Ainda o Dia Mundial da Alimentação...

Como referido no anterior Post, o Projeto Escola Saudável e a Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior celebraram o Dia Mundial da Alimentação (dia 16 de outubro) desenvolvendo atividades com as crianças do ensino Pré-Escolar do Jardim de Infância "O Despertar", no passado dia 15 de outubro. Foi uma manhã muito divertida e entusiasmante, cujas imagens podem ser vistas no blogue da Biblioteca, através do seguinte link: http://biblioteca-escm.blogspot.pt/2012/10/dia-mundial-da-alimentacao-16-de.html, ou do álbum picasa em https://picasaweb.google.com/108516780830993343427/Dia_Alimentacao_2012?authkey=Gv1sRgCMWD2P-Ch_TlAw&feat=flashalbum#5802799925376213522

E não se esqueçam...

SABER COMER,
É SABER VIVER!

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO DE 2012

No dia 16 de outubro assinalou-se mais um Dia Mundial da Alimentação e, como tem vindo a tornar-se tradição, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) desenvolveu atividades no âmbito deste tema. Este ano, o PES deslocou-se ao Jardim de Infância “O Despertar”, numa perspetiva de trabalho com a comunidade, onde realizou diversas atividades com as salas do ensino pré-escolar, abrangendo cerca de 80 crianças. Esta ação desenvolveu-se em parceria com a Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior.

O conto e as histórias fazem parte do imaginário das crianças nesta faixa etária, pelo que não poderia ser esquecido. Todos ouviram, atentos e de “olhos arregalados” uma história sobre alimentação. Além do conto, também participaram em jogos de construção da roda dos alimentos e de pirâmides alimentares, onde foram exploradas as regras para uma alimentação saudável, selecionaram e pintaram, com cores a gosto, os alimentos saudáveis. Foi uma manhã divertida e instrutiva. A educação alimentar é, cada vez mais, fundamental iniciar-se em idades precoces, pelos valores assustadores que a obesidade infantil e crianças com excesso de peso representam na nossa sociedade. As crianças são muito vulneráveis à publicidade agressiva da indústria alimentar, que fomenta de forma  pouco ética o consumo exagerado de alimentos muito calóricos e com elevados teores de açúcares. 

O Dia Mundial da Alimentação foi criado em 1979 e começou a celebrar-se oficialmente em 1981, como mais uma forma de combater o flagelo da fome no mundo. Atualmente, além desta premissa sempre presente, torna-se vital associar a comemoração deste dia com as campanhas de sensibilização para uma alimentação saudável e no combate à obesidade, com especial incidência na obesidade infantil.

Nestas celebrações, não podemos deixar de relembrar a importância reconhecida da dieta mediterrânica numa alimentação saudável. Dieta Mediterrânica, que está classificada como Património Cultural e Imaterial da UNESCO.




DIETA MEDITERRÂNICA = SAÚDE


.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação
 http://pescm.blogspot.pt/search/label/alimenta%C3%A7%C3%A3o

Plataforma Contra a Obesidade: http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt

Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil: http://www.apcoi.pt/

Saber utilizar a roda dos alimentos
http://www.dgs.pt/default.aspx?cn=5518554061236154AAAAAAAA

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior:
http://biblioteca-escm.blogspot.com/


............................................................................................
REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • Tome sempre o pequeno-almoço! 
  • Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer. 
  • Diminua o consumo de sal! 
  • Evite ingerir açúcar e produtos açucarados. 
  • Aumente o seu consumo de hortaliças e legumes! 
  • Aumente o seu consumo de fruta!  
  • Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho). 
  • Beba água simples em abundância ao longo do dia! 
  • Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação 
  • Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada, existente principalmente em produtos de origem animal. 
  • Prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! 
  • Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. 
  • Privilegie sempre o consumo do azeite.