CAMINHADA DO DIA DO NÃO FUMADOR

E desta vez não choveu...
Na passada terça-feira, dia 17 de Novembro, mais de 200 alunos e cerca de 20 professores, caminharam pela vila raiana de Campo Maior para assinalar o DIA DO NÃO FUMADOR. Nesta actividade, organizada pelo Projecto Escola Saudável (PES) e pelo Grupo Disciplinar de Educação Física da Secundária de Campo Maior, os alunos percorreram as ruas da vila, conciliando a prática desportiva e de lazer à sensibilização para os riscos tabágicos e de como é possível obter ajuda para deixarem de fumar. Perante um número tão significativo de pessoas a caminharem juntas, os populares surgiam às portas e janelas ou, simplesmente, paravam nas ruas e perguntavam o que se passava. A oportunidade foi aproveitada para lembrar que era o Dia do Não Fumador e distribuido um folheto informativo, com umas breves explicações.
No folheto informativo constava uma breve explicação sobre o Dia do Não Fumador e da sua necessidade, relembrando que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, bem como, algumas referências aos inúmeros malefícios do tabaco. Mas o aspecto principal do folheto de sensibilização centrava-se nas diferentes formas de como qualquer fumador com vontade de abandonar esta prática, pode obter ajuda e/ou informações para deixar de fumar com sucesso.

Em todos os Centros de Saúde do país existem consultas para cessação tabágica. No Centro de Saúde de Campo Maior, as consultas de cessação tabágica decorrem às quartas-feiras, das 14 às 17 horas.
Os contactos são:
Telefone: 268686152
Fax: 268688028
Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt

Sites do não fumador
- Deixar de Fumar: http://pt-pt.help-eu.com/pages/index-17.html
- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Portal de ambiente e saúde: http://www.ambientesaude.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/
- Revista portuguesa de cardiologia:
http://sigarra.up.pt/fmup/publs_pesquisa.revista_view?pv_rev_chave=0870-2551
- Outros: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/
http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=dadosnum&link=mundo.htm

A reportagem fotográfica..
NÃO SE DEIXE AMARRAR.
PERGUNTE AO SEU MÉDICO
COMO DEIXAR DE FUMAR.

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada tem por objectivo, além da sensibilização para a prevenção rodoviária, relembrar todos aqueles, de uma forma ou outra, perderam a vida nas estradas, não esquecendo também, sofrimento dos familiares e amigos dessas vítimas. Este ano, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada comemora-se no Domingo de 15 de Novembro.
Em 2004, na cidade de Évora, foi apresentada a organização ESTRADA VIVA - Liga Contra o Trauma, que em Portugal ficou responsável pela comemoração deste dia.
Em baixo, abordamos uma breve história Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, retirada do site desta organização (http://www.mobilidades.org/estradaviva/)

"A Federação Europeia de Vítimas da Estrada – FEVR iniciou em 1995 a celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada.
Em 2002, o Sumo Pontífice Romano, o falecido Papa João Paulo II, perante o aumento exponencial do número de vítimas de desastres rodoviários no mundo (é hoje a nona mais importante causa de morte, prevendo a OMS que se torne a terceira, em 2020), promoveu a transformação deste Dia Europeu em Dia Mundial.
No dia 25 de Outubro, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou em Resolução a adopção oficial, por aquele organismo internacional, do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

Reconhecimento da Organização das Nações Unidas do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada: http://www.un.org/News/Press/docs/2005/ga10409.doc.htm
E da Organização Mundial de Saúde: http://www.who.int/roadsafety/projects/world_day/en/index.html

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. O espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida ou a saúde nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes dos desastres rodoviários. A organização da celebração foi assegurada desde 2004 pela ESTRADA VIVA - Liga contra o Trauma, que integra um conjunto alargado de organizações e personalidades."
spot de campanha anterior

QUANDO ANDAR NA ESTRADA... LEMBRE-SE...

DIA MUNDIAL DA DIABETES

No dia 14 de Novembro, sábado, comemora-se o DIA MUNDIAL DA DIABETES. A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que, cada vez mais, aparece associada aos países desenvolvidos. Este dia é assinalado com objectivos claros de informar a população e sensibilizar para a necessidade de se adquirirem hábitos de prevenção da Diabetes. Para quem já tem uma das formas da doença é fundamental o seu controlo e a criação de rotinas que garantam uma qualidade de vida, perfeitamente possível.
Em Portugal existem vários organismos que se dedicam à problemática da Diabetes Mellitus e que têm desenvolvido um excelente trabalho, nomeadamente:
- Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (http://www.spedm.org/);
- Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (http://www.apdp.pt/default.asp);
No Portal da Saúde (http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+cronicas/diabetes.htm) é possível encontrar informações detalhadas, de onde salientamos o seguinte:

"Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
- Pessoas com familiares directos com diabetes;
- Homens e mulheres obesos;
- Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
- Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Quais são os sintomas típicos da diabetes?
Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:
- Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
- Sede constante e intensa (polidipsia);
- Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
- Fadiga;
- Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
- Visão turva.
Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
- Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
- Ter muita sede;
- Emagrecer rapidamente;
- Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
- Comer muito sem nada aproveitar;
- Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.
Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se detecta a doença.

Como se diagnostica a diabetes?
Se sentir alguns ou vários dos sintomas deve consultar o médico do centro de saúde da sua área de residência, o qual lhe pedirá para realizar análises ao sangue e à urina.
Pode ser diabético...
Se tiver uma glicemia ocasional de 200 miligramas por decilitro ou superior com sintomas;
Se tiver uma glicemia em jejum (oito horas) de 126 miligramas por decilitro ou superior em duas ocasiões separadas de curto espaço de tempo."

PREVINA A DIABETES E AS SUAS COMPLICAÇÕES.

CAMINHADA DO DIA DO NÃO FUMADOR

Os malefícios do tabaco são do conhecimento geral, mas mesmo assim, continua a ser consumido de forma massiva por muitos milhões de pessoas.
Em 1987, a OMS ao reconhecer o tabagismo como a maior causa de morte evitável do mundo, criou o dia 31 de Maio como o dia Mundial sem tabaco, para chamar a atenção de todas as populações do mundo sobre os danos e efeitos mortais da epidemia do tabagismo.
Contudo, as mortes directa e indirectamente relacionadas com o tabaco continuaram a revelar números assustadores e os hábitos tabágicos permaneceram fortes, principalmente, junto de jovens. Este facto, levou à criação de um reforço, instituindo-se o dia do NÃO FUMADOR a 17 de Novembro. Neste momento, é este dia que o PES irá comemorar, já na próxima 3ª feira, numa caminhada com fôlego. É fundamental que toda a sociedade e, nomeadamente, a comunidade educativa, esteja consciente dos malefícios do tabaco e que é possível, a todos, deixarem hábitos tabágicos.
PARTICIPEM NESTA INICIATIVA.
VENHAM CAMINHAR CONNOSCO!
LOCAL DE REUNIÃO: PORTÃO PRINCIPAL DA ESCOLA
HORA DE PARTIDA: 10h30
HORA PREVISTA DE CHEGADA: 12h00

Evolução da GRIPE A em Portugal

A gripe A está a progredir em Portugal e o número de casos a aumentar, nomeadamente, ao nível de várias escolas do país. Porém, dizem as autoridades, não é caso para alarmismos estando a situação até ao momento, enquadrava no quadro pandémico esperado, que ainda está abaixo do que é habitual na gripe sazonal. O aumento de intensidade de circulação do vírus está dentro dos parâmetros esperados.

Em notícia da TSF, (in: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1414527) "A Direcção Geral de Saúde (DGS) diz que, a médio prazo, as medidas de excepção nas escolas, como aconselhar o envio de turmas para casa, para combater a progressão da gripe A, vão ser desnecessárias, porque o vírus vai estar espalhado por toda a comunidade".

Além dos vários sítios institucionais relacionados com a saúde, podemos encontrar informações noutros locais, como é o caso do portal SAPO, na sua área dedicada à saúde, onde apresenta um dossiê completo sobre a questão da vacinação para prevenir a GRIPE A. Deixamos aqui a sugestão. Visite http://noticias.sapo.pt/especial/gripe_a/

PROTEJA-SE, SIGA AS NORMAS DO PLANO DE CONTIGÊNCIA.

E JÁ SE REALIZOU A COLHEITA DE SANGUE...

A Escola Secundária de Campo Maior deu o seu contributo em mais uma nobre iniciativa de dádiva de sangue. Decorreu durante toda esta manhã, como previamente anunciado, uma colheita de sangue da nossa escola, no laboratório 3. O número de dádivas ficou um pouco aquém do que seria desejável e é possível. Fizeram-se 17 dádivas benévolas de sangue. Mas estas 17 dádivas são extremamente importantes e vão fazer o "milagre da multiplicação", porque delas é possível retirar vários componentes que servirão para ajudar muitas mais pessoas a melhorarem o seu estado de saúde e, quem sabe, salvá-las.
Hoje, a sensibilização das pessoas para esta temática aumentou e, estamos confiantes, que quando se realizar a 2.ª colheita de sangue, o número de participantes irá aumentar com o contributo de todos.


Vamos ajudar. Vamos dar sangue, porque isso é dar vida!

COLHEITA DE SANGUE NA ESCM

A dádiva de sangue é um acto benévolo e humanitário que salva vidas. Qualquer cidadão, desde que seja saudável, tenha mais de 18 anos de idade e menos de 65 anos com mais de 50 Kg estará em condições para dar sangue.

Na próxima 5.ª feira (29 de Outubro), entre as 9h e as 13h, irá realizar-se uma colheita de sangue no laboratório 3 da nossa escola. Esta acção resulta da parceria existente entre a Escola Secundária de Campo Maior, nomeadamente através do Projecto Escola Saudável e os Serviços de Sangue dos Hospitais de Elvas e de Évora.

GOTA A GOTA... PODEMOS SALVAR UMA VIDA.

Para mais informações sobre a dádiva de sangue, consultar os sites:

- Instituto Português do Sangue - http://www.ipsangue.org/
- Hospital de Santa Luzia de Elvas - http://www.helvas.min-saude.pt/
- Hospital Distrital de Évora - http://www.hevora.min-saude.pt/

COMPAREÇA. FAÇA A SUA DÁDIVA.

DAR SANGUE É DAR VIDA!

A Gripe A e o Plano de Contingência na Escola

Com a chegada do frio e chuva característicos desta época do ano, redobram-se as preocupações com a GRIPE A e sua maior incidência na população. Antes do arranque do ano lectivo, a Escola Secundária de Campo Maior criou o respectivo Plano de Contingência, em plena articulação com os seus parceiros estratégicos. O Plano de Contigência da Gripe A foi apresentado e explicado a toda a comunidade educativa, incluindo os Encarregados de Educação e está para consulta pública no site da escola: http://www.es-campomaior.pt/gripe_A.pdf

Os procedimentos são avaliados e a sua pertinência analisada de acordo com a evolução da situação, estando previstos reajustes sempre que a situação o exija. Para que possamos minimizar os prejuízos que, eventualmente, um surto de Gripe A poderá provocar, é fundamental a colaboração de todos.

Para mais informações sobre o Plano de Contingência da Gripe A contacte a equipa operativa ou a Direcção da Escola.

Sites com mais informações sobre a gripe:
- Direcção Geral de Saúde - http://www.dgs.pt/ (ver o microsite sobre a gripe);
- Portal da Saúde - http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+publica/gripe/virus+h1h1.htm


Proteja-se e ajude a prevenir a gripe A!

E a caminhada não se fez....

Pois foi... o tempo pregou-nos uma partida.

No dia 20 de Outubro estava tudo organizado para se formar um cordão humano, com cerca de 700 pessoas, entre professores, alunos e funcionários, que percorreriam as ruas da vila visitando as entidades parceiras da nossa escola e outros pontos da localidade, assinalando em simultâneo a comemoração do dia mundial da alimentação e o 23.º aniversário da Escola Secundária de Campo Maior. Os participantes vestiram uma Tshirt branca da escola e levavam balões e folhetos sobre a alimentação saudável para distribuir à população, mas não chegaram a sair da escola. Nos minutos que antecederam a partida... começou a chuva... que durou grande parte da manhã.

Esta actividade não se realizou da forma que estava planeada, mas não é motivo para desalento. O resto do dia foi dedicado a actividades desportivas na escola, com grande participação. E não faltarão oportunidades futuras para se organizarem mais caminhadas.

Continuem com hábitos saudáveis.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - DIA DA ESCOLA

Olá a todos.
O
PES está de volta para mais um ano lectivo a promover hábitos saudáveis em que esperamos que todos possam dar o Vosso contributo.
Na passada sexta-feira, dia 16 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. As desigualdades alimentares no mundo, onde existe excesso e desperdício num lado e, carência e fome noutro, levaram as Nações Unidas, mais nomeadamante, a FAO a criar este dia. O Dia Mundial da Alimentação não simboliza apenas uma luta contra a fome, também representa o respeito e a necessidade da prática de uma alimentação saudável, equilibrada, conciliada com um vasto conjunto de hábitos promotores de saúde.
O PES aconselha os seguintes sites sobre alimentação saudável:
http://www.alimentacaosaudavel.org/

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/1227/

http://www.apn.org.pt/apn/index.php?option=news&task=viewarticle&sid=577

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/alimentacao/default.htm
O PES decidiu conciliar a comemoração do Dia Mundial da Alimentação com a comemoração de um dia também importante para a nossa comunidade - o dia da nossa escola, dia 20 de Outubro. Assim, na próxima 3ª feira, vamos celebrar o 23.º aniversário da Escola Secundária de Campo Maior com uma caminhada de professores, alunos e funcionários pela vila, apelando aos hábitos alimentares saudáveis.
Venha connosco!
Participe, a passo e passo, nesta iniciativa!

II Feira da Saúde

A Feira da Saúde vai para a sua 2.ª edição, mas este ano no mês de Junho.

À semelhança do ano transacto, a da Feira da Saúde da Escola Secundária de Campo Maior vai oferecer uma grande diversidade de actividades interessantes abertas a toda a comunidade.

NÃO FALTEM!

Droga - malefícios, tráfico e detecção (8 de Maio de 2009)


O Comandante do Destacamento Territorial da GNR, a pedido da equipa do PES, indicou quatro militares para virem à nossa escola dinamizar uma actividade preventiva do tráfico e consumo de estupefacientes.

A actividade apresentou duas partes:

1.ª parte – palestra na sala de audiovisuais destinada a alunos do ensino básico e ensino secundário;

2.ª parte – explicações aos alunos, com a presença de uma viatura e de um cão treinado, do modo de actuação do binómio Homem-cão durante as operações de detecção de droga em operações desenvolvidas pelo Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana.

Peça de teatro "ADOLESCENTIA" (16 de Janeiro de 2009)



Esta peça de teatro original, idealizada, a pedido do PES, pelo Grupo de Teatro Amador de Campo Maior – Blá, Blá, Blá, foi novamente representada neste ano lectivo, mas neste caso, destinada exclusivamente às turmas do 3.º ciclo.

A obra aborda de uma forma simples, cativante e objectiva, algumas das situações “problemáticas” que enfrentam os jovens na sua vida quotidiana (as amizades, o namoro, o álcool e as saídas à noite, a sexualidade e a falta de informação, os perigos da internet).

A representação teve uma grande aceitação por parte da totalidade do público presente, professores e alunos, prova disso foi o comportamento exemplar apresentado pelos nossos alunos, que mereceu acesos elogios por parte dos funcionários do Centro Cultural de Campo Maior. Todavia, não posso deixar de referir, que o bom comportamento manifestado pelos alunos também se deveu em parte ao excelente trabalho por nós realizado na selecção e distribuição das turmas.









XII PEDITÓRIO NACIONAL - Associação ABRAÇO


A nossa Escola, através do PES, participou no XII Peditório Nacional da ABRAÇO, que decorreu de 27 de Novembro a 3 de Dezembro.

O saldo final foi bastante positivo.


II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

No dia 11 de Junho de 2008, no Centro de Congressos de Lisboa, o PES, através do seu coordenador (Alcides Silva), foi o único representante do Alentejo no "Encontro Nacional - Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar".
No dia 21 de Novembro de 2008, o PES foi novamente o único representante, mas agora do Distrito de Portalegre, no "II Congresso Nacional de Educação para a Saúde" que se realizou na Universidade de Évora nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2008.