UM FELIZ E SAUDÁVEL NATAL!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior deseja a toda a comunidade educativa um 

FELIZ E SAUDÁVEL NATAL!

Um NATAL SAUDÁVEL e ECONÓMICO!

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) deseja a toda a comunidade um Feliz Natal, pleno de hábitos saudáveis. Para esta época natalícia, tão dada a exageros comuns, o PES recuperou um artigo publicado em 2009 no jornal Público, sobre uma proposta de nutricionistas para uma Ceia de Natal Saudável e Barata (vide: http://www.publico.pt/Sociedade/nutricionistas-propoem-ceia-de-natal-barata-e-saudavel-1413696?all=1). Esta proposta faz todo o sentido, quer pela questão económica, quer pela questão da saúde. Aqui vos deixamos as aspetos principais do artigo:

Algumas dicas para comer bem
Para Comer bem
Evitar o uso de gorduras saturadas e optar por gorduras de origem vegetal, como o azeite; cortar no sal; cortar no açúcar, preferir açúcar mascavado ou amarelo; optar por produtos integrais; reduzir nas quantidades usadas; evitar os fritos, preferir os assados com pouca gordura; fazer refogados em cru; fazer cozidos e grelhados.

Para poupar
Fazer lista dos ingredientes dos pratos e dos doces e só comprar o que está na lista; aproveitar campanhas e promoções .

Entrada
Esparregado de nabiças

Ingredientes (para seis pessoas):
1 molho de nabiças, 1 cebola pequena, 6 dentes de alho, 1/2 dl de azeite, 1 dl de leite magro, sal moderado, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de vinagre
Preparação: Cozem-se as nabiças em água temperada com sal, escorrem-se muito bem e reduzem-se a puré. Picam-se a cebola e os alhos e refogam-se ligeiramente com azeite. Juntam-se as nabiças e salteiam-se sobre o lume. Dissolve-se a farinha no leite frio, junta-se às nabiças e deixa-se cozer, mexendo. Ao sair do lume, adiciona-se o vinagre.

Prato principal
Peru recheado

Ingredientes (para dez pessoas):
1 peru com 3 quilos, 200 g fígado de frango, 200 g moelas de frango, 500 g de castanhas descascadas, vinho do Porto, 2 dl de vinho branco, 2 dl de cerveja, 3 cenouras, 250 g. de penca, 3 cebolas grandes, azeite
Preparação: De véspera, ponha o peru bem lavado numa bacia com água, sal, sumo e rodelas de limão. No dia, coza as castanhas e triture-as. Salteie os legumes com um fio de azeite e junte às castanhas trituradas. Junte um gole de vinho do Porto e misture bem. O preparado deverá ficar bastante compacto. Encha a cavidade do peru com este preparado e cosa a abertura com linha. Cubra uma assadeira grande com cebola às rodelas e adicione o azeite. Coloque o peru na assadeira, regue com cerveja e vinho branco em partes iguais e um pouco de vinho do Porto. Polvilhe o peru com uma pitada de sal. Leve ao forno médio. Durante a cozedura, vá regando com o molho que se forma na assadeira. Se for necessário, acrescente vinho branco e cerveja. Quando o peru estiver lourinho, cubra com alumínio e deixe continuar a assar. Menos 3315 Kcal e mais 13,2 g de fibra do que a receita tradicionalSobremesa
Rabanadas

Ingredientes: 7 fatias de pão de forma integral, 200 ml de leite magro, 1 colher de chá de essência de baunilha, 2 colheres de sobremesa de açúcar, 3 colheres de sopa de água, 1 ovo, 1 clara, açúcar moderado e canela para polvilhar
Preparação: Misture o leite magro, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione três colheres de água e misture bem. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, pré-aquecido (280º), aproximadamente oito minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem dos dois lados. Menos 1120 Kcal do que a receita tradicional
 
As famílias "devem confeccionar só para dia 24 e 25 e não ficar com restos para os dias seguintes".

Para saber mais sobre nutrição saudável: http://www.apn.org.pt/scid/webapn/

Hábitos saudáveis com Programa CUIDA-TE na nossa escola

O Programa CUIDA-TE é promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), que se desenvolve em parceria com várias entidades, quer públicas, quer privadas, no intuito de promoverem estilos de vida saudáveis nos jovens, com objetivos bem definidos no âmbito da saúde juvenil.
No âmbito desta iniciativa, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior candidatou-se e foi contemplado com a visita da unidade móvel, que trabalhou a temática dos hábitos saudáveis junto dos nossos jovens do Ensino Secundário. Os temas centrais foram a sexualidade, nomeadamente, no âmbito da contraceção e também, o consumo de aditivos. Foram várias as turmas que estiveram presentes nestas sessões e participaram nas atividades. As sessões foram animadas, participativas, enriquecedoras e esclarecedoras.
As imagens da ação num ESTILO SAUDÁVEL!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para saber mais sobre o Programa CUIDA-TE ver:

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA SIDA - 1 DE DEZEMBRO - PEDITÓRIO NACIONAL DA ABRAÇO


Hoje, 1 de Dezembro, assinala-se o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA, doença que se diagnosticou há 30 anos atrás e, que certamente, será a IST mais temida por todos. É também por esta ocasião que decorre o Peditório Nacional da Associação Abraço e, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), como é já habitual, é um dos voluntários desta nobre instituição para angariar alguns contributos para esta causa. Durante o período desta ação, a equipa do PES e os seus colaboradores estarão nas escolas e noutros espaço públicos, apelando à solidariedade de todos.


O Peditório Nacional da Abraço decorre entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro, sendo esta iniciativa autorizada pelo Ministério da Administração Interna e pelos Governos Regionais da Madeira e Açores.

CONTRIBUA... PORQUE A SIDA EXISTE!
  

Para saber mais sobre o Peditório Nacional da Abraçohttp://abraco.org.pt/?p=2546

Para saber mais sobre SIDA/Luta contra a SIDA: