DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA - 8 de Fevereiro

Vamo-nos proteger!SABE COM QUEM O SEU FILHO FALA NA INTERNET?

SABE O QUE O SEU FILHO VÊ NA INTERNET?

SABE QUANTO TEMPO O SEU FILHO PASSA NA INTERNET?

Esta são alguns exemplos de questões que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) considera fundamentais os pais e encarregados de educação colocarem a si próprios, para depois avaliarem até que ponto podem estar certos que os seus filhos fazem um uso seguro da Internet. 

A Internet é, sem qualquer tipo de dúvida, um importante instrumento, com enormes capacidades e potencialidades que vão surgindo a um ritmo alucinante mas, também ninguém tem dúvidas, dos enormes perigos que pode representar, o que implica a necessidade de tomada de medidas de segurança constantes, principalmente, acautelando os mais indefesos, como são as crianças. As escolas têm aqui um importante papel, mas as famílias e restante sociedade também e nenhum pode descurar a sua responsabilidade.

Existe o Projecto Internet Segura coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, que desenvolve diversas actividades neste âmbito por todo o país. A Comissão Europeia tem manifestado esta preocupação crescente e lançou um concurso sobre a produção de conteúdos positivos na Internet para crianças entre os 6 e os 12 anos. Esta competição encerra a 1 de Março de 2011. 

A criação do Dia Europeu da Internet Segura - 8 de Fevereiro - visa a sensibilização de todos para as formas de como se podem beneficiar das potencialidades da Internet em segurança, tentando chegar a um vasto e diversificado público através de diversas campanhas e actividades.

Utilize a Internet... mas em segurança!

Para saber mais visite:

E porque o cancro existe... Dia Mundial da Luta Contra o Cancro (4 de Fevereiro)

O dia 4 de Fevereiro foi designado pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), o que recebeu o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A OMS estima que caso não se tomem mais medidas, cerca de 84 milhões de pessoas morram devido a cancro entre 2005 e 2015, pelo que urge termos todos um papel activo nesta luta, a que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) também se associa.

O cancro é a principal causa de morte em todo o mundo, apesar dos avanços científicos e tecnológicos que existem no combate contra esta "miserável" doença. A principal arma para o sucesso na luta contra o cancro, continua a ser a prevenção e o diagnóstico precoce. Estudos recentes da OMS divulgados hoje (4 de Fevereiro), indicam que a prática regular de 150 minutos semanais de actividade física moderada reduzem significativamente a incidência de vários tipos de cancro, nomeadamente, o cancro da mama e o cancro do cólon.

E PORQUE ELE EXISTE...
... PREVINA O CANCRO


Fontes:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/eventos/dia+cancro+mmxi.htm
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/fazer-150-minutos-de-exercicio-por-semana-reduz-risco-de-cancro_1478594

Para saber mais:
http://www.ligacontracancro.pt/
http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_cancer_day/en/index.html
http://www.worldcancercampaign.org/

SEXUALIDADE EM DISCUSSÃO - Sessões interactivas - PROJECTO MUNDO BRILHANTE

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), à semelhança do ano lectivo anterior e no seguimento (videhttp://pescm.blogspot.com/2010/01/palestra-interactiva-as-melhores-formas.html e http://pescm.blogspot.com/2010/01/alunos-e-encarregados-de-educacao.html)  da boa aceitação e solicitações, convidou novamente o Projecto "Mundo Brilhante" para dinamizar sessões interactivas sobre sexualidade e adolescência na "nossa casa".  

Em Dezembro, mais concretamente no fim de tarde do dia 21, o Dr. Alfredo Leite dinamizou uma sessão interactiva e de discussão para Encarregados de Educação, subordinada ao tema "As melhores formas de promover a saúde do seu filho", onde existiu um precioso espaço de intervenção e esclarecimento de dúvidas sobre temas pertinentes, onde a adolescência, os afectos e a sexualidade tiveram papel de destaque. Os pais presentes foram bastante participativos, ora relatando situações para as quais solicitavam sugestões, ora partilhando vivências e experiências úteis a todos.

Já em Janeiro, durante toda a 5.ª feira do dia 27, vários grupos de alunos participaram de forma activa e interessada, em pequenas sessões interactivas, com uma duração aproximada de 45 minutos, e que tiveram como lema principal o título "SOS - Corpo em Mudança", numa clara alusão às transformações, dilemas e dúvidas que surgem durante a adolescência.  Apesar do nome em comum, as sessões foram distintas, tendo em consideração o grupo a que se destinavam, sendo que neste ano lectivo, integraram momentos dirigidos para o 2.º Ciclo, para o 3.º Ciclo e para o Ensino Secundário, em que para algumas turmas, foi aplicada a segunda parte duma formação que se iniciou no ano anterior. Todos os alunos se mostraram interessados, colaborantes e atentos. Não existiu "público difícil", mas apenas público diferente. Os temas, além de cativantes e de irem ao encontro das suas necessidades e dúvidas, foram explorados de uma forma dinâmica, interactiva, com recurso a uma linguagem acessível, mas cuidada e incisiva, adequada ao nível de ensino e etário de cada grupo das sessões, bem como, à dinâmica intrínseca de cada conjunto.




Estes "pequenos momentos" foram de discussão, de reflexão e, sobretudo, de formação pessoal. Não existiram tabus ou preconceitos e, com o profissionalismo que caracteriza o Dr. Alfredo Leite, foram dadas respostas e "apontados caminhos", para que cada um possa fazer o seu trajecto individual, que passa pelas salas de aula, pela escola, pela família e sociedade. 





Para saber mais sobre o projecto "Mundo Brilhante":
  

Metade das crianças em idade escolar têm carência de iodo

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tomou conhecimento dos dados apresentados por um estudo apresentado no congresso português de endocrinologia, que revela que cerca de 50% das crianças em idade escolar revela carência de iodo. O estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, com o apoio da farmacêutica Merck Serono. Este estudo sobre o aporte de iodo na população infantil foi coordenado pelo Dr. Edward Limbert e iniciou-se em 2005.

Os indicadores obtidos revelam que tem de se intervir ao nível da alimentação em idade escolar, pois os dados são graves: quase metade das crianças portuguesas em idade escolar têm carência de iodo, sendo que 35,1 por cento têm um aporte de iodo ligeiramente insuficiente, 11,8 moderadamente insuficiente e 2,2 uma carência grave – valores que potenciam possíveis problemas na tiróide, que se podem traduzir, por exemplo, em défices cognitivos e de crescimento e, nos casos mais graves, em doenças como o bócio.

Os dados relativos ao estudo desenvolvido no nosso distrito, o distrito de Portalegre, apontam para uma carência de iodo em cerca de 25% das crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos. A carência de iodo é mais grave até aos 2 anos de  idade, mas este estudo não incidiu nessa faixa etária.

A OMS sugere a iodização do sal de cozinha como forma de contrariar este défice, mas uma opção alimentar correcta é fundamental, passando pela escolha mais frequente de alimentos com origem no mar, como é o caso do peixe, dos mariscos e das algas.

O PES, nas suas sugestões para uma alimentação saudável para toda a comunidade, não deixa passar em claro os benefícios de uma dieta rica em peixe.

A carência de Iodo é a principal causa do bócio endémico!
O bócio endémico pode ser prevenido!

Gravidez na adolescência - 12 nascimentos por dia em Portugal

Apesar do número de grávidas adolescentes estar a diminuir em Portugal, ainda nascem, em média, 12 bebés/dia de mães com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (o que implica mais de 4 mil grávidas adolescentes por ano). De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), Portugal tem ainda um dos valores mais altos de fertilidade adolescente da Europa. Na União Europeia dos 27, o nosso país ocupa a oitava posição.

O agravamento da situação económica do país pode fazer temer um aumento destes números, pois a maioria dos estudos associa a prevalência de gravidez na adolescência a níveis sócio-económicos mais baixos e, a que ausência de perspectiva futura de emprego, leve a que as jovens se centrem no papel de maternidade como projecto de vida.

Estes dados reforçam a necessidade da educação sexual na comunidade escolar, que é também um dos objectivos fundamentais do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Fonte:

Para saber mais sobre reprodução e educação sexual:

Proteja-se... pois o frio continua!

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tal como costuma fazer em situações semelhantes, associa-se às várias entidades de saúde pública e de protecção civil e alerta para a necessidade de se tomarem medidas especiais de protecção contra esta vaga de frio.

A situação de frio polar, por vezes associado a vento forte, de acordo com as previsões, vai prolongar-se no território continental do país até dia 31, o que obriga a que se mantenha o alerta amarelo, aconselhando a tomada das tradicionais recomendações, que o PES já divulgou em condições semelhantes e, que podem ser consultadas em:
 PROTEJA-SE DO FRIO!
SIGA AS RECOMENDAÇÕES!
Proteja-se do frio! A hipotermia pode ser fatal!

Recursos da DGIDC para Saúde em meio escolar

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) informa toda a comunidade da existência de novos recursos da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação, que estão disponíveis no respectivo portal e publicações da Associação de Promoção da Segurança Infantil (APSI). Destacam-se os recursos relativos à segurança infantil, manual de primeiros socorros em ambientes escolares e guiões educação de género e cidadania.

Os recursos podem ser descarregados pelos utilizadores, nomeadamente, os que sugerimos abaixo:

Segurança Infantil:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/seguranca_infantil.aspx

Publicações da Associação de Promoção de Segurança Infantil:
http://www.apsi.org.pt/conteudo.php?mid=24101111,2410111115

Manual de primeiros socorros:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/864/2_baitotal_10Jan11.pdf

Educação Sexual em meio escolar:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/370/Ed_sexual_meioescolar.pdf

Guiões de Educação em Género e Cidadania:
http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/

Outros recursos:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Paginas/cr_saude.aspx?View=%7b452EB4DF%2dADB3%2d4385%2d92A5%2d37557241F313%7d&FolderCTID=0x012001&FilterField1=Sec%5fx00e7%5f%5fx00e3%5fo&FilterValue1=Educa%c3%a7%c3%a3o%20para%20a%20Sa%c3%bade 

Diabetes no Alentejo em discussão

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) informa que o núcleo de diabetes do hospital de Elvas irá participar, juntamente com outros hospitais da região Alentejo, nos próximos dias 21 e 22 de Janeiro, nas JORNADAS DE DIABETES DO ALENTEJO, que se realizarão em Beja. Antes do congresso, irá decorrer um curso de insulinoterapia.

A iniciativa visa constituir um espaço de partilha de experiências na área da diabetes na região Alentejo, com temas transversais à medicina geral e familiar e hospitalar, para os diferentes profissionais de saúde implicados no tratamento da diabetes.

Em foco:

  • Estratégias de tratamento da Diabete Mellitus (DM) tipo 2;
  • Temas emergentes/controvérsias;
  • Prevenção e tratamento do pé diabético;
  • Programa Nacional de Prevenção e Controlo da DM;
  • Nutrição: Mitos e realidades;
  • Educação terapêutica;
  • Casos clínicos.

Para saber mais, consulte:

 O PES relembra o post publicado aquando da comemoração do dia mundial da diabetes, a 14 de Novembro (http://pescm.blogspot.com/search/label/diabetes), referindo também que existem recursos disponíveis no moodle, relacionados com diabetes e alimentação.

Mais informações sobre diabetes em Portugal:

Recursos para educação sexual - PROGRAMA LED ON VALUES

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior recomenda o Portal  LED ON VALUES para exploração no âmbito da educação sexual prevista na Lei n.º 60/2009.


 O Programa LED on Values consiste numa forma inovadora de literacia social, que proporciona uma aprendizagem aos vários intervenientes, numa perspectiva integradora de valores para a formação da personalidade e do carácter. Este programa abrange crianças e jovens alunos, professores e educadores e formação parental. A analogia  com a tecnologia LED faz todo o sentido, considerando toda a carga luminosa e orientadora dos LED´s:

- às crianças e jovens "iluminando", o percurso que cada um deverá percorrer através da sua experiência;

-  aos professores, fornece-lhes informação e recursos rigorosos e validados, que proporcionam uma grande diversidade de estratégias educativas; 

- à restante comunidade, nomeadamente, a família, fomenta e incrementa valores do quotidiano, valores em acção e valores da sexualidade, através de um programa de formação e de um espaço que funciona como um "ancoradouro", onde todos estão protegidos para uma aprendizagem sincera e eficaz.


Exercícios dos módulos Valores em Acção e Valores da Sexualidade estão disponíveis através da área pública do portal do Programa LED on values, em www.ledonvalues.org, para poderem ser descarregados e experimentados.

Veja o vídeo de apresentação do programa LED on values.



EXPERIMENTE!
www.ledonvalues.org

COMPORTAMENTOS DE RISCO NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência, é quase por definição, uma idade de riscos e exageros, em que alguns casos, podem trazer graves consequências para o resto da vida. Os comportamentos de risco proliferam em "cada esquina", principalmente, em grandes centros urbanos. É a idade das experiências e das inexperiências, da inconsciência, das aparências e das ilusões, que por vezes levam a um desaparecimento precoce de quem já pensa estar em idade adulta. É a idade dos apelos e das tentações e... o mercado... sabe disso. Aliás, sempre soube.

No jornal Público foi publicado um artigo que retrata uma actividade de sensibilização e prevenção do consumo de substâncias psicoactivas, nomeadamente, do álcool, junto da população adolescente. Esta acção foi desenvolvida pelo médico psiquiatra,  Luís Patrício, ex-director do centro das Taipas, que andou no terreno com um kit de prevenção, que consiste numa mala metálica com cerca de 15 quilos de diversos materiais, que transportou durante a noite de passagem de ano, para explorar junto de jovens adolescentes que se divertiam "bebendo uns copos", desmistificando algumas falsas ideias comuns à generalidade.

A venda de álcool em Portugal é proibida a menores de 16 anos, mas o Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tal como a maioria da população, incluindo os Encarregados de Educação, tem consciência que a percentagem de jovens que experimentam o consumo de álcool antes desta idade atinge proporções elevadas. Dados recentes revelados por Augusto Pinto, da Unidade de Alcoologia de Coimbra do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) indicam que cerca de 80 por cento dos jovens com 15 anos consomem bebidas alcoólicas em Portugal.  O Dr. João Goulão, presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) reconhece o dificuldade de uma fiscalização eficaz à venda e consumo de álcool por menores de 16 anos, especialmente em bares e discotecas. Se estes factos são do conhecimento geral, então todos temos responsabilidades e obrigação de agir, não comentando apenas: -"Sempre foi assim!" 

Neste artigo, além da descrição desta acção, são também referidos aspectos pertinentes que são transversais à maioria e dos quais é possível retirar algumas conclusões. São mencionados dados que deveriam ser do conhecimento de todos e, especialmente, dos técnicos que aconselham, mas que muitos desconhecem, como por exemplo as doses associadas a patamares de risco.

O papel dos pais e encarregados de educação é fundamental e não foi descurado, bem como o dos professores e restantes educadores.

Este artigo é de leitura obrigatória.

Veja o vídeo desta acção nocturna em: 



Fontes:

FELIZ ANO NOVO

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deseja a todos:

FELIZ ANO NOVO
Um ano de 2011
 PLENO DE SAÚDE

São os votos de toda a equipa do PES.

I Seminário sobre violência doméstica e violência na gravidez

 Decorreu na passada terça-feira, dia 14 de Dezembro, o primeiro Seminário sobre Violência Doméstica e Gravidez, que se realizou em Bragança. Neste seminário, a violência de género, que o Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também tem procurado combater, sensibilizando e consciencializando para esta temática, foram debatidas de forma incisiva, procurando medidas concretas que devem ser desenvolvidas.


 Em 2009, o Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste (ACES) iniciou um programa de rastreio que permite detectar sinais de violência não declarada em grávidas e,os dados revelados, indiciaram a necessidade de uma intervenção a vários níveis e que deve ser alargada a outras regiões. Este foi um dos motivos que esteve na base da realização deste I Seminário sobre Violência Doméstica e na Gravidez

“É um questionário confidencial feito a todas as grávidas de forma a detectar casos de violência e, a partir daí, a vítima é acompanhada por uma equipe multidisciplinar para ajudar e prevenir que o maltrato continue”, explicou o psicólogo do projecto, António Salema. O especialista alerta que a gravidez “é uma fase muito especial da vida da mulher” e que todos os cuidados são necessários “para que a mulher tenha uma gravidez saudável e que nada interfira no bem-estar da mulher e do bebé”.

A violência de género é um caso de saúde pública e o tratamento desta temática, nomeadamente, a sensibilização e consciencialização, além do dever de cidadania, constitui um dos conteúdos mínimos obrigatórios no âmbito da Lei da Educação Sexual em Meio Escolar. 

Não devemos fechar os olhos!

É nossa obrigação prevenir!

É nossa obrigação denunciar! 

Mais informações sobre o tema:
http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/2480-rastreio-contra-violencia-domestica-na-gravidez

Peça de teatro sobre afectos e sexualidade (29 de Novembro de 2010)


  


 No passado dia 29 de Novembro estiveram em Campo Maior alguns actores da USINA (Associação de Intervenção Social) para representar a peça “Nem muito simples, nem demasiado complicado.




Esta actividade, um “prémio” obtido pela Escola Secundária de Campo Maior, no passado ano lectivo, em resultado de uma candidatura realizada pelo Projecto Escola Saudável (PES), no âmbito do Programa “Cuida-te, do Instituto Português da Juventude (IPJ).

Assistiram à peça 147 alunos, numa faixa etária entre os 15 e os 19 anos, acompanhados por 9 professores.






No espectáculo participam 3 actores, 1 como narrador, 1 personagem feminino e 1 personagem masculino. São encenadas 7 histórias que abordam vários aspectos das relações afectivas entre os 2 sexos.





Depois de apresentadas as histórias, o público é chamado a dar a sua opinião sobre o que viu na representação e a escolher 3 histórias para serem alteradas. Uma vez escolhidas as histórias, o público pode pará-las a qualquer momento e dizer o que deveria ser diferente. Nesta fase o espectador que se manifestou é convidado a subir ao palco e assumir o papel de uma das personagens.







Foi uma experiência muito enriquecedora para todos os que assistiram. Foi criado um espaço para reflexão e partilha de opiniões sobre questões do quotidiano dos jovens.

Esperamos poder voltar a ter entre nós este grupo de actores que fazem um trabalho de grande qualidade. A USINA tem vários tipos de peças para apresentar que tratam de temas que vão desde o bullying, aos consumos de substâncias psico-activas e à sexualidade.

Para saber mais sobre a USINA: http://www.usina.pt/flash.html

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA - 1 DE DEZEMBRO - PEDITÓRIO DA ABRAÇO

O dia 1 de Dezembro foi consagrado como o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA e é também nesta altura, que diversas organizações, nomeadamente, a Associação ABRAÇO, desenvolvem os seus peditórios nacionais para angariarem verbas imprescindíveis para continuarem a desenvolver as suas actividades no combate a esta pandemia.

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tal como em edições anteriores, está a colaborar com a Associação Abraço (http://www.abraco.org.pt/), associando-se à realização do seu peditório nacional, que já se iniciou e se desenvolve até ao próximo dia 4 de Dezembro.

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a Infecção Sexualmente Transmissível mais temida por todos, a via sexual é a principal forma de propagação do vírus que provoca a SIDA, mas não é a única forma de contágio. A via sanguínea e através de mãe para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação são outras formas. A sida  é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV - na língua inglesa) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infecções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Actualmente, a cura não é possível. A única medida eficaz para combatê-la, presentemente, é a prevenção.

A PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL
NA LUTA CONTRA A SIDA!
USE O PRESERVATIVO!
A investigação na Luta Contra a Sida tem avançado muito, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Os gastos com o tratamento de seropositivos e de doentes com SIDA, bem como, o impacto sócio-económico deste flagelo é enorme e é imprescindível o contributo de todos. O papel das diversas organizações não governamentais na Luta Contra a Sida é fundamental e todas estas ONGs necessitam de verbas para manterem os seus esforços diários e sistemáticos, apoiando quem necessita.

Colabore! Dê o Seu Contributo!
AJUDE NO PEDITÓRIO NACIONAL DA ABRAÇO ...

Informações sobre SIDA no Portal da Saúde:

Informações sobre como cuidar de uma criança com SIDA:

Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA – Alto Comissariado da Saúde:

Associação ABRAÇO: http://abraco.org.pt/
  
Mais informações sobre Luta Contra a Sida:  
... PORQUE A SIDA EXISTE!

A Campanha Europeia "Fim à MGF (Mutilação Genital Feminina)" precisa do seu apoio

Assine uma Pétala de Rosa pelo Fim da MGF e Existência de uma Estratégia Europeia




Todos os dias, pelo menos 8000 raparigas e mulheres no Mundo são mutiladas, o que corresponde a 5 raparigas ou mulheres mutiladas a cada 5 minutos...

A parceria portuguesa entre a Associação para o Planeamento da Família e a Amnistia Internacional - Portugal da Campanha Europeia - Fim à MGF apresenta a iniciativa - Assine uma Pétala de Rosa pelo Fim da MGF e Existência de uma estratégia Europeia - que irá decorrer durante os 16 dias de activismo contra a violência de género (de 25 de Novembro a 10 de Dezembro).

O desafio da campanha é a recolha de pelo menos 8000 Pétalas de Rosa assinadas durante os 16 dias de activismo contra a violência de género como demonstração de vontade para que governos, parlamentos, decisores técnicos e políticos, ONG e sociedade civil apoiem e exijam uma Estratégia da União Europeia que seja inclusiva, não estigmatizante e baseada nos princípios internacionais de direitos humanos pelo Fim da Mutilação Genital Feminina.

ACEITE O DESAFIO!

A União Europeia (U.E.) deve cumprir as suas obrigações de direitos humanos colocando fim à mutilação genital feminina e proteger mulheres e raparigas que se encontram em risco de MGF.

A UE pode atingir este objectivo abordando a MGF em cinco áreas-chave:

1- Recolha de dados sobre a existência e risco de prática de MGF nos países da UE

2- Assegurar serviços de saúde especializados e dirigidos a raparigas e mulheres que foram mutiladas genitalmente

3- Prevenção e mecanismos de protecção face à violência contra mulheres e crianças

4- Protecção Internacional para quem se encontra em risco de MGF (asilo)

5- Diálogo político da UE com países onde existe a prática de MGF

Para além da recolha de assinatura realizadas em diferentes pontos do país está disponível no site - http://www.endfgm.eu/ - onde facilmente pode proceder ao registo da sua assinatura demonstrando todo o seu apoio por esta causa.

Este ano os 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género, que se celebram em todo o mundo, centram-se sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos. A Amnistia Internacional escolheu trabalhar este tema como parte da sua campanha “Exija Dignidade, que tem como objectivo contribuir para acabar com as violações de direitos humanos que perpetuam e aprofundam o índice global da pobreza.

Os 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género são uma oportunidade única para chamar a atenção internacional sobre a violência contra as mulheres e expor esta situação como uma violação dos direitos humanos. Apesar desta violação de direitos humanos tomar diversas formas e características, dependendo de contextos culturais e sociais, este é um problema existente à escala mundial.

Para mais comentários:

Amnistia Internacional

Pedro Krupenski, Director Executivo: 918 502 502

Associação para o Planeamento da Família

Yasmine Gonçalves, Coordenadora Nacional da Campanha “Fim à MGF”: 962 761 287

Fim à MGF – Campanha Europeia, envolve um trabalho directo de cerca de 14 ONG de diferentes estados membros da UE. Campanha que visa a adopção de uma estratégia específica e articulada para pôr fim à Mutilação Genital Feminina e garantir também a protecção a mulheres, raparigas e meninas que são forçadas a sair dos seus países devido ao receio de serem mutiladas.

A CAMPANHA EUROPEIA "FIM À MGF" PRECISA DO SEU APOIO.