A luta contra o cancro - uma guerra infindável!

No último mês, o tema cancro tem tido papel de destaque nos vários órgãos de comunicação social, bem como na nossa página do facebook, com especial incidência aquando do DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO, assinalado no passado dia 4 de fevereiro, cujo lema foi "Sabias que...?". Mais do que informar, o propósito de consciencializar e educar está vincado neste lema para 2013.

Os mais atentos e interessados na temática das doenças oncológicas, certamente terão sentido um misto de emoções e sentimentos. Alegres e entusiasmados com a divulgação dos resultados de alguns ensaios clínicos, de novas terapêuticas e métodos de diagnóstico, mas também frustrados e irados com o número de novos casos de cancro por ano, que não para de aumentar, e com os vários estudos que apontam para uma deficiente organização e má preparação da maioria dos países, incluindo o nosso, no combate contra o cancro. Dados recentes da OMS apontam para que a doença esteja a fugir ao "controlo" e que as medidas definidas na luta contra o cancro não funcionam.

Então, o que é certo? 

O cancro é um assunto de TODOS, sem qualquer tipo de diferenciação.

Cerca de um terço dos casos de cancro são devidos a riscos passíveis de serem controlados, como o tabagismo, hábitos alcoólicos, erros alimentares, entre outros.

O cancro não é só um problema de saúde, mas também de implicações sociais, económicas, de desenvolvimento e de direitos humanos.

Vários cancros, principalmente quando diagnosticados precocemente, podem ter tratamentos que visam a cura.

........................................................................................................................
Para saber mais sobre a LUTA CONTRA O CANCRO, visite:

Liga Portuguesa Contra o Cancro

4 Mitos sobre o cancro