Como organizar uma sessão de colheita de sangue na sua Empresa ou Instituição

As empresas e instituições desenvolvem cada vez mais uma cidadania ativa e um papel social mais premente. A promoção e organização de uma sessão de colheita de sangue na sua empresa ou instituição é uma atividade cujo envolvimento de todos os trabalhadores e colaboradores é evidente, que incentiva e fortalece o espírito de equipa, além de toda a vertente social e de promoção de hábitos saudáveis que abrange. É uma óptima sugestão de Verão para desenvolver com a sua equipa. saiba como: 

Contacte o Centro de Sangue e da Transplantação da sua área geográfica:
Este contacto pode ser feito por telefone ou e-mail. Envie o nome da sua Instituição, contactos e número de candidatos à dádiva e outras informações que considere relevantes para a realização da Sessão de Colheita, como por exemplo data e horário pretendido.

Será posteriormente contactado pelo Serviço de Promoção da Dádiva, que o informará das condições de viabilização da ação. Caso, haja uma resposta positiva de ambas as partes, será marcada uma visita às vossas instalações com um profissional da Promoção da Dádiva.

Nesta reunião, será acordado a data e horário e ainda avaliadas as condições do espaço (este deve ser arejado, ter iluminação adequada, acesso a sanitários, etc.). Durante este encontro será também articulada toda a logística, bem como a estratégia de divulgação junto dos potenciais dadores.


No dia da Sessão de Colheita uma equipa multidisciplinar do Centro de Sangue e da Transplantação desloca-se à instituição para realizar a Colheita de Sangue. 


Seguem as etapas e o material que será necessário para que esta possa acontecer:

Inscrição de Dadores - existência de 1 mesa, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis;

Triagem Clínica - existência de 1 mesa, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis. O local definido tem que garantir a privacidade da entrevista. Pode-se recorrer a biombos.

Colheita de Sangue - existência de 2 mesas, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis. É importante que o chão não seja alcatifado (seja lavável). Esta é a fase da Sessão de Colheita que requer mais espaço.

Pequena refeição - existência de 2 mesas, 4 a 6 cadeiras e tomada de corrente elétrica. A pequena refeição é assegurada pela equipa do Centro de sangue e da Transplantação.

O n.º de mesas e cadeiras pode variar, de acordo com a previsão de candidatos à dádiva.

Se desejar organizar uma Colheita de Sangue na sua Instituição ou localidade, contacte o Instituto Português do Sangue e da Transplantação ou o centro da sua área geográfica.

Fonte

Sem comentários: