“NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES" - Cria um anúncio para as Nações Unidas


O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) lança o desafio de participação num concurso internacional sobre igualdade de género a toda a comunidade educativa e visitantes do blogue. A violência contra as mulheres e raparigas, embora seja triste de se reconhecer, é ainda uma realidade. Uma realidade a que todos nos opomos, mas que existe. Como tal, continua premente a contínua sensibilização para este assunto, para que efectivamente, um dia possamos ser realmente iguais e, não somente, num plano teórico. 

O novo organismo das Nações Unidas - ONU Mulheres é o reconhecimento Internacional de todos os governos da existência de violência de género. Agora... é tempo de passarmos à acção.

Este concurso, visa sensibilizar a população em geral, para a denúncia de situações de violência contra mulheres e raparigas, que constitui uma das mais frequentes violações dos direitos humanos em todo o mundo. Esta iniciativa é aberta a qualquer cidadão residente na Europa, que deve elaborar um anúncio a dizer "NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!". O anúncio (cartaz) tem de incluir o logótipo da campanha. Esta acção é realizada em parceria entre as Nações Unidas e vários jornais de renome mundial, como El País, Le Monde , La Stampa, entre outros. Os prémios são vários e aliciantes, sendo o primeiro de 5000 euros e eleição o resultado de um júri de peritos e de uma votação pública, em que todos podem participar.

Em baixo, transcreve-se uma síntese das informações mais pertinentes do site oficial da campanha em Portugal (http://www.create4theun.eu/pt/).


CRIA UM ANÚNCIO PARA O CONCURSO DAS NAÇÕES UNIDAS DE 2011 – "NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHEREs



Calendário

O concurso abriu para apresentação de trabalhos a 8 de Março de 2011, Dia Internacional da Mulher, e terminará à meia-noite (CET) de 31 de Maio de 2011. Os vencedores serão anunciados a 25 de Novembro de 2011, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Todos os trabalhos terão de ser apresentados através do sítio Web do concurso, em competition.Create4theUN.eu.

Condições de participação

O anúncio tem de incluir o logótipo da campanha – “Não à violência contra as mulheres”. Para mais informações sobre as regras do concurso e as condições de participação, deve consultar-se o sítio Webhttp://competition.create4theun.eu/
Prémios
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Madrid, no dia 25 de Novembro de 2011.
O primeiro prémio, no valor de 5000 euros, será oferecido pela Fundação Caixa em Espanha, ao vencedor seleccionado pelo júri.
O prémio para jovens, destinado a participantes de 25 anos ou menos, será oferecido pela Fabrica, que também seleccionará o vencedor deste prémio. A Fabrica é o centro de investigação sobre comunicação do Grupo Benetton, fundado por Lucian Benetton e Oliviero Toscani com o objectivo de estabelecer uma ligação entre a cultura e a indústria e oferecer aos jovens designers e artistas do mundo inteiro uma oportunidade de desenvolverem a sua criatividade e de participarem em actividades de intercâmbio multicultural. A Fabrica está sediada em Treviso, em Itália.
O prémio a atribuir ao vencedor da votação pública será oferecido pelo Governo português.

Júri

  • Jacques Séguéla (Vice-Presidente da Havas, presidente do júri de 2010)
  • Omar Vulpinari (Director Criativo do Departamento de Comunicação
  • Visual da Fabrica e Vice-Presidente da ICOGRADA)
  • Olga Sviblova (Directora do Museu de Arte Multimédia de Moscovo)
  • Jan Arnesen (Chefe da unidade de exposições das Nações Unidas)
  • Mieke Gerritzen (Designer e Director do Museu de Design Gráfico de Breda)
  • Stefan Einarsson (Director Criativo da Hvita Husid e vencedor do concurso do ano passado)
  • Aldijana Sisic (Directora da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas “Unidos para pôr fim à violência contra as mulheres” (UNiTE))

Factos

  • Aproximadamente 70% das mulheres são vítimas de violência ao longo da sua vida.
  • 1 em cada 5 mulheres é vitima de violação ou de tentativa de violação ao longo da sua vida.
  • O número de pessoas traficadas por ano situa-se entre 500 000 e 2 milhões. As mulheres e as raparigas representam cerca de 80% das vítimas detectadas.
  • O número de raparigas e mulheres submetidas a mutilação genital feminina situa-se entre 100 e 140 milhões.
  • Há pelo menos 200 000 casos de violência sexual documentados na RDC desde 1996.
Fontes:
Site Oficial Português, http://www.create4theun.eu/pt/ 
ONU Mulheres, www.endvawnow.org/

O PES também grita bem alto:

“NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA

AS MULHERES!"

Álcool mata 2,5 milhões de pessoas por ano de acordo com relatório da OMS



O consumo de aditivos, nomeadamente, o consumo de álcool na adolescência é uma das preocupações e áreas prioritárias do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) na promoção de hábitos saudáveis na comunidade educativa. 

O consumo de álcool é muitas vezes escamoteado e ignorado, para não dizer aceite de forma dissimulada pela sociedade, o que leva a que tome proporções graves com o passar do tempo. Se compararmos a Lei do tabaco (consumo igualmente preocupante) com a Lei do álcool, representando o consumo destes dois aditivos um problema grave de saúde pública, a discrepância "salta à vista" logo na idade de permissão para compra legal: o tabaco só pode ser vendido a maiores de 18 anos, mas as bebidas alcoólicas podem ser vendidas a quem tiver 16 anos (embora seja de conhecimento geral, por vezes até dos familiares, que alguns ainda menores de 16 anos frequentam os bares e cafés e consomem álcool, sendo uma infracção com punição prevista na lei a quem o permite).


Quando o alcoolismo surge, ninguém tem (ou não quer ter) noção de como começou... apenas surgiu... como que por magia... como  uma fantasia, que de repente, se tornou de forma inesperada em realidade. A verdade hipócrita, é que muitos "acham piada" nos outros, mas ninguém quer tal em casa!

A realidade é que o consumo de bebidas alcoólicas mata e... MUITO! Morrem mais pessoas devido ao consumo de álcool do que devido à SIDA. Isto, sem estarem contabilizadas causas indirectamente relacionadas com o alcoolismo, como suicídios e consequências advindas de comportamentos de risco aquando o indivíduo estava ébrio. Actualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) associa 60 doenças ao consumo de álcool.

O relatório da OMS, divulga que as mortes associadas ao consumo de álcool representam cerca de 4% das mortes globais, sendo o equivalente a mais do que 2,5 milhões de pessoas por ano. As principais causas são acidentes (de viação, de trabalho, domésticos e outros), cancro, doenças cardiovasculares e cirrose.

 Na maioria dos países, o consumo de álcool nos últimos anos manteve-se em vez de diminuir e constatou-se que incide em taxas etárias muito novas, sendo muitas vezes, a idade de 15 anos, a idade média de início do consumo regular de bebidas alcoólicas. As novas rotinas de diversão são uma preocupação. Tendem a  ingerir grandes quantidades de álcool em pouco tempo, sendo um dos comportamentos mais danosos. 

O consumo excessivo de álcool é um problema social, transversal, e de saúde pública. Todos temos obrigações morais neste confronto.

Fontes:

Para saber mais:

Tratamento de alcoolismo:

Estudo: Os benefícios da dieta mediterrânica

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) aquando da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, associou-se à iniciativa da petição pública para candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO (VIDE: http://pescm.blogspot.com/2010/10/peticao-online-dieta-mediterranica-como.html). É do conhecimento geral o vasto conjunto de benefícios da dieta mediterrânica para a saúde, nomeadamente, a nível cardiovascular. Os dados científicos também já são consubstanciados por vários estudos, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

O número deste mês de Março da revista do Colégio norte-americano de Cardiologia divulga os resultados de mais 50 estudos desenvolvidos sobre a dieta mediterrânica, apontando para os claros benefícios no âmbito da medicina preventiva, incidindo sobre a diminuição do síndrome metabólico (que a comunidade científica reconhece que está a aumentar a um ritmo assustador em todo o mundo), associado a doenças como a obesidade, a diabetes, cancro e doenças cardiovascular. 

imageA dieta mediterrânica, além da tradição e componente cultural, os seus benefícios para a saúde advêm de um padrão alimentar que inclui uma dose diária de fruta, verdura, cereais integrais e lacticínios com pouca gordura, além de um consumo semanal de peixe, aves, frutos secos e legumes, com um consumo relativamente baixo de carne vermelha e moderado de álcool, normalmente às refeições. Também está incluído no padrão alimentar o consumo elevado de azeitonas e azeite. Estas características tornam-na na mais saudável para o coração e para controlar colesterol, triglicéridos, pressão arterial e glicose.


TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!


DIETA MEDITERRÂNICA = SAÚDE

Fontes: 

Para saber mais:

Colégio norte americano de Cardiologia:

I Descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior

O Projecto Escola Saudável do Agrupamernto de Escolas de Campo Maior (PES) está a desenvolver, juntamente com vários parceiros, um conjunto diversificado de actividades direccionadas para a Prevenção Rodoviária. Pretendemos conciliar o divertimento, as actividades ao ar livre, com aprendizagens visando a segurança rodoviária.

No dia 27 de Abril irá realizar-se a I descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Decorrerá durante a parte da manhã, na Rua João de Portugal, mesmo em frente à Escola Secundária. A actividade é gratuita, mas a inscrição é obrigatória (tem de ser feita até dia 11 de Abril).

Existem prémios para os vencedores e para o carrinho de rolamentos mais original e que respeite as normas de segurança.

Construam os vossos carrinhos de rolamentos e vamos todos...

"Rolar em Segurança!"

Consultem o regulamento e participem!
--------------------------------------------------------------------

Regulamento

I Descida de carrinhos de rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior

NORMAS GERAIS
1. A actividade intitula-se I descida de carrinhos de rolamentos do Agrupamento de escolas de Campo Maior, consistindo em 3 provas, sendo que duas são descidas cronometradas da Rua João de Portugal – uma descida livre e outra com obstáculos – e a outra é uma descida subordinada ao cumprimento das regras e sinalética de trânsito. A actividade está integrada na semana dedicada à prevenção automóvel organizada pelo Projecto Escola Saudável (PES).

2. A actividade realizar-se-á após autorização formal e colaboração da Câmara Municipal de Campo Maior, da Guarda Nacional Republicana – Posto Territorial de Campo Maior – e aprovação do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

3. Durante o período de duração da actividade estará interdito o trânsito automóvel na rua João de Portugal. É aconselhável que o estacionamento automóvel também esteja interdito desde a véspera, a partir do período da tarde.

4. Durante a realização da actividade prevê-se a presença de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior para socorro e transporte em caso de eventual necessidade.

5. A participação é livre e gratuita, não podendo ter qualquer carácter comercial.

6. A participação na actividade é exclusiva a alunos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com idade mínima de 12 anos. Todos os participantes menores carecem de autorização escrita do(a) respectivo(a) encarregado(a) de educação.

7. O acto de inscrição implica a aceitação de todas regras presentes neste regulamento, o que fica reforçado pela assinatura obrigatória de uma declaração de aceitação e compromisso de cumprimento de todas as condições por todos os elementos das equipas. No acto de inscrição também é logo obrigatória a autorização escrita dos encarregados de educação para alunos menores.

8. A organização não se responsabiliza por qualquer dano ou prejuízo decorrente da condução dos participantes ou das suas acções, nomeadamente, danos causados pelo carro no piloto ou em terceiros e no que diz respeito a vestuário estragado. Esta responsabilidade é assumida pelas equipas quando efectuam o acto de inscrição.

9. Cada equipa participante apenas pode concorrer com um carrinho de rolamentos, não podendo usar nenhum outro. Não pode haver permutas de viaturas entre equipas.

10. Nenhum elemento das equipas participantes poderá fazer parte da organização ou equipas de apoio.


EQUIPAS
1. As equipas têm de ser exclusivamente constituídas por alunos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com uma idade mínima de 12 anos.

2. As equipas podem ser individuais ou formadas, por um máximo, de três elementos. Um desses elementos será o chefe de equipa, sendo o elemento privilegiado de contacto com o júri e equipa de apoio à realização da prova para pedir informações e receber instruções que deverá transmitir aos restantes parceiros de equipa.

3. Cada equipa tem de ter um nome escolhido pelos próprios e ser-lhe-á atribuído um número de participação, por ordem de inscrição.

4. Em equipas com 2 ou 3 elementos, não é obrigatório ser um piloto diferente em cada prova, podendo ser sempre o mesmo, dando os restantes apoio logístico.


INSCRIÇÃO
1. É obrigatória a inscrição de todas as equipas e respectivos participantes, dentro do prazo estabelecido pela organização e em impresso próprio. As folhas de inscrição podem ser levantadas nos serviços de reprografia da Escola Secundária de Campo Maior.

2. As inscrições podem ser entregues a qualquer dos elementos do Projecto Escola Saudável (PES), que entregarão um recibo datado e assinado que servirá de comprovativo de entrega.

3. O acto de inscrição implica a total aceitação e cumprimento deste regulamento e de todas as regras e condições de participação, nomeadamente, do ponto 8 das normas gerais, por todos os elementos das equipas participantes.

4. No acto de inscrição, é obrigatória a entrega da declaração escrita de aceitação do regulamento subjacente ao ponto anterior e a declaração escrita de autorização escrita dos encarregados de educação, para a participação de alunos menores de idade. Alunos maiores de idade, terão de comprovar idade com bilhete de identidade/cartão de cidadão.


PROVAS DA COMPETIÇÃO
1. A actividade consiste em 3 provas: duas descidas cronometradas – uma livre e outra com obstáculos – e uma descida para avaliação do cumprimento das regras e sinais de trânsito. As provas realizam-se todas na Rua João de Portugal.

2. Consoante o número de equipas participantes, poderão fazer as provas, uma equipa de cada vez, duas ou no máximo três, em simultâneo.

3. A descida livre consiste numa prova cronometrada desde o local de partida até à meta. O sistema de pontuação será semelhante ao actualmente em vigor nas provas de fórmula 1: O vencedor, com melhor tempo, vai somar 25 pontos, o segundo classificado 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto.

4. A descida com obstáculos consiste numa prova cronometrada desde o local de partida até à meta, em que os pilotos terão de contornar alguns obstáculos e fazer o percurso por um trajecto específico. O sistema de pontuação será semelhante ao actualmente em vigor nas provas de fórmula 1: O vencedor, com melhor tempo, vai somar 25 pontos, o segundo classificado 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto. A não circulação pelo trajecto indicado ou o não cumprimento da regra dos obstáculos implica uma penalização de 5 pontos por cada sanção.

5. A descida de cumprimento de regras e sinais de trânsito consiste numa prova, por um trajecto demarcado, em que os pilotos vão deparar com várias situações normais do trânsito, tendo de cumprir as regras e as sinaléticas em vigor. No início da prova é atribuída a todas as equipas 30 pontos. Por cada infracção há uma penalização de 5 pontos a 10 pontos. Caso as infracções sejam recorrentes, os pontos das penalizações podem ser descontados nas pontuações obtidas nas provas anteriores.

6. Em caso de desistência em qualquer prova, é atribuída pontuação zero. Em caso de desclassificação na prova é atribuída a penalização máxima prevista para essa prova.

7. O apuramento do resultado final da competição é feito somando todos os pontos obtidos, aos quais são subtraídos os decorrentes de penalizações atribuídas.

8. Todos os elementos das equipas recebem um certificado de participação na I descida de carrinhos de rolamentos do Agrupamento de escolas de Campo Maior, havendo prémios para as 3 equipas melhor classificadas.


NORMAS DE SEGURANÇA E DO CARRINHO DE ROLAMENTOS
1. Todos os participantes têm, obrigatoriamente, de vestir calças compridas e camisola de manga comprida (sendo aconselhável o uso de casaco), de utilizar um capacete e luvas de protecção. É recomendado o uso de cotoveleiras e joelheiras. A utilização de outras formas de protecção corporal é da livre iniciativa dos participantes.

2. Não são admitidos em prova carrinhos de rolamentos com materiais ou superfícies susceptíveis de provocarem facilmente danos físicos aos seus ocupantes e/ou terceiros (ex: arestas vivas, rebarbas, lascas, pregos, parafusos, placas metálicas, materiais estilhaçáveis, extremidades pontiagudas ou cortantes, etc.). Caso sejam utilizados materiais desta natureza ou superfícies com características consideradas perigosas, têm, obrigatoriamente, de ser eficazmente protegidos de forma a não constituírem risco.

3. Antes do início de cada prova, todos os carros deverão ser inspeccionados por elementos da organização e/ou da equipa de apoio à actividade. Em caso de avaria durante a realização de uma prova, o carro pode ser reparado e repetir a prova noutra sequência, uma única vez, tendo de ser novamente inspeccionado.

4. Todos os carrinhos de rolamentos têm de possuir sistema de travagem incorporado que permita reduzir a velocidade num curto espaço. No caso de se utilizarem dois ou mais travões, a estabilidade do carrinho deverá estar garantida.

5. Todos os carrinhos de rolamentos têm, obrigatoriamente, de ter dois ou mais eixos, sendo um deles o direccional.

6. A distância da largura entre rodados de cada eixo não pode ser inferior a 60 cm.

7. Os rodados dos carrinhos têm de ser de rolamentos de esferas de metal, apresentando-se de forma a ser facilmente comprovado este facto, não podendo ser acrescentado qualquer componente aos rolamentos esféricos, que altere a sua estrutura, nomeadamente, o diâmetro (ex: não são permitidas capas plásticas ou emborrachadas para os rolamentos, etc.).

8. Desde que não seja acrescentado qualquer material não pertencente de origem ao rolamento, o diâmetro dos mesmos é livre.

9. Os carrinhos de rolamentos têm de possuir assento para os participantes se sentarem e manterem nesses lugares ao longo do percurso, podendo ser viaturas de um, dois ou três lugares.

10. É estritamente obrigatório todos os ocupantes dos carrinhos de rolamento permanecerem sentados ao longo de todo o percurso das provas, sob pena de desclassificação. Apenas podem levantar-se em caso de acidente/avaria.

11. A decoração dos carrinhos de rolamentos é de livre opção dos participantes, sendo que qualquer linguagem, imagem, desenho ou outros, considerados ofensivos implicam a eliminação da competição de toda a equipa.


OUTROS
1. Será atribuído um prémio ao carrinho de rolamentos mais original. Este carro será eleito através de votação fechada. As equipas votarão através do respectivo chefe, que preencherá um boletim de voto.

2. Em caso de mau tempo meteorológico, a actividade será adiada para nova data a agendar, podendo tal facto, não implicar novo prazo para novas inscrições.

3. Em qualquer situação de empate, privilegia-se a média de idades mais jovem da equipa, seguindo-se o menor número de infracções.

4. Situações omissas a este regulamento, cabe à organização decidir, devendo tal ser igualmente aceite por todos os participantes.
--------------------------------------------------------------------


FORMA A TUA EQUIPA E PARTICIPA!


==> Ficha de inscrição para download/impressão


==> Regulamento para download/impressão


==> Cartaz para download/impressão

Na "terra" do café... os benefícios da cafeína!

A nossa vila de Campo Maior é, entre várias outras qualidades, também conhecida pela sua forte indústria de torrefacção de café, que está enraizada e é de vital importância ao nível económico, social, já com tradição e forte expressão cultural. Sempre que a cafeína e o café são notícia, de certa maneira, também a nossa terra é notícia. Foram publicados mais resultados que comprovam benefícios do consumo diário e moderado do café.


A cafeína pertence ao grupo das xantinas, presentes em várias plantas, conhecendo-se os seus efeitos neuroprotectores há algum tempo, o que tem levado ao estudo e vários ensaios experimentais, na prevenção e tratamento de várias doenças, nomeadamente, a doença de Alzheimer e de Parkinson. Já existem várias publicações científicas e, recentemente, um grupo de investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (http://www.cnbc.pt/), publicou os resultados de um estudo que comprova os benefícios do consumo crónico, de pequenas doses de cafeína, na prevenção de determinadas patologias, associadas à demência e perda de memória. Os cientistas estenderam as investigações às depressões e consideraram poder-se fazer semelhante associação.

Os efeitos estimulantes da cafeína são sobejamente conhecidos por qualquer comum cidadão e associam-se muitas vezes a um aumento de rendimento físico, mas os efeitos benéficos da cafeína (obviamente, com doses ajustadas em função de múltiplos factores, que vão desde a idade, peso, estado de saúde, etc) estendem-se para além dos que identificamos de forma directa ao nível do sistema nervoso central e da prevenção de doenças neurológicas degenerativas, passando pelo tratamento da apneia do recém-nascido, pela melhoria da concentração e atenção e até pela resolução de dores de cabeça. Muitos são os medicamentos que contêm na sua composição cafeína, como por exemplo, anti-gripais.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior convida todos os visitantes a conhecerem melhor os efeitos benéficos do café e as suas raízes e tradições, visitando a nossa vila e locais emblemáticos, como o Museu do Café, na Delta-Cafés.

Fontes:

PARABÉNS! Há 25 anos nasceu o primeiro bebé-proveta Português!

Primeiro bebé-proveta português nasceu há 25 anos e na altura foi uma "revolução" (SAPO)
O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior dá os parabéns ao "primeiro filho" da fertilização in vitro" português e aos avanços tecnológicos e científicos que a reprodução medicamente assistida desenvolveu nas últimas décadas.

Faz amanhã, 25 de Fevereiro, 25 anos, que nasceu pela primeira vez em Portugal um bebé como resultado da técnica de reprodução medicamente assistida de fertilização in vitro - FIV . Foi no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Neste quarto de século que passou, milhares de bebés se sucederam, com algumas inovações, mas as técnicas e princípio base continuam a ser muito semelhantes.

O primeiro bebé-proveta  no mundo ficou mundialmente famoso (neste caso, famosa) e foi Louise Brown, que nasceu em 1978, graças à aplicação da técnica por Robert Edwards (Prémio Nobel da Medicina em 2010) e Patrick Steptoe, já falecido.

Em Portugal, a técnica foi desenvolvida com sucesso pela primeira vez em 1986, através de uma parceria que envolveu  o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência, coordenada pelo Dr.António Pereira Coelho. Hoje, já solucionou problemas de fertilidade a inúmeros casais.

Fonte:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1132191.html

Morte na estrada! A prevenção rodoviária começa por Si!

No ano passado, morreram pelo menos, 
953 pessoas até Junho. 

Quantas irão morrer este ano?

Os dados oficiais da estatística dos acidentes rodoviários em território nacional, são tornados públicos com um atraso de 6 meses e apontam para um acréscimo de 216 mortes, comparativamente ao mesmo período de 2009 (1.º semestre). Para estes valores são contabilizados todos os óbitos no local do acidente, como aqueles que ocorrem até 30 dias após o acidente, como consequência deste. A partir do 30.º dia, mesmo que a morte tenha como causa provável as lesões decorrentes do acidente rodoviário, não é contabilizada para as estatísticas.



A condução defensiva ajuda a diminuir os números da sinistralidade. É neste sentido, que se tornou obrigatória a circulação no território da União Europeia (a partir deste mês) com as luzes diurnas acesas e, nos novos carros, estas luzes acendem-se automaticamente quando se liga o motor, independentemente da vontade do condutor. A forma como os peões circulam e enfrentam os perigos e riscos também é fundamental. 


OS ACIDENTES RODOVIÁRIOS
 ESTÃO NAS NOSSAS MÃOS!

A PREVENÇÃO RODOVIÁRIA 
TAMBÉM PASSA POR SI!

Fontes: 
http://www.publico.pt/Sociedade/morreram-mais-de-950-pessoas-em-acidentes-rodoviarios-ocorridos-no-ano-passado_1479907

http://www.publico.pt/Sociedade/automoveis-novos-lancados-a-partir-de-hoje-tem-de-ter-luzes-de-circulacao-diurna_1478987

Para saber mais:
http://www.ansr.pt/
http://www.gare.pt/
http://www.prp.pt/