A gripe sazonal - o que fazer para prevenir e cuidar?


O Sistema Nacional de Vigilância da Gripe foi ativado em outubro de 2012 e funcionará até maior de 2013. No âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe foram notificados laboratorialmente, até à 2.ª semana de 2013,  197 casos de síndroma gripal (SG), mas existem indicadores de que a atividade gripal irá talvez intensificar-se durante as próximas semanas. 

No comunicado de dia 16 de janeiro do Sr Diretor Geral de Saúde esse facto é referido, relembrando da especial importância da vacinação atempada e de quais os grupos de risco que devem tomar especiais precauções (destacam-se idosos, crianças e doentes crónicos).

A gripe é uma doença viral aguda, que afeta principalmente as vias respiratórias. Caracteriza-se por:

Início súbito
       + 
1 dos seguintes sintomas sistémicos:
                                     - Febre ou febrícula,
                                     - Mal-estar, debilidade, prostração,
                                     - Cefaleia,
                                     - Mialgias ou dores generalizadas,
       + 
1 dos seguintes sintomas sistémicos:
                                     - Tosse,
                                     - Dor de garganta ou inflamação da mucosa nasal ou  faríngea sem sinais, respiratórios relevantes,
                                     - Dificuldade respiratória



Como principais medidas para prevenção da gripe, além da vacinação, toma especial importância a higiene das mãos (lavar as mãos com frequência) e evitar o contacto de pessoas com a doença.

Caso este doente com síndroma gripal, deve cuidar-se e tomar também especial cuidado para evitar transmitir a gripe.


Assim, se estiver com gripe...

...CUIDE-SE

• Fique em casa, em repouso;
• Não se agasalhe demasiado;
• Meça a temperatura ao longo do dia;
• Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico (aspirina, aspegic, etc.) às crianças;
• Se está grávida ou amamenta não tome medicamentos sem falar com o seu médico;
• Utilize soro fisiológico para a obstrução nasal;
• Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não actuam nas infecções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;
• Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
• Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.




... EVITE TRANSMITIR A GRIPE

• Reduza, na medida do possível, o contacto com outras pessoas;
• Lave frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize toalhetes;
• Use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum);
• Ao espirrar ou tossir proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço; não utilize as mãos


FONTES:
- Direção Geral de Saúde: www.dgs.pt
- Boletim de vigilância epidemiológica da gripe - Instituto nacional da Saúde Dr. Ricardo Jorgehttp://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/Documents/Gripe2.pdf?cpp=1 
- Microsite da Gripe da DGShttp://www.dgsaude.min-saude.pt/gripe2008/gripe.html 
- Panfletos da gripe:
http://www.dgsaude.min-saude.pt/gripe2008/pdf_panfleto_gripe_cores.pdf 
http://www.dgsaude.min-saude.pt/gripe2008/pdf_panfleto_gripe_bw.pdf

- Revista Prevenir no Sapo Saúdehttp://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/doencas/gripe.html 

O PES no Facebook - 2 anos de atividade


Além deste blogue, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) também promove a educação para a saúde através da dinamização de uma página no Facebook, que fez recentemente (a 17 de dezembro) 2 dois anos de atividade. Nesse espaço web do PES, as publicações têm uma periodicidade quase diária, incidindo principalmente na divulgação de informação relacionada com a temática da saúde, com a promoção de hábitos saudáveis, com a educação para a segurança rodoviária, com a segurança na Internet, mas também visando a divulgação das mais recentes descobertas científicas, nomeadamente, de portugueses  no mundo, entre outra informação variada e de interesse. Tentamos manter o espaço sempre atualizado, oferecendo um leque diversificado de assuntos de interesse global e dentro do nosso raio de ação. 

O papel, que na sociedade atual, as redes sociais na Internet assumem na forma como a informação é veiculada é enorme e, o Projeto Escola Saudável, não descurou essa importância. A página Facebook do PES surgiu como uma ferramenta complementar ao blogue, que tem, de igual modo, tido grande importância na divulgação das nossas atividades.  Nestes dois primeiro anos de atividade complementar no Facebook, o balanço é muito positivo, quer atendendo ao número de pessoas que nos estão associadas e que nos visitam, quer à pertinência que estes vêem nas nossas publicações, ajudando muitas vezes à sua divulgação, partilhando também as ligações. Deste modo, no início deste ano de 2013 reiteramos um convite que já muitos aceitaram:

Se nos visita neste blogue, não se esqueça de nos visitar também na nossa página Facebook. Se nos visita na página Facebook, não deixe de nos visitar também neste blogue.

MANTENHA A SUA INFORMAÇÃO SAUDÁVEL ATUALIZADA!


DGS sugere 10 decisões alimentares a seguir em 2013

A Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda a tomada de dez decisões alimentares para 2013, relembrando o quanto importante é a alimentação na saúde do indivíduo. São 10 excelentes propostas, que constam no site da DGS (vide www.dgs.pt) e que o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, além de subscrever, publica neste espaço de forma a publicitar esta sugestão saudável. São sugestões económicas, fáceis de executar e promotoras de saúde.


AS 10 DECISÕES ALIMENTARES PARA 2013 SUGERIDAS PELA DGS

1- Fazer da água a principal bebida do dia, a acompanhar refeições e fora delas. A água permite hidratação correta sem excesso calórico, ajuda a regular a temperatura corporal, permite ótimo desempenho físico e intelectual, contribui para a adequada regulação da pressão arterial e ainda uma pele sadia. Felizmente, Portugal possui uma enorme variedade de águas que importa conhecer.

2- Começar as refeições principais com uma sopa de hortícolas, que em alguns casos se pode até transformar na refeição principal com a adição de leguminosas (feijão, grão, ervilhas), carne ou peixe. A sopa é, em Portugal, uma das principais fontes de hortícolas, produtos ricos em substâncias protetoras e em fibra, essencial ao bom funcionamento intestinal, saciedade e regulação da gordura ingerida.

3- Inclua leite e lacticínios nas pequenas refeições ao longo do dia. Apenas um copo de leite possui cerca de 28 % do cálcio necessário por dia para um adulto, 24 % da Vitamina D, 22% do fósforo...ou seja, o leite é um super alimento de baixo custo e facilmente disponível de manhã ou em qualquer hora do dia.

4- Escolha pão de qualidade nas pequenas refeições ou a acompanhar o almoço ou o jantar. O pão, de preferência de mistura, é fonte importante de energia, vitaminas e fibra. Ao contrário da maioria das bolachas, croissants e outros produtos de pastelaria, o pão possui valores reduzidos ou nulos de gordura e açúcar, o que deveria fazer dele o alimento central das pequenas refeições ao longo do dia. 

5- Invista nas suas capacidades culinárias. Encontre espaço e tempo para melhorar a sua capacidade de preparar refeições saborosas e nutricionalmente equilibradas. Ao longo do mês tente encontrar novas receitas que integrem produtos vegetais, equilíbrio nutricional, sabor e rapidez. Depois de testadas e se resultarem, guarde esse precioso conhecimento. É um investimento decisivo para a sua saúde e para a sua família.

6- Tente fazer compras de proximidade. Ajude a sua comunidade local, conheça quem lhe vende, estimule para que estejam à venda produtos de que gosta, compre alimentos frescos, leve sacos de casa, ajude o meio ambiente e não utilize o carro. Faça, ainda, exercício moderado nestes percursos.

7- Não se esqueça de levar fruta consigo quando sai de casa. Ótima opção, prática e económica em qualquer altura do dia. Durante a manhã e a meio da tarde é um excelente motivo para fazer uma pausa, repor energias e recomeçar o trabalho com nova motivação e empenho.

8- Aproveite para experimentar novos sabores e atividades, como uma pequena plantação de ervas aromáticas, num pequeno terreno ou até mesmo em casa em vasos. Além de poupar algum dinheiro, pode proporcionar momentos de descontração e divertimento em família. O uso destas ervas, permite, ainda, reduzir o sal que adiciona na confecção dos alimentos e manter um sabor agradável. Experimente colocar hortelã na sopa de legumes.

9- A alimentação saudável, um peso adequado e atividade física estão interligados. Trinta minutos por dia de caminhada vigorosa podem significar, com treino - 3000 passos, contribuindo para a redução da pressão arterial, do colesterol e bem-estar mental. Este percurso pode ser realizado a caminho do emprego, ao almoço (15 minutos para cada lado) ou ao final da tarde quando vai comprar produtos hortícolas ou fruta fresca numa loja de proximidade.

10- Por fim, desconfie de soluções milagrosas para comer de forma equilibrada ou perder peso em pouco tempo e sem esforço. Veja a alimentação saudável e a atividade física como um investimento a médio prazo em si e na sua família. Tente juntar prazer à mesa, equilíbrio nutricional e companhia dos que gosta. Exigirá tempo, paciência e aprendizagem como tudo o que realmente vale a pena na vida

Opte por uma alimentação saudável!

Fonte: www.dgs.pt