Grupo de Jovens Promotores de Saúde da Escola Secundária de Campo Maior apresenta projeto em Évora


O Grupo de Jovens Promotores de Saúde da Escola Secundária de Campo Maior, criado no âmbito de uma formação promovida pelo GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária, esteve no passado dia 13 de março em Évora, na Escola Secundária Gabriel Pereira, a apresentar o seu projeto numa perspetiva de passado, presente e futuro.

Este grupo de jovens, que tem trabalhado em parceria com o Factor V e com o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, recebeu os diplomas da sua formação numa cerimónia que decorreu no final do ano letivo passado, na Escola Secundária, com a presença de várias entidades e individualidades que na altura foram convidadas para estarem presentes e para constituírem uma parceria de colaboração de trabalho com este grupo de jovens, o que foi aceite de forma unânime (vide http://pescm.blogspot.pt/2012/06/jovens-promotores-de-saude-do.html). O convite para a participação no Seminário Jovens Promotores de Saúde que decorreu a semana passada em Évora veio no seguimento desta iniciativa.

Os jovens deslocaram-se a Évora, acompanhados pelo professor Alcides Silva, Coordenador do PES de Campo Maior, participando no 1.º painel da tarde. Em representação do grupo de trabalho de Campo Maior estiveram os alunos Xavier Golaio, Catarina Gaita, Marta Corado e Cláudia Gaminha, que fizeram uma excelente apresentação, aplaudida em uníssono por todas as entidades presentes e plateia, tendo surgido novos convites para trabalhos futuros, num intercâmbio com jovens de Évora.

Para saber mais:

Concursos pedagógicos saudáveis e programas educativos 2013

Existem vários concursos com temáticas saudáveis dirigidas às escolas, promovidos por várias entidades, alguns dos quais, muito pertinentes e interessantes. O Projeto Escola Saudável destaca aqui alguns:


É a 2.ª edição deste concurso, que terminou o período de inscrições em outubro e tem sido desenvolvido ao longo de todo o ano letivo em várias Escolas de 1.º ciclo e Jardins de Infância de todo o país, estando agora a proceder-se à fase de apresentação de trabalhos. É promovido e organizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil  - APCOI (www.apcoi.pt), que num trabalho muito bem conseguido (que o PES também tem divulgado na página facebook) continua a enveredar esforços para motivar as crianças a aumentarem o consumo de fruta,  nomeadamente, através da sua reintrodução nos lanches escolares, fortalecendo hábitos alimentares saudáveis e de atividade física, combatendo o sedentarismo e a obesidade.
Associada a esta iniciativa, a APCOI realiza também a corrida da criança (www.corridadacrianca.com), que este ano irá realizar-se no dia 19 de maio de 2013.

Mais informações em:

..............................................................................................................................................

Programa Educativo "Apetece-me!"
(www.apetece-me.pt)

A Nestlé, marca multinacional de produtos alimentares, frequentemente associados a problemas de obesidade devido ao seu excessivo consumo, desenvolve um programa educativo em parceria com o Ministério da Educação e da Ciência. Este programa educativo já se realiza há 13 anos e reflete a necessidade de se educarem os consumidores para consumos regrados e associados a uma atividade física regular. Esta iniciativa também está direccionada para a prática de uma alimentação saudável e prevenção da obesidade e um conjunto diversificado de recursos pedagógicos, que podem ser explorados por vários intervenientes (alunos, pais, educadores) em vários níveis etários. 

Mais informações em:
Direção Geral de Educação - www.dgidc.min-edu.pt


.............................................................................................................................................


Esta iniciativa decorre de 31 de janeiro a 2 de maio de 2013, pode integrar alunos desde o 1.º ciclo ao ensino secundário e é promovida pela Associação Portuguesa do Pulmão (www.fundacaoportuguesadopulmao.org/). Entre outros aspetos, este concurso pretende sensibilizar para os malefícios de hábitos nocivos, agressivos ao sistema respiratório, para a prevenção/combate ao tabagismo e defesa da qualidade do ar que respiramos. Visa 3 vertentes de trabalhos: Artes, Multimédia e Literatura, apelando à criatividade por forma a sensibilizar as camadas mais jovens para a importância do tema. Os trabalhos terão de ser enviados até dia 2 de maio e a divulgação dos premiados será no final do mesmo mês.

Mais informações em:

ESCOLHA A INICIATIVA SAUDÁVEL 
E PARTICIPE!

DIA MUNDIAL DO RIM - 14 DE MARÇO

Hoje, dia 14 de março, assinala-se o DIA MUNDIAL DO RIM. O lema desta ano é "Dê Vida aos seus Rins!. A doença renal crónica, que pode evoluir para uma insuficiência renal, tem vindo a aumentar, com cerca de 2000 novos casos por ano. É fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce, principalmente junto de grupo de risco, como são os diabéticos e os hipertensos. 

Por este motivo, a Diaverum Portugal está a organizar um conjunto de iniciativas no Dia Mundial do Rim, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Sociedade Portuguesa de Transplantação, Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, Associação de Doentes Renais do Norte de Portugal, Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação e com o apoio institucional da Direção Geral de Saúde. 

Dê vida aos seus rins!

Fontes: 

Para saber mais: