OUTUBRO DE 2011

 O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) vai comemorar, como tem sido hábito, mais um Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de Outubro. Neste dia, irá desenvolver atividades com alguns alunos de 1.º ciclo de ensino básico e que posteriormente serão dadas a conhecer neste espaço. 


Escolheu-se para dia mundial da alimentação o dia da criação da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO), tendo sido instituído em 1979 e começando-se a celebrar de forma oficial apenas em 1981. 

Os objetivos gerais do dia mundial da alimentação são: 
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; 
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; 
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; 
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; 
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida. 

A fome continua a ser uma realidade no séc. XXI
O tema central deste ano é "Preços da alimentação - da crise à estabilidade”, o que é um reflexo da importância que a atual crise económica tem na vida das populações e como tal se pode refletir ao nível das suas necessidades básicas, como é o caso da alimentação. Em tempos de crise, além da fome, também os erros alimentares se sucedem. Por exemplo, nos países desenvolvidos a obesidade (nomeadamente, a obesidade infantil) tende a aumentar e associa-se, em regra, a classes sociais baixas, quer pela questão educacional e cultural, quer pelo facto dos alimentos ricos em açúcares e gorduras serem normalmente mais baratos. 


Teste Saúde - Edição nº 093 - Outubro 2011As escolas e educadores têm um papel fundamental nesta área e na sensibilização para práticas alimentares saudáveis. Estudo recente da DECO, publicado na sua revista Proteste (edição 093 de outubro de 2011), garante a segurança alimentar e o respeito pelas normas de uma alimentação saudável e equilibrada na generalidade dos refeitórios escolares. Os pontos fortes assinalados neste estudo comparativo da DECO são a boa nota atribuída à variedade e equilíbrio das ementas, sendo os mais negativos e os que são alvo de maiores reclamações pelos alunos, a temperatura da comida e a disciplina no refeitório, que normalmente é muito barulhento. Futuramente, será apresentada uma reflexão sobre este estudo no nosso blogue.

O Projeto Escola saudável relembra também os recursos disponibilizados na plataforma Moodle sobre nutrição e alimentação. 

.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm

A educação sexual nas escolas

O ano letivo 2011/2012 está no seu início, os professores e alunos estão a conhecer-se, na sua forma de trabalharem em conjunto e harmonia, perspetivando um processo ensino-aprendizagem que inclua o desenvolvimento integral do aluno. Este desenvolvimento integral inclui, obviamente, também a educação para a saúde nas suas variadas vertentes, das quais, a educação sexual é um dos exemplos.

A educação sexual nas escolas foi estabelecida formalmente através da Lei 60/2009, de 6 de Agosto (vide: http://legislacao.min-edu.pt/np4/np3content/?newsId=4096&fileName=lei_60_2009.pdf) e regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril (vide: http://legislacao.min-edu.pt/np4/np3content/?newsId=4728&fileName=portaria_196A_2010.pdf). Neste normativo legal, dá-se relevo ao desenvolvimento dos respetivos conteúdos no quadro das áreas curriculares não disciplinares, o que agora ao nível do 3.º ciclo, se torna mais restritivo com a eliminação do Estudo Acompanhado e da Área-Projeto, restando a Formação Cívica, que aliás tem um papel fulcral contemplado no ponto 2 do Artigo 3.º da Portaria n.º 196-A/2010. A transversalidade da educação sexual é mencionada e reforçada várias vezes nos referidos diplomas, salientando-se a necessidade de ser completada pelas diferentes áreas disciplinares. A educação sexual deverá estar também presente no Projeto Educativo do Agrupamento.

As cargas horárias mínimas destinadas a esta temática são de 6 horas para o 1.º e 2.º Ciclo e de 12 horas para o 3.º Ciclo e Secundário e os objetivos mínimos devem contemplar os seguintes conteúdos:

No 1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)
·         Noção de corpo;
·         O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;
·         Noção de família;
·         Diferenças entre rapazes e raparigas;
·         Proteção do corpo e noção dos limites, dizendo não às aproximações abusivas.

2.º ano
Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.

3.º e 4.º anos
Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.

No 2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
·         Puberdade — aspetos biológicos e emocionais;
·         O corpo em transformação;
·         Caracteres sexuais secundários;
·         Normalidade, importância e frequência das suas variantes biopsicológicas;
·         Diversidade e respeito;
·         Sexualidade e género;
·         Reprodução humana e crescimento; contraceção e planeamento familiar;
·         Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;
·         Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;
·         Dimensão ética da sexualidade humana.

No 3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
·         Dimensão ética da sexualidade humana:
·         Compreensão da sexualidade como uma das componentes mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projeto de vida que integre valores (por exemplo: adectos, ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;
·         Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;
·         Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;
·         Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contracetivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de Acão e tolerância (efeitos secundários);
·         Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infeção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção. Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões
·         emocionais e sexuais;
·         Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do despectivo significado;
·         Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e despectivo significado;
·         Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;
·         Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas

No Ensino secundário
Compreensão ética da sexualidade humana.

Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo, sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra vantagens de se voltar a abordá-los com alunos que, nesta fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a
vida sexual ativa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos adolescentes na atualidade:

Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

Informação estatística, por exemplo sobre:
·         Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
·         Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
·         Métodos contracetivos disponíveis e utilizados; segurança proporcionada por diferentes métodos; motivos que impedem o uso de métodos adequados;
·         Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade e da paternidade de gravidez na adolescência e do aborto;
·         Doenças e infeções sexualmente transmissíveis (como infeção por VIH e HPV) e suas consequências;
·         Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
·         Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tem dedicado especial atenção à educação sexual em meio escolar, promovendo várias atividades destinadas a diferentes públicos-alvo, no seio da coordenação que desenvolve em articulação com os diretores de turma em relação aos respetivos projetos, quer disponibilizando diversos recursos, quer através do blogue, quer através da plataforma moodle. Recorrendo à etiqueta educação sexual da barra lateral direita e à etiqueta recursos, surgirão as várias publicações referentes à temática da sexualidade e a propostas de recursos a aplicar.

A exemplo dos anos anteriores¸ ao longo deste ano letivo o PES continuará a sua missão de promoção da saúde em meio escolar, disponibilizando-se e contando também com a colaboração de toda a comunidade educativa.


(Texto escrito ao abrigo do acordo ortográfico)