Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada - 21 de Novembro de 2010

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no seguimento de episódios anteriores, deixa aqui a sua mensagem de solidariedade para todas as vítimas e familiares de acidentes rodoviários, que são recordados neste DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA, que se assinala hoje, dia 21 de Novembro de 2010.

Este ano, as diversas associações que integram a organização ESTRADA VIVA - LIGA CONTRA O TRAUMA, reuniram-se em Santarém, onde decorreram as principais cerimónias que marcaram este dia. Uma das acções marcantes foi desenvolvida em colaboração com equipas médicas e com o corpo de bombeiros, passando pela simulação de uma operação de desencarceramento de uma viatura sinistrada.

Este dia mundial foi criado pela ONU em 2005, sendo no 3.º Domingo do mês de Novembro, e o espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de acidentes rodoviários.

A declaração recente do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA pode ser lida através do seguinte link: http://www.un.org/News/Press/docs//2010/sgsm13248.doc.htm.



Veja o spot da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=58tT187rfvM
http://vimeo.com/16559127
http://vimeo.com/16559086

QUANDO ANDAR NA ESTRADA,
 LEMBRE-SE DESTE DIA.

 Fontes:
http://estradaviva.org/
http://www.aca-m.org/w/index.php5?title=Dia_Mundial_em_Mem%C3%B3ria_das_V%C3%ADtimas_da_Estrada_2010
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/vitimas+estrada.htm
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1044899
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/faro-antecipa-dia-da-memoria
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/DiaMundialMemoriaVitimasEstrada2010.aspx

Dia Mundial do Não Fumador - actividades do PES

O Projecto Escola Saudável (PES), do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, assinalou o Dia Mundial do Não Fumador (17 de Novembro), com um leque muito diversificado de actividades. A equipa do PES quer destacar o facto das acções que coordenou/dinamizou terem tido, como é desejável, a colaboração, interessada, pronta e preciosa, de vários parceiros. Este facto é uma prova inequívoca de que, em Campo Maior, há uma preocupação, transversal, por esta área de intervenção – a promoção da saúde em meio escolar.

A problemática do tabagismo, em particular, razão de ser do Dia Mundial do Não Fumador, começou logo a ser trabalhada no dia 15 de Novembro, com uma exposição de cartazes, elaborados não só pela equipa do PES, mas também por alunos da Escola São João Baptista. Esta exposição, que pretendeu chamar a atenção da Comunidade Escolar para os muitos malefícios associados ao fumo do tabaco, estendeu-se até ao dia 19 de Novembro, sexta-feira.






No dia 17 de Novembro, tiveram lugar várias actividades implementadas por alguns dos nossos parceiros. De manhã, e a convite do PES, o Dr. Antonio González Márquez, médico do Centro de Saúde de Campo Maior, dinamizou, na sala de audiovisuais da Escola Secundária, duas sessões de sensibilização sobre tabagismo, onde estiveram presentes alunos de 8.º e 9.º anos, e claro, os respectivos professores.









O outro parceiro, um grupo de alunos do 12.º A, já, este ano lectivo, nosso colaborador noutras ocasiões, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, ficou, desta feita, incumbido, a pedido do PES, de três novas acções, neste caso, relacionadas com a luta anti-tabágica. Foram estes alunos que se encarregaram de receber e acompanhar, à sala de AV, o Dr. González e a Enf. Zélia. Mais tarde, estes mesmos alunos, foram a algumas salas de aula entregar folhetos, elaborados pela equipa do PES, e sensibilizar os colegas para a importância de não fumarem. Para além destas duas acções, este grupo, muito prestável, interessado e dinâmico, foi o responsável pela elaboração da apresentação em PowerPoint, contendo imagens e frases alusivas aos efeitos perniciosos do tabaco, que passou nos LCD existentes nos corredores da Escola Secundária de Campo Maior.













Os nossos colaboradores do 12.º A (Área de Projecto): 

(Da esquerda para a direita: Ana Carneiro, Leonor Martins, Pedro Madeira & João Paulo Von Gilsa)

A equipa do PES gostaria que estas intervenções tivessem frutos, e espera que alguns dos actuais fumadores acabem por abandonar o hábito de fumar, e os que nunca fumaram, fiquem sem vontade de o fazer.

NO DIA 31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO, VOLTAMOS A ESTA LUTA!

DIA MUNDIAL DA PESQUISA CONTRA O CANCRO (18 de Novembro)

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se a este dia, que assinala o DIA MUNDIAL DA PESQUISA CONTRA O CANCRO - 18 de Novembro de 2010 - , relembrando o quanto é importante o contributo de todos no combate contra este flagelo, que cada vez mais, incide sobre um maior número de pessoas e nos mais variadíssimos níveis etários.

A prevenção, os meios de diagnóstico precoce e o tratamento são os meios fundamentais para uma luta bem sucedida contra o cancro e, o incremento da investigação a todos estes níveis justifica-se em toda a sua plenitude. Nas últimas décadas os progressos foram imensos, mas ainda não são suficientes. Morre-se muito de cancro, aliás... morre-se demasiado de cancro. É um paradoxo! Por um lado, o conhecimento científico e a tecnologia evoluíram de tal forma, que as taxas de sucesso num largo número de doenças oncológicas aumentaram e as formas de resposta à doença diversificaram-se, mas por outro lado, os números mostram um aumento brutal do número de novos casos de cancro por ano, acompanhados por um igual aumento global de mortes por causas oncológicas. Actualmente, em Portugal, as doenças oncológicas são a 2.ª causa de morte. Ouvem-se muitas justificações para estes dados estatísticos, sendo uma delas, talvez das mais correntes, a alegação de "que agora sabe-se por que motivos as pessoas ficam doentes e morrem. Dantes morriam sem se saber por quê!" A tudo isto só há uma resposta: - Se sabemos porque morrem, então façamos todos os possíveis por evitá-lo!

A PESQUISA E A INVESTIGAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS NA LUTA CONTRA O CANCRO

A pesquisa e a investigação ajudam a aumentar o sucesso, a miminizar os efeitos provocados por esta doença e a diminuir o número de mortes.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios, quer disponibilizando bolsas que permitam o desenvolvimento de projectos inovadores e com aplicação clínica.

Esta instituição portuguesa criou ainda uma Bolsa de Investigação Clínica e/ou Epidemiológica na área de oncologia, no valor de cinco mil euros. A esta bolsa poderão concorrer cidadãos portugueses, com idade até aos 35 anos inclusive, licenciados por universidades nacionais e internacionais reconhecidas e que tenham colaborado, na área de Oncologia, junto de Instituições Nacionais.

Bolsa de Investigação Clínica e/ou Epidemiológica será atribuída anualmente e poderá ser renovada durante mais um ano. As candidaturas devem ser enviadas, até 31 de Dezembro de 2010, para os Serviços Administrativos da LPCC, em Lisboa. O regulamento desta Bolsa de investigação está disponível em: http://www.ligacontracancro.pt/   
Como em tudo na vida, também aqui é possível fazer muito. Mas é preciso...

QUERER, TENTAR E DEIXAR TENTAR!

Fontes:
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/dia-mundial-da-pesquisa-do-cancro.html
- http://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhes.php?id=351
- http://www.ligacontracancro.pt/

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR (17 de Novembro)

Fumar é o factor de risco modificável com o maior número de mortes atribuídas.



Portugal encontra-se num estádio da epidemia menos adiantado em relação à maioria dos países desenvolvidos. Contudo, existem diferenças de consumo de cigarros entre as zonas rurais urbanas do país, sendo superior nas zonas urbanas, e o padrão de evolução é distinto, verificando-se uma ligeira diminuição nos homens e um aumento nas mulheres, o que faz esperar, além das complicações comuns a ambos os sexos, adicionais consequências na função reprodutiva e no resultado da gravidez. A prevalência de consumo de tabaco é elevada nas grávidas, sendo necessárias fortes medidas de combate ao consumo de tabaco nesta população.

O consumo de tabaco inicia-se frequentemente na adolescência, sendo as iniciativas destinadas à prevenção do consumo de tabaco especialmente importantes nestas idades. A elevada prevalência de fumadores no grupo dos profissionais de saúde, nomeadamente nos médicos e enfermeiros, e entre os professores, merece particular atenção, uma vez que poderão funcionar como exemplos na sociedade.

In: Fraga, S., Sousa, S., Santos, A. C., Mello, M., Lunet, N., Padrão, P. & Barros, H. (2005). Tabagismo em Portugal. ArquiMed. 19(5-6): 207-229.



NÃO FUME, PELA SUA SAÚDE
(E PELA SAÚDE DOS OUTROS)!

O dia 17 de Novembro é também o dia mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Os hábitos tabágicos são a principal causa de 85% dos casos de DPOC em todo o mundo e, em Portugal, o tabaco é responsável por 61,3% da perda de qualidade de vida/anos de vida, como consequência directa da DPOC.




O tabagismo está intimamente relacionado com o Cancro de Pulmão. O Cancro de Pulmão é a terceira doença oncológica com maior taxa de incidência, depois do cancro da mama e da próstata.

Recentemente foi criada a PULMONALE – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, uma associação para os doentes e pelos doentes com cancro do pulmão que procura combater o estigma que existe em torno desta doença.
 

DEIXE DE FUMAR!

FUMAR PROVOCA UMA MORTE LENTA E DOLOROSA!
RECUPERE O FÔLEGO!
 NÃO SE DEIXE AMARRAR!
DEIXE DE FUMAR!

                  Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt


Sítios na Internet para uma vida sem tabaco:

- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/

- Revista portuguesa de cardiologia:

- Outros:

Colheita de Sangue na Escola Secundária de Campo Maior (9.NOV.2010)

O Projecto Escola Saudável (PES), do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, voltou a contactar, no início deste ano lectivo, o Dr. Diego Cruz, do Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia, em Elvas, no sentido de dar continuidade a uma parceria que conta já com 3 anos – a colheita de sangue na Escola Secundária de Campo Maior. Como sempre, o responsável por este serviço, prontificou-se a contactar a brigada oriunda de Évora e que, habitualmente, realiza na região este tipo de acções. Todavia, e de acordo com o Dr. Diego, por motivos orçamentais, a colheita, este ano, teria, provavelmente, de ser realizada apenas com os meios e o “pessoal da casa”. E assim foi.

No dia 9 de Novembro de 2010, entre as 9h30 e as 13h00, nas instalações da Escola Secundária de Campo Maior, lá teve lugar a 1.ª colheita de sangue deste ano lectivo. A primeira, pois ficou já agendada, para Abril de 2011, uma segunda colheita. Apesar, deste ano, estarem presentes menos técnicos do que vinha sendo habitual, o PES reconhece que tudo decorreu com a maior normalidade e eficiência, graças ao grande profissionalismo e simpatia de toda a equipa do Hospital de Sta. Luzia. Viveu-se um ambiente de descontracção e alegria, entre todos os que partilharam aquele espaço, aspecto que, na nossa opinião, poderá ser fundamental para cativar os dadores deste ano e, quiçá, trazer muitos outros na próxima ocasião.

Paralelamente à colheita de sangue, que contou com 20 doadores efectivos de sangue, número muito razoável, de acordo com a equipa do Serviço de Sangue, decorreu, à semelhança do ano transacto, o registo de potenciais dadores de medula óssea. Neste segundo caso, o número de registos não foi tão significativo, pois, e como referia o Dr. Diego e o Coordenador do PES, Alcides Silva, a um jornalista da Rádio de Campo Maior, o registo, ao contrário da doação de sangue, apenas é efectuada uma vez e, em Campo Maior, um número muito considerável da população já está registada, em consequência das diversas colheitas de sangue que têm acontecido ultimamente e, também, devido a uma campanha que decorreu há alguns anos e que visou encontrar, para uma menina da Vila, dadores compatíveis de medula.

Finalmente, o PES faz questão de referir, porque é um orgulho para a nossa equipa, e para o Agrupamento, que, na hora do regresso da brigada do Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia a Elvas, o Dr. Diego Cruz vincou, e agradeceu, a forma irrepreensível como todo o processo organizacional, relacionado com a colheita, foi conduzido pelo PES.

AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS DA COLHEITA:
 









EM ABRIL HÁ MAIS!

Educação sexual nas escolas - Lei 60/2009, de 6 de Agosto - notícias recentes

A Associação para o Planeamento da Família (APF) comunicou, de acordo com notícia de hoje (dia 11 de Novembro/2010) da TSF, que irá enviar materiais para as escolas para apoio à educação sexual, disponibilizando também formação a professores e, em simultâneo, denuncia ter conhecimento de situações em que a legislação não está a ser cumprida em alguns estabelecimentos de ensino do país.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) coordena a aplicação da Lei 60/2009  de 6 de Agosto e da Portaria 196-A/2010 de 9 de Abril nas escolas do concelho. As diferentes equipas Técnico-Pedagógicas que integram os vários Conselhos de Turma já têm elaboradas as planificações para a aplicação da educação sexual nos vários níveis de ensino, que foram ultimadas nas reuniões de avaliação intercalar que se realizaram recentemente, embora ainda possam sofrer reajustes, de acordo com eventuais necessidades e ofertas disponíveis. Estas planificações incluem actividades que, entretanto, já foram desenvolvidas no corrente ano lectivo no seio de algumas turmas.

Embora a tardia regulamentação no ano transacto, a Lei 60/2009 já foi aplicada no ano lectivo 2009/2010 e, como referido, no corrente ano, já estão a ser desenvolvidas actividades, de forma coordenada e planificada, desde o início das aulas em Setembro, algumas das quais, que ficaram já previstas no final do ano lectivo anterior.

O PES e todo o Agrupamento aguardam com bom agrado o envio dos anunciados recursos da APF para as escolas, bem como, a sua oferta formativa, desejando que sejam gratuitos ou que os preços, sejam substancialmente menores, aos indicados no site da Associação do Planeamento da Família (APF), na sua secção de recursos da Livraria Virtual onde anunciam os Kits de educação sexual (http://www.apf.pt/index.php?area=100&mid=003&lvt=LVT47c5802ada6f7), que oscilam entre os 75 euros e os 98 euros, cada um.

A Notícia da TSF transcreve-se abaixo:

"Lei da Educação Sexual não está a ser cumprida em algumas escolas.

A Associação para o Planeamento Familiar vai enviar para as escolas novos materiais para apoiar a disciplina de Educação Sexual e denuncia que ainda há escolas onde a lei não está a ser cumprida.


A Associação para o Planeamento da Família vai fazer chegar às escolas novos materiais para apoiar a disciplina de Educação Sexual.


Ouvido pela TSF, o director-executivo da Associação para o Planeamento da Família revelou que a associação já enviou 'kits' em resposta à procura, tanto ao nível de «pedidos de materiais como de acções de formação».

No entanto, Duarte Vilar admitiu que ainda há escolas onde a lei da Educação Sexual não está a ser cumprida, sublinhando que as acções de formação são feitas num «regime antiquado».
Por seu turno, Alexandra Chumbo, presidente da Associação Família e Sociedade, disse à TSF que há escolas que não têm ainda Educação Sexual e pais que não querem os filhos nestas aulas.
No entanto, a Confap disse não ter conhecimento de casos de alunos impedidos de frequentar as aulas de Educação Sexual por causa dos pais, considerando que tal seria «ilegítimo».
Segundo Albino Almeida, a preocupação da Confap consiste na falta de psicólogos, que dificulta a implementação da educação sexual."

in: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1708161 

Notícias relacionadas:
A educação sexual no blogue do PES:
http://pescm.blogspot.com/search/label/educa%C3%A7%C3%A3o%20sexual

Crime público de violência escolar aprovado em Conselho de Ministros

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Campo Maior fez eco neste espaço, de algumas notícias da sociedade, relativas a violência escolar e bullying que surgiram ao longo do ano lectivo anterior, nomeadamente, do caso de Mirandela.

Este tipo de fenómenos tem-se manifestado de forma crescente nas escolas e, por vezes, atingido proporções preocupantes, com graves consequências, o que obriga à tomada de medidas incisivas e objectivas, justificando o facto da prevenção da violência ser também uma das áreas prioritárias da saúde escolar. O número de queixas, por parte de professores, alunos, encarregados de educação e auxiliares de educação na Procuradoria Geral da República aumentou significativamente nos dois últimos anos.

Todos os intervenientes no processo educativo foram-se manifestando relativamente a esta problemática e a tutela também sentiu necessidade de intervir e legislar sobre o assunto, proporcionando novos meios de acção às entidades competentes. Uma das medidas consiste na proposta de Lei que prevê que seja considerado crime público a violência escolar, que foi aprovada em Conselho de Ministros.

Transcreve-se a informação publicada a 29 de Outubro no Portal da Educação sobre a temática:

"A proposta de lei que prevê a criação do crime público de violência escolar foi aprovada em Conselho de Ministros. Esta proposta baseia-se no modelo de incriminação já utilizado pelo Código Penal para os crimes de violência doméstica e de maus-tratos.

Este projecto cria o crime de violência escolar, englobando os maus-tratos, reiterados ou muito graves, físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais, a qualquer membro da comunidade escolar a que também pertença o agressor.

O crime de violência escolar é punido com uma pena de prisão de 1 a 5 anos. Nos casos em que resulte a morte da vítima em virtude dos actos praticados, a pena poderá ser agravada entre 3 e 10 anos. Além disso, nas situações em que se verifique ofensa grave à integridade física, o agravamento situa-se entre 2 e 8 anos.
No caso em que os agentes sejam menores, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, apesar de serem inimputáveis para efeitos de lei penal, a criação de crime de violência escolar permitirá a aplicação de medidas tutelares educativas.

O novo crime de violência escolar abrange o fenómeno designado como bullying, cujos efeitos, além dos imediatamente produzidos na integridade pessoal das vítimas, se repercutem no funcionamento das escolas e na vida diária das famílias.

Além da punição inerente à prática daqueles actos, pretende-se que a tipificação do novo crime de violência escolar produza efeito dissuasor, contribuindo para a manutenção da necessária estabilidade e segurança do ambiente escolar."

 In: http://www.min-edu.pt/np3/5254.html   

Notícias nos media:

Colheita de sangue e/ou registo de potenciais dadores de medula óssea

JÁ ESTÁ AÍ À PORTA!
À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, irá ter lugar, na Escola Secundária de Campo Maior, uma colheita de sangue e, se os doadores de sangue estiverem interessados, o registo no banco de dados de potenciais dadores de medula.

A colheita decorrerá durante a manhã da próxima terça-feira, dia 9 de Novembro (das 9h30 às 13h00).

Esta acção é o resultado de uma parceria, já longa e frutífera, entre o Projecto Escola Saudável (PES) e o Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia em Elvas.

Se vive/trabalha em Campo Maior ou nos Concelhos vizinhos, venha dar sangue, venha dar vida!

O PES faz votos para que neste dia marquem
presença muitos doadores.

  

NÃO SE ESQUEÇA: UM DIA PODE SER VOCÊ
O(A) NECESSITADO(A) ...

A gripe A está de volta! Atchim!

A vacinação contra a gripe A continua, é gratuita e foi alargada à generalidade da população. A vacinação contra a "tradicional gripe sazonal" também se está a realizar. Elas "andam aí"! proteja-se! Os espirros e os calafrios voltaram!

Com a chegada do tempo mais frio e chuvoso, chegam os primeiros sinais que nos lembram que a Gripe A também vai regressar. Longe dos alarmismos do Inverno anterior, a OMS e a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelaram dados que apontam para uma grande predominância do vírus da estirpe H1N1, o responsável pela Gripe A, nesta época sazonal.

A vacinação contra este agente patogénico continua a ser realizada e é aconselhada, tal como a vacinação contra a "tradicional" gripe sazonal, principalmente nos grupos de risco, como idosos, doentes crónicos e crianças.

Relatório da Pandemia da Gripe em Portugal elaborado pela DGS refere que “é possível admitir que 20 por cento da população estará protegida, quer pela doença quer devido a infeções inaparentes quer, ainda, pela vacinação”. Este facto mostra a forma como foi a elevada a circulação do vírus no ano passado.

Os sintomas mais frequentes referidos pelos utentes foram tosse (80,5 por cento), febre (60,3 por cento), mialgias/artralgias (35,4 por cento), cefaleias (31,3 por cento), odinofagia (22,1 por cento), vómitos e diarreias (11,8 por cento), rinorreia (11,3 por cento), prostração e sonolência (1,1 por cento) e irritabilidade (um por cento).

As escolas, devido ao aglomerado de pessoas em espaços confinados, são locais propícios à propagação de infeccões virais. As recomendações que, de forma massiva, se fizeram o ano passado para a prevenção da gripe A continuam a ser válidas como medidas preventivas para qualquer estirpe de vírus de influenza e, algumas delas, são tão simples e tão importantes...

...NÃO SE ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!

Fonte:

Mais informação em:

Mensagens antigas sobre gripe A:

Notícias breves sobre saúde - risco de enfarte; jovens e a sinistralidade rodoviária

Ruído no local de trabalho aumenta risco de enfarte

Estudos recentes mostram existir uma estreita relação entre o trabalho em locais ruidosos e um aumento sério do risco de enfarte do miocárdio ou contraírem outros graves problemas cardiovasculares.
Este estudo decorreu entre 1999 e 2004 em mais de seis mil pessoas com mais de 20 anos foram examinadas pelos pesquisadores da Universidade British Columbia, nos EUA e foi publicado na revista Occupational and Environmental Medicine.

Segundo o cardiologista Carlos Alberto Pastore, trabalhar sob constante ruído facilita a libertação de hormonas relacionados com o stress que funcionam como «o gatilho que acelera o processo inflamatório das artérias».


No entanto, para o médico, o stress só é um problema quando passa a ser constante. Nesse caso, deve ser considerado um factor de risco como qualquer outro, já que, segundo o médico, «tudo o que está relacionado com a esfera emocional é um problema de saúde tão grave quanto o colesterol».


 
------------------------------------------------------------------------------------------------
 
JOVENS SÃO OS QUE MAIS MORREM NAS ESTRADAS PORTUGUESAS
 
Os jovens condutores até aos 24 anos, são os que mais morrem nas estradas portuguesas e também o grupo com maior número de feridos graves, o que é o dobro dos restantes níveis etários. De acordo com dados da Prevenção Rodoviária Portuguesa, cerca de 90 por cento dos condutores que morrem nas estradas são rapazes e os acidentes acontecem na maioria das vezes ao sábado e ao domingo, entre as 8h00 da noite e as 4h00 da madrugada. Cerca de metade (45%) dos condutores envolvidos nestes acidentes, morre. Estes dados foram revelados a 25 de Outubro.
 
Citando o jornal público, "Os acidentes graves ocorrem, com maior incidência, aos fins-de-semana e provocam a morte de 45 por cento dos condutores envolvidos. De entre os jovens que têm acidentes, os rapazes constituem 85 por cento dos mortos, 78 por cento dos feridos graves e 64 por cento dos que sofrem ferimentos ligeiros, sendo a taxa das raparigas residual. De entre a totalidade dos condutores, os jovens dos 18 aos 24 anos representam 93 por cento dos mortos, 91 por cento dos feridos graves e 72 por cento dos que sofrem ferimentos ligeiros".
 
ATENÇÃO! VÍDEO COM IMAGENS CHOCANTES!  
"O estudo realizado indica que os jovens bebem com menor frequência que os restantes condutores, mas maiores quantidades de cada vez, atingindo elevadas taxas de alcoolemia. Desvalorizam os efeitos do álcool, drogas e medicamentos e o uso do telemóvel como causadores de acidentes. Os jovens são os que conduzem mais depressa, que defendem o aumento dos limites de velocidade e que rejeitam a explicação de que o excesso de velocidade é a causa dos acidentes. Apresentam comportamentos de risco nas estradas, seguindo perto de quem vai à frente, raramente dando passagem aos peões e não abrandando com o semáforo amarelo."

Estes dados justificam a necessidade de um trabalho conjunto de toda a sociedade para mudarmos comportamentos e atitudes, onde as escolas e as equipas promotoras de saúde terão também um papel fundamental. O Projecto Escola Saudável de Campo Maior não se vai ausentar desta missão.

Fontes:



Caminhada saudável em honra do Dia Mundial da Alimentação

O Projecto Escola Saudável e o Grupo Disciplinar de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, o Centro de Saúde, o posto territorial da Guarda Nacional Republicana e a Câmara Municipal de Campo Maior, enveredaram esforços conjuntos e realizaram em estreita colaboração várias actividades ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Alunos de 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e do Ensino Secundário (Regular e Profissional) oriundos de duas escolas do Agrupamento juntaram-se no jardim público da nossa vila raiana e participaram, de forma divertida, mas com uma vertente educativa muito forte, em actividades dinamizadas pelo PES e pelo Centro de Saúde de Campo Maior. Por exemplo, participaram num pequeno jogo que consistiu em completar uma roda dos alimentos gigante com vários exemplos alimentares disponíveis, seguindo várias pistas.

A equipa do Centro Saúde integrou pessoal médico, enfermeiras e uma nutricionista, fornecendo muitas informações sobre regras alimentares e realizando rastreios dos índices de massa corporal, entre outras iniciativas que entusiasmaram os jovens que participaram de forma activa nas várias actividades. 

Seguidamente, estes alunos sempre acompanhados por professores e escoltados por viaturas e pessoal da GNR que garantiu a segurança em todo o trajecto, continuaram a caminhada saudável dinamizada pelo Grupo de Educação Física do Agrupamento e que tinha sido iniciada nas respectivas escolas. Durante o percurso, os alunos foram distribuindo folhetos de sensibilização à população, apelando para a prática de uma alimentação equilibrada, completa e saudável, incluindo alguns conselhos sobre como preparar e manipular os alimentos. Também se apelou à votação na petição pública para a candidatura da dieta mediterrânica a património cultural imaterial da UNESCO. Estas actividades decorreram durante a parte da manhã e contaram com mais de 200 entusiastas participantes.

A associação de uma actividade física/desportiva a uma alimentação saudável e equilibrada adaptada às necessidades individuais, são factores fundamentais como medidas promotoras da saúde, nomeadamente, na prevenção de doenças cardiovasculares. Nunca é demais relembrar que cerca de 35% da população portuguesa morre devido a doenças desta tipologia.


NÃO BASTA TER “BOM CORAÇÃO”,
 É NECESSÁRIO CUIDAR DELE!

PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA.

VOTE NA PETIÇÃO PÚBLICA:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3248

Petição Online: Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da UNESCO

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) também apoia a candidatura da DIETA MEDITERRÂNICA a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Um conjunto de individualidades e entidades, de onde se destacam a Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Movimento Mulheres de Vermelho, estão a desenvolver uma iniciativa que visa sensibilizar e apelar ao Governo Português para que se associe à Grécia, Itália, Espanha e Marrocos, apresentando uma candidatura conjunta da DIETA MEDITERRÂNICA, que será votada na próxima Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorrerá de 15 a 19 de novembro de 2010, em Nairobi, Quénia.

Como se refere no texto da petição pública, "a Dieta Mediterrânica é uma antiga herança cultural que todos os povos do Mediterrâneo têm em comum: uma maneira de compartilhar a vida, a agricultura sustentável e respeito ao meio ambiente – um estilo de vida. A alimentação mediterrânica é certamente uma das mais saudáveis do mundo. Esta dieta é rica em vegetais e fruta, pão de trigo ou outros cereais pouco refinados, azeite e peixe, sendo pobre em gorduras saturadas e rica em gordura monoinsaturada (azeite), ácidos gordos ómega 3 (peixe) e fibra alimentar. Infelizmente a alimentação portuguesa tem-se tornado cada vez mais desequilibrada e vindo a afastar-se da tradicional dieta ou dieta mediterrânica, sendo notório que a juventude está a comer cada vez mais fast food, alimentação demasiado rica em gordura saturada, sal, açúcar e calorias."

Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia lembrou que em Portugal, 35 por cento da população morre de doença cardíaca.


“Há uma ideia errada de que as mulheres sofrem do coração mas não morrem do coração e de que os homens não sofrem do coração mas morrem dele. É mentira. A doença cardíaca é a principal causa de morte das mulheres em Portugal e no mundo. Mata mais do que o cancro e é mais fácil de evitar do que o cancro da mama”, sublinhou Manuel Carrageta.

Este facto é fundamental para o apoio de um grupo de “Mulheres de Vermelho” apoiantes da dieta mediterrânica na prevenção de doenças cardiovasculares.

PROTEJA A SUA SAÚDE PRATICANDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

ASSINE ESTA PETÇÃO PÚBLICA ONLINE EM:
 O PES apoia a candidatura da DIETA MEDITERRÂNICA A PATRIMÓNIO DA UNESCO.
E Você?
Mais informações em: