Bullying terá levado a morte em Mirandela!

Esta semana, um acontecimento triste marca todas as escolas do país. Um jovem de Mirandela, ter-se-á suicidado, atirando-se ao rio Tua, por ser vítima sistemática de bullying, que é um fenómeno horrível, pouco abordado, mas que infelizmente, é uma realidade crescente e presente nas nossas escolas e na sociedade, de uma forma geral. Ele existe, não devemos escondê-lo... devemos combatê-lo!

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior não fica indiferente a esta situação e deixa aqui expresso todo o nosso pesar para com a família do Leandro e toda a comunidade educativa de Mirandela, bem como, toda a nossa revolta e manifestação contra o Bullying.

No Portal da Juventude (in: http://juventude.gov.pt/Portal/SaudeSexualidadeJuvenil/TemaMes/98_bullying.htmexiste uma caracterização bastante completa, que embora seja do conhecimento geral de todos, convém recordar para que fiquemos mais atentos e comecemos a ter um papel mais interventivo:

O BULLYING...

O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão.
O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente.

Este comportamento é praticado por um sujeito (designado de bully - valentão) ou por um grupo de sujeitos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro sujeito ou grupo de sujeitos. É perpetado por crianças ou jovens que têm, por qualquer motivo, mais força e poder que a vítima.

A escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.

O bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e, em último caso, ao suicídio conhecido por "bullycide".

Caracterização do bullying
O bullying divide-se em duas categorias:

Bullying directo - é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos;

Bullying indirecto - conhecido como agressão social, é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.

Este isolamento é obtido através de várias técnicas (espalhar comentários; intimidar outros que desejam relacionar-se com a vítima; criticar o seu modo de vestir, a sua etnia ou religião, incapacidades…).

Existem 5 tipos de actores co-implicados no bullying:

1.Agressor – pretende obter força, poder e domínio; ter fama e popularidade na escola amedrontando os outros;
2.Vítima;
3.Defenders – alunos que defendem as vítimas e são contra o bullying;
4.Bystanders – alunos que presenciam a situação e reforçam positivamente a acção do agressor;
5.Outsiders – alunos que não se manifestam nem de forma positiva nem de forma negativa perante o bullying.

A potencial vítima pode ser uma criança ou um jovem que apresente determinada característica que a torne um alvo fácil, como por exemplo, ser mais gorda/magra, gaguejar, usar óculos... Os pais e educadores devem estar atentos a possíveis sinais (fobia à escola, baixo rendimento, depressão, baixa auto-estima, etc.) que possam surgir por parte dos filhos ou alunos. O bullying não deve ser confundido com as brincadeiras que normalmente acontecem na infância e adolescência.

Técnicas de bullying
Os bullies combinam a intimidação e a humilhação para atormentar os outros. Por exemplo:

  • Roubar e/ou danificar objectos pessoais de uma pessoa, como livros ou material escolar, roupas…
  • Espalhar rumores e comentários negativos sobre a vítima (trocar e passar mensagens ou bilhetes falando mal da pessoa em causa);
  • Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a;
  • Fazer comentários negativos sobre a família da pessoa, sobre a sua aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de vida, nacionalidade…
  • Levar a vítima ao isolamento social;
  • Praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em variados sites);
  • Fazer chantagem;
  • Utilizar expressões ameaçadoras;
  • Chamar nomes aos colegas;
  • Agredir física e/ou verbalmente colegas, de forma sistemática e prolongada no tempo;
  • "Fazer chacota" (cochichar) continuamente sobre a vítima;
  • Tirar bens aos colegas (dinheiro, objectos pessoais...).
Efeitos do bullying
Quando praticado de forma persistente pode ter um ou vários efeitos no sujeito e/ou no ambiente onde ocorre.

Efeitos sobre o sujeito:
  • Ansiedade Sensibilidade a determinadas brincadeiras;
  • Perda de auto-estima;
  •  Tristeza e irritação;
  • Medo de expressar emoções;
  • Problemas de relacionamento;
  • Abuso de drogas e álcool;
  • Auto-mutilação e mesmo suicídio (bullycídio)
Efeitos no ambiente escolar:
  • Níveis elevados de abstinência escolar;
  • Alta rotatividade do quadro de pessoal;
  • Desrespeito pelos professores;N
  • Número de faltas elevado;
  • Porte de arma por parte de crianças com o objectivo de se protegerem
Quais são as consequências do Bullying sobre o ambiente escolar?
Quando não existe uma intervenção efectiva contra o bullying, o ambiente escolar torna-se problemático. Todos os intervenientes no espaço escolar são (sem excepção) afectados de forma negativa, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo que poderão desencadear outros ainda mais graves para a sociedade, como o abandono escolar, doenças psicossociais...

Para a eliminação da violência na escola, devem ser criadas e tomadas as medidas necessárias por parte das entidades responsáveis. Quando são bem aplicadas e é envolvida toda a comunidade escolar, contribuem para o convívio saudável e equilibrado, ou seja, para a formação de uma cultura de não-violência na escola, e de uma forma mais geral, na sociedade.

Para saber mais:
www.bullyingescola.com/
http://www.violencia.online.pt/
http://www.dgsaude.pt/
http://www.bullyonline.org/
http://www.childline.org.uk/
http://www.stopbullyingnow.com/
http://www.psicologia.org.br/
http://juventude.gov.pt/Portal/SaudeSexualidadeJuvenil/TemaMes/98_bullying.htm

DEVEMOS HONRAR O LEANDRO...
 COMBATENDO O BULLYING... SEMPRE!

Respostas ao Baú de questões da ESCM

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior tem um espaço de pergunta/resposta no bufete da nossa escola, chamado "BAÚ DE QUESTÕES", que se destina a todos aqueles que têm dúvidas sobre os mais variados temas, mas têm vergonha de colocar as questões.
No blogue, também serão publicadas as respostas ou serão explorados os temas que foram mais abordados no baú de questões, para que possam ser lidos por um universo maior de pessoas.

Aqui vos deixamos o primeiro conjunto de respostas do nosso BAÚ. Até às próximas respostas...


Fevereiro: O Amor e os Afectos

A gravidez na adolescência
Na adolescência surge o “primeiro amor”, pois há uma necessidade de amar e ser amado. Nesta etapa da vida há necessidade de novas descobertas, curiosidades e por isso pode surgir a gravidez. Sabe-se que o número de adolescentes grávidas aumenta cada ano. Pode acontecer, numa noite, duas pessoas conhecem-se, e desejam ter relações sexuais, mas nenhuma tem contraceptivos. Nesta situação, quase metade dos jovens portugueses arriscaria uma relação desprotegida.” (in Visão, 14 de Março de 2002).
Na sociedade em que hoje se vive, os pais não têm tempo para falar com os filhos. Por isso, a falta de diálogo entre pais e filhos de assuntos considerados “delicados” fazem com que aumente as gravidezes, porque não basta apenas dizer ao adolescente que use preservativo, é preciso também esclarecer sobre as consequências possíveis.
É necessário que estes casos nos alertem e que façam com que a gravidez na adolescência diminua. Pois as coisas menos boas não acontecem só aos outros.
Assim, se se aumentar as informações dentro das escolas, através das aulas vai servir para que não haja tantas gravidezes na adolescência, visto que este assunto está cheio de tabus e preconceitos. A gravidez na adolescência tornou-se um grande problema, pois muitas adolescentes que engravidam não querem ser mães, o que favorece o aparecimento de um outro problema – o aborto.

O suicídio na adolescência
Muitas vezes, o adolescente deprimido pode tentar o suicídio. Faz isso de forma franca ou velada. De forma velada, age de maneira inconsciente, envolvendo-se em atitudes completamente imprudentes, acidentes de automóvel, uso progressivo de drogas e álcool, ingestão de comprimidos perigosos, uso de armas de fogo….
Actualmente, a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos é o suicídio. O índice do suicídio entre pessoas jovens triplicou nos últimos 30 anos.
Quando uma pessoa fala a respeito de cometer o suicídio, ao contrário do que pensamos, a coisa mais importante a fazer é levá-la a sério. As pessoas que falam em suicídio podem estar de facto a pensar em praticá-lo e, sendo jovens ou não, a maioria dos que tentam o suicídio dão sempre uma espécie de “aviso” sobre as suas intenções.
Os principais sinais de advertência para o risco de transtorno de humor que, eventualmente, pode resultar em suicídio são as mudanças acentuadas de personalidade, mudanças acentuadas de aparência, alterações nos padrões de sono, alteração nos hábitos alimentares, prejuízo no rendimento escolar, falar sobre morte ou suicídio, provocar ferimentos em si próprio, pânico ou ansiedade, distribuir objectos pessoais.
Entre adolescentes com alto risco de suicídio, muitos tomam a trágica decisão após uma situação de grande tensão, como por exemplo, o rompimento de um relacionamento, um fracasso escolar ou profissional ou uma discussão importante com os pais. A incidência de êxito entre adolescentes que realmente tentam pôr fim à própria vida é maior entre o sexo masculino do que no sexo feminino.
Os adolescentes vulneráveis ao suicídio dividem-se em três grupos. O primeiro, são os adolescentes com sintomas clássicos de depressão, tais como a tristeza e desespero. Em segundo, são os perfeccionistas que estabelecem para si mesmos padrões de desempenho muito altos. E em terceiro, são os jovens que expressam a sua depressão com comportamentos agressivos ou atitudes de se expor a situações de risco, uso de drogas e confrontos com autoridades.
A depressão neste grupo pode ser particularmente difícil de detectar, uma vez que estes jovens tendem negar quaisquer sentimentos de depressão. Esta é uma situação particularmente perigosa porque este é o tipo de adolescente que mais provavelmente será bem sucedido na sua tentativa de cometer suicídio.


O amor na adolescência
A adolescência transforma tudo: agora sentimo-nos com forças para mudar o mundo. A adolescência chega
sem pedir autorização e esta nova fase da vida é uma constante descoberta: de nós e do outro, que nos proporciona novas experiências e sensações nunca antes sentidas. Afinal na adolescência tudo muda: muda o corpo, mudam as conversas e o tempo com os pais, mudam as relações e os afectos na família e não só, mudam os interesses. Temos agora tantas certezas, mas também tantas dúvidas... É assim nesta fase de evolução e mudança que se concretiza o desabrochar pleno do desenvolvimento corporal humano e, com ele, na sua expressão mais pura, as paixões e o amor.
Muito se tem pensado, comentado, escrito e discutido sobre o amor desde a mais longínqua antiguidade, elemento de diferenciação de outros tantos seres que habitam o planeta. É o elo que nos confere vida para
além da morte no coração daqueles que um dia amámos e que nos amaram. E, no entanto, o Cupido, filho de Vénus, continua a lançar as suas flechas da paixão e os alvos favoritos são os jovens que vivem o novo florescer deste sentimento único e sem definição possível como um momento que parece apenas durar um segundo. Os amigos ficaram lá atrás... longe, mesmo que estejam sentados na mesa ao lado. Os jovens ficam suspensos num olhar que dura eternamente. Por isso, as paixões na adolescência são inesquecíveis, tempestuosas, trazem o toque da tragédia.
Os jovens vislumbram um mundo em dimensões cósmicas, e lançam-se na mais fascinante aventura da existência e da descoberta dos seus afectos. O amor na adolescência é uma dimensão do ser humano efectivamente marcante e fundamental. É o despertar para uma nova face de si que estava adormecida: o amor e consequentemente a sexualidade. A sexualidade é uma componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver o amor humano. Portanto ela é parte integrante do desenvolvimento da personalidade.
A adolescência é o lugar do desequilíbrio saudável e da irracionalidade quando se fala de amor, porque neste momento da vida tudo é tão intenso, tudo é tão pleno de sentido que nada parece escapar. Na realidade, nascemos sem saber quem somos e é nos olhos do outro que reconhecemos a nossa existência. Basta por vezes um sorriso, um olhar, uma breve troca de palavras e... pronto... o Cupido volta a fazer das suas e de repente o cinzento do quotidiano transforma-se num mundo colorido, pleno de emoções intensas que chegam de repente.
Para terminar é preciso também alertar para o facto de que, apesar da adolescência ser a idade do amor por
excelência, é também a do risco. O percurso para a autonomia que caracteriza este período é feito de riscos
afectivos. E, por isso, certas manifestações psicopatológicas, como a ansiedade e a depressão podem surgir num contexto de ruptura afectiva.

"Deixemos o Sexo em Paz!"

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior organizou mais uma actividade destinada à exploração da temática da sexualidade. Esta iniciativa realizou-se com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior, no Centro Cultural da vila, na manhã de quarta-feira, dia 24 de Fevereiro e abrangeu várias turmas desde o 8º ano de escolaridade ao 11.º ano, incluindo cursos profissionais e ensino regular.
A companhia de teatro "Maria Paulos" apresentou de forma brilhante e humorada, um monólogo em que a actriz encarna 21 personagens diferentes em cima do palco, sempre de forma energética e versátil, que entusiasmou a assistência. A peça tem o sugestivo nome "Deixemos o Sexo em Paz" e é uma adaptação do texto escrito pelo dramaturgo italiano Dario Fo.
Através do riso, mas sem perder o sentido da informação, abordaram-se temas, normalmente delicados e que as pessoas tendem a evitar falar: gravidez na adolescência, aborto, afectos, contracepção, mitos da sexualidade, machismo, a dificuldade de comunicação entre pais e filhos, etc.
No final do espectáculo, todos aplaudiram de pé, manifestando-se agradados e surpreendidos com a dinâmica dada ao tratamento do assunto "sexualidade". Na próxima semana, iremos publicar alguns dos comentários e opiniões maispertinentes dos alunos que assistiram à peça.
É sempre positivo a existência de iniciativas do género na tão nobre vila de Campo Maior, num espaço tão digno e rico, como é o Centro Cultural tão gentilmente cedido pela Câmara Municipal.

NÓS RECOMENDAMOS!
ONDE ESTIVER EM CENA, ASSISTAM!





O IRS contra o CANCRO

Está a chegar a altura em que a larga maioria dos portugueses tem de entregar a sua declaração anual de rendimentos, ou como é hábito dizer-se... "de tratar do IRS". O  IRS é um imposto obrigatório (exceptuando casos especiais de isenção) a todos os cidadãos com rendimentos e incide com uma taxa variável sobre esses mesmos rendimentos. O balanço ou acerto destas contas faz-se, anualmente, a partir de Fevereiro.
Grande parte das despesas com a saúde, desde que comprovadas documentalmente, podem ser usadas como forma de abatimento. Mas há outra forma da saúde e do IRS se relacionarem. Cada contribuinte pode destinar uma pequena parcela do imposto que lhe é cobrado a ajudar instituições que têm o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e que têm como finalidade ajudar na promoção da saúde. Assim, conseguimos que também seja o "IRS a tratar da Saúde"!
É simples. No preenchimento da sua declaração anual de rendimentos basta indicar que deseja que uma pequena parte daquele imposto, que era SEMPRE COBRADO PELO ESTADO, reverta a favor de uma instituição cujo número de contribuinte indica. Podem ser associações de dadores benévolos de sangue, associações de apoio a seropositivos, etc. 

No passado dia 15 de Fevereiro foi o Dia Internacional da Criança com Cancro e é uma luta desigual, entre um ser pequeno como é uma criança e um "monstro", como é a doença do cancro.
A título exemplificativo, colocamos aqui um panfleto ilustrativo de como proceder para contribuir para LIGA PORTUGUESA DA LUTA CONTRA O CANCRO, que é uma instituição que muito tem ajudado na luta contra este flagelo, quer no apoio a doentes, quer no tratamento e diagnóstico precoce, bem como, no desenvolvimento de formas de prevenção.

AJUDE. NÃO LHE CUSTA MESMO NADA.
E O SOMATÓRIO DE VÁRIAS PEQUENAS PARCELAS...
DÃO SEMPRE UM GRANDE CONTRIBUTO.

SANGUE - NECESSIDADE URGENTE NOS HOSPITAIS

O Projecto Escola Saudável (PES) tem desenvolvido ao longo da sua existência, várias campanhas relacionadas com a sensibilização para a dádiva de sangue, mas talvez, nunca tenha sentido tanto a necessidade de fazê-lo como agora. Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, quando a maioria pensava na melhor e mais divertida forma de passarem o Carnaval, o jornal "Público" publicou uma notícia que nos deixou deveras preocupados. EXISTE CARÊNCIA DE SANGUE NOS HOSPITAIS PORTUGUESES. OS STOCKS ESTÃO À "BEIRA" DA RUPTURA.

Sabendo que, infelizmente, associado às épocas festivas também aumentam situações de urgência, nomeadamente, devido a um maior número de acidentes rodoviários, esta notícia torna-se muito grave e preocupante. Mas compete-nos a todos nós, cidadãos saudáveis e com mais de 18 anos contrariar esta situação através da dádiva solidária de sangue.

AJUDE A SALVAR VIDAS!
DÊ SANGUE!

A notícia integral do jornal "Público" pode ser lida através do seguinte link:



Não fique indiferente a esta notícia. Sempre que hesita, o tempo escasseia e alguém fica sem a sua ajuda.

 Neste Carnaval, além das brincadeiras, também há coisas sérias...

 Dê sangue e salve vidas!

Dia de São Valentim - AMAR FAZ BEM AO CORAÇÃO

Dia de São Valentim
O mais belo dos mares,
é aquele que ainda não vimos.
A mais linda criança, ainda não nasceu.
Os nossos dias mais formosos,
ainda não os vivemos.
e o melhor de tudo que tenho para te dizer,
ainda não te disse:
amo-te...hoje...e sempre...

Nazim Hikme

Se é dos pessimistas que acham que o amor é uma doença e que apaixonar-se é perda de tempo... considere-se vencido!

A Federação Mundial do Coração, situada em Genebra na Suíça, divulgou que amar faz literalmente bem à saúde! O estudo feito pela instituição comprovou que os apaixonados têm o stress, a depressão e a ansiedade fortemente reduzidos – três factores de risco associados a doenças do coração.•

Segundo o professor Philip Poole-Wilson, cardiologista do Imperial College em Londres e Presidente da Federação Mundial do Coração, uma em cada três mortes no mundo ocorrem devido a problemas cardíacos. "É por isso que estamos ressaltando a importância de adoptar um estilo de vida saudável e o impacto positivo que o amor pode ter para a saúde" – relatou o médico. Então, para garantir a sua longevidade, apaixone-se perdidamente! O seu coração agradece!

O site da Federação Mundial do Coração é:

Carnaval em segurança e com saúde

O Carnaval é uma  época festiva, que se pretende alegre e de folia, mas é fundamental a consciencialização de todos, pois os acidentes e exageros também são frequentes. Como exemplo, podemos referir aquele que é considerado por muitos o maior Carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta modalidade de Carnaval tem sido importada para a grande maioria dos países europeus.
O Governo brasileiro tem tido consciência do crescente aumento de doenças sexualmente transmissíveis nesta época, pelo que tem promovido, nos últimos anos, diversas campanhas de sensibilização e de distribuição gratuita de preservativos. Este é um dos muitos exemplos possíveis do que pode ser feito para termos um Carnaval em segurança e com saúde.


O PES deixa-vos mais alguns sábios conselhos para que todos se divirtam... mas com juízo...



- Não tenha relações sexuais desprotegidas. USE O PRESERVATIVO!




- Evite os exageros. NÃO CONSUMA ÁLCOOL EM EXCESSO!

- SE BEBER NÃO CONDUZA.




- As mutilações por causa das chamadas "bombinhas" de Carnaval ocorrem todos os anos. NÃO UTILIZE MATERIAIS EXPLOSIVOS para brincadeiras de Carnaval! AS "BOMBAS" DE CARNAVAL SÃO PROIBIDAS!



Antes de fazer qualquer brincadeira, pense sempre nas possíveis consequências.

BOM CARNAVAL... EM SEGURANÇA E COM SAÚDE!

Alunos e Encarregados de Educação debatem afectos e sexualidade na Secundária de Campo Maior

Na quarta-feira de 27 de Janeiro, a Escola Secundária de Campo Maior desenvolveu um conjunto vasto de actividades, oferecendo à sua comunidade um leque diversificado de iniciativas de várias áreas de interesse, o que espelha o dinamismo crescente que se pretende desta instituição e do corpo docente que a representa.

No âmbito da educação para a saúde e, mais precisamente, direccionada para a questão dos afectos e da sexualidade, o Projecto Escola Saudável (PES) organizou uma sessão interactiva para alunos, dinamizada pelo projecto “Mundo Brilhante”, através do psicólogo educacional, Dr. Alfredo Leite, que é também o director pedagógico do referido projecto. Durante a manhã e tarde, a maioria das turmas repartiram-se por 6 sessões de cerca de 45 minutos onde assistiram e participaram na acção “SOS – corpo em mudança”, onde foram explorados de “forma bem-disposta” e informada, temas pertinentes da adolescência do interesse de jovens e adultos. Na generalidade, dos cerca de 300 alunos que participaram nesta iniciativa e dos professores que os acompanharam, todos manifestaram um grande agrado e interesse durante e após o desenvolvimento da actividade.

O Projecto Escola Saudável não esqueceu os pais e encarregados de educação e, como por vezes, se torna difícil saber lidar com as problemáticas associadas à adolescência, visando igualmente, fortalecer os elos de ligação entre escola e família na tentativa de resolução destas questões, promoveu uma actividade direccionada para um público adulto, também dinamizada pelo Dr. Alfredo Leite e que foi amplamente divulgada. Esta sessão realizou-se no final da tarde/início da noite. Foi uma palestra interactiva subordinada ao tema “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho”, em que os encarregados de educação presentes, além de assistirem, participaram de forma activa, colocando questões e dando o seu contributo. No final da sessão, todos se mostraram satisfeitos e desejosos que num futuro próximo se possam realizar actividades semelhantes. A Escola Secundária de Campo Maior e o Projecto Escola Saudável envidarão esforços para tentarem satisfazer este desejo conjunto.

Em Janeiro, os afectos e a sexualidade estiveram na ESCM, com um "Mundo Brilhante"!

Palestra Interactiva “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho”

O Projecto Escola Saudável (PES) da Escola Secundária de Campo Maior tem dentro dos seus principais objectivos promover junto da comunidade educativa a adopção de hábitos de vida saudáveis, bem como, esclarecer dúvidas relacionadas com a saúde. Para tal, ao longo do ano lectivo são desenvolvidas várias actividades e disponibilizada informação diversa, nomeadamente, através do blogue do PES. Este projecto está enquadrado, legalmente, ao abrigo do Despacho n.º 2506/2007 de 20 de Fevereiro e tenta ajudar a por em prática o previsto na Lei 60/2009 de 6 de Agosto, que estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar.

Durante o dia de quarta-feira, 27 de Janeiro, vão ser realizadas na nossa escola sessões interactivas com turmas, dinamizadas pelo projecto “Mundo Brilhante”, sob o tema “SOS – corpo em mudança!”, com a finalidade de educar para os afectos e para a sexualidade. No final do dia, pelas 18h30, a mesma instituição promove na sala de audiovisuais da escola, uma palestra interactiva, com uma duração prevista de 45 minutos e que é destinada aos Encarregados de Educação, aos quais será também entregue certificado de participação. Esta iniciativa é subordinada ao tema “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho”, e é dinamizada pelo Psicólogo Educacional, Dr. Alfredo Leite, que é também o Director Pedagógico do projecto “Mundo Brilhante”.


Embora a palestra interactiva esteja dirigida especialmente aos Encarregados de Educação da nossa escola, atendendo à importância crescente desta temática, o Projecto Escola Saudável (PES)  tem a honra de convidar todos os pais de Campo Maior a assistirem e participarem no dia 27 de Janeiro, pelas 18h30, na sala de audiovisuais, na Palestra Interactiva “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho".

NÃO FALTE.
SAIBA MAIS SOBRE COMO AJUDAR O SEU FILHO!

Programa CUIDA-TE do IPJ




O Projecto "Escola Saudável" (PES), sempre preocupado em aderir a acções que visem a eficiente promoção da saúde em meio escolar, candidatou-se ao Programa CUIDA-TE, promovido Pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), em parceria com outras entidades.

Segundo o IPJ, são objectivos do Programa:

- Educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, interrelacionando as suas diferentes componentes:

. somáticas;

. psico-afectivas e sociais.

O CUIDA-TE permitia que os interessados optassem por medidas de diferente natureza. A candidatura do PES recaiu sobre a Medida 3 – Teatro-debate.

Esta medida promove, de acordo com os seus mentores, "acções de Teatro-debate sobre temas de interesse dos Jovens relacionadas com a promoção da sua saúde, que estimulam a reflexão e o debate sobre problemas que querem discutir."

As peças de teatro a que os alunos da nossa escola poderão assistir irão versar sobre duas temáticas muito actuais e que, cada vez mais, vão preocupando toda a comunidade escolar: i) "sexualidade/Infecções Sexualmente Transmissíveis" e ii) "Violência/bullying". A primeira peça, entitulada "Nem muito simples, nem demasiado complicado", será destinada às turmas do ensino secundário e a segunda, com o título "Macacos e Pombos", terá como destinatários os alunos do 3.º ciclo.

RECOMENDAÇÕES PARA CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS


É habitual nesta altura do ano reunirem-se um conjunto diversificado de condições meteorológicas adversas, que obrigam à tomada de várias medidas, quer preventivas, quer de actuação, de forma a minimizar riscos e danos.
A Direcção Geral de Saúde apresenta um conjunto geral de recomendações, que podem ser lidos carregando no link:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+publica/inverno.htm


Com a aproximação de mais uma vaga de frio, não é demais relembrar alguns riscos elevados que daí podem advir, nomeadamente, o enregelamento e a hipotermia e o agravar de doenças respiratórias e cardíacas, que se podem tornar perigosas.


Os grupos mais vulneráveis ao frio são:


  • Bebés e pessoas idosas :Muito susceptíveis: não têm grande percepção das alterações de temperatura, isto é, não sentem muito frio no Inverno, tal como não sentem muito calor no Verão.
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e doenças da tiróide;
  • Pessoas que têm perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo, ou demência;
  • Pessoas que tomam certos medicamentos como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;
  • Pessoas que têm redução da mobilidade;
  • Pessoas que têm dificuldades na realização das actividades da vida diária;
  • Pessoas que estão mais isoladas;
  • Pessoas que estão em situação de exclusão social, por exemplo, os sem abrigo.
As recomendações gerais que a Direcção Geral de Saúde sugere no seu site (http://www.dgs.pt/) são as seguintes:


No domicílio
  • Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa;
  • Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário;
  • Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para evitar acumulação de gases;
  • Calafete janelas e portas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor acumulado;
  • NÃO use fogareiro a carvão;
  • Mantenha a temperatura da sua casa entre os 19 ºC e os 22ºC: instale um termómetro em local visível;
  • No caso de prever-se a aproximação de um período de grande frio ou neve forte, faça as suas compras alimentares e outras que cheguem para um período de 2 a 3 dias para evitar ter de sair de casa;
  • Verifique ainda a necessidade de botijas de gás suplementares;
  • Verifique se tem medicamentos suficientes;
  • Evite dormir/descansar muito perto do aquecimento;
  • Não fique descalço no chão frio ou molhado por muito tempo;
  • Promova boa circulação de ar, principalmente durante a noite, não fechando completamente os aposentos mas evitando correntes de ar frio;
  • Poupe energia: desligue os aparelhos eléctricos quando não estiver em casa;
  • Utilize-os de forma criteriosa devido ao risco de sobrecarga do quadro;
  • A utilização de botijas de água quente deve ser feita sempre sob vigilância para evitar o risco de queimadura.
Vestuário
  • Cubra as extremidades (mãos, pés, cabeça);
  • Use roupas folgadas e calçado adequados à temperatura ambiente, protegendo as extremidades;
  • Não use roupas justas: dificultam a circulação sanguínea;
  • Use várias camadas de roupa em vez de uma única muito grossa;
  • Use roupas de algodão e fibras naturais.
Cuidados de higiene
  • Mantenha a higiene pessoal;
  • Tome banho com água morna: água muito quente remove a camada protectora natural da pele;
  • Mantenha a pele hidratada: hidrate todo o corpo não esquecendo mãos, pés, cara e lábios;
  • Quando tomar banho, embrulhe-se na toalha e/ou tenha a sala aquecida;
  • Aumente a capacidade de enfrentar o frio, através da exposição controlada ao frio, utilizando duches frios inicialmente rápidos, após o banho quente. Depois aumente o tempo de banho frio, à medida que for se acostumando.
Alimentação
  • Coma com mais frequência: encurte as horas entre as refeições;
  • Coma mesmo que não sinta muita fome, em especial sopas e bebidas quentes (leite, chá);
  • Se a sua saúde o permitir, inclua na sua alimentação alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos;
  • Evite bebidas alcoólicas - causam aquecimento mas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo;
  • Comer alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infecções;
  • Abstenha-se de produtos nocivos como o cigarro, bebidas alcoólicas e drogas.
Exercício físico
  • Deve manter a prática de exercício físico: aumenta a produção de calor e a circulação de sangue;
  • Não fazer exercício físico intenso ou ao ar livre e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo;
  • Faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas: evitam o arrefecimento do corpo;
  • Continue a beber água durante a actividade física para evitar a desidratação.
Pessoas sós/isoladas
  • Os familiares, amigos e vizinhos têm um papel importante: faça um telefonema ou contacte pelo menos uma vez por dia com pessoas sós/isoladas;
  • Certifique-se que eles se encontram de boa saúde e em condições de conforto.
Precauções ao ar livre
  • Quando a temperatura baixa muito e se há muito vento, procure um local baixo e abrigado;
  • Se tiver que sair, faça-o de forma breve, protegendo-se com roupa adequada não apertada;
  • Procure manter-se seco dado que o corpo arrefece rapidamente com a humidade;
  • Se tiver que realizar trabalho com muito esforço, proteja-se com roupa adequada e vá doseando o esforço;
  • Evite caminhar sobre o gelo devido ao risco de lesões por queda.

Se vai viajar de automóvel
  • No caso de andar de carro tenha em conta que pode ficar bloqueado;
  • Previna-se: leve roupas quentes, mantas e roupa para troca bem como comida e bebidas quentes num termo;
  • Tenha um mapa à mão;
  • Evite viajar sozinho de automóvel;
  • Ligue o aquecimento do veículo 10 minutos em cada hora e baixe os vidros uns milímetros para arejar;
  • Observe o tubo de escape para ver se não está tapado, evitando o risco de envenenamento por monóxido de carbono;
  • Se o carro bloquear, coloque uma manta brilhante na antena do veículo para chamar a atenção, cubra o corpo com mantas e mantenha-se desperto.
Outras recomendações
  • Evite entrar e permanecer em locais fechados e com grande concentração de pessoas, onde se transmitem os vírus, em particular, a gripe;
  • Evite o contacto com outras pessoas doentes.

Programa Nacional de Leitura e a sensibilização da Gripe A nas Crianças e Jovens

No combate à Gripe A, as autoridades de saúde pública têm tido a preocupação de elaborarem materiais e recursos destinados à informação e sensibilização dos mais jovens. Alguns desses materiais podem ser consultados no site da Direcção Geral de Saúde, nomeadamente, seguindo o link:

O Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php?eb9fc349601c69352c859c1faa287874)
também se associaram a esta iniciativa, bem como a outras temáticas no âmbito da Educação para a Saúde.

O Projecto Ler Dá + Saúde visa associar a leitura à promoção da saúde, considerando que:
  • A promoção da leitura é condição essencial para o desenvolvimento da literacia.
  • A investigação demonstra que pode e deve ser associada à promoção da saúde.
  • Os resultados da avaliação de muitos projectos realizados em diversos países demonstram que os profissionais de saúde – médicos e enfermeiros – têm um papel muito relevante neste domínio se aconselharem pais e outros familiares a ler livros em voz alta e a promover o contacto diário das crianças com livros adequados à sua idade.
in: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisdasaude/index.php

É possível fazer downloads de vários recursos, que já estão cateogorizados por intervalos de idades, que se iniciam na "tenra idade" dos 6 meses e que podem ser descarregados em:

BOAS LEITURAS A TODOS!

Vacinação da Gripe A

A campanha de vacinação contra a gripe pandémica que teve início a 26 de Outubro, tem como principal finalidade proteger cidadãos mais vulneráveis, reduzir a probabilidade de ocorrência de casos graves, bem como assegurar a continuidade dos serviços essenciais.

No Continente, um mês após o início da campanha, estão vacinadas mais de 96.000 pessoas, o que significa que foram administradas, pelo menos, 67% das vacinas distribuídas até 24 de Novembro.

Num universo estimado de 60.000 mulheres grávidas no 2º e 3º trimestres, apenas foram vacinadas cerca de 5.000. Esta situação dever-se-á, em parte, ao contexto psico-social adverso à vacinação das grávidas, relacionado com a ampla divulgação de notícias alarmistas de casos de morte fetal que, aliás, não tinham relação causal com a vacina.

Por outro lado, a vacinação das crianças com idade entre os 6 meses e os 2 anos tem tido uma boa adesão, com 8.000 doses administradas em pouco mais de uma semana. Nos hospitais públicos foram vacinados cerca de 17.000 profissionais de saúde. Estão vacinados 32% dos médicos, 18% dos enfermeiros e 12% dos outros profissionais de saúde.
A forma mais eficaz de minimizar o impacte da pandemia é vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo, em particular as grávidas, as crianças até aos 2 anos de idade e os doentes crónicos. O Ministério da Saúde apela à vacinação dos profissionais de saúde, para a sua própria protecção, para a protecção dos doentes que tratam, e ainda para reduzir o absentismo, numa altura de maior pressão nos serviços de saúde.

Informação retirada de: www.dgs.pt (microsite da gripe).

Concurso CTT e Anacom - "A melhor carta" 2010



Tema: «Explica a importância de falar da SIDA e proteger-se dela.»


Idade dos concorrentes - entre os 9 e 15 anos de idade.


Requisitos:

•Composição entre 500 e 1000 palavras;

•Seguir a estrutura de uma carta;

•Identificada com nome completo, data de nascimento, morada e fotocópia do BI, passaporte ou cédula pessoal do concorrente.


A data limite é 26 de Fevereiro de 2010 (data de carimbo do correio)


Os trabalhos devem ser enviados para:

CTT, Comunicação

Rua de São José, 10

1167-001 LISBOA

ou

ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações

Direcção de Comunicação e Imagem

Av José Malhoa, 12

1099-017 LISBOA


Prémio - mil euros em certificados de aforro


(Esta é uma excelente oportunidade dos docentes de Língua Portuguesa/Português trabalharem a temática das IST´s com os seus alunos)
A Equipa do Projecto "Escola Saudável" deseja a todos, sem excepção, um ano de 2010 com muita SAÚDE!

Em breve poderão ficar a conhecer as novidades que temos para 2010.