Mais uma vez, é enviado um aviso de alerta à população para que tomem medidas cautelares extraordinárias, devido a excesso de calor e índices muito altos de radiação ultravioleta. Este é um alerta geral, mas cujas medidas preventivas, devem ser redobradas nas crianças, idosos e doentes crónicos.
Estas recentes ondas de calor, cada vez mais frequentes e extremas, são de acordo com o diretor do Goddard Institute for Space Studies, da NASA, devidas às alterações climáticas associadas aos efeitos nefastos do aumento do efeito estufa e aquecimento global. Este artigo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences e pode ser consultado em http://www.pnas.org/content/early/2012/07/30/1205276109.abstract?sid=a81e4f6d-5f9b-4e9c-b584-c9ba7847d710. Com esta tendência a manter-se, torna-se fundamental interiorizarmos as regras e recomendações especiais a serem tomadas nestas circunstâncias.
O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) tem publicado recomendações à população quando surgem condições meteorológicas adversas e que importa serem seguidas com rigor, de forma a serem evitados e/ou minimizados riscos para a saúde, que podem e devem ser consultadas em:
Além destas recomendações, os índices de radiação ultravioletas para Portugal podem ser consultados diariamente na barra lateral do nosso blogue, onde consta informação atualizada fornecida pelo Instituto de Meteorologia e Geofísica.
PROTEJA-SE DO CALOR!
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.