Obesidade infantil - "um perigo dos tempos, que encurta o tempo de vida...

Dados recentes da OMS revelam que, após muitos anos de aumento gradual, a esperança média de vida em Portugal diminuiu. Em suma, estima-se à nascença, que qualquer português recém-nascido viva menos tempo do que era esperado há poucos anos atrás.

A explicação é simples. A superalimentação tão falada para países desenvolvidos, em que os Estados Unidos da América são um exemplo supremo de população obesa, está a instalar-se em Portugal, tendo uma incidência preocupante nas camadas jovens. A obesidade infantil é um problema de saúde pública grave. 

A dieta mediterrânica, que recentemente foi alvo de uma petição pública para ser candidata a património cultural da UNESCO pelas suas indubitáveis vantagens, está a desvanecer-se das mesas do povo. Há pouco mais de uma década, o conceito de "fast food" no nosso país esbarrava quase sempre no simples "frango assado", mas hoje, este conceito está tão alargado e enraizado em certos sectores, que se torna cansativo enumerar os géneros que o integram.  O stress da vida quotidiana, com o tempo sempre contabilizado ao segundo são a "desculpa" mais usada para justificar a acesso e recurso a "fast food" e outras "coisas" afins. Um sinal da mudança dos tempos é a chegada ao nosso país de um conhecido reality show para obesos. No primeiro dia de inscrições, estas foram aos milhares.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tem consciência do aumento da incidência da obesidade na população, nomeadamente, em crianças e jovens em idade escolar e tem desenvolvido acções visando esta temática e continuará a fazê-lo ao longo do ano. As escolas têm uma preocupação crescente em dar uma oferta alimentar saudável e diversificada, quer ao nível do bufete, como dos refeitórios, mas as tentações exteriores são cada vez mais fortes. É cada vez mais fácil o acesso a cafés, pastelarias, supermercados e outros localizados perto dos estabelecimentos escolares, onde crianças e adolescentes compram todo o tipo de guloseimas e comidas hipercalóricas. O marketing é cada vez mais agressivo e dirigido. A faixa etária dos 12 aos 18 é a mais preocupante. Aqui, é fundamental a intervenção dos Encarregados de Educação, nomeadamente, no controlo e gestão do dinheiro que dão aos seus filhos e nas autorizações fornecidas para saída dos recintos escolares.

Nos lares, a alimentação errada é também cada vez mais recorrente e, em tempos de crise como os anunciados, tem tendência a aumentar.

 A luta contra a obesidade infantil é de todos: das escolas, dos alunos e das famílias. Ninguém pode virar a cara!  

O PES sugere a visita da Plataforma Contra a Obesidade, um projecto que envolve várias parcerias e onde pode ter acesso a receitas saudáveis, planos de actividade física adaptados, entre outras iniciativas interessantes. A outra sugestão passa pela visita à página electrónica da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

NÃO FIQUE GORDO! MEXA-SE!
TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!


Visite os seguintes endereços electrónicos:
Plataforma Contra a Obesidade:

Obesidade Infantil:

Associação Portuguesa de Nutricionistas:
  

Portal do Bullying - um (1) ano a servir e ajudar

O Portal do Bullying foi criado há um ano e constitui um centro de ajuda online, procurado por jovens, pais, outros familiares e professores. Num ano de actividade teve mais de 40 mil visitas e deu mais de 700 respostas a diversas situações. O Portal do Bullying é coordenado pela Mestre em Saúde Escolar Tânia Paias, que é licenciada em Psicologia Clínica e  está a desenvolver o seu doutoramento investigando o fenómeno do bullying.
O portal possibilita a troca de e-mail, conversação online em tempo real e a troca de impressões e experiências num espaço de fórum.

O fenómeno do Bullying escolar, incluindo o Cyberbullying, têm vindo a tomar proporções preocupantes que têm  levado à tomada de medidas por várias entidades, o que incluiu medidas legislativas, penalizando criminalmente este fenómeno. É fundamental a queixa das vítimas ou de quem tenha conhecimento das situações, pois grande parte dos casos ainda passam impunes por não serem expostos. Há ainda um grande percurso a percorrer e todos somos peças da engrenagem da máquina que quer colocar um STOP AO BULLYING.

Visite o Portal do Bullyin em:

Hoje, dia 11 de Fevereiro, está a decorrer o 1.º Encontro de Bullying em Lagoa, subordinado ao lema: "mais informação, mais intervenção".

Fontes: 




O BULLYING NO YOUTUBE

DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA - 8 de Fevereiro

Vamo-nos proteger!SABE COM QUEM O SEU FILHO FALA NA INTERNET?

SABE O QUE O SEU FILHO VÊ NA INTERNET?

SABE QUANTO TEMPO O SEU FILHO PASSA NA INTERNET?

Esta são alguns exemplos de questões que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) considera fundamentais os pais e encarregados de educação colocarem a si próprios, para depois avaliarem até que ponto podem estar certos que os seus filhos fazem um uso seguro da Internet. 

A Internet é, sem qualquer tipo de dúvida, um importante instrumento, com enormes capacidades e potencialidades que vão surgindo a um ritmo alucinante mas, também ninguém tem dúvidas, dos enormes perigos que pode representar, o que implica a necessidade de tomada de medidas de segurança constantes, principalmente, acautelando os mais indefesos, como são as crianças. As escolas têm aqui um importante papel, mas as famílias e restante sociedade também e nenhum pode descurar a sua responsabilidade.

Existe o Projecto Internet Segura coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, que desenvolve diversas actividades neste âmbito por todo o país. A Comissão Europeia tem manifestado esta preocupação crescente e lançou um concurso sobre a produção de conteúdos positivos na Internet para crianças entre os 6 e os 12 anos. Esta competição encerra a 1 de Março de 2011. 

A criação do Dia Europeu da Internet Segura - 8 de Fevereiro - visa a sensibilização de todos para as formas de como se podem beneficiar das potencialidades da Internet em segurança, tentando chegar a um vasto e diversificado público através de diversas campanhas e actividades.

Utilize a Internet... mas em segurança!

Para saber mais visite:

E porque o cancro existe... Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (4 de Fevereiro)

O dia 4 de Fevereiro foi designado pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), o que recebeu o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A OMS estima que caso não se tomem mais medidas, cerca de 84 milhões de pessoas morram devido a cancro entre 2005 e 2015, pelo que urge termos todos um papel activo nesta luta, a que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) também se associa.

O cancro é a principal causa de morte em todo o mundo, apesar dos avanços científicos e tecnológicos que existem no combate contra esta "miserável" doença. A principal arma para o sucesso na luta contra o cancro, continua a ser a prevenção e o diagnóstico precoce. Estudos recentes da OMS divulgados hoje (4 de Fevereiro), indicam que a prática regular de 150 minutos semanais de actividade física moderada reduzem significativamente a incidência de vários tipos de cancro, nomeadamente, o cancro da mama e o cancro do cólon.

E PORQUE ELE EXISTE...
... PREVINA O CANCRO


Fontes:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/eventos/dia+cancro+mmxi.htm
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/fazer-150-minutos-de-exercicio-por-semana-reduz-risco-de-cancro_1478594

Para saber mais:
http://www.ligacontracancro.pt/
http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_cancer_day/en/index.html
http://www.worldcancercampaign.org/

SEXUALIDADE EM DISCUSSÃO - Sessões interactivas - PROJECTO MUNDO BRILHANTE

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), à semelhança do ano lectivo anterior e no seguimento (videhttp://pescm.blogspot.com/2010/01/palestra-interactiva-as-melhores-formas.html e http://pescm.blogspot.com/2010/01/alunos-e-encarregados-de-educacao.html)  da boa aceitação e solicitações, convidou novamente o Projecto "Mundo Brilhante" para dinamizar sessões interactivas sobre sexualidade e adolescência na "nossa casa".  

Em Dezembro, mais concretamente no fim de tarde do dia 21, o Dr. Alfredo Leite dinamizou uma sessão interactiva e de discussão para Encarregados de Educação, subordinada ao tema "As melhores formas de promover a saúde do seu filho", onde existiu um precioso espaço de intervenção e esclarecimento de dúvidas sobre temas pertinentes, onde a adolescência, os afectos e a sexualidade tiveram papel de destaque. Os pais presentes foram bastante participativos, ora relatando situações para as quais solicitavam sugestões, ora partilhando vivências e experiências úteis a todos.

Já em Janeiro, durante toda a 5.ª feira do dia 27, vários grupos de alunos participaram de forma activa e interessada, em pequenas sessões interactivas, com uma duração aproximada de 45 minutos, e que tiveram como lema principal o título "SOS - Corpo em Mudança", numa clara alusão às transformações, dilemas e dúvidas que surgem durante a adolescência.  Apesar do nome em comum, as sessões foram distintas, tendo em consideração o grupo a que se destinavam, sendo que neste ano lectivo, integraram momentos dirigidos para o 2.º Ciclo, para o 3.º Ciclo e para o Ensino Secundário, em que para algumas turmas, foi aplicada a segunda parte duma formação que se iniciou no ano anterior. Todos os alunos se mostraram interessados, colaborantes e atentos. Não existiu "público difícil", mas apenas público diferente. Os temas, além de cativantes e de irem ao encontro das suas necessidades e dúvidas, foram explorados de uma forma dinâmica, interactiva, com recurso a uma linguagem acessível, mas cuidada e incisiva, adequada ao nível de ensino e etário de cada grupo das sessões, bem como, à dinâmica intrínseca de cada conjunto.




Estes "pequenos momentos" foram de discussão, de reflexão e, sobretudo, de formação pessoal. Não existiram tabus ou preconceitos e, com o profissionalismo que caracteriza o Dr. Alfredo Leite, foram dadas respostas e "apontados caminhos", para que cada um possa fazer o seu trajecto individual, que passa pelas salas de aula, pela escola, pela família e sociedade. 





Para saber mais sobre o projecto "Mundo Brilhante":
  

Metade das crianças em idade escolar têm carência de iodo

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tomou conhecimento dos dados apresentados por um estudo apresentado no congresso português de endocrinologia, que revela que cerca de 50% das crianças em idade escolar revela carência de iodo. O estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, com o apoio da farmacêutica Merck Serono. Este estudo sobre o aporte de iodo na população infantil foi coordenado pelo Dr. Edward Limbert e iniciou-se em 2005.

Os indicadores obtidos revelam que tem de se intervir ao nível da alimentação em idade escolar, pois os dados são graves: quase metade das crianças portuguesas em idade escolar têm carência de iodo, sendo que 35,1 por cento têm um aporte de iodo ligeiramente insuficiente, 11,8 moderadamente insuficiente e 2,2 uma carência grave – valores que potenciam possíveis problemas na tiróide, que se podem traduzir, por exemplo, em défices cognitivos e de crescimento e, nos casos mais graves, em doenças como o bócio.

Os dados relativos ao estudo desenvolvido no nosso distrito, o distrito de Portalegre, apontam para uma carência de iodo em cerca de 25% das crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos. A carência de iodo é mais grave até aos 2 anos de  idade, mas este estudo não incidiu nessa faixa etária.

A OMS sugere a iodização do sal de cozinha como forma de contrariar este défice, mas uma opção alimentar correcta é fundamental, passando pela escolha mais frequente de alimentos com origem no mar, como é o caso do peixe, dos mariscos e das algas.

O PES, nas suas sugestões para uma alimentação saudável para toda a comunidade, não deixa passar em claro os benefícios de uma dieta rica em peixe.

A carência de Iodo é a principal causa do bócio endémico!
O bócio endémico pode ser prevenido!

Gravidez na adolescência - 12 nascimentos por dia em Portugal

Apesar do número de grávidas adolescentes estar a diminuir em Portugal, ainda nascem, em média, 12 bebés/dia de mães com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (o que implica mais de 4 mil grávidas adolescentes por ano). De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), Portugal tem ainda um dos valores mais altos de fertilidade adolescente da Europa. Na União Europeia dos 27, o nosso país ocupa a oitava posição.

O agravamento da situação económica do país pode fazer temer um aumento destes números, pois a maioria dos estudos associa a prevalência de gravidez na adolescência a níveis sócio-económicos mais baixos e, a que ausência de perspectiva futura de emprego, leve a que as jovens se centrem no papel de maternidade como projecto de vida.

Estes dados reforçam a necessidade da educação sexual na comunidade escolar, que é também um dos objectivos fundamentais do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Fonte:

Para saber mais sobre reprodução e educação sexual:

Proteja-se... pois o frio continua!

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tal como costuma fazer em situações semelhantes, associa-se às várias entidades de saúde pública e de protecção civil e alerta para a necessidade de se tomarem medidas especiais de protecção contra esta vaga de frio.

A situação de frio polar, por vezes associado a vento forte, de acordo com as previsões, vai prolongar-se no território continental do país até dia 31, o que obriga a que se mantenha o alerta amarelo, aconselhando a tomada das tradicionais recomendações, que o PES já divulgou em condições semelhantes e, que podem ser consultadas em:
 PROTEJA-SE DO FRIO!
SIGA AS RECOMENDAÇÕES!
Proteja-se do frio! A hipotermia pode ser fatal!

Recursos da DGIDC para Saúde em meio escolar

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) informa toda a comunidade da existência de novos recursos da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação, que estão disponíveis no respectivo portal e publicações da Associação de Promoção da Segurança Infantil (APSI). Destacam-se os recursos relativos à segurança infantil, manual de primeiros socorros em ambientes escolares e guiões educação de género e cidadania.

Os recursos podem ser descarregados pelos utilizadores, nomeadamente, os que sugerimos abaixo:

Segurança Infantil:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/seguranca_infantil.aspx

Publicações da Associação de Promoção de Segurança Infantil:
http://www.apsi.org.pt/conteudo.php?mid=24101111,2410111115

Manual de primeiros socorros:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/864/2_baitotal_10Jan11.pdf

Educação Sexual em meio escolar:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/370/Ed_sexual_meioescolar.pdf

Guiões de Educação em Género e Cidadania:
http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/

Outros recursos:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Paginas/cr_saude.aspx?View=%7b452EB4DF%2dADB3%2d4385%2d92A5%2d37557241F313%7d&FolderCTID=0x012001&FilterField1=Sec%5fx00e7%5f%5fx00e3%5fo&FilterValue1=Educa%c3%a7%c3%a3o%20para%20a%20Sa%c3%bade 

Diabetes no Alentejo em discussão

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) informa que o núcleo de diabetes do hospital de Elvas irá participar, juntamente com outros hospitais da região Alentejo, nos próximos dias 21 e 22 de Janeiro, nas JORNADAS DE DIABETES DO ALENTEJO, que se realizarão em Beja. Antes do congresso, irá decorrer um curso de insulinoterapia.

A iniciativa visa constituir um espaço de partilha de experiências na área da diabetes na região Alentejo, com temas transversais à medicina geral e familiar e hospitalar, para os diferentes profissionais de saúde implicados no tratamento da diabetes.

Em foco:

  • Estratégias de tratamento da Diabete Mellitus (DM) tipo 2;
  • Temas emergentes/controvérsias;
  • Prevenção e tratamento do pé diabético;
  • Programa Nacional de Prevenção e Controlo da DM;
  • Nutrição: Mitos e realidades;
  • Educação terapêutica;
  • Casos clínicos.

Para saber mais, consulte:

 O PES relembra o post publicado aquando da comemoração do dia mundial da diabetes, a 14 de Novembro (http://pescm.blogspot.com/search/label/diabetes), referindo também que existem recursos disponíveis no moodle, relacionados com diabetes e alimentação.

Mais informações sobre diabetes em Portugal:

Recursos para educação sexual - PROGRAMA LED ON VALUES

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior recomenda o Portal  LED ON VALUES para exploração no âmbito da educação sexual prevista na Lei n.º 60/2009.


 O Programa LED on Values consiste numa forma inovadora de literacia social, que proporciona uma aprendizagem aos vários intervenientes, numa perspectiva integradora de valores para a formação da personalidade e do carácter. Este programa abrange crianças e jovens alunos, professores e educadores e formação parental. A analogia  com a tecnologia LED faz todo o sentido, considerando toda a carga luminosa e orientadora dos LED´s:

- às crianças e jovens "iluminando", o percurso que cada um deverá percorrer através da sua experiência;

-  aos professores, fornece-lhes informação e recursos rigorosos e validados, que proporcionam uma grande diversidade de estratégias educativas; 

- à restante comunidade, nomeadamente, a família, fomenta e incrementa valores do quotidiano, valores em acção e valores da sexualidade, através de um programa de formação e de um espaço que funciona como um "ancoradouro", onde todos estão protegidos para uma aprendizagem sincera e eficaz.


Exercícios dos módulos Valores em Acção e Valores da Sexualidade estão disponíveis através da área pública do portal do Programa LED on values, em www.ledonvalues.org, para poderem ser descarregados e experimentados.

Veja o vídeo de apresentação do programa LED on values.



EXPERIMENTE!
www.ledonvalues.org

COMPORTAMENTOS DE RISCO NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência, é quase por definição, uma idade de riscos e exageros, em que alguns casos, podem trazer graves consequências para o resto da vida. Os comportamentos de risco proliferam em "cada esquina", principalmente, em grandes centros urbanos. É a idade das experiências e das inexperiências, da inconsciência, das aparências e das ilusões, que por vezes levam a um desaparecimento precoce de quem já pensa estar em idade adulta. É a idade dos apelos e das tentações e... o mercado... sabe disso. Aliás, sempre soube.

No jornal Público foi publicado um artigo que retrata uma actividade de sensibilização e prevenção do consumo de substâncias psicoactivas, nomeadamente, do álcool, junto da população adolescente. Esta acção foi desenvolvida pelo médico psiquiatra,  Luís Patrício, ex-director do centro das Taipas, que andou no terreno com um kit de prevenção, que consiste numa mala metálica com cerca de 15 quilos de diversos materiais, que transportou durante a noite de passagem de ano, para explorar junto de jovens adolescentes que se divertiam "bebendo uns copos", desmistificando algumas falsas ideias comuns à generalidade.

A venda de álcool em Portugal é proibida a menores de 16 anos, mas o Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tal como a maioria da população, incluindo os Encarregados de Educação, tem consciência que a percentagem de jovens que experimentam o consumo de álcool antes desta idade atinge proporções elevadas. Dados recentes revelados por Augusto Pinto, da Unidade de Alcoologia de Coimbra do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) indicam que cerca de 80 por cento dos jovens com 15 anos consomem bebidas alcoólicas em Portugal.  O Dr. João Goulão, presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) reconhece o dificuldade de uma fiscalização eficaz à venda e consumo de álcool por menores de 16 anos, especialmente em bares e discotecas. Se estes factos são do conhecimento geral, então todos temos responsabilidades e obrigação de agir, não comentando apenas: -"Sempre foi assim!" 

Neste artigo, além da descrição desta acção, são também referidos aspectos pertinentes que são transversais à maioria e dos quais é possível retirar algumas conclusões. São mencionados dados que deveriam ser do conhecimento de todos e, especialmente, dos técnicos que aconselham, mas que muitos desconhecem, como por exemplo as doses associadas a patamares de risco.

O papel dos pais e encarregados de educação é fundamental e não foi descurado, bem como o dos professores e restantes educadores.

Este artigo é de leitura obrigatória.

Veja o vídeo desta acção nocturna em: 



Fontes:

FELIZ ANO NOVO

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deseja a todos:

FELIZ ANO NOVO
Um ano de 2011
 PLENO DE SAÚDE

São os votos de toda a equipa do PES.

I Seminário sobre violência doméstica e violência na gravidez

 Decorreu na passada terça-feira, dia 14 de Dezembro, o primeiro Seminário sobre Violência Doméstica e Gravidez, que se realizou em Bragança. Neste seminário, a violência de género, que o Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também tem procurado combater, sensibilizando e consciencializando para esta temática, foram debatidas de forma incisiva, procurando medidas concretas que devem ser desenvolvidas.


 Em 2009, o Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste (ACES) iniciou um programa de rastreio que permite detectar sinais de violência não declarada em grávidas e,os dados revelados, indiciaram a necessidade de uma intervenção a vários níveis e que deve ser alargada a outras regiões. Este foi um dos motivos que esteve na base da realização deste I Seminário sobre Violência Doméstica e na Gravidez

“É um questionário confidencial feito a todas as grávidas de forma a detectar casos de violência e, a partir daí, a vítima é acompanhada por uma equipe multidisciplinar para ajudar e prevenir que o maltrato continue”, explicou o psicólogo do projecto, António Salema. O especialista alerta que a gravidez “é uma fase muito especial da vida da mulher” e que todos os cuidados são necessários “para que a mulher tenha uma gravidez saudável e que nada interfira no bem-estar da mulher e do bebé”.

A violência de género é um caso de saúde pública e o tratamento desta temática, nomeadamente, a sensibilização e consciencialização, além do dever de cidadania, constitui um dos conteúdos mínimos obrigatórios no âmbito da Lei da Educação Sexual em Meio Escolar. 

Não devemos fechar os olhos!

É nossa obrigação prevenir!

É nossa obrigação denunciar! 

Mais informações sobre o tema:
http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/2480-rastreio-contra-violencia-domestica-na-gravidez

Peça de teatro sobre afectos e sexualidade (29 de Novembro de 2010)


  


 No passado dia 29 de Novembro estiveram em Campo Maior alguns actores da USINA (Associação de Intervenção Social) para representar a peça “Nem muito simples, nem demasiado complicado.




Esta actividade, um “prémio” obtido pela Escola Secundária de Campo Maior, no passado ano lectivo, em resultado de uma candidatura realizada pelo Projecto Escola Saudável (PES), no âmbito do Programa “Cuida-te, do Instituto Português da Juventude (IPJ).

Assistiram à peça 147 alunos, numa faixa etária entre os 15 e os 19 anos, acompanhados por 9 professores.






No espectáculo participam 3 actores, 1 como narrador, 1 personagem feminino e 1 personagem masculino. São encenadas 7 histórias que abordam vários aspectos das relações afectivas entre os 2 sexos.





Depois de apresentadas as histórias, o público é chamado a dar a sua opinião sobre o que viu na representação e a escolher 3 histórias para serem alteradas. Uma vez escolhidas as histórias, o público pode pará-las a qualquer momento e dizer o que deveria ser diferente. Nesta fase o espectador que se manifestou é convidado a subir ao palco e assumir o papel de uma das personagens.







Foi uma experiência muito enriquecedora para todos os que assistiram. Foi criado um espaço para reflexão e partilha de opiniões sobre questões do quotidiano dos jovens.

Esperamos poder voltar a ter entre nós este grupo de actores que fazem um trabalho de grande qualidade. A USINA tem vários tipos de peças para apresentar que tratam de temas que vão desde o bullying, aos consumos de substâncias psico-activas e à sexualidade.

Para saber mais sobre a USINA: http://www.usina.pt/flash.html