ESTUDANTES Vs EXAMES NACIONAIS - 2.º Round

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior deseja a todos os estudantes que tenham tido os melhores resultados possíveis na 1.ª Fase de Exames, cujos resultados são tornados públicos, dia 8 de Junho. O PES também deseja a todos os alunos que vão enfrentar um novo desafio de Exames Nacionais na 2.ª Fase, que decorrerá de 14 a 19 de Julho, um bom desempenho e excelentes resultados, deixando algumas sugestões saudáveis para um melhor rendimento.

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para se enfrentar qualquer "combate" com sucesso e, neste tempo quente, a hidratação é essencial.

Privilegiar as horas em que se "está mais fresco" para estudar/trabalhar , como por exemplo, durante a manhã, contudo, sem descurar também outros momentos de trabalho.

Não "entrar em stress" antecipadamente. Níveis muito altos de ansiedade prejudicam a saúde e o desempenho dos estudantes.

O descanso adequado após o esforço para restabelecer o equilíbrio desejado para o "combate" - utilizar um bom método de trabalho e estudo - , principalmente, na véspera da realização da prova de exame, em que se deve ter um sono descansado (evitar as "directas") para não se chegar já esgotado ao início da prova.

Depois destas dicas e de um bom estudo...
... a todos uma boa 2.ª Fase de Exames Nacionais.

PRECAUÇÕES COM O CALOR - RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior recomenda a toda a comunidade, principalmente, doentes crónicos, idosos e crianças, a tomarem especiais precauções com as altas temperaturas e índices de radiação ultra-violetas, que nesta época do ano, são tão habituais. Apesar das altas temperaturas, ainda não tivemos o que se chama onda de calor, mas é provável, que mais cedo ou mais tarde surjam. A nossa região alentejana é, em regra, das zonas mais quentes do país.

Qualquer pessoa pode ser susceptível aos efeitos do calor, mas as pessoas que estão mais vulneráveis são:

· as crianças nos primeiros anos de vida;
· as pessoas idosas;
· portadores de doenças crónicas (cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes e alcoolismo);
· as pessoas obesas;
· as pessoas acamadas;
· as pessoas com problemas de saúde mental;
· as pessoas a tomar medicamentos ( anti-hipertensores, antiarritmicos, diuréticos, antidepressivos, neurolépticos, imunosupresssores, entre outros);
· os trabalhadores manuais expostos ao calor;
· as pessoas que vivem em más condições de habitabilidade.

 Hoje, 1 de Julho, estão previstos índices máximos e muito altos de radiações UV em várias regiões do país, mas esta situação irá repetir-se várias vezes ao longo do Verão.

Deve evitar-se a exposição ao sol, principalmente, nas horas de maior incidência - das 11h00 às 16h30.

Deve usar-se óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar. O protector solar deve ter factor igual ou superior a 30.

O facto de um dia estar nebulado não impede que a radiação ultravioleta chegue à superfície da Terra.

A exposição a calor intenso sem as devidas precauções é uma agressão para o organismo, podendo levar a situações de desidratação, de agravamento de doenças crónicas, a esgotamento ou a um golpe de calor e, em alguns casos, levar à morte.


 O que deve fazer para prevenir os efeitos do calor?


Hidratação
· aumente a ingestão de água com regularidade, mesmo que não sinta sede, ou sumos de fruta natural sem açúcar;
· atenção aos recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes, porque podem não sentir ou não manifestar sede, ofereça-lhes água;
· evite as bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína, ricas em açúcar ou quentes, porque podem provocar desidratação.

Alimentação
· faça refeições leves e mais frequentes;
· evite as refeições pesadas, com muita gordura e muito condimentadas.

Vestuário
· use roupa solta, de preferência de algodão e de cores claras;
· use chapéu e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara). Proteja a cabeça das crianças com chapéu de abas.

Ambiente
· permaneça 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco ou com ar condicionado, sobretudo no caso de crianças, pessoas idosas ou pessoas com doenças crónicas. Se isso não for possível em sua casa, visite centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais com ar condicionado;
· evite mudanças bruscas de temperatura;
· desloque-se na rua nas horas de menor calor;
· opte pelo início da manhã para ir à missa ou para fazer as compras.

No domicílio
· evite que o calor entre. Corra as persianas ou portadas e mantenha o ar a circular;
· abra as janelas durante a noite;
· no período de maior calor tomar um banho de água tépida;
· evite duches frios imediatamente após ter apanhado muito calor;
· evite actividades que exijam esforço físico;
· use menos roupa na cama, sobretudo nos bebés e doentes acamados.

Exposição Solar
· evite a exposição directa ao sol, em especial entre as 11h e as 16h30;
· evite estar em pé ao sol durante muito tempo;
· os idosos e os bebés não devem ir à praia nos dias de maior calor;
· use um protector solar, com um índice maior ou igual a 30, com especial atenção nas pessoas de pele clara e sensível e nas crianças;
· na praia, mesmo debaixo do chapéu-de-sol não está protegido. A água do mar também reflecte os raios solares podendo provocar queimaduras solares.

Trajectos de carro e viagens
· se o carro não tiver ar condicionado não feche completamente as janelas;
· evite a permanência em viaturas expostas ao sol, em especial, de crianças, doentes ou idosos;
· leve água suficiente ou sumos sem açúcar, e pare para os beber;
· evite viajar nas horas de maior calor, sempre que possível viaje de noite;
· evite percursos longos;
· pare e descanse com frequência;
· se transportar animais domésticos dê-lhes água e não os deixe fechados.

Precauções com os Medicamentos
· seguir as indicações de conservação que estão no folheto da embalagem;
· se estiver a tomar medicamentos que necessitam de estar no frigorífico, deve retirá-los unicamente quando os vai utilizar, e guardá-los no equipamento de frio imediatamente após o seu uso.
· transportar os medicamentos em sacos isotérmicos;
· alguns medicamentos (diuréticos, anti-hipertensores, anti-anginosos, anti-arritimicos, neurolépticos, antiepiléticos, anti-depressivos, anti-parkinsónicos, anti-alérgicos), podem agravar os riscos decorrentes de uma exposição demasiado prolongada ou forte ao calor. Como tal, necessitam de vigilância acrescida, em caso de dúvida contacte o seu médico assistente ou farmacêutico.

O risco mais grave
O golpe de calor é a situação mais grave e pode provocar danos irreversíveis à saúde e até levar à morte.
Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, tonturas, pulso rápido e forte, náuseas, confusão, perda de consciência, contracções musculares e pele vermelha, quente e seca, sem suor.
Uma vítima de um golpe de calor corre risco de morte. São indispensáveis cuidados médicos de emergência. Ligue 112.

Procure e dê ajuda
· não hesite em pedir ajuda a um familiar ou vizinho no caso de se sentir mal com o calor;
· informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas isoladas, idosas ou com dependência que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor;
· as pessoas que vivem sozinhas, sobretudo se forem idosas, devem pedir a alguém que lhes telefone 2 vezes por dia para saber se estão bem.

Para mais informações:
- contacte linha saúde 24 - 808 24 24 24 
- consulte o site da Direcção Geral de Saúde - http://www.dgs.pt/

A saúde escolar na parceria entre ministérios

A educação para a saúde em meio escolar tem tido um incremento nos últimos anos, sendo-lhe dada maior importância por todas as partes envolvidas, que vão desde o papel institucional ao papel individual, interpretado pelos diferentes "actores", que incluem professores, funcionários, alunos e, obviamente, famílias.

A promoção da saúde em meio escolar tem beneficiado de clarificações, normativos e enquadramento legal, que têm estado em permanente desenvolvimento, nomeadamente, em termos da educação sexual, entre outras temáticas.

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior tem ao longo dos seus anos de existência, seguido as premissas que estão na base da educação para a saúde e da promoção da saúde em meio escolar, esperando ter contribuido para fomentar hábitos saudáveis em toda a comunidade.

Mais informações sobre saúde escolar e educação para a saúde:
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+escolar/educacaosaude.htm
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+escolar/educacaosexual.htm
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/default.aspx
 http://www.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/Grupo_Trabalho_Edu-Sexual.aspx
http://www.dgidc.min-edu.pt/saude/Documents/GTES_RELATORIO_FINAL.pdf

Áreas prioritárias:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/SAUDE/Paginas/areas_Prioritarias.aspx -  incluem legislação e materiais de apoio
Protocolo entre Ministério da Educação e Ministério da Saúde:

Legislação de suporte:
http://min-edu.pt/np3content/?newsId=4728&fileName=portaria_196A_2010.pdf
http://min-edu.pt/np3content/?newsId=4469&fileName=portaria_1242_2009.pdf
http://min-edu.pt/np3content/?newsId=4096&fileName=lei_60_2009.pdf
http://min-edu.pt/np3content/?newsId=1185&fileName=despacho_2506_2007.pdf
http://min-edu.pt/np3content/?newsId=1184&fileName=despacho_25995_2005.pdf
http://min-edu.pt/np3content/?newsId=1183&fileName=despacho_19737_2005.pdf


COM A AJUDA DE TODOS, VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR!

Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose - doença dos pezinhos

No passado dia 16 de Junho, comemorou-se pela primeira vez o Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose - doença dos pezinhos - que se assinalou no Porto, no Hospital de Santo António.
O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior regista com agrado a criação este dia, que se justificava há muito tempo, pela grande incidência desta doença hereditária em Portugal, que é o país do mundo onde se verifica maior prevalência.   

A Paramiloidose é uma patologia rara, neurológica e hereditária. Os primeiros sintomas surgem por volta dos 30 anos, inicia-se nos membros inferiores (daí a designação “Doença dos Pezinhos”), mas vai progredindo de forma ascendente, acabando por afectar a sensibilidade e a capacidade motora dos membros inferiores e superiores. Sem tratamento, é geralmente fatal após cerca de 11 anos de sintomas e incapacidade progressiva. Calcula-se que existem cerca de 10 mil doentes em todo o mundo. Portugal é o maior foco mundial da doença: são mais de 600 famílias afectadas, oriundas maioritariamente do Litoral Norte do país, mas verificam-se casos por todo o país. Calcula-se que existam cerca de 1500 doentes vivos, mas surgem anualmente perto de 100 novos casos, muitos sem história familiar prévia.

No 1.º Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose procedeu-se ao lançamento da bolsa de investigação Corino de Andrade e à apresentação de novos resultados clínicos e novas terapêuticas contra esta grave doença. 

Até ao momento, o transplante hepático era a única alternativa terapêutica para o problema. No entanto, um ensaio clínico que envolveu 78 doentes portugueses, num universo total de 128 pacientes, veio trazer uma nova esperança aos doentes e seus familiares: pela primeira vez demonstrou-se a eficácia de um fármaco (tafamidis) para travar a progressão da patologia (em 60% dos casos) e manter a qualidade de vida dos doentes. O acesso ao tratamento é limitado, uma vez que está a decorrer o processo de análise regulamentar por parte das autoridades europeias, neste caso, a EMA (European Medicines Agency).

O Projecto Escola Saudável deseja o sucesso destes ensaios clínicos e que a esperança que todos temos, rapidamente, se concretize numa realidade benéfica para todos.


Mais informações sobre a Paramiloidose em:

EXAMES NACIONAIS E HÁBITOS SAUDÁVEIS

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior relembra a importância da velha expressão "mente sã em corpo são" para todos, especialmente, para os nossos alunos que se encontram prestes a terminar um ciclo de ensino e a 1ª Fase dos Exames Nacionais, mas que ainda poderão ter provas a realizar na 2ª Fase.

Uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo forçosamente, uma boa hidratação diária para combater o calor da época, associada ao bom sono reparador e boa forma física, são condições promotoras da saúde do corpo, da mente e, por acréscimo, dos resultados escolares. A todos, boas provas de exames.
"HÁBITOS SAUDÁVEIS, PARA NOTAS DE EXAME SAUDÁVEIS!"

ACUPUNCTURA - entrevista ao Dr. Luís Monteiro


A Acupunctura é um dos ramos mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa. Trata-se de uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo com o fim de melhorar o estado de saúde. Como este método de tratamento complementar é ainda pouco conhecido e, talvez por isso, pouco utilizado, a equipa do Projecto Escola Saudável (PES) decidiu contribuir para a divulgação desta disciplina. Assim, entrevistámos o Dr. Luís Monteiro (LM), licenciado em medicina, mas também praticante/especialista em acupunctura.

PES: De que maneira reage a medicina “tradicional” à prática de uma medicina dita alternativa, como a acupunctura?

LM: A Acupunctura é, hoje em dia, reconhecida pela comunidade científica Médica como uma técnica complementar terapêutica abrangida pela Medicina Física.

Não devemos, por isso, englobá-la nas chamadas medicinas alternativas. Ao ser reconhecida pela comunidade médica, é seguramente uma técnica com fundamentos científicos actuais reconhecidos, como o prova o reconhecimento da Competência em Acupunctura dada pela Ordem dos Médicos aos filiados que a praticam dentro das regras estabelecidas.

PES: As agulhas podem transmitir doenças?

LM: Devem ser seguidas as normas de segurança no uso de agulhas, nomeadamente o uso exclusivo de agulhas esterilizadas e a usar apenas uma vez. Por outro lado, não se devem inserir agulhas em zonas da pele que não estejam previamente limpas e sem sinais seguros de que não têm alterações. Claro que qualquer pessoa que pratique acupunctura, deverá ter um conhecimento exacto da anatomia para saber exactamente onde está a “picar” e o que está a “picar”.

Um praticante de acupunctura, deverá ter no gesto nobre da punção, o princípio de “sentir” na agulha que insere o percurso que a mesma está a seguir, sabendo interpretar as sensações transmitidas na abordagem das estruturas que vai puncionando à medida que vai sendo inserida. Se todos estes princípios forem sistematicamente seguidos, será muito pouco provável haver transmissão de doença pelas agulhas de acupunctura.

Finalmente, não podemos esquecer que as agulhas usadas numa sessão de acupunctura, depois de serem retiradas do doente, devem ser recolhidas e imediatamente colocadas em recipiente próprio para ser enviadas a empresa de recolha de lixo hospitalar, onde serão incineradas. Sem este cuidado podemos estar a enviar para o lixo comum “armas mortíferas” de contaminação do meio ambiente com doenças perigosas.

PES: Quais as patologias tratáveis?

LM: A acupunctura, juntamente com a massagem e a fitoterapia (medicação feita de produtos animais e vegetais), são os três pilares da Medicina Tradicional Chinesa, que tratou durante muitos séculos todo o tipo de doenças no mundo Oriental. No Ocidente apenas em fins do século XIX, princípios do século XX, se começou a conhecer esta Medicina, que tem conceitos de “doença” muito diferentes dos Ocidentais.

Com a evolução da Medicina que deixou de ter uma abordagem esotérico/filosófica e passou a basear-se na ciência experimental, não passou despercebida a eficácia da acupunctura no tratamento de algumas “doenças” conseguindo não só “competir”, mas mostrar-se tão ou mais eficaz que os tratamentos habituais usados no Ocidente.

Hoje, a acupunctura é reconhecida por toda a comunidade Médica Ocidental como uma técnica terapêutica complementar que, com o uso de agulhas inseridas em vários pontos do corpo, modula o sistema nervoso de modo a regulariza-lo de desvios que alteram o funcionamento do organismo.

Diria que as “doenças” que provocam dores como as afecções músculo-esqueléticas (artrites, artroses, tendinites, etc.) ou dores mais específicas como a enxaqueca, ou mesmo na dor neuropática (como a Ciatalgia) são situações para ser tratadas com sucesso pela acupunctura.

Outro tipo de alterações que têm a ver com o sistema nervoso autónomo em que o equilíbrio entre o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático está alterado como por exemplo perturbações dos aparelhos digestivo, geniturinário, ginecológico, urológico, respiratório, oto-rino-laringológico e imunológico.

PES: Quanto tempo pode durar, em média, um tratamento de acupunctura?

LM: O tempo de duração de um tratamento, difere com o tipo e a intensidade do problema a tratar, mas, na maioria dos casos, varia entre quatro e seis sessões com ritmo de uma sessão semanal.

Cada sessão varia entre trinta a sessenta minutos.

PES: Quanto custa, em média, uma sessão de acupunctura?

LM: Varia entre 50 e 75 Euros por sessão.

PES: Em que campos (tabagismo, lesões musculares, etc.) tem obtido melhores resultados com a acupunctura?

LM: Como tenho uma especialização em Acupunctura Médica Contemporânea na área do aparelho músculo-esquelético, não estranhará que os meus melhores resultados sejam obtidos nessas afecções.

Na desabituação tabágica tenho tido alguns êxitos, mas devo confessar que também alguns insucessos.

PES: De que forma é que os jovens interessados poderão aprender técnicas de acupunctura em Portugal?

LM: Tirando um Curso na Área Técnica da Saúde (Medicina, Enfermagem, Fisiatria, etc.) onde possam adquirir os conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia, terapêutica, etc. E fazendo depois um Curso Post Graduação em Acupunctura Contemporânea.

PES: Como é que é possível diferenciar um verdadeiro especialista de alguém que seja um "simples curioso" desta medicina alternativa?

LM: Infelizmente em Portugal esta matéria não está regulamentada, o que nos deixa preocupados. Sobretudo quando ouvimos frequentemente responsáveis políticos afirmar que estão preocupados com a Saúde dos Portugueses.

Dir-lhe-ei que se necessitar de tratamento de acupunctura saberei escolher um Acupunctor que seja licenciado na área da saúde, que tenha já alguma experiência demonstrada e que não me deixe dúvidas que utiliza as recomendações do uso de material, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

PES: Quantos pacientes recorrem, em média, à sua consulta por mês?

LM: Os números variam muito. Há alturas de grande afluência (como na passagem do inverno para a primavera e do verão para o Outono) e alturas em que aparece muito pouca gente. Não tenho números exactos para lhe dar, mas em média não andarei longe de cinquenta a sessenta tratamentos por mês.

PES: Quem é que não deve nunca sujeitar-se a sessões de acupunctura? Existem idades limite (mínima e máxima)?

LM: Não existem contra indicações. Qualquer indivíduo de qualquer idade pode ser tratado com esta técnica. Há, no entanto, cuidados a ter em conta, como por exemplo o uso de Acupunctura Eléctrica em indivíduos portadores de Pacemaker Cardíaco, analise prévia a quem está a ser tratado com anticoagulantes, fazer profilaxia de Endocardite a indivíduos susceptíveis, avaliar indivíduos Epilépticos e doentes Mentais graves antes de decidir tratamento, etc.

III Feira de Saúde da Escola Secundária de Campo Maior

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior desenvolveu, nos passados dias 7 e 8 de Junho, a III Feira da Saúde. Nestes dois dias realizaram-se várias actividades, muitas das quais, contaram com a colaboração de entidades e individualidades exteriores à escola, que se se deslocaram ao nosso espaço, bem como, com vários colegas, alunos e funcionários do nosso estabelecimento de ensino. A todos, o nosso muito obrigado.

Nestes dois dias salientam-se a presença assídua de enfermeiras do Centro de Saúde Campo Maior a realizarem rastreios de tensão arterial, de níveis de monóxido de carbono no sangue e de glicemia, a vinda enfermeiras do Centro de Saúde de Ponte de Sor que desenvolveram palestras sobre sexualidade com turmas de 7º ano de escolaridade; sessões de demonstração de práticas de acunpuntura e de massagens, cocktails 100 etanol e as pinturas faciais para crianças do pré-escolar.

Doença invasiva pneumocócica: Jovens com vacinas grátis

NOTÍCIA SAUDÁVEL no
canal SAÚDE do Portal SAPO:

Basta apresentação de declaração médica

"As crianças e jovens até aos 17 anos que pertençam aos grupos de risco de doença invasiva pneumocócica (DIP) podem ser vacinados gratuitamente nos hospitais através da apresentação de uma declaração médica, anunciou a Direção Geral da Saúde (DGS).

As DIP englobam várias patologias, como a meningite, a pneumonia, a sépsis e a otite média aguda, causadas pela bactéria «Streptococcus pneumoniae».

Numa circular enviada a todos os estabelecimentos de saúde, a DGS determina que as crianças e os adolescentes nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1993 e pertencentes a estes grupos sejam vacinados «gratuitamente» contra infecções por «Streptococcus pneumoniae»."

III FEIRA DA SAÚDE DO PES


O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior tem honra de convidar toda a comunidade a participar na  III FEIRA DA SAÚDE, que se realiza nos dias 7 e 8 de Junho, na ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR (ESCM), integrada nas actividades da Semana Cultural da Escola, que se realizam em simultâneo.  

É possível aferir o seu estado de saúde através de vários rastreios, participar em palestras, actividades infantis como os contos saudáveis, participar em sessões de acunpuntura e de massagens, experimentar cocktails sem álcool, entre outras actividades.

III FEIRA DE SAÚDE DO PES
NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!
PELA SUA SAÚDE, COMPAREÇA!
7 e 8 de Junho na ESCM

DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 de MAIO

O dia 31 de Maio foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o DIA MUNDIAL SEM TABACO. Além deste dia, existe também o Dia do Não Fumador, a 17 de Novembro, que o Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior também assinalou.

A necessidade de existirem dois dias do ano dedicados ao tabagismo salienta a forma como este é um grave problema de saúde pública. É a primeira causa de morte evitável no mundo e, em termos gerais, é a segunda causa de morte por motivos de saúde, apenas vencido pela hipertensão, que também lhe aparece associada.

Neste dia especial, que se pretende um Dia Mundial sem Fumo (tabaco), a OMS alerta para o facto de estar a aumentar o número de mulheres fumadoras, ocorrendo desta forma, um maior número de mortes neste grupo. Crê-se que tal se deve à publicidade sugestiva que as tabaqueiras fazem nos meios de comunicação social. E apesar das legislações mundiais serem cada vez mais limitativas, os jovens também continuam a ter acesso ao tabaco e a fumarem nas ruas e às portas das escolas.

A Organização Mundial de Saúde defende a proibição total de publicidade ao consumo de tabaco e o Projecto Escola Saudável concorda. Fumar não pode ser encarado como uma forma de elegância, de independência e de estilo (look). Fumar MATA!

PELA SUA SAÚDE, PELA SAÚDE DOS OUTROS. NÃO FUME!

Recursos para Educação Sexual - Professores e Família

O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior (PES) relembra as várias sugestões de links de sítios com interesse, no âmbito de vários temas da saúde, nomeadamente, no que diz respeito à sexualidade e educação sexual e que constam na barra lateral deste blogue, na secção "links saudáveis".  Deste conjunto, hoje damos especial destaque ao Portal de Saúde Sexual e Reprodutiva, da responsabilidade da Associaçao para Planeamento da Família (APF). Neste sítio electrónico, podemos encontrar diversa informação, muito bem organizada, com grande rigor e que está facilmente acessível, proporcionando uma forma intuitiva de consulta.

No link: http://www.apf.pt/?area=002&mid=004 estão disponíveis recursos diversos, que podem ser usados quer por professores, quer pelas famílias, para promoverem educação sexual dos jovens e crianças. 
Destacam-se:

Os melhores sítios em Educação Sexual
Listagem da bibliografia existente na Associação para o Planeamento da Família sobre a educação sexual.
Única publicação periódica existente em Portugal  sobre o assunto

 Promova uma educação sexual consciente e saudável!

MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior relembra todos os seus leitores que o mês de Maio é, desde há já alguns anos, considerado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, como o mês do Coração. Esta importante organização nacional, que tem desenvolvido rastreios, estudos e campanhas de sensibilização para a prevenção das doenças cardiovasculares, também desenvolve durante este mês o seu peditório nacional. É sempre uma nobre causa.

CONTRIBUA PARA A
FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA.

Este ano, no mês do coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Associação Portuguesa de Nutricionistas, associaram-se e lançaram uma campanha que apela, principalmente, à saúde dos mais novos e à criação de hábitos saudáveis, que são essenciais para que as crianças de hoje, sejam no futuro adultos com saúde. Os pais, a família, as escolas e restantes educadores são a chave deste problema. Compete a todos zelar pelos hábitos saudáveis de todas as crianças e jovens, começando, por algo tão simples, como são os comportamentos alimentares.

Lembrem-se:

Crianças saudáveis, serão adultos saudáveis.

Anúncio televisivo: http://www.fpcardiologia.pt/campanhas/filmeMMC2010.mpg
Mais informações sobre o mês do coração: http://www.fpcardiologia.pt

ALERTA! PERIGO! PRESERVATIVOS FALSIFICADOS.

Alerta! Perigo!
 O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior avisa que existem preservativos falsificados de uma das marcas mais vendidas no mercado, o que pode colocar em risco os seus utilizadores, visto que nada garante que as normas de segurança estejam garantidas.

Este alerta foi dado pelo Infarmed na passada segunda feira, dia 10 de Maio, tendo sido divulgado na comunicação social e no seu site, onde pode ser lido no enderço:

Os preservativos falsificados, que têm a designação «Controle Pur, Plaisir», foram detectados no mercado marroquino e apresentam uma embalagem semelhante aos preservativos da marca Control, do fabricante Tecnilatex, distribuídos em Portugal pela empresa Artsana Portugal.

A Autoridade Nacional de Medicamento indica que na embalagem destes preservativos não é identificado o fabricante e as instruções de utilização ostentam a marcação CE 0120, enquanto os da marca Control tem a marcação CE 0086.

Os preservativos são o único meio contracpetivo realmente eficaz na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, nomeadamente, da SIDA.
Não descure a sua segurança e saúde. Escolha preservativos de confiança reconhecida pelas entidades de saúde com competência para o efeito.

TESTE A SUA SAÚDE

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior sugere aos leitores do seu blogue e a toda a comunidade educativa, a visita ao canal Saúde do Portal Sapo, nomeadamente, ao endereço:


Seguindo a nossa sugestão é possível realizar um conjunto diversificado de testes sobre os mais variadíssimos aspectos da sua saúde.

Descubra o seu estado de saúde, como viver até aos 100 anos, qual o desporto mais indicado para si, entre muitas outras possibilidades de escolha.

e
 divirta-se aprendendo sobre si mesmo.

A prevenção rodoviária e as escolas

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior tem, como muitos, a plena noção de que as escolas têm também um papel fundamental na prevenção rodoviária e que vai muito além da aprendizagem formal que se faz ao nível das áreas curriculares.

As palestras, as demonstrações, os jogos e outras actividades lúdicas de exploração do tema da prevenção rodoviária são exemplos de possibilidades de acções de sensibilização. As parcerias com o núcleo Escola Segura da GNR e/ou outras entidades ou associações são sempre peça fundamental para o sucesso destas iniciativas.

Enganem-se aqueles que pensam que a prevenção rodoviária apenas diz respeito aos adultos condutores. Como resposta, basta "atirar-lhes" com os números assustadores das vítimas de atropelamentos em Portugal, muitas da quais, crianças e jovens. E se quisermos apenas pensar em pessoas que se deslocam através de veículos, podemos logo referir os ciclistas, sejam eles ocasionais ou não. Temos a questão das vias, da sinalização... etc. Tanto... mesmo tanto que discutir e pensar. Tanto que a conclusão é só uma:

TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA
 PREVENÇÃO RODOVIÁRIA.

Até final do ano lectivo, o Projecto Escola Saudável irá apresentar novidades relacionadas com a prevenção rodoviária.
 ESTEJAM ATENTO(A)S!


A PREVENÇÃO RODOVIÁRIA COMEÇA EM SI!

Um espirro da Primavera ao Verão

Depois da época do frio e das chuvas chega, finalmente, o Sol e o calor que tanto ansiávamos. A nossa disposição e estado de espírito altera-se... ficamos mais alegres e bem dipostos, sorrimos mais... só que às vezes... também espirramos mais.

Com a chegada da época primaveril, as alergias aos pólens aumentam, pois nesta época estes abundam na atmosfera. Este ano, vai ser especialmente fértil nestas situações, porque o Inverno rigoroso, com a muita chuva que tivemos, fez aumentar a quantidade de plantas nos campos. A nossa vila de Campo Maior fica situada numa zona onde os pólenes são abundantes e diversificados.

Os sintomas de alergia são vários: olhos vermelhos e nariz a pingar, comichão e vermelhidão na pele, tosse, dificuldade em respirar, entre outros. Os sintomas podem ir desde incomodativos, mas inofensivos, até situações complicadas que podem ser muito graves. No fundo, todos eles resultam de uma resposta exagerada do nosso sistema imunitário que fica hipersensível a estímulos banais.

Então, como lidar com as alergias?

O melhor conselho é consultar um alergologista (médico das alergias) e seguir as suas indicações e medicamentação (se for caso disso). É sempre aconselhável viajar de vidros fechados nos automóveis e usar óculos escuros, de forma a diminuir o contacto directo dos grãos de pólen com as mucosas.

A REDE PORTUGUESA DE AEROBIOLOGIA divulga no seu site o boletim polínico que divulga semanalmente, os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico por região do país. Esta informação actualizada permite à pessoa alérgica programar a sua vida de forma a prevenir complicações.

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior recomenda os seguintes sites de informação útil:
Boletim Polínico: http://www.rpaerobiologia.com/publicacoes/?iml=PT&imr=4n
Recomendações: http://www.rpaerobiologia.com/textos/?iml=PT&imr=2n10n&opc=11
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica: http://www.spaic.pt/

DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA - 17 DE ABRIL

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior associa-se às comemorações do DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA, que se celebra hoje, dia 17 de Abril de 2010, relembrando que esta é uma doença hereditária com uma  deficiência crónica de coagulação  do sangue, de gravidade variável, mas  que implica sempre um tratamento e vigilância permanente, sendo mais um dos vários casos, que reforçam a importância da dádiva benévola de sangue de todos nós. Em Portugal não existe ainda uma base de dados nacional para os casos de hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos, como por exemplo, a doença de von Willebrand, entre outras.

A Federação Mundial de Hemofilia escolheu para este dia o lema “as muitas faces dos distúrbios hemorrágicos, unidos para conseguirmos tratamento para todos”, de forma a alertar para os muitos casos, em diversas regiões do mundo, onde o diagnóstico e os cuidados médicos ainda são muito deficitários.

Em Portugal, existe desde 1976 a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HEMOFILIA, que tem desenvolvido importantes trabalhos neste âmbito.

Mais informações em:

EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS - REGULAMENTAÇÃO

Ao longo do ano lectivo, o Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior foi desenvolvendo actividades no contexto dos seus objectivos da educação para a saúde, incluindo a temática dos afectos e da sexualidade. A título exemplificativo, referem-se acções divulgadas neste blogue, como foram as sessões interactivas para alunos e também para Encarregados de Educação e restante comunidade, dinamizadas pelo projecto Mundo Brilhante, ou a peça de teatro levada a cena no Centro Cultural de Campo Maior intitulada "Deixemos o sexo em Paz!". Estas actividades, bem como outras, enquadram-se no espírito da Lei 60/2009, de 6 de Agosto, embora a sua regulamentaçao tenha tardado mais do que o previsto.

 
A regulamentação foi agora publicada em Portaria do Diário da República - Portaria 196-A, de 9 de Abril
Esta legislação consagra o carácter de obrigatoriedade desta área, definindo as orientações curriculares e a carga horária adequadas para os diferentes níveis de ensino. 

 
No Portal da Educação estão disponíveis mais informações e a respectiva Portaria, bem como, outra legislação em vigor:

 
Links:

Mania ou depressão!

O Projecto Escola Saudável (PES) já abordou neste blogue a questão das doenças e distúrbios comportamentais na puberdade e adolescência, que de uma forma ou outra, têm influência na vida escolar dos jovens. Desta vez, deixamos uma sugestão de leitura do canal saúde do Portal SAPO sobre a doença bipolar.

"A doença bipolar na criança surge, normalmente, após a puberdade, por volta dos 11 ou 12 anos, embora haja registos de casos pré-púberes. Segundo alguns estudos, a doença bipolar tem uma componente genética, pelo que «as crianças com parentes de primeiro grau são potenciais candidatos ao desenvolvimento da doença». Estes jovens manifestam alterações de humor, que varia entre a mania (elação do humor) e a depressão.

«O diagnóstico na criança é dificultado pela duração e variação dos episódios, já que, regra geral, não duram os sete dias que são necessário para se determinar um episódio de mania», explica Paula Correia, pedopsiquiatra do Centro Hospital da Cova da Beira, na Covilhã.

Como a criança pequena não consegue transmitir através da linguagem verbal o que está a acontecer dentro de si, «é difícil para os outros (família e grupo de pares) entenderem o que se está a passar». E isto decorre do facto de haver uma «inconstância do humor», que alterna entre a euforia e a tristeza. Uma criança que sofre de uma doença bipolar pode, inclusive, manifestar sentimentos «megalómanos» face à realidade envolvente num momento, mas, passado algum tempo, sentir-se inferiorizada.

Que sintomas?

Na maioria dos casos a hiperactividade é um sinal muito frequente. Mas, segundo a pedopsiquiatra, têm de estar presentes outros sintomas como: «a grandiosidade, a fuga de ideias, a elação do humor». Com base nestes elementos consegue-se traçar um diagnóstico «preciso e longitudinal», que é efectuado ao longo do tempo. «É necessário ter em atenção a mudança de comportamento da criança e as alterações no estado mental», esclarece.

Já na adolescência, embora os sintomas sejam semelhantes aos da criança, com a diferença que têm um prolongamento maior no tempo, «há um risco de tentativa de suicídio». Para evitar estas situações, para além da terapêutica farmacológica, que consiste na prescrição de estabilizadores de humor, «tem de haver um apoio psicológico dos jovens e da família»."
  
in:  http://saude.sapo.pt/artigos/senior/ver.html?id=1031909&pagina=1

"Fígado on Tour" passa pelo nosso Distrito

Pela Saúde do Fígado: APEF percorre Portugal

Fígado on Tour percorrerá as 18 capitais de distrito do País.

Devido à importância numérica e global das doenças do fígado em Portugal, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai levar a cabo, durante os meses de Abril, Maio e Junho de 2010, a iniciativa Fígado on Tour.
 A acção começou ontem, dia 9 de Abril, pelas 12h00, no Hotel Sheraton Porto e percorrerá as 18 capitais de distrito do nosso País. Durante as comemorações das festas do Concelho de Portalegre, esta iniciativa estará presente na nossa capital de distrito, tentando assim, chegar a um maior número de pessoas.
 
Algumas informações sobre o projecto «Fígado on Tour»

O que é?
Um Tour pelas 18 capitais de distrito do nosso País, com um camião modificado e preparado para despertar o interesse da população e divulgar informação sobre as doenças do fígado e sobre prevenção e comportamentos a adoptar para a Saúde do Fígado.

Qual é o objectivo?
Tem objectivo de despertar e sensibilizar a opinião pública para este órgão que tem um papel central no metabolismo e um infindável número de funções vitais para o equilíbrio do organismo.

O que se pretende saber?
Qual é o grau de consciência que a nossa população tem destes factos? Como podem os Portugueses escutar o silêncio do fígado saudável e do fígado doente?

Que precauções devemos considerar e promover para manter o fígado saudável? O que há fazer para cuidar do fígado?

O que vai acontecer?
Distribuição de folhetos informativos, diaporamas, realização de mini-colóquios, sessões de perguntas e respostas com especialistas e uma série de outras iniciativas que apelam à participação da população.

Calendário "Fígado on Tour":
- Porto: 9 a 12 de Abril
- Braga: 14 a 16 de Abril
- Viana do Castelo: 18 a 20 de Abril
- Vila Real: 22 a 24 de Abril
- Bragança: 26 e 27 de Abril
- Guarda: 29 e 30 de Abril
- Viseu: 2 a 4 de Maio
- Aveiro: 6 a 8 de Maio
- Coimbra: 10 a 13 de Maio
- Leiria: 15 a 17 de Maio
- Castelo Branco: 20 e 21 de Maio
- Portalegre: 23 e 24 de Maio
- Santarém: 27 a 29 de Maio
- Setúbal: 31 de Maio e 1 e 2 de Junho
- Évora: 4 a 6 de Junho
- Vilamoura: 9 e 10 de Junho
- Faro: 11 e 12 de Junho
- Beja: 14 e 15 de Junho
- Lisboa: 18 a 21 de Junho

Mais informações através da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado:
http://www.apef.com.pt/
http://www.apef.com.pt/textos/?imr=44
 
Proteja o seu fígado. Ele é essencial para viver.