10.º Aniversário da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Campo Maior - 7 de Junho

No âmbito da comemoração do 10ºaniversário da CPCJ de Campo Maior, no dia 7 de Junho de 2011vão realizar-se diferentes actividades para assinalar a instauração da comissão no concelho de Campo Maior.


Esta iniciativa contará com a presença da Dr.ª Maria José Rodrigues, interlocutora do Ministério Público nesta comissão, as técnicas Dr.ª Elsa Machado e Dr.ª Mariana Magalhães que abordarão na sua comunicação um exemplo de articulação entre a equipa do CAFAP e a CPCJ : ”Da intervenção no risco às ruas floridas: que caminho?” O  Dr. Jorge Souto, vice-presidente da Comissão Nacional dedicará a sua intervenção ao tema: Comissão de Protecção “Um Direito Adquirido”.
  

NÃO FIQUE INDIFERENTE!

  
PARTICIPE!

Vacina contra o cancro do cólo do útero também eficaz em mulheres com mais de 24 anos

Em edições anteriores, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) já publicou informações sobre a prevenção do cancro do cólo do útero através do papiloma vírus humano, que se transmite por via sexual, apelando para uma sexualidade responsável e para a importância da vacinação no combate a esta doença, que continua a afectar muitas pessoas (vide http://pescm.blogspot.com/search/label/cancro%20do%20c%C3%B3lo%20do%20%C3%BAtero). 

A campanha Passa a Palavra é um apelo à entreajuda, para que todas as mulheres possam realizar rastreio para um eventual diagnóstico precoce da doença  para a vacinação das jovens, de forma a tentar-se reduzir de forma significativa esta doença, que mata 300 mulheres por ano.   

A vacina contra o vírus do papiloma humano já integrou o Plano Nacional de Vacinação, garantida que está a sua eficácia na imunidade de jovens, principalmente, antes de iniciarem uma vida sexual activa. A dúvida persistia, se esta taxa de eficácia seria significativa em mulheres de nível etário superior (entre os 24 anos e os 45 anos). A publicação dos resultados preliminares de um estudo que incide neste grupo etário demonstra que é igualmente viável a vacinação de mulheres depois dos 24 anos de idade. Estas conclusões foram publicadas no  British Journal of Cancer 

Desde o ano passado que existiam recomendações da Agência Europeia do medicamento para que todas as mulheres até aos 45 anos fossem vacinadas e, não somente, até aos 26 anos, como acontecia. O nosso país também seguiu esta linha, tendo alargado de forma progressiva o plano e idade de vacinação, de acordo com os dados validados cientificamente que vão sendo publicados.  

Fontes: 
Publicações anteriores sobre vírus do papiloma humano e cancro do cólo do útero: 

Telemóveis e cancro - radiação possivelmente cancerígena - vale a pena prevenir!

O telemóvel enraizou-se nas rotinas quotidianas do mundo ocidental e o nosso país não é excepção. Usa-e e abusa-se desta tecnologia. Além das alterações sociais que impuseram à generalidade das pessoas, que muitas vezes, de forma absurda, quando se esquecem do telemóvel ou ficam inesperadamente sem bateria, entram num estado de angústia e ansiedade estranho, como se "tivessem perdido uma perna" ou outra parte do corpo. O telemóvel tornou-se para muitos um apêndice corporal. Esta utilização abusiva e, que cada vez mais, surge em idades precoces, levou à necessidade de se legislar e proibir a utilização dos telemóveis e outros dispositivos electrónicos nas escolas. O uso ilícito, com a captação de imagens e sons difundidos na Internet, foi um dos motivos subjacentes a esta decisão. Mas esta medida torna-se insuficiente e nem sempre fácil de controlar e de colocar em prática. Só surtirá o efeito desejado, quando conciliada com uma   mudança de fundo na mentalidade e hábitos sociais, que não surgirá de repente, como se de "um aguaceiro vindo do céu se tratasse". Terá de ser construída individualmente, com as tomadas de posição e actos de cada um. 

Para a tão desejada mudança de hábitos sociais, talvez os recentes dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que substanciam aquilo que na verdade, "todos desconfiávamos" mas preferíamos ignorar, venham dar um importante contributo. A OMS classificou a radiação dos telemóveis como possivelmente cancerígenaEsta conclusão baseia-se numa avaliação conduzida pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC, nas sigla em inglês), uma organização da OMS que se dedica a classificar diferentes substâncias, de químicos a alimentos, conforme o seu risco de provocar cancro. A classificação de “possível cancerígeno” é a terceira mais afirmativa da escala da IARC 

Há evidências “limitadas” de uma relação entre a radiação emitida pelo telemóveis e dois tipos de cancro: o glioma, que se desenvolve a partir de células do sistema nervoso chamadas células da glia, que é maligno, e outro cancro que se desenvolve a partir dos nervos acústicos – o neuroma acústico.

 O uso intensivo deste aparelhos, sugere então, um acréscimo significativo na probabilidade do surgimento destas patologias. O uso de telemóveis por crianças potencia ainda mais este risco e deve, ao máximo, ser evitado.

DESLIGUEMOS A NOSSA OBSESSÃO PELO TELEMÓVEL!
VALE A PENA PREVENIR ! 
Fontes:  

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - 1 de Junho - "Vamos crescer saudáveis!"

No âmbito do dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) recomenda a todos os pais e encarregados de educação a leitura de alguns conselhos especiais, que se encontram em alguns sítios da especialidade, para que todas as crianças possam crescer em segurança e saudáveis. Além do amor e afecto... é preciso mais.

Portal da Criança:


Direitos da criança: 


UNICEF:


Vacinação:


Segurança infantil:



Desenvolvimento infantil:


Outros sítios de interesse:
Ser criança é ser Feliz! 

Ser criança saudável, 
para também ser  um adulto saudável!

Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de Maio de 2011 - Prémios Escolas Livres de Tabaco

No último dia do mês de Maio, terça-feira, dia 31, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco e o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não poderia ficar indiferente a esta data. No seguimento do trabalho desenvolvido desde o início de funções do PES, a sensibilização para a problemática do consumo de aditivos, nomeadamente, do tabagismo, constituem uma das áreas prioritárias do nosso plano de actuação. Em Novembro passado, aquando da comemoração do dia do Não Fumador, desenvolveram-se várias actividades de forma concertada e transversal, no intuito de serem abrangentes e terem impacto junto da comunidade (vide http://pescm.blogspot.com/2010/11/dia-mundial-do-nao-fumador-actividades.html) .

Além de exposições de cartazes, foram realizadas sessões de sensibilização pela equipa médica de cessação tabágica do Centro de Saúde de Campo Maior em turmas de 8.º e 9.º anos e, um grupo de alunos habitualmente colaborador do PES, desenvolveu um trabalho-projecto em simultâneo, que além de participar nas acções já mencionadas, incluiu a criação de folhetos informativos e respectiva distribuição e divulgação junto da comunidade educativa, apresentações PowerPoint transimitidas com frequência no sistema interno de televisão (LCD) da Escola Secundária, bem como, pequenas sessões junto de colegas.


O trabalho e dinamismo destes alunos foi fantástico e, na comemoração oficial do Dia Mundial Sem Tabaco no dia 31 de Maio que vai decorrer em Évora, no auditório da DREAlentejo, terão o seu mérito reconhecido, sendo agraciados com um merecido prémio das ESCOLAS LIVRES DE TABACO, pela sua contribuição na promoção da saúde em meio escolar. Esta cerimónia é aberta a todos os professores de 2.º e 3.º ciclo (vide http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1971). Dar-vos-emos depois as novidades deste dia .


A nossa instituição está integrada na rede de escolas livres de tabaco e a nossa luta contra o hábito nocivo e prejudicial do tabagismo é permanente... Não se resume somente a estes dias. Fumar é o factor de risco modificável com maior número de mortes atribuídas em todo o mundo, não esquecendo o agravante das imensas doenças incapacitantes que surgem associadas.
FUMAR... ALÉM DE MORRER... TAMBÉM É MATAR!

FUMAR... ALÉM DE TUDO O QUE JÁ SE DISSE... TAMBÉM É UMA ESTUPIDEZ!
______________________________________________________

Programa Oficial da Cerimónia de Entrega de Prémios Escolas Livres de Tabaco: - http://www.drealentejo.pt/upload/Programa_31_maio_2011_DiaSemTabaco.pdf

MAIO - MÊS DO CORAÇÃO - PARTE II

O mês de Maio está prestes a terminar, culminando com um importante dia (DIA MUNDIAL SEM TABACO), constituindo um dos meses em que mais se abordam temas de saúde, com especial relevo para a temática do coração.  Mas estas mensagens, campanhas, actividades e mudanças comportamentais, não se podem reduzir a este mês e dias seguintes. É fundamental a prática frequente de hábitos saudáveis, de forma a serem minimizados factores de risco e evitáveis para problemas de saúde.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) é apologista e fomentador de práticas saudáveis no nosso quotidiano, tentando também chegar além da nossa comunidade, dando um contributo universal. Um dos nossos principais objectivos é a promover a adopção de hábitos saudáveis. Neste propósito, o PES recomenda a leitura atenta do dossiê  "proteja o seu coração" (In http://saude.sapo.pt/dossiers/proteja-o-seu-coracao ) , publicado no Canal saúde do portal SAPO, de onde destacamos 11 conselhos para rejuvenescer  o seu coração e ganhar anos de vida (in : http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/rejuvenesca-o-seu-coracao.html).

11 Conselhos - REJUVENESÇA O SEU CORAÇÃO:
  1. Gordura abdominal sob controlo
  2. Actividade física: uma hora por dia!
  3. Dê água aos seus rins
  4. As últimas novidades da Nutrição
  5. Fomente o trabalho de equipa
  6. Fuja da poluição
  7. Respire fundo
  8. Durma sete horas
  9. Duas gorduras sob controlo
  10. Abandone o tabaco
  11.  A partir dos 40, maior controlo


PROTEJA O SEU CORAÇÃO.

POR SI E PELOS OUTROS!

Fontes:

Dossiê completo "Proteja o seu coração" http://saude.sapo.pt/dossiers/proteja-o-seu-coracao  

DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA - 25 DE MAIO DE 2011

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) realça o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala hoje, dia 25 de Maio com o desenvolvimento de várias actividades por diversos pontos do país. A esclerose múltipla é uma doença degenerativa, incapacitante, que afecta cerca de 8 mil portugeses diagnosticados.

Este dia, além de constituir uma forma de dar a conhecer esta grave doença, de sensibilizar para a importância de um diagnóstico precoce e o encaminhamento atempado para os cuidados e terapêuticas adequadas, serve também para alertar sobre os vários direitos que as pessoas afectadas com esta doença possuem e, muitas vezes, por desconhecimento, não usufruem deles. Os benefícios fiscais são um desses exemplos.

Fonte: 
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/escleroseymultipla.html

Para saber mais sobre a esclerose múltipla:

Guiões de Educação - Género e Cidadania - Pré-Escolar e 3.º Ciclo - Lei 60/2009


 No âmbito da Lei 60/2009 relativa à educação sexual em meio escolar, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) divulga guiões de educação - Género e Cidadania - que foram  publicados pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e validados curricularmente pela Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e, que no corrente ano lectivo, estão a ser aplicados em algumas escolas piloto em diferentes regiões do país. 


Constituem bons recursos de trabalho, que devem ser aplicados no seguimento de uma Oficina de Formação designada por Género e Cidadania, acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua e, monitorizada a sua execução, conjuntamente, pela DGIDC, pelas DRE e pela CIG.

Estes recursos têm como finalidade o desenvolvimento de estratégias de apoio à promoção de uma efectiva educação de raparigas e de rapazes para o exercício da cidadania democrática. Estas estratégias pressupõem, da parte das/os docentes uma atitude mais atenta de forma a, nas actividades educativas, desconstruírem e contrariarem concepções e comportamentos estereotipados relativamente ao género.

Os Guiões de Educação - Género e Cidadania 

Fonte:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/espaco_noesis/Documents/BOLETIM/boletimABRIL.pdf

Endereço electrónico dos Guiões de Educação - Género e Cidadania:

6.ª Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis - 22 a 29 de Maio - Évora - Associação "Chão dos Meninos"


A Associação "Chão dos Meninos" organiza em Évora, pela 6.ª vez consecutiva, a Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, de 22 a 29 de Maio. Esta iniciativa, que começou em 2006, terá como lema deste ano "cidadão que cuida, comunidade faz crescer", privilegiando a importância da comunicação positiva na prevenção de maus tratos infantis.

Esta acção conta com a colaboração de diversas entidades e terá como principais actividades e como objectivos os seguintes:

Objectivos: 
1- Promover a consciencialização das comunidades para a problemática dos maus tratos infantis em torno de uma perspectiva de Prevenção. 
2- Fomentar a mobilização da Comunidade em função da causa “Criança”/”Direitos da Criança”/”Bem-estar da Criança”. 
3- Desenvolver estratégias de Prevenção Primária dos maus tratos infantis 
4- Despertar a Comunidade para a importância de comunicar positivamente como forma de prevenção dos maus tratos infantis.



Actividades: 
1- Seminário “ Comunicar positivamente” 
2- Workshops
3- Actividades socioculturais 
4- Acções de sensibilização/formação  
5- Exposições 
6- Tertúlias, etc 

 "CIDADÃO QUE CUIDA, COMUNIDADE FAZ CRESCER!"

Fontes: 
http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1968º
http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1912
http://www.drealentejo.pt/upload/6_Semana_da_prev_div.pdf

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO - 17 DE MAIO

Em pleno Mês do Coração, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, assinala-se também o Dia Mundial da Hipertensão (dia 17 de Maio), que é um dos factores de risco associados às doenças cardiovasculares e que tem, de igual forma, uma elevada prevalência no nosso país. Hoje, dia 17 de Maio está a realizar-se um rastreio da hipertensão generalizado por diversos locais, mas todo o indivíduo consciente e responsável deveria ter o cuidado de medir a sua pressão arterial com regularidade. 

Morrem, anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas devido a problemas derivados da hipertensão, nomeadamente, doenças de coração, diabetes e doenças de rins

O Dia Mundial da Hipertensão, foi uma iniciativa da World Hypertension League (Liga Mundial de Hipertensão) e, é actualmente, organizado em conjunto pela International Society of Hypertension (ISH), World Kidney Day (WKD), World Action on Salt and Health (WASH) e pela International Diabetes Federation (IDF).


Estas quatro organizações trabalham em conjunto com um único objectivo, o de promover uma sensibilização, a nível global, para os riscos associados à pressão arterial elevada, fomentado a detecção, controle e prevenção da hipertensão arterial nas populações. 

O consumo exagerado de sal (cloreto de sódio) não pode surgir dissociado dos problemas de hipertensão na nossa população e constitui um problema de saúde pública, como é evidente pela legislação que obrigou à diminuição obrigatório dos teores de sal no fabrico de pão. O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não consegue ficar indiferente a a esta questão e apela a toda a comunidade que preste maior atenção e que siga o lema:

"Conheça os seus números.
 Verifique a sua pressão arterial."
Modere o consumo de sal na sua alimentação. 

Fontes: 
Para saber mais: