DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO - 17 DE MAIO

Em pleno Mês do Coração, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, assinala-se também o Dia Mundial da Hipertensão (dia 17 de Maio), que é um dos factores de risco associados às doenças cardiovasculares e que tem, de igual forma, uma elevada prevalência no nosso país. Hoje, dia 17 de Maio está a realizar-se um rastreio da hipertensão generalizado por diversos locais, mas todo o indivíduo consciente e responsável deveria ter o cuidado de medir a sua pressão arterial com regularidade. 

Morrem, anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas devido a problemas derivados da hipertensão, nomeadamente, doenças de coração, diabetes e doenças de rins

O Dia Mundial da Hipertensão, foi uma iniciativa da World Hypertension League (Liga Mundial de Hipertensão) e, é actualmente, organizado em conjunto pela International Society of Hypertension (ISH), World Kidney Day (WKD), World Action on Salt and Health (WASH) e pela International Diabetes Federation (IDF).


Estas quatro organizações trabalham em conjunto com um único objectivo, o de promover uma sensibilização, a nível global, para os riscos associados à pressão arterial elevada, fomentado a detecção, controle e prevenção da hipertensão arterial nas populações. 

O consumo exagerado de sal (cloreto de sódio) não pode surgir dissociado dos problemas de hipertensão na nossa população e constitui um problema de saúde pública, como é evidente pela legislação que obrigou à diminuição obrigatório dos teores de sal no fabrico de pão. O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não consegue ficar indiferente a a esta questão e apela a toda a comunidade que preste maior atenção e que siga o lema:

"Conheça os seus números.
 Verifique a sua pressão arterial."
Modere o consumo de sal na sua alimentação. 

Fontes: 
Para saber mais:

MAIO - MÊS DO CORAÇÃO

O mês de Maio está já, tradicionalmente, instituído como o mês do coração e a Fundação Portuguesa de Cardiologia desenvolve com regularidade, várias iniciativas que incluem várias campanhas de sensibilização para a prevenção das doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte no nosso país. Este ano, as campanhas visam aquilo que muitas vezes surge esquecido após uma crise cardíaca, e que pode minimizar os riscos de se repetirem ou surgirem episódios mais graves. 

A Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para a importância de se potenciar a aplicação da reabilitação cardíaca, já tão frequente em diversos países desenvolvidos, mas que no nosso país, ainda fica aquém dos números aconselháveis (principalmente, atendendo à prevalência de doenças cardíacas na nossa população). O slogan para a campanha de 2011 é:


TERAPIA PARA CORAÇÕES PARTIDOS

Os vários suportes da campanha Mês do Coração 2011 podem ser consultados em:

Diversos: 

Anúncio TV: 

Spots de rádio

Os factores de risco para as doenças cardiovasculares são vários e, um grande número deles, são evitáveis. . Alguns não podem ser modificados, como a hereditariedade, o sexo e a idade. Mas como referido, pelo contrário, a maior parte deles podem ser modificados com medidas de estilo de vida e medicamentos. Os principais factores de risco cardiovascular, sobre os quais pode agir a prevenção, são os seguintes:


  • Sedentarismo
  • Hipertensão
  • Tabagismo
  • Stress
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Dislipidemia

O rastreio e o diagnóstico médico são fundamentais para avaliar o risco que se corre de vir a ter uma doença cardiovascular. 


Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de impedir o aparecimento ou o agravamento de doença cardiovascular.

Uma particularidade dos factores de risco é que, pior do que se adicionarem, eles potenciam-se, ou seja, agravam-se mutuamente.


PREVINA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES!
 NÃO É SÓ POR SI! É TAMBÉM PELOS OUTROS...

Anteriores publicações no blogue sobre o tema:



Fonte: 
Fundação Portuguesa de Cardiologia - http://www.fpcardiologia.pt



2.ª Sessão do "mini-curso" de Socorrismo - sessão prática

No passado dia 4 de Maio, conforme previsto, realizou-se com sucesso e entusiasmo de todos os presentes, a 1.ª sessão do "mini-curso" de socorrismo promovido para um público-alvo que visa, preferencialmente, professores e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Esta sessão, incidiu sobre conceitos fundamentais no âmbito do socorrismo.

No seguimento desta formação, está agendada uma sessão exclusivamente prática, onde será possível aplicar vários dos ensinamentos e técnicas aprendidos na anterior sessão. Esta sessão decorrerá no próximo dia 8 de Junho, a partir das 15 horas, na Escola Secundária de Campo Maior. Qualquer informação adicional poderá ser solicitada através de correio electrónico. Serão entregues certificados de presença a quem os requerer junto da equipa do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Esta sessão, é igualmente gratuita para todos os participantes. 

COMPAREÇA! 
APRENDA A DOMINAR "PEQUENOS GESTOS" QUE SALVAM VIDAS!

1.ª sessão do Mini-Curso de Socorrismo - dia 4 de Maio

No âmbito das actividades planificadas pelo Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, de acordo com as necessidades identificadas no início do ano lectivo, está confirmada a 1.ª sessão do Mini-Curso de Socorrismo para o dia 4 de Maio (próxima Quarta-feira).

 A 2.ª sessão será, com grande probabilidade, no dia 11 de Maio (mesmo horário - 14h00 às 17h00).
 
Apesar de já existir o número suficiente de inscrições, ainda estão abertas  inscrições para docentes e ou funcionários do Agrupamento de Escolas de Campo Maior). Essa inscrição poderá ser feita para a caixa de correio electrónico do coordenador do PES, ou pessoalmente.
 
A sessão no dia 4 de Maio deverá ter lugar na sala de Audiovisuais da Escola Secundária de Campo Maior.

INSCREVA-SE E COMPAREÇA.
APRENDA "GESTOS" SIMPLES QUE PODEM SALVAR!

Educação sexual - Recursos pedagógicos - Cadernos PRESSE da ARS-Norte, Departamento de Saúde Pública

Programa da ARS-Norte
No âmbito da Educação Sexual, prevista na Lei 60/2009, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) disponibiliza um conjunto de cadernos de actividades, desenvolvidos e promovidos pelo Departamento de Saúde Pública da ARS do Norte, que preconizam a abordagem de áreas temáticas, os respectivos objectivos, sugestões pedagógicas com propostas de actividades e de avaliação, visando constituir um instrumento orientador dos educadores. Esta iniciativa, enquadra-se no PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, desenvolvido pela ARS-Norte, mas que se enquadra nas necessidades emergentes transversais ao país nesta temática e é um exemplo de boas práticas a seguir. No Alentejo também se estão a desenvolver boas práticas e nesta, como em todas as temáticas, a partilha e a troca de experiências são peças fundamentais para o sucesso no alcance de objectivos comuns.

Para acesso aos recursos basta clicar nos ícones abaixo.

VIVA A SEXUALIDADE DE FORMA RESPONSÁVEL!

Para saber mais sobre a iniciativa PRESSE da ARS - Norte:
http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/presse

DIA EUROPEU DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA - 27 DE ABRIL DE 2011

O Projecto Escola Saúdável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se às campanhas de divulgação e sensibilização no âmbito do DIA EUROPEU DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA, que se comemora hoje, dia 27 de Abril. 

Estava prevista para amanhã, a I Descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos, que visa a prevenção de comportamentos de risco na sinistralidade rodoviária, apelando a uma cultura de prevenção para todos os cidadãos, qualquer que seja o meio de transporte, mas por motivos logísticos, teve de ser adiada uma semana, realizando-se no dia 4 de Maio - 4.ª Feira.

 Os dados da União Europeia apontam para que no seu espaço geográfico morram cerca de 43 mil pessoas por ano, vítimas de acidentes rodoviários, aos quais se somam 1,7 milhões de feridos. Ainda ocorre um elevado número de sinistralidade rodoviária.

 Analisando os dados públicos da Operação Páscoa de 2011 leva-nos a ponderar sobre a evolução da sinistralidade rodoviária em Portugal, que torna a aumentar em proporções preocupantes. Nestes 5 dias morreram 10 pessoas (o dobro em relação ao ano passado) e 34 feridos com gravidade (mais 8 em relação a 2010).

No contexto do dia Europeu da Segurança Rodoviária, a Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária (Afesp) divulga um estudo que indica que 1 em cada 5 acidentes se devem a falta de sinalização ou a uma sinalização deficiente e, manifesta a sua preocupação, sobre a possibilidade da crise económica prejudicar ainda mais a manutenção e conservação das estradas, incluindo obviamente, a sinalização vertical e horizontal.

Todos estes assuntos e questões têm de ser ponderados e repensados e, além da responsabilidade social e comunitária, temos de apelar também à responsabilidade individual de quem se desloca, seja qual for o meio de transporte.

  
A SEGURANÇA RODOVIÁRIA É RESPONSABILIDADE DE TODOS.

NÃO SEJA EGOÍSTA!
DÊ O SEU CONTRIBUTO!

 A prevenção rodoviária portuguesa na televisão

Jogos interactivos na Net sobre segurança rodoviária:


  Fontes:
Para saber mais:

SEMANA EUROPEIA DA VACINAÇÃO DE 23 a 30 DE ABRIL

Semana Europeia da Vacinação - 23 a 30 de Abril de 2011O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se à iniciativa da Semana Europeia da Vacinação, organizada pela Organização Mundial de Saúde - Europa. O lema deste ano é "Prevenir, Proteger, Vacinar" .

A vacinação, de todas as medidas de saúde pública, é talvez aquela que melhores resultados globais apresentou e melhor relação custo/efeito, contribuindo a larga escala para um aumento da esperança média de vida e uma diminuição da morbilidade. O Plano Nacional de Vacinação tem acompanhado esta evolução (há 45 anos) e o seu mais recente sucesso é vacina que previne contra o cancro do cólo do útero, provocado pelo papilomavírus humano.o Nosso Plano Nacional de Vacinação  está presente na imagem seguinte e o PES recomenda o seu seguimento.


A Direcção Geral de Saúde (DGS) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, vão desenvolver várias actividades no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Vacinação, nomeadamente, um concurso de desenhos com vários níveis, destinado a participantes até aos 18 anos, no intuito de sensibilizar para a extrema importância da vacinação na prevenção de doenças. 

É importante informar e entre os aspectos principais sobre a vacinação destacam-se os seguintes:
  • A importância da imunidade individual e de grupo;
  • A vacinação como prática individual e socialmente responsável;
  • A qualidade, segurança e efetividade das vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação;
  • Os riscos decorrentes da diminuição da cobertura vacinal;
  • Os principais mitos sobre a vacinação;

Para saber mais sobre a Semana Europeia da Vacinação:

ATENÇÃO! ALTERAÇÃO DE DATAS - I DESCIDA SAUDÁVEL DE CARRINHOS DE ROLAMENTOS

Com o intuito de conciliarmos a I Descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior com outras actividades, o Projecto Escola Saudável adiou esta iniciativa uma semana. Desta forma, procedeu-se a uma alteração nas datas de inscrições e da competição.


Vídeos de corridas de carrinhos de rolamentos


Ainda estás a tempo! 
Inscreve-te e participa!

Consulta o regulamento em: 

Dia Mundial da Voz 2011 - dia 16 de Abril

No próximo dia 16 de Abril irá comemorar-se o Dia Mundial da Voz.

A voz é a ferramenta da nossa principal forma de comunicação e, apesar da sua extrema importância, só temos a percepção real dessa evidência, quando temos qualquer problema, como rouquidão, ou afonia. A locução da rádio e da televisão, as canções, as aulas, os debates, o declamar poemas... têm na voz um dos seus segredos.

As doenças da voz são várias, que vão desde simples afecções até situações graves , como é o cancro da laringe. Frequentemente, quando surgem os sintomas iniciais, as pessoas não lhes dão importância e apenas recorrem a ajuda especializada quando a situação já está mais agravada. Mas existem comportamentos de risco que podem ser evitados, pois a sua associação com a persistência de problemas graves na voz é muito elevada e evidente, como é o caso do tabagismo e da ingestão frequente de bebidas alcoólicas.  Por outro lado, também são vários os comportamentos que podemos tomar no sentido inverso, o da preservação e melhoramento da nossa voz, como é o caso de uma boa hidratação e da prática desportiva

Os rastreios de problemas da voz, como em qualquer outra situação, possibilitam o diagnóstico precoce de eventuais situações que necessitem de intervenção especializada e a sua resolução ou tratamento com maior eficácia. No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, o Ministério da Saúde através dos serviços de otorrinolaringologia de vários hospitais do país, está a promover campanhas de rastreio da voz.


CONHEÇA A SUA VOZ! GOSTE DA SUA VOZ!

No ensino, tal como em várias outras actividades, uma correcta colocação e utilização da voz são fundamentais para que o desgaste físico seja menor, para que a eficiência da prática lectiva tenha melhores índices de atenção/concentração e para que não surjam complicações de saúde. Nos últimos anos, o reconhecimento desta importância já se evidenciou no surgimento de algumas acções de formação sobre técnicas de colocação de voz e de respiração.

Guia Básico para professores - Técnicas de colocação de vozwww.iil.pt/Ficheiros/TECNICA_VOCAL.doc 

  O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) salienta e recomenda o sítio electrónico do dia mundial da voz, onde de forma atractiva, é possível obter-se informações sobre esta característica fantástica que é a Voz.  Em baixo, destacam-se alguns dos links.


 A VOZ é um instrumento dentro do nosso corpo.
 Aprenda a gostar dele para o preservar!




Fontes: 
Para saber mais:

Receba as novidades do PES por email - "Uma newsletter saudável"


Agora, além de ser possível seguir as actividades e novidades do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) no facebook também é possível manter-se sempre actualizado através  de email.



 Para que tal suceda, basta digitar o seu endereço de email na aplicação ( receba as novidades do PES por email) que está localizada na barra lateral,  por baixo do contador de visitas semanais, e submetê-lo . Automaticamente, receberá uma mensagem email de confirmação e basta clicar no link para que a sua opção fique registada. 

Assim, sempre que for publicada nova mensagem no nosso blogue, será o primeiro a receber a notícia e a saber as novidades saudáveis que vamos publicando com regularidade.   

EXPERIMENTE! 
RECEBA A NOSSA "NEWSLETTER" SAUDÁVEL!

Assinatura de Protocolo GARE - DREALE + Circuito “ALCOKART” - 8 de Abril

Uma das áreas prioritárias do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) é a prevenção rodoviária, tendo sido já desenvolvidas várias actividades com esse intuito e estando outras previstas para os próximos tempos. A primeira semana do 3.º Período será dedicada à prevenção da sinistralidade rodoviária, incluindo , entre outras actividades, a primeira descida de carrinhos de rolamentos em parceria com vários colaboradores.


A sinistralidade rodoviária é uma realidade que afecta a população jovem e a principal causa de morte e de incapacidade nestas faixas etárias. Na sinistralidade rodoviária associada aos jovens é relativamente comum estar subjacente o consumo de aditivos, de onde se salienta o álcool. É importante intervir. A Direcção Regional de Educação do Alentejo, nesse sentido, vai assinar um protocolo com o GARE - Associação para Promoção de uma Cultura de Segurança  Rodoviária tendo sido escolhido o nosso Agrupamento de Escolas como local para a cerimónia, o que muito nos orgulha. É com grande honra que o PES convida toda a comunidade para estarem presentes e assistirem à apresentação em Campo Maior do “ALCOKART”.



A prevenção rodoviária não é exclusiva de quem conduz. 
É uma questão de todos! 
_________________________
GARE: http://www.gare.pt/

Direcção Regional de Educação do Alentejo: http://www.drealentejo.pt/

A Prevenção Rodoviária no blogue do PEShttp://pescm.blogspot.com/search/label/preven%C3%A7%C3%A3o%20rodovi%C3%A1ria 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 7 DE ABRIL DE 2011

Comemora-se hoje, 7 de Abril, o Dia Mundial de Saúde que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, no período pós-guerra. Este ano, o Dia Mundial de Saúde é dedicado ao tema da "resistência microbiana e a sua disseminação global". A resistência aos antibióticos é uma ameaça crescente associada ao desenvolvimento de estirpes de superbactérias, devido ao uso abusivo deste tipo de medicamentos. Estes microorganismos são uma preocupação para as entidades de saúde pública, porque desenvolveram defesas capazes de resistir aos antibióticos mais fortes, provocando infecções letais. A disseminação deste tipo de bactérias é uma ameaça real.

Target with World Health Day SloganPortugal é o sexto país da Europa que mais consome este tipo de medicamentos, gastando uma média mensal de sete milhões em antibióticos de acordo com os dados do Infarmed. Não é a questão económica que aqui mais importa, mas sim a questão da saúde e como esta utilização excessiva e, muitas vezes desnecessária, pode matar. Por exemplo, os antibióticos são ineficazes contra os vírus, mas são frequentemente usados no combate a viroses, nomeadamente, contra casos de gripe.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) recomenda:

NÃO FAÇA AUTOMEDICAMENTAÇÃO!
ALERTE PARA UM USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS!

Fontes:

Programa das celebrações oficiais do dia Mundial da Saúde:


Saber mais sobre "superbactérias":

Mundo Brilhante trouxe (mais) optimismo à educação e à saúde no nosso Agrupamento

Tal como fora anunciado pelo PES, na passada terça-feira, dia 5 de Abril, ao fim da tarde, o Dr. Alfredo Leite do projecto Mundo Brilhante esteve novamente presente no nosso Agrupamento para dinamizar mais uma sessão para pais, encarregados de educação, professores e  comunidade em geral.  O tema central desta acção foi o optimismo na educação e na saúde dos nossos filhos. É claro, que atendendo ao actual momento social que vivemos, a "crise" não foi esquecida e a forma como ela pode influenciar as nossas vivências relacionais.
Foi uma sessão animada e esclarecedora, onde os participantes tiveram uma postura interventiva, explorando vários aspectos da psicologia positiva, numa "conversa" dinamizada pelo Dr.Alfredo Leite, que nos "fez (re)pensar a educação e a saúde, numa perspectiva optimista. As interacções pais/filhos; professores/alunos e entre pares foram debatidas, não se esquecendo da importância de termos tempo de qualidade nestes importantes momentos. Muito se disse, mas muito mais ficou por dizer! Sejamos optimistas, pois voltaremos a falar no assunto!

 

Caminhada Saudável da Primavera - 4 de Abril de 2011

Na passada segunda-feira, dia 4 de Abril, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), juntamente com o grupo disciplinar de Educação Física e do projecto Eco-Escolas, realizou a sua caminhada saudável da Primavera. Como já vem sendo habitual, a Guarda Nacional Republicana (GNR), mais especificamente, o Posto Territorial de Campo Maior, colaborou nesta iniciativa, escoltando os caminhantes ao longo do percurso. Os alunos da turma do 12.º A também foram fundamentais na monitorização de actividades que se foram desenvolvendo, colaborando mais uma vez com o PES.

As caminhadas são uma prática saudável que se tem consolidado nos nossos planos anuais de actividades, promovendo a actividade física e o contacto com a natureza, sensibilizando a comunidade para todas as vantagens que dai advêm.   

A caminhada saudável da Primavera partiu da Escola Secundária de Campo Maior, participando várias turmas e professores, do Ensino Básico e do Ensino Secundário, dirigindo-se para o belo espaço da Ermida de São Joãozinho, onde se desenvolveram várias actividades, incluindo um pequeno piquenique livre e vários jogos tradicionais, como o jogo da corda, o jogo da macaca, corridas de sacos, o jogo do pião, entre outros. Foi um dia muito bem passado, pleno de divertimento, de práticas ambientais e de práticas saudáveis, como as imagens documentam.

 
 
  
 
  
 
 

EM MAIO TEREMOS NOVA CAMINHADA SAUDÁVEL!
"PREPARE ESSE CORAÇÃO!"

2.ª Colheita de Sangue do ano lectivo na Escola Secundária de Campo Maior

No passado dia 29 de Março, realizou-se a segunda colheita de sangue deste ano lectivo na Escola Secundária de Campo Maior, no seguimento da parceria entre o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) e o Serviço de Sangue do Hospital de St.ª Luzia, de Elvas, que tem decorrido com sucesso desde que se iniciou, decorrridos 3 anos.

O Dr. Diego Cruz, Director do Serviço de Sangue do Hospital de Elvas, salientou a importância da continuidade destas acções, quer pela forte componente pedagógica e cívica, no âmbito da sensibilização para a dádiva de sangue, quer num progressivo aumento do número de dadores que se tem registado e que constituem um contributo crescente para a administração de sangue e/ou seus componentes a doentes necessitados.

As collheitas de sangue no Agrupamento de Escolas de Campo Maior irão continuar no próximo ano lectivo, contando com a colaboração e participação de toda a comunidade. Lembre-se:

DAR SANGUE É DAR VIDA! 

JÁ SENTIU O QUE É SALVAR ALGUÉM?

Foto de portalalentejano.com

A colheita de sangue na imprensa: