Semana Europeia da Vacinação 2013 - 22 a 27 de abril

Decorre de 22 a 27 de abril a Semana Europeia da Vacinação. A vacinação é considerada, entre todas as medidas de saúde pública, a que melhor relação custo-efetividade tem evidenciado. Em Portugal, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) foi implementado em 1965, de forma universal e gratuita para todas as pessoas presentes no país. A sua aplicação, com a mesma metodologia, durante 48 anos, permitiu controlar ou eliminar as doenças abrangidas pela vacinação, contribuindo para melhorar muito o panorama da saúde no âmbito das doenças infeciosas. 

As vacinas ajudam o sistema imunitário porque, através da administração de componentes (antigénios) importantes dos vírus ou bactérias que provocam determinada doença, é acionada uma resposta com formação de anticorpos.

Através deste processo, a vacinação faz com que o sistema imunitário responda rápida e eficazmente a um contacto posterior com a doença, prevenindo-a.

O Plano Nacional de Vacinação foi sofrendo ao longo da sua história uma evolução a par do avanço científico e tecnológico no domínio das ciências médicas. Atualmente, de acordo com uma larga maioria de especialistas, nomeadamente no âmbito da pediatria, urge nova atualização do PNV, com a introdução da vacina anti-pneumocócica, que ajudaria a prevenir doenças como pneumonia e meningite de gravidade elevada.

Tenha as suas vacinas e 
as de toda a família em dia. 
Proteja-se! não custa nada!

Fontes:

Para saber mais:

IRS saudável - somos solidários em tempos de crise

Nesta altura do ano, os portugueses fazem contas por causa do IRS e, numa época de crise financeira que assola transversalmente a sociedade e todos os setores, as preocupações são acrescidas. Mas os portugueses já demonstraram por inúmeras vezes, que mesmo em dificuldades, não esquecem o sentido de solidariedade e de ajuda ao próximo.

 Desde que existe essa possibilidade, já foram entregues a diversas instituições de solidariedade social milhões de euros por cidadãos anónimos, que fazem reverter 0,5% das suas contribuições de IRS para estas nobres causas. 

Ao abrigo da Lei 16/2001 (artigo 32 números 4 e 6) os contribuintes podem consignar 0,5% do imposto liquidado a IPSS e outras instituições reconhecidas pelo Estado, apoiando o trabalho desenvolvido pelas mesmas.

Existem várias entidades que podem ser ajudadas  com esta medida, como é o caso da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Fundação Portuguesa do Pulmão, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, entre muitas outras.

 LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

FUNDAÇÃO PORTUGUESA O PULMÃO

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA

NÃO GASTA NADA E PODE AJUDAR QUEM PRECISA.
NÃO DEIXE ESCAPAR ESTA OPORTUNIDADE DE SER SOLIDÁRIO!

FAÇA UM IRS SAUDÁVEL!

Abril, mês do Pulmão no Ano Mundial da Qualidade do Ar

Este mês de abril é dedicado ao Pulmão, o que é assinalado pela Fundação Portuguesa do Pulmão, que desenvolve um concurso escolar, com várias valências, que visa abordar assuntos sérios de forma lúdica. Este concurso intitula-se "Respira livremente, defende os teus pulmões" e decorre até maio deste ano. 

A relação de interdependência que existe no organismo entre o sistema circulatório e respiratório aparece nesta sequência de 2 meses, dedicados aos órgãos nobres destes respetivos sistemas órgãos: abril, mês do pulmão e, tradicionalmente, maio, mês do coração.


Fontes:

Concurso Escolar: "Respira livremente, defende os teus pulmões"

DIA MUNDIAL DA VOZ - 16 DE ABRIL DE 2013

A voz é um instrumento precioso de comunicação, que no ensino, torna especial importância para todos os seus intervenientes. Por vezes, surgem vários problemas associados a alterações da voz devido à sua utilização, com esforços vocais além do limite, o que em norma é transitório. Porém, quando as alterações são mais prolongadas, deve recorrer-se a ajuda especializada de forma a não surgirem complicações. 

Portugal surge como o 3.º país europeu com maior número de casos de cancro da laringe por ano. São números assustadores, em que 99% dos casos estão diretamente relacionados com hábitos tabágicos e alcoólicos. São dados que não devemos menosprezar e sobre os quais todos devemos refletir.

Dia Mundial da Voz assinala-se a 16 de abril e o tema do deste ano é:
 "Faça com que a sua voz seja ouvida!"
...................................................................................................
Para saber mais sobre o tema:
http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/home.asp 
https://www.sporl.pt/default.aspx
http://www.publico.pt/n1591276 

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ - 14 DE ABRIL DE 2013

Hoje, 14 de abril de 2014, celebra-se o Dia Internacional do Café. O café, quer como bebida, quer como matéria-prima em vários produtos alimentares, é uma das substâncias mais consumidas no mundo. A nossa vila de Campo Maior é sobejamente conhecida pela sua importantíssima indústria de café e, como tal, este dia tem um significado especial, que vai além da sua importância económica e social. Tem também, o seu lado afetivo.

As propriedades do café são imensas e cada vez se fazem mais estudos sobre a influência dos seus componentes na saúde (quer efeitos positivo, quer efeitos negativos), tendo-se investigado inclusivamente, a sua aplicação terapêutica e profilática em várias áreas da medicina, que passam por exemplo, pela neurologia, cardiologia, dermatologia, hepatologia, entre outras. 
mhv32
Projeto Escola Saudável, neste Dia Internacional do Café de 2013, apresenta duas sugestões de leitura - dois artigos de especialistas médicos de várias áreas sobre os mitos associados ao café, aos seus reais benefícios e também malefícios. Durante a próxima semana, de segunda a sexta, dispense um pouco do seu tempo livre e visite o Museu do Café e conheça um pouco da  História deste produto natural.


As nossas sugestões de leitura:
- Artigo de Médicos de Portugal 

- Artigo de Ciência Hoje

Publicação anterior sobre café e saúde.

COLHEITA DE SANGUE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR

No seguimento do anunciado e no âmbito da parceria existente entre o Serviço de Sangue do Hospital de Santa Luzia de Elvas e o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, realizou-se hoje (sexta-feira, dia 12 de abril de 2013) na Escola Secundária, durante a parte da manhã, uma colheita de sangue e de registo de potenciais dadores de medula óssea.

Foram recolhidas 21 dádivas benévolas de sangue, cujos componentes irão ser fundamentais para a prática médica no nosso distrito, nomeadamente, ao nível de algumas cirurgias e tratamento de patologias diversas, algumas das quais, de gravidade elevada. São 21 dádivas de sangue (algumas das quais foram provenientes de jovens que foram dadores pela primeira vez, o que é de extrema importância, pois a existência de novos dadores é essencial para a manutenção das reservas de sangue no futuro), que se multiplicarão no número de potenciais utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a que servirão.  

Ninguém tem dúvidas de que estes dadores, hoje em Campo Maior, ajudaram a SALVAR VIDAS! 

A todos, um muito obrigado!

NA PRÓXIMA COLHEITA DE SANGUE, NÃO FIQUE DE FORA!           PARTICIPE!                                                                                                                                                                                    

COLHEITA DE SANGUE - 12 DE ABRIL NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR


Nos últimos tempos, o nosso país tem vivido situações emergentes, o que reforça o esforço conjunto que temos de desenvolver para darmos uma resposta capaz e solidária para conseguirmos ultrapassar as adversidades. As reservas de sangue são vitais e essenciais nos atos médicos. Todos os dias, várias vidas dependem delas! 

Nestes últimos anos o número de dádivas benévolas de sangue tem sido mais baixo do que o habitual e, por mais do que uma vez, foi feito um apelo nacional a todos os dadores de sangue porque os stocks dos bancos de sangue estavam à beira da rutura, tendo-se mesmo chegado por momentos a situações críticas. Os portugueses responderam de imediato e mostraram grande espírito de entreajuda e solidariedade, garantindo na altura, a reposição das reservas nacionais de sangue, de forma a garantirem a manutenção de cirurgias programas e outras situações clínicas que estavam ameaçadas. Mas a necessidade de utilização de sangue é permanente e é fundamental manter as dádivas constantes ao longo do ano, evitando picos, para prevenirmos nova situação de rutura iminente da reserva de sangue e, os hospitais, não conseguirem dar resposta a situações emergentes. 

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior tem desenvolvido nos últimos 5 anos uma parceria com o Serviço de Sangue do Hospital de St. Luzia, em Elvas, visando aumentar o número de dádivas benévolas de sangue, mas também promover junto da comunidade a componente cívica e educacional que as campanhas de sensibilização transportam.

Na próxima sexta feira, dia 12 de abril de 2013, realizar-se-á uma colheita de sangue na Escola Secundária de Campo Maior durante a manhã, das 9h30 às 13 horas.

A nossa vila de Campo Maior é uma vila solidária, como tão bem tem dado provas disso em questões tão diversificadas e contamos com a sua participação em tão nobre iniciativa.


HÁ QUANTO TEMPO NÃO É UM HERÓI ?

VENHA DOAR SANGUE
E SALVE UMA VIDA!

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 7 DE ABRIL DE 2013 - JÁ MEDIU A SUA TENSÃO ARTERIAL HOJE?

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril para assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948. Este organismo, "vigilante" da saúde mundial, escolheu como tema " Dia Mundial da Saúde 2013: medir a pressão arterial, reduzir o risco”, numa clara alusão ao elevado número de pessoas com hipertensão a nível mundial e às graves consequências para a saúde, incluindo a morte. A hipertensão é uma das principais causas das doenças cardíacas e dos acidentes vasculares cerebrais – que em conjunto constituem a primeira causa de morte prematura e incapacidade. Portugal não foge à regra e os números são coincidentes.

Segundo os investigadores, a hipertensão contribui para perto de 9,4 milhões de mortes por doenças cardiovasculares anualmente e aumenta o risco de insuficiência renal e de cegueira.


É fundamental a medição periódica da tensão arterial para que os casos de hipertensão (muitas vezes silenciosa e só descoberta quando surge uma consequência grave) possam ser diagnosticados precocemente, antes de surgirem complicações, tomando as devidas medidas para o controlo da pressão arterial


A alimentação também tem aqui um papel fundamental e complementar, sendo essencial a redução do consumo dos níveis de sal (cloreto de sódio) nos alimentos. O consumo exagerado de sal (infelizmente, tanta vez norma em Portugal!) é uma das principais causas de hipertensão, de insuficiência renal e, como indicaram recentes estudos, associado a uma maior prevalência de doenças autoimunes. 

O registo de casos de hipertensão tem aumentado em todas as faixas etárias, incluindo crianças. Nas consultas de rotina de pediatria, a partir dos 3 anos de idade, já é comum fazer-se a medição da pressão arterial para despiste precoce de qualquer eventual caso - esta prática não aparece isolada do crescente número de crianças que praticam erros alimentares frequentes. Nas consultas de adultos já é algo praticamente obrigatório, mas mesmo assim, insuficiente por ser algo muito espaçado no tempo.

Em vez de fazer da medição da tensão arterial um acontecimento esporádico, que só acontece quando tem uma consulta médica, faça dele uma rotina regular. 

JÁ MEDIU A SUA TENSÃO ARTERIAL HOJE?
DO QUE ESTÁ À ESPERA? 
TIC TAC... TIC TAC...