Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se na divulgação da realização do peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que se realizará em vários locais, através de voluntários, até à próxima 3.ª feira (dia 1 de Novembro), assinalando o término das várias iniciativas que esta associação desenvolveu durante este mês de outubro, dedicado à luta contra o cancro da mama (que ainda continua a matar, em média, 3 mulheres portuguesas por dia). Também poderá efetuar o seu donativo através de transferência bancária, ou através de um contributo simbólico por via telefónica (uma chamada contra o cancro). Estas modalidades estão presentes nas imagens. 
Os fundos angariados anualmente permitem à LPCC cumprir os seus objetivos e são a garantia de continuidade dos diversos projetos, como: apoio ao doente oncológico e familiares, promoção da educação para a saúde do público, rastreio do cancro da mama (através do Programa Nacional de Rastreio da LPCC), cuidados paliativos e/ou domiciliários, apoio psico-emocional, investigação científica e formação de profissionais de saúde.

"A solidariedade social para com os doentes com cancro e suas famílias é uma orientação estratégica prioritária da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Seja também solidário e contribua para o Peditório Anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro", apela Carlos de Oliveira, Presidente da LPCC. 

 O peditório decorre em todo o País, estando a sua organização a cargo dos despectivos Núcleos Regionais da LPCC (Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira). Os Voluntários estarão em locais distintos, como centros comerciais, igrejas, cemitérios, supermercados e ruas de comércio tradicional. As pessoas que optarem por entregar o seu donativo por via bancária podem fazer o despectivo depósito na conta cujo número de identificação bancária (NIB) é o seguinte: 0033 0000 0004 2091774 62. 
No ano em que assinala o 70º aniversário, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem promovido, de Norte a Sul do país, várias catividades socioculturais, científicas, de divulgação e angariação de fundos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma associação cultural e de serviço social, privada, declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia. O financiamento das suas atividades e programas tem como base o Peditório Nacional. 



Linha Cancro: 808 255 255
linhacancro@ligacontracancro.pt  
(Horário: 2ª a 6ª (dias úteis) das 09h às 18h)

A COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR

O Projeto Escola Saudável (PES) e a Biblioteca da Escola Secundária (BE) do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior desenvolveram na passada 2.ª feira atividades conjuntas alusivas à comemoração do DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, que se assinalou na véspera. É fundamental promover, cada vez mais cedo, o desenvolvimento de uma correta educação alimentar de forma a combatermos o flagelo da obesidade infantil que ameaça tomar proporções muito grandes nos próximos anos, apresentando já valores muito significativos. Por este motivo, este ano, as ações centraram-se em alunos do 1.º ciclo de ensino básico e também numa turma do pré-escolar, que representam idades muito vulneráveis à publicidade agressiva que apela ao consumo exagerado de alimentos muito calóricos, ricos em açúcares e gorduras.

Estas pequenas campanhas de sensibilização inserem-se numa perspetiva de prevenção primária, com intervenção em pequenos grupos de crianças, que são um importante veículo para fazer chegar a mensagem aos mais velhos, pais e educadores. No fundo, trabalham-se simultaneamente, crianças e família.

A equipa do PES e a coordenadora da BE visitaram a Escola Básica 1 da Cooperativa e a Escola Básica 1/JI de Degolados, onde desenvolveram atividades com os jovens alunos, integradas na comemoração do Dia Mundial da Alimentação e no Mês Internacional das Bibliotecas. Os alunos foram muito participativos e mostraram-se muito sensibilizados para o tema, quer na pequena sessão informativa sobre as regras para uma alimentação saudável e para uma correta utilização da nova roda dos alimentos (alimentação completa, equilibrada e variada), quer no jogo interativo que se seguiu, onde foram construíndo em conjunto uma RODA DOS ALIMENTOS gigante, aproveitando para se reverem os assuntos mais relevantes. No momento do "conto da alimentação saudável" também estiveram muito atentos, absorvendo todos os deliciosos pormenores das histórias que ouviram, que tinham como tema subjacente a alimentação.

Foi um dia enriquecedor para todos como demonstram as imagens:








SABER COMER PARA VIVER MELHOR!

O lema do Dia Mundial da Alimentação deste ano é "Preços da alimentação - da crise à estabilidade”, aludindo às possíveis consequências que podem advir da atual crise económica em termos de saúde alimentar, bem como, a algumas soluções que poderão ser desenvolvidas de forma a minimizar esta grave problemática.

Siga-nos no facebookNestes dias dedicados à temática da alimentação, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de campo Maior partilhou várias ligações interessantes, dedicadas a esta temática, na sua página oficial do Facebook. Procure-nos nesta rede social e siga com regularidade as novidades e informações que partilhamos e disponibilizamos a toda a comunidade.
.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação
Saber utilizar a roda dos alimentos
http://www.dgs.pt/default.aspx?cn=5518554061236154AAAAAAAA

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm


Blogue da Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior:
http://biblioteca-escm.blogspot.com/


REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • Tome sempre o pequeno-almoço! 
  • Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer. 
  • Diminua o consumo de sal! 
  • Evite ingerir açúcar e produtos açucarados. 
  • Aumente o seu consumo de hortaliças e legumes! 
  • Aumente o seu consumo de fruta!  
  • Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho). 
  • Beba água simples em abundância ao longo do dia! 
  • Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação 
  • Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada, existente principalmente em produtos de origem animal. 
  • Prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! 
  • Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. 
  • Privilegie sempre o consumo do azeite.
  Saber Comer é Saber Viver!

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 DE OUTUBRO DE 2011

 O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) vai comemorar, como tem sido hábito, mais um Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de Outubro. Neste dia, irá desenvolver atividades com alguns alunos de 1.º ciclo de ensino básico e que posteriormente serão dadas a conhecer neste espaço. 


Escolheu-se para dia mundial da alimentação o dia da criação da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO), tendo sido instituído em 1979 e começando-se a celebrar de forma oficial apenas em 1981. 

Os objetivos gerais do dia mundial da alimentação são: 
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; 
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; 
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; 
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; 
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida. 

A fome continua a ser uma realidade no séc. XXI
O tema central deste ano é "Preços da alimentação - da crise à estabilidade”, o que é um reflexo da importância que a atual crise económica tem na vida das populações e como tal se pode refletir ao nível das suas necessidades básicas, como é o caso da alimentação. Em tempos de crise, além da fome, também os erros alimentares se sucedem. Por exemplo, nos países desenvolvidos a obesidade (nomeadamente, a obesidade infantil) tende a aumentar e associa-se, em regra, a classes sociais baixas, quer pela questão educacional e cultural, quer pelo facto dos alimentos ricos em açúcares e gorduras serem normalmente mais baratos. 


Teste Saúde - Edição nº 093 - Outubro 2011As escolas e educadores têm um papel fundamental nesta área e na sensibilização para práticas alimentares saudáveis. Estudo recente da DECO, publicado na sua revista Proteste (edição 093 de outubro de 2011), garante a segurança alimentar e o respeito pelas normas de uma alimentação saudável e equilibrada na generalidade dos refeitórios escolares. Os pontos fortes assinalados neste estudo comparativo da DECO são a boa nota atribuída à variedade e equilíbrio das ementas, sendo os mais negativos e os que são alvo de maiores reclamações pelos alunos, a temperatura da comida e a disciplina no refeitório, que normalmente é muito barulhento. Futuramente, será apresentada uma reflexão sobre este estudo no nosso blogue.

O Projeto Escola saudável relembra também os recursos disponibilizados na plataforma Moodle sobre nutrição e alimentação. 

.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm