Palestra Interactiva “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho”

O Projecto Escola Saudável (PES) da Escola Secundária de Campo Maior tem dentro dos seus principais objectivos promover junto da comunidade educativa a adopção de hábitos de vida saudáveis, bem como, esclarecer dúvidas relacionadas com a saúde. Para tal, ao longo do ano lectivo são desenvolvidas várias actividades e disponibilizada informação diversa, nomeadamente, através do blogue do PES. Este projecto está enquadrado, legalmente, ao abrigo do Despacho n.º 2506/2007 de 20 de Fevereiro e tenta ajudar a por em prática o previsto na Lei 60/2009 de 6 de Agosto, que estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar.

Durante o dia de quarta-feira, 27 de Janeiro, vão ser realizadas na nossa escola sessões interactivas com turmas, dinamizadas pelo projecto “Mundo Brilhante”, sob o tema “SOS – corpo em mudança!”, com a finalidade de educar para os afectos e para a sexualidade. No final do dia, pelas 18h30, a mesma instituição promove na sala de audiovisuais da escola, uma palestra interactiva, com uma duração prevista de 45 minutos e que é destinada aos Encarregados de Educação, aos quais será também entregue certificado de participação. Esta iniciativa é subordinada ao tema “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho”, e é dinamizada pelo Psicólogo Educacional, Dr. Alfredo Leite, que é também o Director Pedagógico do projecto “Mundo Brilhante”.


Embora a palestra interactiva esteja dirigida especialmente aos Encarregados de Educação da nossa escola, atendendo à importância crescente desta temática, o Projecto Escola Saudável (PES)  tem a honra de convidar todos os pais de Campo Maior a assistirem e participarem no dia 27 de Janeiro, pelas 18h30, na sala de audiovisuais, na Palestra Interactiva “As Melhores Formas de Promover a Saúde do Seu Filho".

NÃO FALTE.
SAIBA MAIS SOBRE COMO AJUDAR O SEU FILHO!

Programa CUIDA-TE do IPJ




O Projecto "Escola Saudável" (PES), sempre preocupado em aderir a acções que visem a eficiente promoção da saúde em meio escolar, candidatou-se ao Programa CUIDA-TE, promovido Pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), em parceria com outras entidades.

Segundo o IPJ, são objectivos do Programa:

- Educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, interrelacionando as suas diferentes componentes:

. somáticas;

. psico-afectivas e sociais.

O CUIDA-TE permitia que os interessados optassem por medidas de diferente natureza. A candidatura do PES recaiu sobre a Medida 3 – Teatro-debate.

Esta medida promove, de acordo com os seus mentores, "acções de Teatro-debate sobre temas de interesse dos Jovens relacionadas com a promoção da sua saúde, que estimulam a reflexão e o debate sobre problemas que querem discutir."

As peças de teatro a que os alunos da nossa escola poderão assistir irão versar sobre duas temáticas muito actuais e que, cada vez mais, vão preocupando toda a comunidade escolar: i) "sexualidade/Infecções Sexualmente Transmissíveis" e ii) "Violência/bullying". A primeira peça, entitulada "Nem muito simples, nem demasiado complicado", será destinada às turmas do ensino secundário e a segunda, com o título "Macacos e Pombos", terá como destinatários os alunos do 3.º ciclo.

RECOMENDAÇÕES PARA CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS


É habitual nesta altura do ano reunirem-se um conjunto diversificado de condições meteorológicas adversas, que obrigam à tomada de várias medidas, quer preventivas, quer de actuação, de forma a minimizar riscos e danos.
A Direcção Geral de Saúde apresenta um conjunto geral de recomendações, que podem ser lidos carregando no link:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+publica/inverno.htm


Com a aproximação de mais uma vaga de frio, não é demais relembrar alguns riscos elevados que daí podem advir, nomeadamente, o enregelamento e a hipotermia e o agravar de doenças respiratórias e cardíacas, que se podem tornar perigosas.


Os grupos mais vulneráveis ao frio são:


  • Bebés e pessoas idosas :Muito susceptíveis: não têm grande percepção das alterações de temperatura, isto é, não sentem muito frio no Inverno, tal como não sentem muito calor no Verão.
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e doenças da tiróide;
  • Pessoas que têm perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo, ou demência;
  • Pessoas que tomam certos medicamentos como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;
  • Pessoas que têm redução da mobilidade;
  • Pessoas que têm dificuldades na realização das actividades da vida diária;
  • Pessoas que estão mais isoladas;
  • Pessoas que estão em situação de exclusão social, por exemplo, os sem abrigo.
As recomendações gerais que a Direcção Geral de Saúde sugere no seu site (http://www.dgs.pt/) são as seguintes:


No domicílio
  • Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa;
  • Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário;
  • Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para evitar acumulação de gases;
  • Calafete janelas e portas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor acumulado;
  • NÃO use fogareiro a carvão;
  • Mantenha a temperatura da sua casa entre os 19 ºC e os 22ºC: instale um termómetro em local visível;
  • No caso de prever-se a aproximação de um período de grande frio ou neve forte, faça as suas compras alimentares e outras que cheguem para um período de 2 a 3 dias para evitar ter de sair de casa;
  • Verifique ainda a necessidade de botijas de gás suplementares;
  • Verifique se tem medicamentos suficientes;
  • Evite dormir/descansar muito perto do aquecimento;
  • Não fique descalço no chão frio ou molhado por muito tempo;
  • Promova boa circulação de ar, principalmente durante a noite, não fechando completamente os aposentos mas evitando correntes de ar frio;
  • Poupe energia: desligue os aparelhos eléctricos quando não estiver em casa;
  • Utilize-os de forma criteriosa devido ao risco de sobrecarga do quadro;
  • A utilização de botijas de água quente deve ser feita sempre sob vigilância para evitar o risco de queimadura.
Vestuário
  • Cubra as extremidades (mãos, pés, cabeça);
  • Use roupas folgadas e calçado adequados à temperatura ambiente, protegendo as extremidades;
  • Não use roupas justas: dificultam a circulação sanguínea;
  • Use várias camadas de roupa em vez de uma única muito grossa;
  • Use roupas de algodão e fibras naturais.
Cuidados de higiene
  • Mantenha a higiene pessoal;
  • Tome banho com água morna: água muito quente remove a camada protectora natural da pele;
  • Mantenha a pele hidratada: hidrate todo o corpo não esquecendo mãos, pés, cara e lábios;
  • Quando tomar banho, embrulhe-se na toalha e/ou tenha a sala aquecida;
  • Aumente a capacidade de enfrentar o frio, através da exposição controlada ao frio, utilizando duches frios inicialmente rápidos, após o banho quente. Depois aumente o tempo de banho frio, à medida que for se acostumando.
Alimentação
  • Coma com mais frequência: encurte as horas entre as refeições;
  • Coma mesmo que não sinta muita fome, em especial sopas e bebidas quentes (leite, chá);
  • Se a sua saúde o permitir, inclua na sua alimentação alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos;
  • Evite bebidas alcoólicas - causam aquecimento mas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo;
  • Comer alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infecções;
  • Abstenha-se de produtos nocivos como o cigarro, bebidas alcoólicas e drogas.
Exercício físico
  • Deve manter a prática de exercício físico: aumenta a produção de calor e a circulação de sangue;
  • Não fazer exercício físico intenso ou ao ar livre e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo;
  • Faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas: evitam o arrefecimento do corpo;
  • Continue a beber água durante a actividade física para evitar a desidratação.
Pessoas sós/isoladas
  • Os familiares, amigos e vizinhos têm um papel importante: faça um telefonema ou contacte pelo menos uma vez por dia com pessoas sós/isoladas;
  • Certifique-se que eles se encontram de boa saúde e em condições de conforto.
Precauções ao ar livre
  • Quando a temperatura baixa muito e se há muito vento, procure um local baixo e abrigado;
  • Se tiver que sair, faça-o de forma breve, protegendo-se com roupa adequada não apertada;
  • Procure manter-se seco dado que o corpo arrefece rapidamente com a humidade;
  • Se tiver que realizar trabalho com muito esforço, proteja-se com roupa adequada e vá doseando o esforço;
  • Evite caminhar sobre o gelo devido ao risco de lesões por queda.

Se vai viajar de automóvel
  • No caso de andar de carro tenha em conta que pode ficar bloqueado;
  • Previna-se: leve roupas quentes, mantas e roupa para troca bem como comida e bebidas quentes num termo;
  • Tenha um mapa à mão;
  • Evite viajar sozinho de automóvel;
  • Ligue o aquecimento do veículo 10 minutos em cada hora e baixe os vidros uns milímetros para arejar;
  • Observe o tubo de escape para ver se não está tapado, evitando o risco de envenenamento por monóxido de carbono;
  • Se o carro bloquear, coloque uma manta brilhante na antena do veículo para chamar a atenção, cubra o corpo com mantas e mantenha-se desperto.
Outras recomendações
  • Evite entrar e permanecer em locais fechados e com grande concentração de pessoas, onde se transmitem os vírus, em particular, a gripe;
  • Evite o contacto com outras pessoas doentes.

Programa Nacional de Leitura e a sensibilização da Gripe A nas Crianças e Jovens

No combate à Gripe A, as autoridades de saúde pública têm tido a preocupação de elaborarem materiais e recursos destinados à informação e sensibilização dos mais jovens. Alguns desses materiais podem ser consultados no site da Direcção Geral de Saúde, nomeadamente, seguindo o link:

O Ministério da Educação e o Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php?eb9fc349601c69352c859c1faa287874)
também se associaram a esta iniciativa, bem como a outras temáticas no âmbito da Educação para a Saúde.

O Projecto Ler Dá + Saúde visa associar a leitura à promoção da saúde, considerando que:
  • A promoção da leitura é condição essencial para o desenvolvimento da literacia.
  • A investigação demonstra que pode e deve ser associada à promoção da saúde.
  • Os resultados da avaliação de muitos projectos realizados em diversos países demonstram que os profissionais de saúde – médicos e enfermeiros – têm um papel muito relevante neste domínio se aconselharem pais e outros familiares a ler livros em voz alta e a promover o contacto diário das crianças com livros adequados à sua idade.
in: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisdasaude/index.php

É possível fazer downloads de vários recursos, que já estão cateogorizados por intervalos de idades, que se iniciam na "tenra idade" dos 6 meses e que podem ser descarregados em:

BOAS LEITURAS A TODOS!

Vacinação da Gripe A

A campanha de vacinação contra a gripe pandémica que teve início a 26 de Outubro, tem como principal finalidade proteger cidadãos mais vulneráveis, reduzir a probabilidade de ocorrência de casos graves, bem como assegurar a continuidade dos serviços essenciais.

No Continente, um mês após o início da campanha, estão vacinadas mais de 96.000 pessoas, o que significa que foram administradas, pelo menos, 67% das vacinas distribuídas até 24 de Novembro.

Num universo estimado de 60.000 mulheres grávidas no 2º e 3º trimestres, apenas foram vacinadas cerca de 5.000. Esta situação dever-se-á, em parte, ao contexto psico-social adverso à vacinação das grávidas, relacionado com a ampla divulgação de notícias alarmistas de casos de morte fetal que, aliás, não tinham relação causal com a vacina.

Por outro lado, a vacinação das crianças com idade entre os 6 meses e os 2 anos tem tido uma boa adesão, com 8.000 doses administradas em pouco mais de uma semana. Nos hospitais públicos foram vacinados cerca de 17.000 profissionais de saúde. Estão vacinados 32% dos médicos, 18% dos enfermeiros e 12% dos outros profissionais de saúde.
A forma mais eficaz de minimizar o impacte da pandemia é vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo, em particular as grávidas, as crianças até aos 2 anos de idade e os doentes crónicos. O Ministério da Saúde apela à vacinação dos profissionais de saúde, para a sua própria protecção, para a protecção dos doentes que tratam, e ainda para reduzir o absentismo, numa altura de maior pressão nos serviços de saúde.

Informação retirada de: www.dgs.pt (microsite da gripe).

Concurso CTT e Anacom - "A melhor carta" 2010



Tema: «Explica a importância de falar da SIDA e proteger-se dela.»


Idade dos concorrentes - entre os 9 e 15 anos de idade.


Requisitos:

•Composição entre 500 e 1000 palavras;

•Seguir a estrutura de uma carta;

•Identificada com nome completo, data de nascimento, morada e fotocópia do BI, passaporte ou cédula pessoal do concorrente.


A data limite é 26 de Fevereiro de 2010 (data de carimbo do correio)


Os trabalhos devem ser enviados para:

CTT, Comunicação

Rua de São José, 10

1167-001 LISBOA

ou

ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações

Direcção de Comunicação e Imagem

Av José Malhoa, 12

1099-017 LISBOA


Prémio - mil euros em certificados de aforro


(Esta é uma excelente oportunidade dos docentes de Língua Portuguesa/Português trabalharem a temática das IST´s com os seus alunos)
A Equipa do Projecto "Escola Saudável" deseja a todos, sem excepção, um ano de 2010 com muita SAÚDE!

Em breve poderão ficar a conhecer as novidades que temos para 2010.


Determinação de grupos sanguíneos na ESCM pelo Serviço de Sangue do Hospital de Elvas

No dia 15 de Dezembro de 2009, das 15h45 às 17h30, decorreu, na sala de audiovisuais da nossa escola, mais uma actividade promovida pelo Projecto Escola Saudável (PES). Desta feita o PES, dando continuidade à parceria que estabeleceu com o Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia, em Elvas, convidou o médico Diego Cruz a deslocar-se a Campo Maior com o objectivo de dinamizar uma actividade relacionada com os grupos sanguíneos. A palestra revelou-se, de acordo com os alunos do 11.º A e 12.º A, muito interessante e proveitosa em termos de enriquecimento de conhecimentos. O Dr. Diego começou por fazer uma abordagem geral, em termos teóricos, de muitos dos conteúdos que fazem parte do programa de Biologia (12.º ano), nomeadamente: principais mecanismos de defesa do organismo (específicos e não específicos), imunidade inata, imunidade adquirida, imunidade humoral, imunidade celular, reacção antigénio-anticorpo, mecanismos de acção dos anticorpos, principais sistemas sanguíneos (AB0 e Rh) e modo de determinação dos grupos sanguíneos. No entanto, a parte mais ansiada ainda estava por chegar - a determinação in situ do grupo sanguíneo de alguns alunos. A curiosidade em conhecer o grupo sanguíneo era muita e, por isso, o número de alunos a querer servir de "cobaia" ao Dr. Diego Cruz foi muito significativo (apesar de terminarem as aulas, nas terças-feiras, às 17h00, muitos alunos não se importaram de ficar na escola até às17h30).










Enquanto os alunos satisfaziam a sua curiosidade, o Dr. Diego Cruz, com a colaboração do Coordenador do PES (Dr. Alcides Silva), iam sensibilizando os alunos presentes nesta acção para a importância de doar sangue, tendo todos sido convidados a passarem pelo Serviço de Sangue do Hospital de Santa Luzia para ficarem a conhecer mais pormenores sobre a doação deste precioso líquido.

Podem assistir agora a um pequeno filme, mostrando a metodologia utilizada na determinação dos grupos sanguíneos (sistema AB0 e sistema Rh).



E NÃO TE ESQUEÇAS:

Sessão de sensibilização: "prevenção do uso de substâncias psicoactivas em contexto laboral"

Na passada quarta-feira, dia 9 de Dezembro, o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) - delegação de Portalegre - veio à Escola Secundária de Campo Maior dinamizar uma sessão de sensibilização subordinada à prevenção do uso de substâncias psicoactivas em contexto laboral. Esta sessão foi direccionada para os alunos do Curso Profissional de Higiene e Segurança no Trabalho, de forma enquadrada e conciliada com os conteúdos programáticos, no âmbito da disciplina de Saúde Ocupacional e Ergonomia e com o Projecto Escola Saudável (PES), visando uma perspectiva preventiva e de minimização de riscos. O Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) é uma das entidades parceiras do Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior (PES) e que ao longo do ano lectivo irá colaborar em várias actividades desenvolvidas na nossa escola.Os acidentes de trabalho são mais frequentes na população jovem por vários factores e, um deles, que já representa uma percentagem significativa e acarreta situações gravosas, é o uso de substâncias psicoactivas em contexto laboral.
Nesta sessão de sensibilização, a Dr.ª Isabel Lourinho e a Dr.ª Maria José Vicente do IDT apresentaram um pequeno filme em suporte DVD para introduzirem o tema e, através de recursos multimédia, falaram sobre as substâncias psicoactivas mais comuns (incluindo drogas e álcool), os efeitos que provocam no indivíduo e suas consequências físicas, sociais e laborais. Também foram focadas as principais formas que existem à disposição das pessoas que tenham problemas relacionados com o uso de aditivos, para que possam obter ajuda especializada. Depois seguiu-se um espaço de discussão participada, onde todos os presentes puderam colocar questões e verem as suas dúvidas esclarecidas. Foi uma actividade enriquecedora e dinâmica.

E a sessão foi assim...


DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

O número de casos de SIDA aumentou em Portugal... a discriminação também... é coisa estúpida, pois é... então temos de retomar a luta contra a SIDA... todos nós...
A SIDA continua a ser a grande pandemia responsável pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo. O continente africano continua a ser aquele onde se registam mais casos de pessoas infectadas e mortes, directamente, relacionadas com a SIDA.

Este flagelo levou a que a OMS criasse o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA, que é assinalado em todo o mundo no dia 1 de Dezembro. É uma forma de lembrarmos todos aqueles que sucumbiram perante esta doença, mas também de dar uma palavra de esperança a todos aqueles que travam uma luta contra o VIH.

Os avanços científicos têm-se desenvolvido a um grande ritmo e, embora ainda não haja cura para a infecção com VIH, as novas terapêuticas médica já possibilitam uma relativa longevidade e qualidade de vida a pessoas seropositivas. Recentemente, surgiram notícias dos primeiros avanços significativos no desenvolvimento de uma vacina (cujos 1ºs resultados apenas surgem 20 anos após o início do estudo sobre a vacina), que entusiasmaram a comunidade científica, mas que ainda estará muito longe de ser viável.
Após um decréscimo no número de infectados por VIH em Portugal, nos últimos anos voltaram a aumentar e de forma assustadora, o que colocou o nosso país na frente da Europa com o maior número de vítimas de SIDA. A maior subida regista-se entre as pessoas heterossexuais e o maior número de infectados enquadra-se na faixa etária dos 25-44 anos. Mas surge uma percentagem significativa também acima dos 5o anos. Isto significa que os portugueses voltaram a descurar a prevenção e deixaram de terem determinados cuidados, nomeadamente, em relação à troca de seringas e uso de preservativos.Grande parte dos comportamentos de risco são tomados em "consciência", ou seja, quem o faz sabe o que arrisca, mas segue a velha máxima portuguesa, de que "o mal só acontece aos outros". Baseiam-se no aspecto dos outros para decidirem se constituem ou não um risco e... enganam-se. O "olho clínico" do português anda míope, porque estar infectado ou não com VIH é impossível de se diferenciar pelo aspecto ou pelo estrato social.

Previna-se contra a SIDA e não arrisque.

NÃO SEJA TONTO(A).
PROTEJA-SE! USE PRESERVATVO!

Alguns exemplos de entidades/ONGs que lutam contra a SIDA em PORTUGAL:

Comissão Nacional da Luta Contra a SIDA- http://www.aidsportugal.com/article.php?sid=1264

Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a SIDA -http://www.f-sidamadeira.org/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Associação Abraço - http://abraco.org.pt/

Associação SOL -http://www.sol-criancas.pt/

CAMINHADA DO DIA DO NÃO FUMADOR

E desta vez não choveu...
Na passada terça-feira, dia 17 de Novembro, mais de 200 alunos e cerca de 20 professores, caminharam pela vila raiana de Campo Maior para assinalar o DIA DO NÃO FUMADOR. Nesta actividade, organizada pelo Projecto Escola Saudável (PES) e pelo Grupo Disciplinar de Educação Física da Secundária de Campo Maior, os alunos percorreram as ruas da vila, conciliando a prática desportiva e de lazer à sensibilização para os riscos tabágicos e de como é possível obter ajuda para deixarem de fumar. Perante um número tão significativo de pessoas a caminharem juntas, os populares surgiam às portas e janelas ou, simplesmente, paravam nas ruas e perguntavam o que se passava. A oportunidade foi aproveitada para lembrar que era o Dia do Não Fumador e distribuido um folheto informativo, com umas breves explicações.
No folheto informativo constava uma breve explicação sobre o Dia do Não Fumador e da sua necessidade, relembrando que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, bem como, algumas referências aos inúmeros malefícios do tabaco. Mas o aspecto principal do folheto de sensibilização centrava-se nas diferentes formas de como qualquer fumador com vontade de abandonar esta prática, pode obter ajuda e/ou informações para deixar de fumar com sucesso.

Em todos os Centros de Saúde do país existem consultas para cessação tabágica. No Centro de Saúde de Campo Maior, as consultas de cessação tabágica decorrem às quartas-feiras, das 14 às 17 horas.
Os contactos são:
Telefone: 268686152
Fax: 268688028
Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt

Sites do não fumador
- Deixar de Fumar: http://pt-pt.help-eu.com/pages/index-17.html
- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Portal de ambiente e saúde: http://www.ambientesaude.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/
- Revista portuguesa de cardiologia:
http://sigarra.up.pt/fmup/publs_pesquisa.revista_view?pv_rev_chave=0870-2551
- Outros: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/
http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=dadosnum&link=mundo.htm

A reportagem fotográfica..
NÃO SE DEIXE AMARRAR.
PERGUNTE AO SEU MÉDICO
COMO DEIXAR DE FUMAR.

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada tem por objectivo, além da sensibilização para a prevenção rodoviária, relembrar todos aqueles, de uma forma ou outra, perderam a vida nas estradas, não esquecendo também, sofrimento dos familiares e amigos dessas vítimas. Este ano, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada comemora-se no Domingo de 15 de Novembro.
Em 2004, na cidade de Évora, foi apresentada a organização ESTRADA VIVA - Liga Contra o Trauma, que em Portugal ficou responsável pela comemoração deste dia.
Em baixo, abordamos uma breve história Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, retirada do site desta organização (http://www.mobilidades.org/estradaviva/)

"A Federação Europeia de Vítimas da Estrada – FEVR iniciou em 1995 a celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada.
Em 2002, o Sumo Pontífice Romano, o falecido Papa João Paulo II, perante o aumento exponencial do número de vítimas de desastres rodoviários no mundo (é hoje a nona mais importante causa de morte, prevendo a OMS que se torne a terceira, em 2020), promoveu a transformação deste Dia Europeu em Dia Mundial.
No dia 25 de Outubro, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou em Resolução a adopção oficial, por aquele organismo internacional, do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

Reconhecimento da Organização das Nações Unidas do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada: http://www.un.org/News/Press/docs/2005/ga10409.doc.htm
E da Organização Mundial de Saúde: http://www.who.int/roadsafety/projects/world_day/en/index.html

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. O espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida ou a saúde nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes dos desastres rodoviários. A organização da celebração foi assegurada desde 2004 pela ESTRADA VIVA - Liga contra o Trauma, que integra um conjunto alargado de organizações e personalidades."
spot de campanha anterior

QUANDO ANDAR NA ESTRADA... LEMBRE-SE...

DIA MUNDIAL DA DIABETES

No dia 14 de Novembro, sábado, comemora-se o DIA MUNDIAL DA DIABETES. A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que, cada vez mais, aparece associada aos países desenvolvidos. Este dia é assinalado com objectivos claros de informar a população e sensibilizar para a necessidade de se adquirirem hábitos de prevenção da Diabetes. Para quem já tem uma das formas da doença é fundamental o seu controlo e a criação de rotinas que garantam uma qualidade de vida, perfeitamente possível.
Em Portugal existem vários organismos que se dedicam à problemática da Diabetes Mellitus e que têm desenvolvido um excelente trabalho, nomeadamente:
- Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (http://www.spedm.org/);
- Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (http://www.apdp.pt/default.asp);
No Portal da Saúde (http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+cronicas/diabetes.htm) é possível encontrar informações detalhadas, de onde salientamos o seguinte:

"Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
- Pessoas com familiares directos com diabetes;
- Homens e mulheres obesos;
- Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
- Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Quais são os sintomas típicos da diabetes?
Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:
- Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
- Sede constante e intensa (polidipsia);
- Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
- Fadiga;
- Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
- Visão turva.
Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
- Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
- Ter muita sede;
- Emagrecer rapidamente;
- Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
- Comer muito sem nada aproveitar;
- Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.
Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se detecta a doença.

Como se diagnostica a diabetes?
Se sentir alguns ou vários dos sintomas deve consultar o médico do centro de saúde da sua área de residência, o qual lhe pedirá para realizar análises ao sangue e à urina.
Pode ser diabético...
Se tiver uma glicemia ocasional de 200 miligramas por decilitro ou superior com sintomas;
Se tiver uma glicemia em jejum (oito horas) de 126 miligramas por decilitro ou superior em duas ocasiões separadas de curto espaço de tempo."

PREVINA A DIABETES E AS SUAS COMPLICAÇÕES.

CAMINHADA DO DIA DO NÃO FUMADOR

Os malefícios do tabaco são do conhecimento geral, mas mesmo assim, continua a ser consumido de forma massiva por muitos milhões de pessoas.
Em 1987, a OMS ao reconhecer o tabagismo como a maior causa de morte evitável do mundo, criou o dia 31 de Maio como o dia Mundial sem tabaco, para chamar a atenção de todas as populações do mundo sobre os danos e efeitos mortais da epidemia do tabagismo.
Contudo, as mortes directa e indirectamente relacionadas com o tabaco continuaram a revelar números assustadores e os hábitos tabágicos permaneceram fortes, principalmente, junto de jovens. Este facto, levou à criação de um reforço, instituindo-se o dia do NÃO FUMADOR a 17 de Novembro. Neste momento, é este dia que o PES irá comemorar, já na próxima 3ª feira, numa caminhada com fôlego. É fundamental que toda a sociedade e, nomeadamente, a comunidade educativa, esteja consciente dos malefícios do tabaco e que é possível, a todos, deixarem hábitos tabágicos.
PARTICIPEM NESTA INICIATIVA.
VENHAM CAMINHAR CONNOSCO!
LOCAL DE REUNIÃO: PORTÃO PRINCIPAL DA ESCOLA
HORA DE PARTIDA: 10h30
HORA PREVISTA DE CHEGADA: 12h00

Evolução da GRIPE A em Portugal

A gripe A está a progredir em Portugal e o número de casos a aumentar, nomeadamente, ao nível de várias escolas do país. Porém, dizem as autoridades, não é caso para alarmismos estando a situação até ao momento, enquadrava no quadro pandémico esperado, que ainda está abaixo do que é habitual na gripe sazonal. O aumento de intensidade de circulação do vírus está dentro dos parâmetros esperados.

Em notícia da TSF, (in: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1414527) "A Direcção Geral de Saúde (DGS) diz que, a médio prazo, as medidas de excepção nas escolas, como aconselhar o envio de turmas para casa, para combater a progressão da gripe A, vão ser desnecessárias, porque o vírus vai estar espalhado por toda a comunidade".

Além dos vários sítios institucionais relacionados com a saúde, podemos encontrar informações noutros locais, como é o caso do portal SAPO, na sua área dedicada à saúde, onde apresenta um dossiê completo sobre a questão da vacinação para prevenir a GRIPE A. Deixamos aqui a sugestão. Visite http://noticias.sapo.pt/especial/gripe_a/

PROTEJA-SE, SIGA AS NORMAS DO PLANO DE CONTIGÊNCIA.