17.ª campanha de reciclagem de radiografias da AMI decorre até 9 de outubro


Este projeto já permitiu reciclar 1400 toneladas de exames em 16 anos de vida. Esta é a 17.ª campanha nacional da AMI e vai decorrer até 9 de outubro em Portugal e Espanha.

A Assistência Médica Internacional (AMI) lançou mais uma campanha de reciclagem de radiografias, um projeto que permitiu reciclar 1.400 toneladas de exames nos últimos 16 anos.
Até dia 9 de outubro, os portugueses vão poder entregar nas farmácias e parafarmácias do país as radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, que serão posteriormente recicladas, evitando-se assim o seu envio para o lixo.

Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para aqueles pontos do mundo em que aconteçam catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente, e a melhorar ainda mais a assistência que prestamos aos mais desfavorecidos em Portugal.

A venda da prata extraída também permitirá à AMI gerar financiamento para fazer face ao constante aumento dos pedidos de apoio social.

Há 16 anos que este projeto permite angariar fundos equivalentes ao financiamento de um centro social da AMI [cerca de 110 mil euros] para apoio aos mais desfavorecidos.

No ano passado, adianta a AMI, “foi possível duplicar este valor graças à entrega de radiografias por parte de hospitais e centros de saúde de todo o país.”

Este ano, a AMI aposta neste projeto como uma das suas fontes de angariação estratégicas, demonstrando que, independentemente das dificuldades financeiras de cada um, todos podem contribuir sem custo.

Fontes: 

http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p490p174&l=1