Educação sexual - Recursos pedagógicos - Cadernos PRESSE da ARS-Norte, Departamento de Saúde Pública

Programa da ARS-Norte
No âmbito da Educação Sexual, prevista na Lei 60/2009, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) disponibiliza um conjunto de cadernos de actividades, desenvolvidos e promovidos pelo Departamento de Saúde Pública da ARS do Norte, que preconizam a abordagem de áreas temáticas, os respectivos objectivos, sugestões pedagógicas com propostas de actividades e de avaliação, visando constituir um instrumento orientador dos educadores. Esta iniciativa, enquadra-se no PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, desenvolvido pela ARS-Norte, mas que se enquadra nas necessidades emergentes transversais ao país nesta temática e é um exemplo de boas práticas a seguir. No Alentejo também se estão a desenvolver boas práticas e nesta, como em todas as temáticas, a partilha e a troca de experiências são peças fundamentais para o sucesso no alcance de objectivos comuns.

Para acesso aos recursos basta clicar nos ícones abaixo.

VIVA A SEXUALIDADE DE FORMA RESPONSÁVEL!

Para saber mais sobre a iniciativa PRESSE da ARS - Norte:
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/presse

DIA EUROPEU DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA - 27 DE ABRIL DE 2011

O Projecto Escola Saúdável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se às campanhas de divulgação e sensibilização no âmbito do DIA EUROPEU DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA, que se comemora hoje, dia 27 de Abril. 

Estava prevista para amanhã, a I Descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos, que visa a prevenção de comportamentos de risco na sinistralidade rodoviária, apelando a uma cultura de prevenção para todos os cidadãos, qualquer que seja o meio de transporte, mas por motivos logísticos, teve de ser adiada uma semana, realizando-se no dia 4 de Maio - 4.ª Feira.

 Os dados da União Europeia apontam para que no seu espaço geográfico morram cerca de 43 mil pessoas por ano, vítimas de acidentes rodoviários, aos quais se somam 1,7 milhões de feridos. Ainda ocorre um elevado número de sinistralidade rodoviária.

 Analisando os dados públicos da Operação Páscoa de 2011 leva-nos a ponderar sobre a evolução da sinistralidade rodoviária em Portugal, que torna a aumentar em proporções preocupantes. Nestes 5 dias morreram 10 pessoas (o dobro em relação ao ano passado) e 34 feridos com gravidade (mais 8 em relação a 2010).

No contexto do dia Europeu da Segurança Rodoviária, a Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária (Afesp) divulga um estudo que indica que 1 em cada 5 acidentes se devem a falta de sinalização ou a uma sinalização deficiente e, manifesta a sua preocupação, sobre a possibilidade da crise económica prejudicar ainda mais a manutenção e conservação das estradas, incluindo obviamente, a sinalização vertical e horizontal.

Todos estes assuntos e questões têm de ser ponderados e repensados e, além da responsabilidade social e comunitária, temos de apelar também à responsabilidade individual de quem se desloca, seja qual for o meio de transporte.

  
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA É RESPONSABILIDADE DE TODOS.

NÃO SEJA EGOÍSTA!
DÊ O SEU CONTRIBUTO!

 A prevenção rodoviária portuguesa na televisão

Jogos interactivos na Net sobre segurança rodoviária:


  Fontes:
Para saber mais:

SEMANA EUROPEIA DA VACINAÇÃO DE 23 a 30 DE ABRIL

Semana Europeia da Vacinação - 23 a 30 de Abril de 2011O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se à iniciativa da Semana Europeia da Vacinação, organizada pela Organização Mundial de Saúde - Europa. O lema deste ano é "Prevenir, Proteger, Vacinar" .

A vacinação, de todas as medidas de saúde pública, é talvez aquela que melhores resultados globais apresentou e melhor relação custo/efeito, contribuindo a larga escala para um aumento da esperança média de vida e uma diminuição da morbilidade. O Plano Nacional de Vacinação tem acompanhado esta evolução (há 45 anos) e o seu mais recente sucesso é vacina que previne contra o cancro do cólo do útero, provocado pelo papilomavírus humano.o Nosso Plano Nacional de Vacinação  está presente na imagem seguinte e o PES recomenda o seu seguimento.


A Direcção Geral de Saúde (DGS) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, vão desenvolver várias actividades no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Vacinação, nomeadamente, um concurso de desenhos com vários níveis, destinado a participantes até aos 18 anos, no intuito de sensibilizar para a extrema importância da vacinação na prevenção de doenças. 

É importante informar e entre os aspectos principais sobre a vacinação destacam-se os seguintes:
  • A importância da imunidade individual e de grupo;
  • A vacinação como prática individual e socialmente responsável;
  • A qualidade, segurança e efetividade das vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação;
  • Os riscos decorrentes da diminuição da cobertura vacinal;
  • Os principais mitos sobre a vacinação;

Para saber mais sobre a Semana Europeia da Vacinação:

ATENÇÃO! ALTERAÇÃO DE DATAS - I DESCIDA SAUDÁVEL DE CARRINHOS DE ROLAMENTOS

Com o intuito de conciliarmos a I Descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior com outras actividades, o Projecto Escola Saudável adiou esta iniciativa uma semana. Desta forma, procedeu-se a uma alteração nas datas de inscrições e da competição.


Vídeos de corridas de carrinhos de rolamentos


Ainda estás a tempo! 
Inscreve-te e participa!

Consulta o regulamento em: 

Dia Mundial da Voz 2011 - dia 16 de Abril

No próximo dia 16 de Abril irá comemorar-se o Dia Mundial da Voz.

A voz é a ferramenta da nossa principal forma de comunicação e, apesar da sua extrema importância, só temos a percepção real dessa evidência, quando temos qualquer problema, como rouquidão, ou afonia. A locução da rádio e da televisão, as canções, as aulas, os debates, o declamar poemas... têm na voz um dos seus segredos.

As doenças da voz são várias, que vão desde simples afecções até situações graves , como é o cancro da laringe. Frequentemente, quando surgem os sintomas iniciais, as pessoas não lhes dão importância e apenas recorrem a ajuda especializada quando a situação já está mais agravada. Mas existem comportamentos de risco que podem ser evitados, pois a sua associação com a persistência de problemas graves na voz é muito elevada e evidente, como é o caso do tabagismo e da ingestão frequente de bebidas alcoólicas.  Por outro lado, também são vários os comportamentos que podemos tomar no sentido inverso, o da preservação e melhoramento da nossa voz, como é o caso de uma boa hidratação e da prática desportiva

Os rastreios de problemas da voz, como em qualquer outra situação, possibilitam o diagnóstico precoce de eventuais situações que necessitem de intervenção especializada e a sua resolução ou tratamento com maior eficácia. No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, o Ministério da Saúde através dos serviços de otorrinolaringologia de vários hospitais do país, está a promover campanhas de rastreio da voz.


CONHEÇA A SUA VOZ! GOSTE DA SUA VOZ!

No ensino, tal como em várias outras actividades, uma correcta colocação e utilização da voz são fundamentais para que o desgaste físico seja menor, para que a eficiência da prática lectiva tenha melhores índices de atenção/concentração e para que não surjam complicações de saúde. Nos últimos anos, o reconhecimento desta importância já se evidenciou no surgimento de algumas acções de formação sobre técnicas de colocação de voz e de respiração.

Guia Básico para professores - Técnicas de colocação de vozwww.iil.pt/Ficheiros/TECNICA_VOCAL.doc 

  O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) salienta e recomenda o sítio electrónico do dia mundial da voz, onde de forma atractiva, é possível obter-se informações sobre esta característica fantástica que é a Voz.  Em baixo, destacam-se alguns dos links.


 A VOZ é um instrumento dentro do nosso corpo.
 Aprenda a gostar dele para o preservar!




Fontes: 
Para saber mais:

Receba as novidades do PES por email - "Uma newsletter saudável"


Agora, além de ser possível seguir as actividades e novidades do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) no facebook também é possível manter-se sempre actualizado através  de email.



 Para que tal suceda, basta digitar o seu endereço de email na aplicação ( receba as novidades do PES por email) que está localizada na barra lateral,  por baixo do contador de visitas semanais, e submetê-lo . Automaticamente, receberá uma mensagem email de confirmação e basta clicar no link para que a sua opção fique registada. 

Assim, sempre que for publicada nova mensagem no nosso blogue, será o primeiro a receber a notícia e a saber as novidades saudáveis que vamos publicando com regularidade.   

EXPERIMENTE! 
RECEBA A NOSSA "NEWSLETTER" SAUDÁVEL!

Assinatura de Protocolo GARE - DREALE + Circuito “ALCOKART” - 8 de Abril

Uma das áreas prioritárias do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) é a prevenção rodoviária, tendo sido já desenvolvidas várias actividades com esse intuito e estando outras previstas para os próximos tempos. A primeira semana do 3.º Período será dedicada à prevenção da sinistralidade rodoviária, incluindo , entre outras actividades, a primeira descida de carrinhos de rolamentos em parceria com vários colaboradores.


A sinistralidade rodoviária é uma realidade que afecta a população jovem e a principal causa de morte e de incapacidade nestas faixas etárias. Na sinistralidade rodoviária associada aos jovens é relativamente comum estar subjacente o consumo de aditivos, de onde se salienta o álcool. É importante intervir. A Direcção Regional de Educação do Alentejo, nesse sentido, vai assinar um protocolo com o GARE - Associação para Promoção de uma Cultura de Segurança  Rodoviária tendo sido escolhido o nosso Agrupamento de Escolas como local para a cerimónia, o que muito nos orgulha. É com grande honra que o PES convida toda a comunidade para estarem presentes e assistirem à apresentação em Campo Maior do “ALCOKART”.



A prevenção rodoviária não é exclusiva de quem conduz. 
É uma questão de todos! 
_________________________
GARE: http://www.gare.pt/

Direcção Regional de Educação do Alentejo: http://www.drealentejo.pt/

A Prevenção Rodoviária no blogue do PEShttp://pescm.blogspot.com/search/label/preven%C3%A7%C3%A3o%20rodovi%C3%A1ria 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 7 DE ABRIL DE 2011

Comemora-se hoje, 7 de Abril, o Dia Mundial de Saúde que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, no período pós-guerra. Este ano, o Dia Mundial de Saúde é dedicado ao tema da "resistência microbiana e a sua disseminação global". A resistência aos antibióticos é uma ameaça crescente associada ao desenvolvimento de estirpes de superbactérias, devido ao uso abusivo deste tipo de medicamentos. Estes microorganismos são uma preocupação para as entidades de saúde pública, porque desenvolveram defesas capazes de resistir aos antibióticos mais fortes, provocando infecções letais. A disseminação deste tipo de bactérias é uma ameaça real.

Target with World Health Day SloganPortugal é o sexto país da Europa que mais consome este tipo de medicamentos, gastando uma média mensal de sete milhões em antibióticos de acordo com os dados do Infarmed. Não é a questão económica que aqui mais importa, mas sim a questão da saúde e como esta utilização excessiva e, muitas vezes desnecessária, pode matar. Por exemplo, os antibióticos são ineficazes contra os vírus, mas são frequentemente usados no combate a viroses, nomeadamente, contra casos de gripe.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) recomenda:

NÃO FAÇA AUTOMEDICAMENTAÇÃO!
ALERTE PARA UM USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS!

Fontes:

Programa das celebrações oficiais do dia Mundial da Saúde:


Saber mais sobre "superbactérias":

Mundo Brilhante trouxe (mais) optimismo à educação e à saúde no nosso Agrupamento

Tal como fora anunciado pelo PES, na passada terça-feira, dia 5 de Abril, ao fim da tarde, o Dr. Alfredo Leite do projecto Mundo Brilhante esteve novamente presente no nosso Agrupamento para dinamizar mais uma sessão para pais, encarregados de educação, professores e  comunidade em geral.  O tema central desta acção foi o optimismo na educação e na saúde dos nossos filhos. É claro, que atendendo ao actual momento social que vivemos, a "crise" não foi esquecida e a forma como ela pode influenciar as nossas vivências relacionais.
Foi uma sessão animada e esclarecedora, onde os participantes tiveram uma postura interventiva, explorando vários aspectos da psicologia positiva, numa "conversa" dinamizada pelo Dr.Alfredo Leite, que nos "fez (re)pensar a educação e a saúde, numa perspectiva optimista. As interacções pais/filhos; professores/alunos e entre pares foram debatidas, não se esquecendo da importância de termos tempo de qualidade nestes importantes momentos. Muito se disse, mas muito mais ficou por dizer! Sejamos optimistas, pois voltaremos a falar no assunto!

 

Caminhada Saudável da Primavera - 4 de Abril de 2011

Na passada segunda-feira, dia 4 de Abril, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), juntamente com o grupo disciplinar de Educação Física e do projecto Eco-Escolas, realizou a sua caminhada saudável da Primavera. Como já vem sendo habitual, a Guarda Nacional Republicana (GNR), mais especificamente, o Posto Territorial de Campo Maior, colaborou nesta iniciativa, escoltando os caminhantes ao longo do percurso. Os alunos da turma do 12.º A também foram fundamentais na monitorização de actividades que se foram desenvolvendo, colaborando mais uma vez com o PES.

As caminhadas são uma prática saudável que se tem consolidado nos nossos planos anuais de actividades, promovendo a actividade física e o contacto com a natureza, sensibilizando a comunidade para todas as vantagens que dai advêm.   

A caminhada saudável da Primavera partiu da Escola Secundária de Campo Maior, participando várias turmas e professores, do Ensino Básico e do Ensino Secundário, dirigindo-se para o belo espaço da Ermida de São Joãozinho, onde se desenvolveram várias actividades, incluindo um pequeno piquenique livre e vários jogos tradicionais, como o jogo da corda, o jogo da macaca, corridas de sacos, o jogo do pião, entre outros. Foi um dia muito bem passado, pleno de divertimento, de práticas ambientais e de práticas saudáveis, como as imagens documentam.

 
 
  
 
  
 
 

EM MAIO TEREMOS NOVA CAMINHADA SAUDÁVEL!
"PREPARE ESSE CORAÇÃO!"

2.ª Colheita de Sangue do ano lectivo na Escola Secundária de Campo Maior

No passado dia 29 de Março, realizou-se a segunda colheita de sangue deste ano lectivo na Escola Secundária de Campo Maior, no seguimento da parceria entre o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) e o Serviço de Sangue do Hospital de St.ª Luzia, de Elvas, que tem decorrido com sucesso desde que se iniciou, decorrridos 3 anos.

O Dr. Diego Cruz, Director do Serviço de Sangue do Hospital de Elvas, salientou a importância da continuidade destas acções, quer pela forte componente pedagógica e cívica, no âmbito da sensibilização para a dádiva de sangue, quer num progressivo aumento do número de dadores que se tem registado e que constituem um contributo crescente para a administração de sangue e/ou seus componentes a doentes necessitados.

As collheitas de sangue no Agrupamento de Escolas de Campo Maior irão continuar no próximo ano lectivo, contando com a colaboração e participação de toda a comunidade. Lembre-se:

DAR SANGUE É DAR VIDA! 

JÁ SENTIU O QUE É SALVAR ALGUÉM?

Foto de portalalentejano.com

A colheita de sangue na imprensa:

SEMANA INTERNACIONAL DA ALERGIA

Como já foi anteriormente referido pelo Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), com a chegada do "bom tempo" regressam também os espirros e os olhos chorosos, não por maleitas de amor, mas por sintomologia de alergias. Por este motivo, nesta semana que está a decorrer, assinala-se a Semana Internacional da Alergia para sensibilizar a população nesta fase inicial dos primeiros sinais que, muitas vezes, são desprezados, mas que influenciam de forma negativa a qualidade de vida de um grande número de pessoas. As manifestações alérgicas mais frequentes são a rinite, a urticária, o eczema e a asma. Nestes dias, os pólenes mais frequentes têm sido os de plátano, carvalhos, ciprestes e pinheiros. Há formas de prevenção e terapêuticas contra as alergias.

Não cruze os braços à espera do próximo espirro! Informe-se!

As recomendações do PES de há um ano (in: http://pescm.blogspot.com/2010/04/um-espirro-desde-primavera-ao-verao.html) repetem-se, nomeadamente, a visita dos seguintes sítios electrónicos:


 Para saber mais:

EDUCAÇÃO, SAÚDE, OPTIMISMO (Psicologia Positiva) num "Mundo Brilhante" em Campo Maior

ATENÇÃO:
5 de Abril (3.ª feira) na Escola Secundária de Campo Maior (18h30 - sala de audiovisuais)

NOVA Sessão (gratuita) para pais, encarregados de educação, assistentes operacionais, professores …  


... com o Dr. Alfredo Leite – Psicólogo Educacional
do Projecto Mundo Brilhante.

Desta vez as temáticas abordadas serão: Saúde, Optimismo (Psicologia Positiva) e Educação.
Venha e traga o(s) seu(s) educandos!


BIOTECNOLOGIA NA SAÚDE - REPRODUÇÃO ASSISTIDA E TERAPIAS GENÉTICAS

Foto de Jornal Público online

No âmbito dos programas curriculares debatem-se os benefícios e riscos das inovações tecnológicas, nomeadamente, discutindo aspectos da bioética, associados às potencialidades que determinados procedimentos transportam. O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) também tem nas suas funções, a promoção desta discussão e a divulgação dos avanços da biotecnologia, nomeadamente, no campo da saúde.
A reprodução assistida é uma das temáticas que mais surge e, quando conciliada com terapias genéticas, o grau de interesse do debate e discussão aumenta de forma exponencial. As últimas semanas foram férteis nesta matéria e com avanços significativos.

Nos finais de 2010 (mas só recentemente divulgado) nasceu na nossa vizinha Espanha o primeiro bebé geneticamente seleccionado para nascer sem um gene mutante, responsável pelos sucessivos casos de cancro de mama hereditário que assolaram aquela família ao longo de gerações. A comunidade científica, crê ter colocado um ponto final àquele tipo de cancro naquela família, apesar das outras variáveis que lhe possam estar associadas, nomeadamente, factores ambientais (in: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/nasce-em-espanha-o-primeiro-bebe-seleccionado-para-nao-ter-um-gene-relacionado-com-cancro-da-mama_1485506).

Um grupo de cientistas de origem japonesa deu um grande avanço no estudo da fertilidade masculina, conseguindo produzir espermatozóides em laboratório, recorrendo a apenas 1 mm de tecido de testículos de ratinhos recém-nascidos. Esses espermatozóides foram depois utilizados na fecundação de óvulos e originaram descendência saudável. Embora ainda longe deste sucesso ser transportado para os humanos, abre, certamente, importantes portas contra situações de infertilidade masculina ( in: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/cientistas-produzem-esperma-em-laboratorio_1486569). Este estudo foi publicado na revista Nature.

Um grupo de investigadores portugueses conseguiu travar o crescimento de cancro, manipulando o ambiente envolvente às células cancerosas, compreendendo o mecanismo de bloqueio de um gene específico que ocorre de forma associada um conjunto diversificado de certos cancros. A identificação de uma molécula do meio extracelular (exterior à célula) que tem um papel fundamental na propagação dos tumores e o seu papel nesta maligna função, abre portas a novas terapias, que passam pelo controlo da sua concentração no ambiente envolvente. Este estudo foi publicado na revista oncogénese (in: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/portugueses-limitam-crescimento-de-cancro-manipulando-ambiente-celular_1486673).


LEIA OS ARTIGOS COMPLETOS.
DÊ-NOS A SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO!

  Fontes:

COLHEITA DE SANGUE NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR - EDIFÍCIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA

No seguimento do que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) anunciara aquando da realização da 1.ª colheita de sangue deste ano lectivo, em Novembro de 2010 (http://pescm.blogspot.com/2010/11/colheita-de-sangue-na-escola-secundaria.html), no próximo dia 29 de Março, terça-feira, realizar-se-á mais uma iniciativa de recolha deste tão nobre e precioso líquido que salva vidas. 

Esta parceria entre o Serviço de Sangue do Hospital de St. Luzia, em Elvas e o PES, já com 3 anos decorridos de acções em comum, tem-se justificado não só pelas dádivas de sangue obtidas, mas também pela forte componente cívica e educacional que as campanhas de sensibilização transportam. 

A colheita de sangue decorrerá no dia 29 de Março, terça-feira, das 9h30m às 13h, no laboratório 3 da Escola Secundária de Campo Maior.


Quem sabe, não salva alguém que conhece?

IRS "saudável" - um exemplo para a promoção da saúde, sem gastar nada!

Como nos restantes anos, por esta altura, os portugueses fazem contas por causa do IRS e, numa época de crise financeira que assola transversalmente a sociedade e todos os sectores, as preocupações são acrescidas. Mas os portugueses já demonstraram por inúmeras vezes, que mesmo em dificuldades, não esquecem o sentido de solidariedade e de ajuda ao próximo. Desde que existe essa possibilidade, já foram entregues a diversas instituições de solidariedade social  milhões de euros por cidadãos anónimos, que fazem reverter 0,5% das suas contribuições de IRS para estas nobres causas. 

Ao abrigo da Lei 16/2001 (artigo 32 números 4 e 6) os contribuintes podem consignar 0,5% do imposto liquidado a IPSS e outras instituições reconhecidas pelo Estado, apoiando o trabalho desenvolvido pelas mesmas.

Tal como no ano anterior, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior ajuda a  Liga Portuguesa Contra o Cancro na divulgação da sua campanha de sensibilização para que todos os contribuintes usufruam desta possibilidade, para contribuírem  na sua luta contra esta infame doença (http://pescm.blogspot.com/2010/02/o-irs-contra-o-cancro.html). 


O lema deste ano é: Quer ajudar muito sem gastar nada!


No caso da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o contribuinte estará a apoiar doentes oncológicos, o desenvolvimento de programas de educação para a Saúde, diagnóstico precoce e investigação científica na área da oncologia.

Não deixe de contribuir! 
Não gasta nada e ajuda muito!

Liga Portuguesa Contra o Cancro:

A sonolência dos automobilistas e a sinistralidade rodoviária - estudo da Associação Portuguesa do Sono (APS)

Imagem da campanha de sensibilização
Imagem oficial da campanha

A Associação Portuguesa do Sono (APS), neste dia Mundial do Sono - hoje, dia 18 de Março -, divulgou os resultados de um estudo sobre "a sonolência dos automobilistas portugueses", que revela que cerca de 12% de automobilistas já adormeceram ao volante, resultando em acidente ou em quase acidente. Apesar da generalidade dos condutores afirmar que tem uma boa qualidade de sono, dados clínicos demonstram que 35% na realidade, não o tem.


O cansaço, stress, um sono de má qualidade e trabalho por turnos são factores que podem agravar a possibilidade de ter um acidente de automóvel, sendo que é o sono é considerado a principal causa de acidentes de viação mortais e está relacionado com cerca de 20 por cento dos acidentes de informação, segundo dados avançados pela presidente da APS. É por este motivo, que esta associação lança hoje a campanha de sensibilização, alertando os condutores, especialmente os mais jovens, de que conduzir com sono pode matar!

Esteja atento(a) aos sinais:





Vários testes e ensaios, demonstram que conduzir após estar 18 horas acordado, é equivalente a conduzir sob o efeito de uma taxa de alcoolemia de 0,5 g/L (taxa de alcoolemia onde começa a infracção de acordo com o actual código da estrada). A influência do sono e do cansaço na sinistralidade rodoviária, embora seja facilmente perceptível  pela generalidade da população, não é abordada na maioria das campanhas de prevenção rodoviária.

Vídeo com o anúncio televisivo

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior está atento e preocupado com todas as questões da sinistralidade rodoviária e apela a todos os condutores para que tomem em consideração estes dados e, caso esteja cansado(a) e/ou com sonolência...

... por favor, não conduza! 


Fontes:
http://www.apsono.com/
http://www.apsono.com/media/APC_BROCHURA_SONO_NET2.pdf

Para saber mais:
http://www.apsono.com/pt/