Apelo - colheita de sangue na ESCM - 27 de fevereiro

Recentemente, perante uma situação de emergência, foi feito um apelo nacional a todos os dadores de sangue porque os stocks dos bancos de sangue estavam à beira da rutura. Estimava-se que em 3 dias esgotariam as reservas nacionais. Durante o fim de semana seguinte, os portugueses deram uma resposta capaz e conseguiram fazer a reposição. Mas a necessidade de utilização de sangue é permanente e é fundamental manter as dádivas constantes ao longo do ano (vide: http://pescm.blogspot.com/2012/02/noticia-renascenca-portugueses-devem.html ), evitando picos, para prevenirmos nova situação de rutura iminente da reserva de sangue e, os hospitais, não conseguirem dar resposta a situações emergentes. 

Por isso...
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE DEPENDE DE NÓS!
 HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE PODE SER AJUDADO! 

No próximo dia 27 de fevereiro (2.ª feira) 
NÃO FIQUE DE FORA.
 DÊ SANGUE E SALVE UMA VIDA! 


Colheita de sangue 
 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMPO MAIOR 
  SALA 21 - das 9h30 às 13h 

"LED on Values”: Programa Europeu de Literacia Social. Nova modalidade para Professores.

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) divulga uma missiva do do senhor Diretor de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar da Ministério da Educação e da Ciência, sobre o programa de Literacia Social - LED on Values, que o PES também já tinha promovido em janeiro do último ano - 2011 - (Vide: http://pescm.blogspot.com/2011/01/recursos-para-educacao-sexual-programa.html). 


Esta versão consiste numa nova modalidade para professores (individualmente) do Programa LED, que, até agora era apenas dirigido a toda a escola. Isto significa que, não tendo a escola aderido ao programa LED, os professores da mesma podem aderir.

O LED on Values é um Programa de Literacia Social dirigido à comunidade educativa
  • alunos do Jardim de Infância ao Secundário; 
  • pais/encarregados de Educação; 
  • professores; 
  • dirigentes escolares. 
Num contexto de crescente complexidade de percursos e destinos em rede, o LED on Values propõe-se a dar visibilidade a esta rede com leds que, apesar de pequenos, na dinâmica da experiência partilhada entre as crianças e jovens num contexto de aprendizagem, trazem grande visibilidade aos caminhos cruzados que elas terão de enfrentar. 

O LED mostra a cada aluno “por onde vai” e estimula, através da experiência, a interiorização de valores para a formação do seu carácter. 

Ao professor fornece uma nova valência pedagógica, de rigor científico validado, que lhe permite diversificar as estratégias educativas, criando aulas com a adesão dos alunos e uma gestão pedagógica diferenciada, mais articulada e potenciadora do enriquecimento e valorização curricular. 

Na comunidade escolar de hoje, o LED on Values é a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. É o ancoradouro que assegura a carga luminosa e orientadora dos LED’s. 

O desenvolvimento de Competências no LED permite às crianças e jovens: 
  • assegurar a construção de um carácter forte; 
  • fortalecer a sua autoconfiança, sua sensibilidade e reflexividade; 
  • ter capacidades para aprender continuamente; 
  • definir um rumo de vida e traçar objetivos essenciais de vida, perspetivar o seu contributo à sociedade;
  • reconhecer o seu papel nos grupos sociais, criando laços de pertença e confiança; 
  • perspetivar de diferentes pontos de vista, com compreensão e tolerância, contribuindo para a resolução construtiva de conflitos; 
  • reconhecer a importância do exercício da cidadania nas suas diversas manifestações; 
  • desenvolver do sentido de responsabilidade pela construção do Bem Comum.

Convite: LED on Values | Nova modalidade para Professores 

Para saber mais:

Panfleto

Experimente aqui algumas das atividades propostas:

Concurso Gripenet - ‘Gripe às tirinhas’ - Concurso escolar de banda desenhada

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior divulga o concurso Gripenet-‘Gripe às tirinhas’, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Trata-se de um concurso escolar, destinado a estimular a busca de informação sobre a gripe, as suas formas de transmissão, o vírus que a provoca, e apresentar o conhecimento sob a forma de um objecto de comunicação, que possa ser partilhado. Neste caso, às ‘tirinhas’ de banda-desenhada.

O concurso é destinado a alunos do 5º ao 12º anos, individualmente ou em pares. Estará aberto até dia 30 de Abril de 2012
 
 Os principais objetivos desta iniciativa são:
  • Criar uma peça de comunicação e educação para a saúde, alicerçada na imagem mas baseada em pressupostos/conhecimentos científicos actuais sobre a gripe.
  • Estimular a pesquisa sobre uma doença com forte impacto social, nomeadamente no absentismo escolar.
  • Convidar a uma reflexão sobre os princípios básicos da epidemiologia.
  • Estimular a sensibilidade estética e o aperfeiçoamento da comunicação visual.
  • Desenvolver e a valorizar competências técnicas nos domínios da expressão plástica e da criatividade no âmbito da criação de Banda-desenhada (arte sequencial).
 Os trabalhos são submetidos electronicamente, numa plataforma criada especialmente para o efeito, onde pode ser consultado o Regulamento.

FALA COM OS TEUS PROFESSORES.
PARTICIPA!
Para saber mais:

Notícia Renascença - Portugueses devem dar sangue durante todo o ano

Notícia Rádio Renascença - 12-02-2012 18:49

Quebra dos últimos dias já foi superada, mas Hélder Trindade reafirma que é necessário continuar com as dádivas. 

O presidente do Instituto Português do Sangue (IPS) pede que os portugueses mantenham a dádiva de sangue durante todo o ano, para evitar picos seguidos de quebras que não beneficiam os “stocks”.

Questionado sobre a reacção dos portugueses após o alerta da redução das reservas de sangue, Hélder Trindade disse que "reagiram muito bem", já que perceberam a necessidade de "serem solidários", mas não adiantou se estas são agora suficientes.

"Houve um aumento, se são ou não suficientes vamos continuar a analisar nos próximos dias", afirmou.

Na quinta-feira, Hélder Trindade disse que as reservas de sangue dos grupos A e 0 negativos eram, na altura, suficientes para "dois ou três dias", apelando aos dadores de sangue que voltem a doar.

As dádivas de sangue baixaram, então, em cerca de 20% na sequência de notícias sobre o desperdício de plasma em Portugal, disse na quinta-feira o secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa, em Lisboa.

Contrariamente ao habitual, hoje (12 de fevereiro) o IPS esteve aberto em Lisboa, Porto e Coimbra, podendo vir a estar também aberto no próximo domingo se for necessário continuar com as recolhas de sangue.

Hélder Trindade afirmou que o fim da isenção do pagamento das taxas moderadoras das urgências hospitalares pelos dadores pode também ter sido um motivo para a redução, mas destacou que estes cidadãos continuam isentos nos serviços primários e que se pretende sobretudo "dadores benévolos".

Actualmente há em Portugal 370 mil dadores de sangue, um número considerado "confortável" pelo presidente do IPS, acrescentando que o Instituto "gosta de ter ‘stocks’ estáveis para 20 a 25 dias".

Dia internacional de tolerância zero à mutilação genital feminina - também é uma realidade portuguesa

No dia 6 de fevereiro, assinalou-se o dia internacional de tolerância zero  à mutilação genital. A mutilação genital feminina continua a ser uma prática horrenda e sangrenta, que todos temos a obrigação de denunciar e repudiar. Não é exclusiva dos continentes africanos e asiáticos. Também existe na Europa, bem como, no nosso país. Em Portugal ainda não há números, mas a responsável pelo departamento de saúde reprodutiva da Direcção-Geral da Saúde (DGS) garante que o facto de não existirem dados estatísticos “não significa que  a mutilação genital feminina não seja uma realidade”.

No sentido de ajudar os profissionais de saúde a “procurar” estes casos e a saber orientá-los, foram já traduzidos diversos documentos e promovidas acções de formação. A Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Amnistia Internacional Portugal (AI) têm tido neste campo um papel importante, tentando sensibilizar a população através da elaboração de estudos e promoção de workshops e acções de formação (através de uma campanha a nível europeu).

No ano letivo anterior, o Projeto Escola Saudável de Campo Maior associou-se à petição europeia contra a mutilação genital feminina

A mutilação genital feminina inclui procedimentos que alteram intencionalmente os órgãos genitais femininos por motivos não médicos, não tendo qualquer benefício para as mulheres. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 140 milhões de raparigas e mulheres em todo o mundo tenham sido submetidas a esta prática. A MGF é mais comum nas regiões oeste, este e nordeste de África, em alguns países da Ásia e do Médio Oriente, e entre migrantes destas áreas. 

A Direção Geral de Saúde publicou orientações para identificar e prevenir casos de mutilação genital feminina.

TODOS CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA!
TOLERÂNCIA ZERO À MGF!

Fontes:  

SEMANA SEGURANET - Dia da Internet Segura - 7 de Fevereiro

A Internet oferece um conjunto muito diversificado de potencialidades, mas também acarreta um grande número de perigos, principalmente para os mais incautos. Toda esta semana e, muito especialmente, o dia 7 de fevereiro, têm como tema de base a Internet Segura


Recentemente, no programa Linha da Frente da RTP o tema da segurança na Internet  foi debatido, tendo participado elementos da comunidade educativa de Campo Maior nesse programa, retratando as suas utilizações regulares deste recurso, quer em contexto familiar, quer em contexto profissional. Essa reportagem pode ser vista em. http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/linhadafrente/?k=Linha-da-Frente-de-2012-01-04.rtp&post=20296 



Dia 7 de fevereiro assinala-se o dia da Internet Segura e este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação.

Para apoiar as escolas no desenvolvimento de atividades próprias na semana de 6 a 10 de Fevereiro de 2012, a SeguraNet divulga sugestões de atividades e recursos de apoio no seguinte endereço: http://www.seguranet.pt/semana2012

Utilize a Internet em segurança!

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO - 4 de fevereiro de 2012

O cancro continua matar e a fazer sofrer doentes, familiares e amigos. Continua a ser uma luta desigual em muitos casos mas, até as batalhas contra grandes adversários conseguem ser ganhas. Esta Luta Contra o Cancro não pode ter momentos de fraqueza, não pode ter desistências... tem de ser com resiliência e coragem. A cada ano que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro podemos pensar em todos aqueles que esta doença nos levou, mas por eles, também devemos pensar que damos mais um passo para vencer esta grande batalha e esse dia chegará... em que o cancro será derrotado!

No dia Mundial da Luta Contra o cancro, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere o visionamento dos depoimentos em vídeo de 3 mulheres, com olhares positivos, que venceram a batalha contra o cancro

Clique nas imagens.



Notícias relacionadas:
São cientistas, são jovens e destacaram-se internacionalmente na área da investigação oncológica. João Pedro Magalhães, Pedro Castelo-Branco, Carla Oliveira e Cláudia Almeida são exemplos de cidadãos nacionais que fazem ciência no estrangeiro e quatro nomes líderes que ainda têm muito para mostrar.

Para saber mais sobre a luta contra o cancro
- LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCROhttp://www.ligacontracancro.pt/ 

O Dia do DNA 2012 - Carta da Sociedade portuguesa de Genética Humana

O dia de do ADN visa a promoção do conhecimento científico no âmbito da genética e
Sociedade portuguesa de Genética Humana é a entidade promotora em território nacional, alinado-se à sua congénere europeia (vide: http://dnaday.eu/)

Os alunos são convidados a apresentar um ensaio sobre um de dois temas na área da Genética Humana. O prazo para submissão de trabalhos termina a 1 de Março de 2012.

A
Sociedade portuguesa de Genética Humana enviou uma carta às escolas a apelar à divulgação e participação de alunos e professores, como consta na imagem.


ATENÇÃO! O FRIO ESTÁ DE VOLTA! RECOMENDAÇÕES DA DGS

O frio está de volta! Já esta sexta-feira e próximo fim de semana serão muito frios devido a uma vaga de frio, vinda do leste da Europa e que atingirá Portugal continental, que terá temperaturas negativas em grande parte do território. A vaga de frio fará sentir os seus efeitos até dia 7 de Fevereiro (3ª feira). As preocupações são sempre grandes, principalmente com a população mais vulnerável e fragilizada, como é o caso dos idosos, das crianças e dos doentes crónicos.

 É fundamental seguir as recomendações adequadas a este tipo de situação, nomeadamente, as vinculadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e que podem ser consultadas em pormenor na sua página eletrónica: http://www.dgs.pt/


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) relembra quais são os grupos de pessoas habitualmente mais vulneráveis e que correm maiores riscos. 

ESPECIAL ATENÇÃO COM OS SEGUINTES GRUPOS: 


  • Bebés e pessoas idosas :Muito suscetíveis: não têm grande perceção das alterações de temperatura, isto é, não sentem muito frio no Inverno, tal como não sentem muito calor no Verão. 
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e doenças da tiróide; 
  • Pessoas que têm perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo, ou demência; 
  • Pessoas que tomam certos medicamentos como psicotrópicos ou anti-inflamatórios; 
  • Pessoas que têm redução da mobilidade
  • Pessoas que têm dificuldades na realização das atividades da vida diária
  • Pessoas que estão mais isoladas
  • Pessoas que estão em situação de exclusão social, por exemplo, os sem abrigo. 
Proteja-se do frio! 

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DA DGS! 
(clique na imagem) 


Para saber mais: