O desejo de Feliz e Saudável Ano de 2013


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) deseja a toda a comunidade um Feliz Ano Novo de 2013, pleno de hábitos saudáveis, deixando o desafio de todos nós tentarmos mudar um "velho hábito", menos saudável, que tenhamos, substituindo-o por uma boa prática.

FELIZ ANO NOVO,
UM 2013 PLENO DE SAÚDE!

DESEJAMOS UM FELIZ E SAUDÁVEL NATAL


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não pode deixar de desejar a toda a comunidade, um Feliz e Saudável Natal de 2012. Contudo, mesmo nesta altura festiva, o PES não fica indiferente aos seus objetivos de promoção de hábitos saudáveis e, atendendo aos abusos alimentares tão habituais nesta época, deixa também neste espaço, uma sugestão da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), com 5 dicas saudáveis para estes dias de festas:

Nesta época festiva, lembre-se:

1 – Seja moderado com os excessos, mas lembre-se de que alguns deles são típicos desta época do ano, é por isso que se recomenda que sejam ingeridos precisamente só em dias de festa!

2 – Coma devagar (principalmente as especialidades de que mais gosta).

3 – Tenha prazer em cada escolha, não fique a pensar na próxima delícia que vai provar.

4 – Por outro lado, não se esqueça de que a alimentação ou até mesmo a troca de presentes não devem ser as principais atracções da festa, mas sim o convívio, a amizade e o amor.

5 – Se sentiu que comeu muito na festa, não inicie qualquer jejum para compensar os abusos e nem fique a sentir-se culpado. Lembre-se que não é nestes dias, mas sim durante todo o ano que é necessário fazer as escolhas mais saudáveis, por isso, basta voltar a uma rotina alimentar saudável nos dias seguintes.

BOAS FESTAS SAUDÁVEIS!

Para saber mais sobre a APCOI:

SEXUALIDADE - PROGRAMA "CUIDA-TE" REGRESSOU A CAMPO MAIOR

No seguimento das atividades desenvolvidas no ano letivo anterior, o Projeto Escola Saudável também se candidatou  este ano à medida 1, do programa "CUIDA-TE", promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, tendo sido o nosso Agrupamento novamente contemplado. 

A equipa móvel do programa "Cuida-te", com técnicos especializados na área da saúde juvenil, nomeadamente, no domínio da sexualidade, esteve durante todo o dia de 6 de dezembro, na Escola Secundária de Campo Maior. Desta vez, o público-alvo centrou-se em todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (quer do ensino regular, quer do ensino profissional), embora também outros alunos tenham visitado o "gabinete móvel" estacionado à porta da escola.

Esta medida desenvolve-se no âmbito de várias parcerias com entidades públicas e privadas, neste caso particular, com especial relevo para a Associação para o Planeamento da Família (APF) - delegação de Évora, cuja equipa devidamente apetrechada, além do carácter informativo e de sensibilização, fez de igual modo, o atendimento e aconselhamento dos jovens participantes nas sessões.

O programa "cuida-te" no ano anterior:
http://pescm.blogspot.pt/2011/12/habitos-saudaveis-com-programa-cuida-te.html 

Para saber mais:
- http://juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/ProgramaCUIDATE/Paginas/programa-cuida-te.aspx#IpjTitle4 
- http://www.apf.pt/