16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação – Caminhada Saudável dia 20 de Outubro

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se às comemorações do dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje, dia 16 de Outubro, relembrando a importância que uma alimentação equilibrada tem na manutenção da saúde individual.


A ONU escolheu para comemorar o dia Mundial da alimentação a data de 16 de Outubro, por ser o dia da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). Quando pensamos neste dia, esquecemo-nos muitas vezes do principal motivo que levou à sua criação: A FOME NO MUNDO. Por respeito àqueles que passam fome, nós que temos alimentos, devemos preservá-los, não os estragar e fazer os possíveis para desenvolvermos uma alimentação saudável. Só assim, este dia tem significado.


Existem regras para uma alimentação saudável e equilibrada, que de uma forma geral, devem servir de base a todos nós. Contudo, também temos de considerar as necessidades energéticas e alimentares individuais, o que obriga a que se façam adaptações a cada um, de acordo com determinados parâmetros. Para esse ajuste, devem ser considerados factores como: o género (feminino ou masculino); a idade; o estado de saúde (existência de certas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão…) e a actividade física desenvolvida.
Associar uma alimentação ajustada e equilibrada à prática regular de desporto é o ideal para mantermos um bom estado de saúde, prevenindo o aparecimento de variadas doenças.
Será que o Ronaldo abusa dos fritos? Ou dos doces? Nhaaa!

CONSELHOS ÚTEIS PARA PREPARAR ALIMENTOS

- Cozinhar com pouco sal para prevenir a hipertensão.

- Lavar bem as frutas e legumes.

- Cozer os legumes com pouca água e durante pouco tempo, para diminuir as perdas de vitaminas.


- Escolher alimentos saudáveis, pobres em gorduras animais e com baixo teor de açúcar.

- Não armazenar em conjunto, alimentos crus e confeccionados, para evitar contaminações cruzadas.



CAMINHADA SAUDÁVEL, 4.ªFEIRA, 20 DE OUTUBRO

Para assinalar este dia, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, promove na quarta-feira, dia 20 de Outubro, com a colaboração do grupo disciplinar de Educação Física, da GNR e da Câmara Municipal, uma caminhada saudável com alunos das nossas escolas, que no seu percurso urbano desenvolverão campanhas de sensibilização para uma alimentação saudável junto da população. Esta caminhada terá também a dupla função de contribuir para a Organização Não Governamental “Médicos do Mundo”, ainda no âmbito do seu projecto Corrida Solidária. Todas as contribuições dos participantes reverterão para esta nobre ONG que actua em todo o globo, em condições por vezes tão adversas.

JUNTE-SE A NÓS NESTA CAMINHADA SAUDÁVEL.


LEMBRE-SE:
SABER COMER É SABER VIVER!


Mais informações para uma alimentação saudável:

Mais informações sobre os "Médicos do Mundo":

Novo visual do blogue

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior renovou o visual do seu blogue, proporcionando-lhe um “ar mais arrojado e moderno” associado a uma distribuição da informação mais eficiente e atractiva. A opção do fundo, uma marca de água de um mapa, prende-se com dois motivos: o facto de o nosso blogue ser lido em vários pontos do globo e, é claro, uma alusão às aprendizagens escolares, visto o nosso projecto ter como um dos seus grandes objectivos a promoção da saúde em meio escolar.


ESPEREMOS QUE SEJA DO AGRADO DE TODOS OS NOSSOS LEITORES.

13 de Outubro - Dia Europeu da Segurança Rodoviária

O Projecto Escola Saudável (PES) do agrupamento de Escolas de Campo Maior teve conhecimento do lançamento, por parte da APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), do resultado de três estudos sobre a mortalidade e morbilidade infantil nas estradas portuguesas. A apresentação dos resultados teve lugar hoje, quarta-feira, dia 13 de Outubro, numa sessão para jornalistas, no âmbito da comemoração do Dia Europeu da Segurança Rodoviária da Comissão Europeia. A sessão teve lugar no Palácio da Cruz Vermelha Portuguesa, em Santos, com início às 10h00.

Principais resultados dos estudos:

- Nos últimos 12 anos, as mortes com crianças por acidente rodoviário diminuíram 73%;

- Mesmo assim, morreram quase mil crianças em 12 anos nas estradas portuguesas;

- De 2007 a 2009, todos os dias 14 crianças foram vítimas de um acidente rodoviário: 8 enquanto passageiras, 4 como peões e 2 como condutoras;
 
- A maior parte das mortes por acidentes rodoviários continua a ocorrer com as crianças enquanto passageiras de um automóvel;

- Mais de 80% das crianças utiliza cadeirinha, no entanto, apenas 40% são transportadas correctamente;

- Não é fácil para uma família escolher uma cadeirinha: a variedade de modelos é grande e a diferença de preços também;

- Hoje é possível comprar sistemas de retenção para crianças mais baratos;

- É possível transportar as crianças viradas de costas até mais tarde;

- Legislação, campanhas informativas e redução do IVA das cadeirinhas responsáveis por redução da mortalidade com crianças passageiro.

Para saber mais sobre os resultados: http://www.apsi.org.pt/24/comunicado_de_imprensa_alargado.pdf

O Projecto Escola Saudável congratula-se com a diminuição, em mais de 70%, da mortalidade infantil nas estradas portuguesas.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR AS CRIANÇAS NA CADEIRINHA, MAS FAÇA-O DE FORMA CORRECTA!

Mais informações sobre prevenção rodoviária em: 

Tem entre 40 e 49 anos?

Fique a conhecer, com a ajuda do Portal da Saúde do Sapo, as consultas e exames que os homens da sua idade não devem dispensar:

- Check-up médico
Deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano.

- Consulta dentária
Recomenda-se a realização de uma consulta dentária, de seis em seis meses.

- Exame oftalmológico
Visite o médico oftalmologista uma vez por ano, mesmo que não tenha problemas de visão.

- Exame auditivo
Marque uma consulta de otorrinolaringologia de três em três anos para avaliação do estado do seu aparelho auditivo.

- Auto-exame da pele
Analise os seus sinais cutâneos e esteja atento a eventuais modificações ao nível da cor e forma. Se verificar que existem alterações na simetria, rebordo, cor e diâmetro procure um dermatologista.

Este é um passo essencial para defender a sua pele do cancro cutâneo. Especialmente se tiver a pele clara, recomenda-se ainda que marque uma consulta de dermatologia uma vez por ano.

- Rastreio do VIH
A pesquisa no sangue do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é especialmente importante sempre que houver dúvidas sobre a possibilidade de estar infectado pelo VIH; se pensa ter um filho; se teve relações sexuais sem preservativo, se houve partilha de seringas, agulhas ou outro material na injecção de drogas.

O mesmo se aplica caso tenha feito uma tatuagem ou um piercing com instrumentos não esterilizados (situação actualmente mais frequente em locais que não estejam legalizados) ou se teve contacto directo com o sangue de outra pessoa.

- Rastreio da Hepatite B
Deve efectuar este teste se consumiu drogas injectáveis; se tem, ou teve, múltiplos parceiros sexuais ou infecções sexualmente transmissíveis; se está contaminado com o VIH/SIDA.

Recomenda-se ainda a realização deste teste caso tenha feito tatuagens ou piercings com instrumentos não esterilizados; se esteve ou está preso. Actualmente as transfusões sanguíneas não são um factor de risco, porque todo o sangue transfundido é objecto de investigação e desinfecção.

- Rastreio da Hepatite C
Aconselha-se a realização do rastreio quando se consome ou consumiu drogas injectáveis; se fez uma tatuagem ou um piercing com instrumentos não esterilizados, se partilharam objectos cortantes que possam ter estado em contacto com sangue (lâminas, tesouras, escovas...). Também deve ser feito se as análises de função hepática (transaminases ou aminotransferases) estiverem elevadas.

- Colonoscopia
Este exame só é realizado em pessoas com mais de 50 anos, mas a existência de antecedentes familiares (pais, avós ou tios) de pólipos ou tumores intestinais recomenda que este exame seja feito cerca de dez anos antes da idade em que a doença foi detectada nesse familiar.

Também deve ser feito em casos de anemia crónica sem explicação aparente, perdas de sangue pelo ânus, diarreias persistentes ou alternância frequente de diarreia com prisão de ventre.

Se esses exames forem normais, habitualmente a colonoscopia só é repetida de cinco em cinco anos.

- Auto-exame testicular
Realize uma vez por mês, durante ou após o banho, o auto-exame testicular, que ajuda a diagnosticar precocemente o cancro dos testículos. Procure um médico urologista, caso detecte nódulos ou note alteração no tamanho, forma ou consistência dos testículos.

- PSA (antigénio específico da próstata)
Esta análise sanguínea, que indica a eventual existência de um cancro na próstata, deve ser realizada anualmente após os 45 anos. Caso revele valores elevados (acima de 4ng/ml) deverá ser feito um exame mais detalhado, geralmente uma ecografia transrectal da próstata com biópsia.


Para saber mais:
http://saude.sapo.pt/saude-medicina/saude-do-homem/40-49-anos/-tem-entre-40-e-49-anos.html

A SAÚDE PARA O SUCESSO ESCOLAR

O Projecto Escola Saudável de Campo Maior (PES), nas suas pesquisas e leituras saudáveis na Internet, encontrou um artigo no Canal Saúde do Portal Sapo, deveras interessante e muito útil para todos os educadores e Encarregados de Educação.

Na secção de saúde na infância pode ler-se um artigo dividido por seis páginas, que aborda os aspectos mais pertinentes relativos à saúde de crianças e jovens em idade escolar e que devem ser tomados em conta, pensando, obviamente, na saúde, mas também na influência que têm no seu desempenho escolar. São por exemplo, retratados alguns problemas de saúde que surgem com frequência e/ou aqueles que apenas são detectados em época escolar.

O artigo tem o nome sugestivo "Sucesso escolar - O check-up da saúde" e está dividido em seis partes:

- O check-up da saúde (http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/saude-na-infancia/sucesso-escolar.html);

- A entrada na escola pela primeira vez (http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/saude-na-infancia/sucesso-escolar.html?pagina=2);

- Vacinas em dia e alimentação saudável (http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/saude-na-infancia/sucesso-escolar.html?pagina=3);

- Mochilas sobrecarregadas (http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/saude-na-infancia/sucesso-escolar.html?pagina=4);

- Rotinas para um sono tranquilo e retemperador (http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/saude-na-infancia/sucesso-escolar.html?pagina=5);

- Previna a pediculose - piolhos (http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/saude-na-infancia/sucesso-escolar.html?pagina=6);

O SUCESSO ESCOLAR DOS SEUS FILHOS  PASSA PELA SAÚDE.

Preservação da fertilidade feminina

A Sociedade de Medicina de Reprodução defende criação de estrutura para preservação da fertilidade feminina

A ideia é simples. Fazer colheita de células reprodutoras saudáveis e viáveis, mantê-las num "banco", para serem depois usadas pela mulher quando esta decidir vir a ser progenitora. Contudo, faltam ainda vários aspectos de segurança, quer técnica como também do âmbito legal, que têm de ser asseguradas.
Esta estrutura teria como objectivo principal a preservação da fertilidade de mulheres que têm doenças graves e cujo tratamento vai destruir células reprodutivas, não estando de parte também outras possibilidades.

"Como preservar a capacidade reprodutiva quando esta é posta em causa?" é um dos temas IV Congresso Português de Medicina da Reprodução.

Para a Sociedade de Medicina de Reprodução (SPMR,), "o cerne da questão reside em desenvolver mais e melhores técnicas de preservação das células reprodutoras quando, por exemplo, uma pessoa passa pela infelicidade de ter uma doença grave, eventualmente maligna, cujo tratamento compromete o seu futuro reprodutor".
Segundo a SPMR, a procura de cuidados de saúde na área da fertilidade tem vindo a aumentar devido ainda a outras causas como o início de uma vida sexual precoce e com múltiplos parceiros (problemas de infecções sexualmente transmitidas) e estilos de vida não saudáveis como o sedentarismo, os hábitos alimentares, álcool e tabaco. Calcula-se que cerca de 20 por cento da população total tenha algum tipo de infertilidade.

Fontes:
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/sociedade-de-medicina-de-reproducao-defende-criacao-de-estrutura-para-preservacao-da-fertilidade-feminina.html 
- http://www.publico.pt/Sociedade/sociedade-de-medicina-de-reproducao-defende-estrutura-para-preservacao-da-fertilidade-feminina_1459657
- http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2817&Itemid=60
- http://www.ionline.pt/conteudo/82071-laboratorios-podem-salvar-fertilidade-em-casos-cancro

Mais informação em:
- Sociedade de Medicina de Reprodução - http://www.spmr.pt/default.aspx

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Iniciaram-se as comemorações da SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO que se assinalam em Portugal pela 5.ª vez consecutiva. Todos os serviços de saúde devem fazer a promoção do leite da mãe, que é considerado como a forma mais adequada de fornecer aos recém-nascidos todos os nutrientes de que necessitam.

Em 2010, as comemorações serão dedicadas ao tema “Apenas dez passos – O Caminho Amigo do Bebé”.

O Projecto Escola Saudável de Campo Maior associa-se a esta semana, contribuindo para a divulgação da vital importância que o aleitamento materno assume no desenvolvimento dos recém-nascidos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno é uma das formas mais eficazes de reduzir a TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (TMI), o que é corroborado pela UNICEF, que revela que cerca de um milhão de crianças morre anualmente por falta de aleitamento materno, uma realidade que ocorre inclusivamente nos países industrializados.

Em Portugal já foi criado um "Banco do Leite Materno", que é uma medida pioneira, que tem como objectivo proporcionar a todos os recém-nascidos, com idade gestacional inferior a 32 semanas, a alimentação com leite humano de dadora, caso o leite materno não esteja disponível.

As maternidades dos hospitais promovem várias acções de forma a incentivarem o aleitamento materno, nomeadamente, as 10 medidas estudadas pela OMS nos últimos anos, que constituem um "princípio" a ser seguido por todos e que devem ser aplicadas logo após o nascimento da criança, de onde se salienta, por exemplo, o fornecimento de leite materno logo na meia hora subsequente ao parto ou evitar o uso de chupetas nos primeiros dias. Os hospitais que sigam estas medidas são certificados pela OMS e UNICEF como "AMIGOS DOS BÉBÉS".

AS 10 MEDIDAS ESSENCIAIS DE UM HOSPITAL "AMIGO DOS BÉBÉS"

- Ter uma política de promoção do aleitamento materno escrita, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.


- Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.

- Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

- Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.

- Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.

- Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.

- Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.

- Dar de mamar sempre que o bebé queira.

- Não dar tetinas, bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas ao peito.

- Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.

AJUDE A DIVULGAR A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO!
 Fontes:
 Mais informações sobre o tema:
DAR DE MAMAR É AJUDAR O SEU FILHO!

Dia Mundial do Coração 2010

O Projecto "Escola Saudável" do Agrupamento de Escolas de Campo Maior vem recordar que no dia 26 de Setembro é assinalado, por iniciativa da Federação Mundial do Coração e 10 anos após a primeira comemoração, o DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO.

Em 2010 o tema é: “Eu trabalho com o coração”.

O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável, de acordo com as orientações da União Europeia.

As doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro, vitimando 17,1 milhões de pessoas por ano. Os factores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo.

A Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, organiza eventos alusivos ao tema em mais de cem países. As iniciativas previstas incluem rastreios, passeios organizados, corridas, sessões de fitness, debates, espectáculos, fóruns científicos, exposições, concertos, desfiles e torneios desportivos.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as actividades do Dia Mundial do Coração em Portugal.

No Dia Mundial do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, e com a colaboração da Direcção-Geral da Saúde, do Instituto Português da Juventude, da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, da Federação de Ginástica de Portugal, da Fundação Inatel e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, pretende mobilizar a população portuguesa para a participação em actividades físicas e desportivas, promovidas pelas câmaras municipais e por outras entidades locais.

Neste evento a nota dominante será a realização de actividades desportivas abertas à participação de todos os cidadãos, dirigidas a ambos os sexos e a todas as idades, sendo objectivo que as acções decorram o mais próximo possível das pessoas.


A iniciativa da Federação Portuguesa de Cardiologia visa:

- Mobilizar a população para um estilo de vida activo, onde a actividade física, o exercício e o desporto estejam presentes na vida quotidiana da população;

- Aumentar o conhecimento dos benefícios na saúde, sociais e económicos da prática regular de actividade física moderada;

- Reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo, para a manutenção de um coração e de uma vida mais saudáveis, e como forma de prevenção primária das doenças cardiovasculares;

- Promover a saúde, privilegiando a prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morbilidade mortalidade e incapacidade de longa duração da população portuguesa.

In Portal da Saúde (Ministério da Saúde).

Não esqueça: Se quer ter um coração forte e saudável deve adoptar um estilo de vida activo.

ADOLESCENTES E A PREVENÇÃO DO CANCRO DO CÓLO DO ÚTERO

Adolescentes femininas em idade escolar, nascidas em 1995 foram as primeiras a serem vacinadas contra o o Vírus do Papiloma Humano, uma das causas do cancro do colo do útero. Na altura, em 2008, tinham cerca de 13 anos e foram mais de 47 000 vacinadas. Actualmente, de acordo com a Direcção Geral de Saúde, a cobertura de vacinação ultrapassa os 84%, o que atendendo à data de início do processo, são número animadores.

A vacinação é uma forma eficaz de prevenção do cancro do cólo do útero, que mata cerca de 300 mulheres por ano em Portugal. É fundamental a vacinação das adolescentes, principalmente, antes de iniciarem uma vida sexual activa e entrarem em "contacto" com vírus.

Esta medida, por si só, não soluciona a questão do COMBATE ao CANCRO DO CÓLO DO ÚTERO. Medidas de prevenção e o rastreio precoce são outras peças essenciais para se ganhar esta luta.

PASSE A PALAVRA!
PREVINA O CANCRO DO CÓLO DO ÚTERO.

Fonte:

Campanha Contra o Cancro do Cólo do Útero:

Um ano lectivo 2010-2011 SAUDÁVEL

O Projecto Escola Saudável de Campo Maior (PES) deseja a toda a comunidade educativa um ano lectivo 2010-2011 pleno de SAÚDE.


O PES continua a promover a saúde em meio escolar e aguardamos pela participação nas diversas actividades que desenvolveremos ao longo do ano lectivo.


Para um "arranque" saudável...
Recordamos algumas das mensagens antigas que poderão ser úteis na preparação das actividades dentro das Equipas Técnico-Pedagógicas, relembrando também a possibilidade de exploração dos "links saudáveis" que apresentamos na barra lateral.



"Leituras antigas" para necessidades actuais:





Centro de documentação e Informação da APF:

Revista "Educação Sexual em rede":
http://www.apf.pt/index.php?area=002&mid=004&sid=004 

Mantenha hábitos de vida saudáveis!

A prevenção é a melhor forma de lutar contra o indesejável, seja isso uma doença, ou uma gravidez na altura menos indicada.

Na cabeça de um adolescente... aliás quatro...

O Projecto Escola Saudável (PES) de Campo Maior tem consciência das muitas dificuldades e contratempos que surgem durante a adolescência. Nas suas pesquisas sobre as temáticas relacionadas com a promoção da saúde em meio escolar, o PES encontrou um artigo muito interessante sobre as vivências na adolescência que aproveita para divulgar no seu blogue e que pode ser lido na íntegra na revista SABERVIVER (http://mulher.sapo.pt/saberviver/dossiers.html) ou no Portal SAPO, no seu canal de Saúde (http://saude.sapo.pt/).

Quatro (4) adolescentes são entrevistados e falam de vários aspectos do "seu mundo", desde a forma como sentem o que os rodeia, como vivem a escola, a sexualidade, os consumos de aditivos, a família e conflitos geracionais até aos seus objectivos futuros a vários níveis. É enriquecedor.

O artigo está dividido em 5 páginas, que correspondem aos seguintes links:

HIDRATAÇÃO EM "TEMPO QUENTE" E OUTROS...

O Projecto Escola Saudável (PES) de Campo Maior relembra, mais uma vez, as precauções especiais que toda a comunidade, especialmente população de risco, deverá tomar durante o tempo de calor como o que tem assolado o nosso país. Desta vez, para o efeito, aproveita as recomendações do Instituto de Hidratação e Saúde que surgem noticiadas no jornal "Público", num artigo que refere que cerca de um milhão de portugueses estarão mal hidratados, o que se torna preocupante se transportarmos esta questão para os dias de muito calor e pensarmos nas consequências que daí poderão advir.

Nesta notícia salienta-se que “a desidratação pode provocar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral. Pode, igualmente, afectar de forma significativa funções físicas e mentais e é um factor de risco relativamente a certas doenças ”. As crianças e idosos são indivíduos de risco, bem como outros em situações fisiológicas específicas, sendo importante seleccionarem fontes hídricas de acordo com padrões saudáveis.
A hidratação correcta é uma questão de saúde pública e a sensibilização para esta prática também passa  pelas escolas, que têm um papel fundamental quer ao nível dos alunos, quer ao nível das famílias.

SÓ É SAUDÁVEL COM A HIDRATAÇÃO CORRECTA.
FAÇA UMA INGESTÃO HÍDRICA SAUDÁVEL.

Mais informações em:

A RECICLAGEM NA SAÚDE

O Projecto Escola Saudável de Campo Maior (PES) tem como um dos seus principais objectivos a promoção de hábitos saudáveis. Os hábitos saudáveis para o ser humano, também passam pelo desenvolvimento de hábitos saudáveis para o nosso planeta TERRA, que se estiver despoluído, nos proporcionará melhor qualidade de vida, o que se perpetuará ao longo das gerações.

A RECICLAGEM é um desses hábitos ou rotinas, que muito contribuem para o bem-estar de todos: do planeta e dos seres vivos que nele habitam. A RECICLAGEM NA SAÚDE toma um especial relevo quando atentamos à toxicidade dos componentes usados nas mais diversas aplicações de cuidados de saúde, que vão desde os medicamentos, exames médicos, substâncias e reagentes de diagnóstico,  até aos equipamentos.

Os materiais e medicamentos que usamos em cuidados de saúde podem e devem ser reciclados, pois muitos deles são perigosos para o meio ambiente, nomeadamente, para a contaminação das águas. A solução é fácil! BASTA ENTREGÁ-LOS NA SUA FARMÁCIA.

Estes resíduos além de deixarem de contaminar o meio ambiente, são valorizados e parte desse capital pode reverter para ajudar instituições de solidariedade e de auxílio médico, como é o conhecido exemplo da reciclagem de radiografias usadas que beneficiam a AMI (Assistência Médica Internacional) e que ocorre todos os anos em épocas específicas - este ano foi de 4 a 25 de Junho.

A RECICLAGEM DE MEDICAMENTOS em Portugal é desenvolvida, essencialmente, pela empresa VALORMED, da qual reproduzimos um dos seus folhetos informativos.

Folheto informativo

RECICLE EMBALAGENS E MEDICAMENTOS FORA DE USO.
ENTREGUE TUDO NA SUA FARMÁCIA.

AO RECICLAR HOJE, AJUDA A SAÚDE DE TODOS!

Mais informações em:

ADOLESCENTES, MÁ ALIMENTAÇÃO E EXCESSO DE PESO

O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior (PES) tomou conhecimento de um estudo de investigação da Escola Nacional de Saúde Pública, que revela que cerca de 30% da população de adolescentes escolarizados apresenta excesso de peso, em que cerca de 8% já manifestam prevalência de obesidade. Esta investigação abrangeu amostras de jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos, de todos os distritos do país.

Um outro estudo, divulgado recentemente pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade revelava que quase um terço das crianças portuguesas entre os dois e os cinco anos estão em estado de pré-obesidade. 

Os dados destes estudos são preocupantes pelas diversas doenças graves que surgem associadas ao excesso de peso, em todas as idades. Acresce o facto destes jovens irem mantendo maus hábitos alimentares, associados a sedentarismo, que de forma progressiva se vão agravando com a idade e são também  um mau exemplo educacional para outros mais novos.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!
PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO!
Mais informações em:

HIPERACTIVIDADE NA SALA DE AULA... MAIS DO QUE SE PENSA!

O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior (PES) tomou conhecimento da notícia de um estudo sobre hiperactividade na sala de aula, publicado no jornal "Público" no dia 27 de Julho, que revela que em média, existirão 1 a 2 casos em cada turma, com problemas cognitivos, acarretando consequências quer na vida académica da criança, quer no seu dia-a-dia e no relacionamento com os outros.

Este estudo foi desenvolvido pela investigadora Cláudia Alfaiate da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra e identifica várias situações, referindo diversos aspectos de sintomologia e de como diagnosticar o problema, bem como, sugere estratégias de intervenção.

O PES recomenda a todos os intervenientes no processo educativo a leitura dos resultados deste estudo e a sua respectiva análise e reflexão, o que pode ser feito sumariamente, através dos links sugeridos. 

Links sobre este estudo relativo à hiperactividade na sala de aula em:
Mais informações sobre hiperactividade em:
Associação Portuguesa da Criança Hiperactiva - http://www.apdch.net/
Portal da Hiperactividade - http://hiperactividade.portalpsi.net/

DEVAGAR SE VAI AO LONGE


O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior (PES) associa-se à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e apela a toda a comunidade, o maior zelo pelas regras de segurança na circulação nas estradas durante este Verão.

A Campanha Nacional de Prevenção Rodoviária para o Verão de 2010 tem como lema "Neste Verão , dê férias à velocidade" e apela à prudência dos condutores nas suas deslocações para férias, num período em que a circulação nas estradas aumenta significativamente (vide http://www.ansr.pt/Default.aspx?tabid=183&itemId=428&language=pt-PT). 


RELEMBRAMOS ALGUNS VÍDEOS MARCANTES DE CAMPANHAS ANTERIORES DE PREVENÇÃO RODOVIÁRIA



A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem no separador de segurança rodoviária do seu site várias informações úteis a todos os condutores, incluindo itinerários recomendados. Algumas dessas informações são aqui reproduzidas:

RECOMENDAÇÕES AOS CONDUTORES:

ANTES DA VIAGEM

Verifique as condições de segurança do seu veículo, especialmente o estado dos pneus, travões, direcção, suspensão, dispositivos de sinalização e focagem dos faróis e o estado de funcionamento dos limpa pára-brisas.

Acondicione correctamente a bagagem a transportar no veículo.

A carga mal acondicionada pode alterar a estabilidade e o controlo da direcção, podendo provocar acidentes, enquanto o sistema de travagem se torna menos eficiente.

Tenha presente que a fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros factores, prejudicam a aptidão para conduzir.

Escolha criteriosamente o itinerário, opte por estradas com menos movimento e evite, se possível, as horas de ponta.


DURANTE A VIAGEM
Assuma o compromisso consigo próprio de que vai respeitar as regras e evitar os excessos, atendendo aos seguintes aspectos:

Não faça ingestão de bebidas alcoólicas. A condução sob influência do álcool, além de ser punida por lei, é um enorme factor de risco de acidente.

Regule a velocidade do seu veículo, tendo em conta as condições de segurança do mesmo, a intensidade de tráfego e as condições da via.

Se o pavimento estiver escorregadio, conduza com prudência, para que possa parar o seu veículo sem perigo de acidente.

Mantenha uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente.

Antes de ultrapassar, certifique-se de que o pode fazer com segurança.

Como condição de circulação segura em auto-estrada, utilize a via da esquerda apenas para ultrapassar ou quando a via da direita não estiver livre.

Evite as manobras perigosas. Seja prudente e conduza com segurança.

Em caso de avaria, estacione sobre a berma, acenda os intermitentes e coloque o triângulo de sinalização a uma distância de 30m.

Use correctamente o sistema de luzes, particularmente no cruzamento de veículos.

Use o cinto de segurança ou dispositivo de retenção e faça questão de verificar se os seus acompanhantes seguem o seu exemplo.

Tenha especial atenção ao transporte de crianças, siga as mais elementares regras de segurança, transportando-as no banco de trás com cinto de segurança ou com um dispositivo de retenção adequado.

Tome refeições ligeiras, não conduza mais de duas horas consecutivas. Interrompa periodicamente a sua viagem.


PLANEAMENTO DAS VIAGENS - EIXOS PRINCIPAIS E ITINERÁRIOS ALTERNATIVOS

Considerando o aumento de circulação rodoviária que normalmente ocorre nesta época e tendo em conta a experiência acumulada pela GNR nos anos anteriores, impõe-se que os automobilistas sejam INFORMADOS acerca dos itinerários que poderão utilizar nas suas deslocações e que irão ser mais intensamente policiados com vista a criar fluidez no tráfego e segurança rodoviária.

Por outro lado, impõe-se igualmente a RECOMENDAÇÃO de que devem programar cuidadosamente o itinerário, evitar as horas de ponta e, se possível, optar por estradas com menos movimento, estradas essas que habitualmente não utilizam, nem conhecem e que por certo lhes irão proporcionar menos desgaste e mais prazer, comodidade, e segurança na condução.

 

NA ESTRADA, LEMBRE-SE DESTAS IMAGENS.

Vídeos em:
http://www.youtube.com/watch?v=HtJoBSrLMq4
http://www.youtube.com/watch?v=NrKPqvh0GOM&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=d7TDs21kz9s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=gWG5KQ9gQZM&feature=related

  Mais informações em:
http://www.ansr.pt/Default.aspx
http://www.gare.pt/
http://www.prp.pt/inicio.asp
http://www.gnr.pt/

CONDUZA COM PRECAUÇÃO PARA TER UMAS BOAS FÉRIAS!