Dia Mundial sem tabaco - 31 de maio

A culminar maio, mês do coração, assinala-se o Dia Mundial sem tabaco, a 31 de maio. O tabaco continua a ser a primeira causa de morte evitável em todo o mundo e a estar claramente associado, além das evidentes doenças respiratórias, às principais e mais graves doenças cardiovasculares

O tabagismo é responsável por uma grande quebra na economia do setor da saúde (e não só!), e apesar das alterações legislativas que ocorreram nos últimos anos, preparam-se mais mudanças no sentido de diminuir o acesso e o consumo do tabaco (vide. http://www.ptjornal.com/201204096830/saude/governo-vai-reduzir-oferta-de-tabaco-eliminando-pontos-de-venda.html).

A preocupação com os chamados "fumadores passivos", com especial relevo para os mais indefesos, como são as crianças, também está presente e destaca-se a eventual medida que proíbe o consumo de tabaco em carros particulares que estejam no momento a transportar crianças (vide http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=58042). É claro que houve logo quem falasse em atentado à liberdade individual. E nós perguntamos: - Liberdade de quem? Do  adulto fumador, ou da criança? E os pais que, nos mesmos carros particulares, transportam crianças pequenas de pé nos bancos traseiros? Também é um direito que lhes assiste, ou estão a ser imprudentes e negligentes? 

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) continua  na sua linha orientadora, de educador e de promoção de hábitos saudáveis, sensibilizando para os malefícios do tabagismo e para a cessação tabágica, de forma transversal a toda a comunidade (vide  http://pescm.blogspot.pt/search/label/cessa%C3%A7%C3%A3o%20tab%C3%A1gica ). Neste dia especial o PES não pode ficar indiferente e, mais uma vez, apela à inteligência e bom senso de todos para que não fumem. 

FUMAR... ALÉM DE MORRER... 
TAMBÉM É MATAR! 

Para saber mais sobre os malefícios do tabaco:
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/tabagismoyeyayprincipalycausaydaydoencaypulmonaryobstrutivaycronicay-dpoc.html
- http://www.pfizer.pt/Publica%E7%F5es-206.aspx
- http://www.tabagismo.net/
- http://saude.sapo.pt/saude-medicina/artigos-gerais/tabagismo.html


PELA SAÚDE DE TODOS, 
DEIXE DE FUMAR!

Consultas de cessação tabágica
No Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
Telefone: 268 699 700 Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt

Sítios na Internet para uma vida sem tabaco:
- Deixar de Fumar: http://pt-pt.help-eu.com/pages/index-17.html
- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/
- Portal da Saúde: www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/dia+dpoc.htm
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/deixar+de+fumar/deixardefumar.htm

- Conselhos para deixar de fumar: http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/54BB4787-DA03-4E96-BFD7-190F62620236/0/i009263.pps

- Outros:
http://www.deixarfumar.com/
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/
http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=dadosnum&link=mundo.htm
http://www.saude24.pt/PresentationLayer/home_00.aspx
http://www.deco.proteste.pt/prevencao/deixar-de-fumar-s419581.htm

Dia Internacional da Saúde Feminina - 28 de maio


No dia 28 de maio celebra-se o Dia Internacional da Saúde Feminina. Este dia comemora-se formalmente desde 1984 e teve como principal causa subjacente, a morte materna que transversalmente, em todo o mundo, se fazia sentir. As sociedades, a ciência e tecnologia evoluíram, mas ainda há muito para se fazer. Continuam a persistir situações de desigualdade, de discriminação, entre outras.

Heis alguns dados sobre 
os quais vale a pena refletir...

  • As mulheres têm maior taxa de enfermidade do que os homens  
  • As mulheres vivem mais do que os homens 
  • As mulheres consultam mais o médico do que os homens 
  • Os homens têm 4 vezes mais probabilidade de cometer suicídio do que as mulheres 
  • As mulheres têm maior probabilidade de sofrer de depressão do que os homens 
  • Existem mais mulheres incapacitadas do que homens 


Fontes
- http://www.educationforum.co.uk/Health/genderhealth.htm

Sugestão de consulta:

7ª Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis - de 20 a 27 de maio

A Associação "Chão dos Meninos", em parceria com entidades do distrito de Évora, promove a 7ª Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis que se realiza de 20 a 27 de maio. Esta iniciativa inclui inúmeras atividades a realizar por estabelecimentos de educação e ensino e outras entidades, possibilitando diversas formas de exploração desta temática de importância fundamental na sociedade.

No dia 25 de maio, durante a parte da manhã, decorrerá o Seminário "Coisas desse Género: do risco à proteção" com comunicações de palestrantes que abordarão diversos temas que se entrecruzam com as questões de igualdade de género: violência doméstica, coparentalidade, alienação parental, práticas educativas promotoras de igualdade de género (com apresentação e dinamização de atividades) em contexto educativo formal e não formal (instituições de acolhimento). Na parte da tarde do mesmo dia serão dinamizados dois workshops, um deles direcionado para as práticas promotoras da igualdade de género em contexto de acolhimento institucional, e um outro para as atividades a desenvolver com jovens que promovam a igualdade de género em contexto educativo. 

O Seminário/workshops decorrerão nas instalações da Direção Regional de Educação do Alentejo, em Évora, no auditório e em duas pequenas salas. 

Para mais informações, consultar: http://www.chaodosmeninos.blogspot.pt/

Dia Europeu da obesidade - 19 de maio de 2012

No dia 19 de maio de 2012 assinala-se o Dia Europeu da Obesidade. A obesidade e excesso de peso ganham cada vez maior relevância, constituindo um grave problema de saúde pública, já com elevada expressão no nosso país. Em Portugal, um terço da população infantil tem excesso de peso e por este motivo, a OBESIDADE é considerada a epidemia do séc. XXI. Esta problemática também se enquadra no tema de saúde central deste mês de maio, o coração, visto que a obesidade e excesso de peso constituem um dos maiores fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que por sua vez, são a principal causa de morte nos países industrializados.

No âmbito do Dia Europeu da obesidade, a Associação Portuguesa contra a obesidade Infantil lançou um vídeo, narrado pelo ator Ricardo Carriço, sobre o preocupante panorama português. 


Durante 6 minutos, o vídeo alerta para os números atuais da obesidade infantil em Portugal e agrupa vários estudos sobre possíveis causas desta doença. É referido ao longo deste vídeo que 32% das crianças com menos de 8 anos tem excesso de peso ou obesidade infantil, apenas 40% pratica atividades desportivas extracurriculares, 60% nunca come fruta fresca e mais de 90% consome fast-food e bebidas açucaradas pelo menos 4 vezes por semana. O vídeo apresenta ainda a solução para inverter esta situação, sensibilizando para a importância da adoção de hábitos mais saudáveis pelas crianças portuguesas como forma de prevenir e combater este problema de saúde pública.

O combate ao sedentarismo é uma das principais armas contra a obesidade. 
Pela vossa saúde... "mexam-se"!

Inscrições na 2.ª edição da corrida da criança: http://www.corridadacrianca.com/


logoFontes: 
http://www.apcoi.pt
http://www.apcoi.pt/video2012/
http://www.apcoi.pt/obesidade-infantil/


Notícias relacionadas com o tema:
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/obesidade-afeta-45-milhoes-de-criancas-em-todo-o-mundo.html
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/obesidade-infantil-2.html
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=552432&tm=8&layout=122&visual=61
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/portugal-e-um-dos-paises-europeus-com-maior-indice-de-obesidade-infantil.html
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/apcoi-e-embaixada-americana-juntas-contra-a-obesidade-infantil.html
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/apcoi-lanca-video-sobre-obesidade-infantil-em-portugal.html

Dia Mundial da Hipertensão - 17 de maio de 2012

Neste mês de maio dedicado ao coração, são os férteis os dias que assinalam temáticas relacionadas com as doenças cardiovasculares, nomeadamente, que constituem fatores de risco. Amanhã, dia 17 de maio assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão, que está a ter cada vez maior expressão na população jovem, em grande parte, devido a erros alimentares, que são frequentes e recorrentes. Não podemos dissociar estes dados com os números assustadores da obesidade infantil em Portugal, cujo dia também se assinala dois dias depois (a 19 de maio). São evidências da necessidade de mudarmos os nossos hábitos de vida.

A hipertensão vai matando silenciosamente e quando se torna ruidosa... em regra... a situação fica muito complicada.

o Dia Mundial da Hipertensão  é divulgado mundialmente pela World Hypertension League, e este ano sob o lema “Estilo de vida saudável, Pressão Arterial saudável”. O tema das comemorações deste ano foca a questão da importância de ter estilos de vida saudável e de que forma podem estes contribuir, consequentemente, para uma pressão arterial saudável. Exercícios e rastreios marcam o Dia Mundial da Hipertensão um pouco por todo o país.


Notícias sobre hipertensão:
 
Sociedade Portuguesa de Hipertensão: http://www.sphta.org.pt/pt/default.asp

Vigie a sua tensão arterial
 com regularidade!

Caminhada saudável do coração - 16 de maio - inscrições ainda abertas!

A habitual caminhada do mês da primavera que o Projeto Escola Saudável promove todos os anos letivos está este ano integrada nas atividades de maio, mês do coração. Além da caminhada, está prevista a realização de jogos tradicionais e um piquenique saudável, em que os participantes poderão confraternizar e partilhar os alimentos saudáveis que levaram. O regresso à vila de Campo Maior poderá ser feito em dois grupos: o 1.º grupo regressa perto das 13h30 e o 2.º grupo sucede-o, perto das 15h00

O prazo de inscrição para esta atividade foi alargado até dia final de 14 de maio (amanhã, segunda-feira) que pode ser feita nas seguintes Escolas:

- Escola Secundária de Campo Maior;
- Escola Básica 2 São João Baptista. 

PELA SUA SAÚDE, "MEXA-SE" E
 PARTICIPE NESTA ATIVIDADE!
INSCREVA-SE!

Ver também:
- http://pescm.blogspot.pt/2012/05/maio-mes-do-coracao.html
http://pescm.blogspot.pt/2011/04/caminhada-saudavel-da-primavera-4-de.html 

Dia Europeu do Melanoma (Dia do Euromelanoma) - 9 de maio

O dia 9 de maio assinala o dia do Euromelanoma 2012. Esta iniciativa enquadra-se numa campanha europeia para a prevenção do cancro cutâneo que tem como objectivo dar informação a todos os cidadãos sobre como prevenir a doença, como fazer um diagnóstico precoce e quais os tratamentos disponíveis. O cancro cutâneo tem sido dos que mais tem aumentado a sua incidência em Portugal, com mais de 10 mil novos casos por ano e, em faixas etárias cada vez mais novas. 

O uso dos solários é um dos grandes fatores de risco que tem contribuído para este aumento do cancro cutâneo, pois “são fontes de ultravioletas potentes” que aumentam “exponencialmente” o risco de cancro de pele.

O diagnóstico precoce, como em todos os carcinomas, é importantíssimo para um combate bem sucedido a esta grave doença, com particular atenção à alteração dos sinais da pele ou ao aparecimento de novos, sublinhando que quando se trata de alguém de pele clara, olho claro ou cabelo claro a atenção deve ser redobrada.

As medidas preventivas continuam a ser fundamentais, como evitar a exposição solar nas horas de maior calor, reforçar o protetor no máximo de duas em duas horas, usar chapéu, óculos de sol, roupa de algodão, de preferência de manga comprida, e ter particular atenção aos medicamentos que possam potenciar a fotossensibilidade, como os antibióticos ou os anti-inflamatórios.

No Dia do Euromelanoma, a 09 de Maio, vão ser feitos rastreios gratuitos em cerca de 30 serviços de dermatologia de norte a sul do país.

O Sol é nosso amigo, mas proteja-se e 
não faça dele o seu inimigo!

Para saber mais sobre o cancro cutâneo:
http://www.apcancrocutaneo.pt/
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/diaydoyeuromelanomayreavivouyayimportanciaydayproteccaoysolar.html
- http://www.apcc.online.pt/
http://www.pop.eu.com/home.html


Mais notícias sobre melanoma:
http://www.publico.pt/Sociedade/peritos-portugueses-querem-uniformizar-diagnostico-e-tratamento-de-melanoma-1543072
http://www.pop.eu.com/news/6955/26/Solario-esta-para-a-pele-como-o-tabaco-para-os-pulmoes.html
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/diaydoyeuromelanomayreavivouyayimportanciaydayproteccaoysolar.html
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/sol-e-melanoma-ligacao-confirmada-1545386

Fontes:
- http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=570270
http://www.pop.eu.com/news/6955/26/Solario-esta-para-a-pele-como-o-tabaco-para-os-pulmoes.htm

Seminário: Dislexia - Teoria e Intervenção

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de escolas de Campo Maior (PES) divulga o seminário Dislexia: teoria e  intervenção, promovido pelo CEFOPNA, e que cuja realização está prevista para o próximo dia 26 de maio, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre


Para saber mais:
http://portal.cefopna.edu.pt/

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS - 5 DE MAIO

A higiene das mãos é fundamental como medida preventiva de doenças infecciosas, constituindo o contacto manual uma das principais formas de contágio. Este facto é do conhecimento geral há muito tempo, mas "saltou" para a opinião pública na altura dos "alertas" relativos à ameaça de pandemia da Gripe A, em 2009/2010. Nessa altura, existiu realmente um cuidado da população com a higiene das mãos. Contudo, passou o pânico e as pessoas voltaram às suas rotinas habituais, que não são forçosamente as mais corretas. Voltámos do "80 para o 8".

As estimativas são assustadoras (e não se reportam apenas a infeções em meios hospitalares) quando se tentam avaliar os números de infetados devido a contaminação por falta de higiene das mãos. Muitas das situações  referem-se infeções de extrema gravidade (com estirpes multirresistentes) e cujo desfecho foi fatal.

A escola e a família como educadores têm um papel fundamental na sensibilização para higiene das mãos e criarem rotinas na vida diária das crianças e jovens. A higiene das mãos é mesmo uma medida simples... mas que salva vidas!

Pela sua importância em termos de saúde pública, foi criado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala a 5 de maio. Esta é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) inserida no 1º desafio mundial para a segurança do doente da World Alliance for Patient Safety - Clean Care is Safer Care - ao qual Portugal aderiu oficialmente a 8 de Outubro de 2008.

HIGIENE DAS MÃOS...
MEDIDAS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS!

Para saber mais:

Campo Maior desportivamente ativo - práticas saudáveis


A Câmara Municipal de Campo Maior promove neste mês de maio, dentro do seu leque diversificado de iniciativas previstas, algumas atividades desportivas que se enquadram no espírito saudável que impera existir em cada cidadão. O espírito de combate ao sedentarismo e a criação de rotinas de atividade física, sendo estas muito diversas e aplicáveis nas mais variadas faixas etárias (com uma atenção especial para o chamado "envelhecimento ativo"), com resultados comprovados na prevenção de doenças, nomeadamente, de natureza cardiovascular. Destaca-se a iniciativa "Desportivamente Activos".

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) recomenda a toda a comunidade a participação nestas atividades.

PELA SUA SAÚDE, MEXA-SE!

Para mais informações ver:

Maio, mês do Coração

No mês de maio, como habitualmente, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) associa-se à comemoração do mês do Coração. Um pouco por todo o país, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC - www.spc.pt) e outras organizações congéneres, promovem diversas atividades visando a sensibilização e a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. A reabilitação cardíaca é também cada vez mais abordada pela importância que tem na recuperação das pessoas que sofreram DCV e na prevenção de incidentes secundários. 

No próximo dia 16 de maio, o Projeto Escola Saudável (PES) organiza em Campo Maior, numa parceria com o Projeto Eco-escolas e com o Grupo disciplinar de Educação Física uma caminhada saudável e jogos tradicionais, visando os objetivos referidos para a comemoração do mês do coração.

Pelo Seu Coração, mexa-se!
Inscreva-se e participe nesta atividade!
A prevenção de doenças cardiovasculares passa, obrigatoriamente, por uma educação que promova hábitos saudáveis, com especial incidência na prática de atividade física regular, de uma alimentação equilibrada e saudável e a ausência de hábitos tabágicos. Está ao alcance de todos
A Fundação Portuguesa de Cardiologia aconselha as seguintes 4 regras:
(in  http://www.fpcardiologia.pt/4regras.html )

1 -  Planeie um dia-a-dia ativo 

A atividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando atividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.


2 - Proteja-se do stress

O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode-nos fazer sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.


3 - Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis— com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras. 

4 -  Faça check-up’s regulares

Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes fatores de risco, é proteger o coração.


Para saber mais: