EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO.

O Projecto Escola Saudável (PES) é um promotor da educação para a saúde em contexto escolar, que está inserido no Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior. A educação para a saúde, num sentido lato, sempre se realizou nas escolas. Foi contudo, nos últimos 5/6 anos que este conceito de educação para a saúde em contexto escolar ficou mais estruturado e ganhou maior relevo. Isto, apesar de alguns planos estratégicos e iniciativas (algumas das quais, inclusivamente divulgadas) não terem passado do papel por variadíssimas causas, que vão desde a vontade política/individual/colectiva à muito e já habitual falta de verbas e de recursos (quer humanos, quer materiais). Os principais organismos governamentais envolvidos nesta temática (Ministérios da Saúde e da Educação) celebraram protocolos, que ratificaram e enveredaram esforços e estratégias comuns, num trabalho conjunto.

Para uma contextualização actual de como é encarada a educação para a saúde em termos institucionais, é possível a consulta de um dossiê organizado pelos principais itens no portal da Educação, no seguinte endereço electrónico: http://www.min-edu.pt/index.php?s=white&pid=722#i . 

Além da leitura já sugerida, também é aconselhável aos interessados a consulta da legislação relacionada com o tema (videhttp://legislacao.min-edu.pt/np4/142) e a exploração do sítio da Direcção geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, na secção de educação para a saúde (videhttp://www.dgidc.min-edu.pt/educacaosaude/).

Sugestões de consulta:

NÃO TENHA UMAS FÉRIAS SEDENTÁRIAS! Aproveite para criar rotinas contra o sedentarismo

O modo de vida "stressante" que entra nas nossas rotinas cada vez com maior frequência é a desculpa mais    usual como tentativa de justificar o sedentarismo, mas também deveria ser, pelo contrário, um dos motivos mais fortes para levar a uma prática regular de uma actividade física. O sedentarismo, associado a erros alimentares frequentes (normalmente, aparecem lado a lado), são as principais causas da obesidade e excesso de peso em todos os níveis etários e consequentes problemas de saúde, cuja gravidade é crescente com a persistência destas variáveis. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, artrose, cancro, etc. são as patologias mais frequentes que vão surgindo cada vez mais cedo devido ao sedentarismo e aos erros alimentares. A Direcção Geral de Saúde estima a existência de mais de 1 milhão de obesos graves no nosso país.

Nestas férias, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) desafio-o a quebrar rotinas sedentárias e a criar um plano que promova a sua actividade física. Este plano contra o sedentarismo é uma sugestão da revista PREVENIR publicada no canal saúde do portal sapo e apresenta propostas específicas para 4 semanas, estabelecidas por um médico de medicina desportiva.

Para aceder a este PLANO CONTRA O SEDENTARISMO basta clicar no seguinte endereço electrónico: 

APROVEITE AS FÉRIAS PARA CRIAR ROTINAS 
CONTRA O SEDENTARISMO!

Fontes:
http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/plano-contra-o-sedentarismo.html
http://saude.sapo.pt/prevenir/

Para saber mais: 
Associação de Obesos e ex-obesos de Portugal- http://www.adexo.pt/ 
Estudo da DECO- http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/excessos-na-alimentacao-e-sedentarismo-3-mil-portugueses-a-mesa-s426531.htm
Outras- http://www.eseb.ipbeja.pt/ef/nuno/projectos/tese_mestrado.pdf

Leituras de Verão para "estender" ao resto do ano - O Jornal do Centro de Saúde

 Existe uma oferta crescente de informação e publicações sobre a temática da saúde, quer em formato de papel, quer em formato digital. 

A população, de forma geral, está mais receptiva a campanhas de sensibilização e a leituras regulares neste âmbito quando determinadas circunstâncias especiais estão reunidas, como por exemplo, o caso de doença do próprio ou de alguém próximo, de morte, de nascimento, entre outros casos. No início do Verão, é habitual uma maior procura de informação sobre hábitos alimentares (entenda-se dietas de emagrecimento) e práticas desportivas, que se justifica pela "preocupação sazonal" de apresentar "um corpo em forma" para as actividades veraneantes. Mas é fundamental não haver uma restrição destes hábitos às épocas em que as referidas circunstâncias surgem, sendo aconselhável que se tornem práticas regulares.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere como fonte de informação sobre as várias temáticas específicas no âmbito da saúde, o Jornal do Centro de Saúde. Esta publicação tem uma periodicidade mensal na versão impressa, mas pode ser consultado online, na sua página electrónica, apresentando além de uma versão digital da versão em papel, uma alargada abrangência de temas, bem como, destaques actualizados. É uma boa sugestão de leitura para o Verão que se deve estender ao resto do ano.

Visite o Jornal do Centro de Saúde em: http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/default.asp

ESTÁ DE FÉRIAS? VIAJE DE FORMA SAUDÁVEL E PREVENIDA!

Os meses de Julho e Agosto são por excelência, o período do ano em que a maioria das pessoas goza férias, aproveitando muitas vezes para viajarem quer dentro do país, quer para os destinos mais exóticos. As férias, além de exigirem cada vez mais um cuidado plano financeiro, também devem ser programadas em termos de saúde e de medidas preventivas que minimizem riscos evitáveis. Há destinos, por exemplo, em que determinadas vacinas são obrigatórias devido aos riscos elevados de se contraírem certas doenças. 

Existem medidas simples de prevenção, que podem poupar-nos vários dissabores, estragando-nos porventura as férias, ou mais grave, comprometendo de forma séria a nossa saúde ou mesmo a vida. É neste âmbito, que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Campo Maior (PES) recomenda a todos os viajantes uma planificação cuidada das suas férias, consultando os diversos guias do viajante publicados por várias vias e organismos, quer efectuando uma aconselhável consulta médica do viajante (consulta de especialidade, no âmbito da saúde pública, existente em vários centros de saúde e hospitais do país) e fazendo um levantamento actualizado da situação do momento do destino (por exemplo, para despiste de qualquer eventual surto perigoso que "fuja" à situação normal da região).

PREVINA A SAÚDE
PARA DESFRUTAR DAS SUAS FÉRIAS!

Guia do viajante (Canal Saúde do portal Sapo):

Consulta do viajante (Portal da Saúde):

Para saber mais:

Segurança na Internet - Guia de Facebook para jovens e

A Internet entrou definitivamente nas nossas casas e apesar das enormes potencialidades e tudo o que nos proporciona em termos de conhecimento, comunicação e lazer, é também utilizada de formas menos legítimas, constituindo um meio de risco para qualquer utilizador pouco previdente. A segurança na Internet é, por isso, fundamental, existindo regras básicas e outras, que devem ser seguidas.

Está  disponível, no centro de recursos da página electrónica da SeguraNet o Guia de Facebook para jovens. Neste documento, os mais jovens, podem encontrar alguns conselhos para utilizarem as redes sociais com mais segurança.

O projecto pode disponibilizar exemplares impressos para as escolas que pretendam realizar actividades neste domínio junto dos seus alunos.  Os pedidos devem ser feitos para o nosso endereço de correio electrónico, indicando o número de participantes  no evento.


Fontes:

Novo Portal sobre cancro pediátrico - Fundação Rui Osório de Castro

Foi lançado o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP), desenvolvido pela Fundação Rui Osório de Castro. Esta doença, ainda que rara, é a principal causa de morte em crianças com mais de um ano em Portugal.
O projecto pretende informar e esclarecer todas as pessoas, especialmente os pais e as crianças com cancro, sobre todas as questões relacionadas com a oncologia pediátrica que lhes possam ser úteis para melhor aceitar e viver com a doença.
O portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica  pode ser visitado em: http://www.pipop.info/ 
Fontes:

Para saber mais sobre cancro pediátrico:

Um destaque saudável - CANAL FAMÍLIA DO PORTAL SAPO - onde sexualidade, pedagogia e outros temas não são tabu.

As preocupações dos pais e Encarregados de Educação "esbarram" nos anseios comuns da maioria das famílias em relação aos jovens e crianças em idade escolar, destacando-se os temas da sexualidade, das necessidades educativas especiais, das relações familiares, dos comportamentos, do sucesso escolar e inserção na vida activa como matérias transversais à maioria. Das leituras e habitual procura de informação que o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de campo Maior (PES), destacamos o canal FAMÍLIA - Guia de Pais - do portal SAPO, onde estes e outros temas são abordados, de forma simples, mas esclarecedora, existindo dossiês completos sobre os assuntos mais pertinentes, abrangendo um leque diversificado de interesses.


DOSSIÊS COMPLETOS COM SUGESTÕES SOBRE: 
Sexualidade
http://familia.sapo.pt/adolescente/sexualidade/guia_para_pais/
http://familia.sapo.pt/adolescente/sexualidade/guia_para_jovens/

Educação/Necessidades Educativas Especiais
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index2.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index3.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index4.html
http://familia.sapo.pt/familia/educacao_e_pedagogia/index5.html

http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index2.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index3.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index4.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index5.html
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/index6.html

Questões comportamentais e relacionais
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/index2.html
http://familia.sapo.pt/crianca/emocoes/
http://familia.sapo.pt/adolescente/comportamento/index2.html
http://familia.sapo.pt/articles/familia/saber_viver/

Actualidade
- http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/noticias/

PARA CONSULTAR E GUARDAR NOS FAVORITOS

Ocupação Científica nas Férias

O INSA e Ciência Viva promovem actividades científicas nas férias para estudantes do ensino secundário.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em parceria com a Ciência Viva, proporciona aos estudantes do ensino secundário a possibilidade de desenvolver actividades científicas nos laboratórios do Instituto, promovendo a cultura científica e estimulando o interesse pela investigação. O primeiro estágio começa já no dia 4 de Julho.

A “Ocupação Científica nas Férias” é uma iniciativa que pretende proporcionar aos estudantes uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, contribuindo para escolhas pedagógicas e profissionais mais acertadas, garantindo uma experiência em ambiente real de investigação.

Em 2011 o INSA disponibiliza quatro vagas para a “Ocupação Científica de Jovens nas Férias”:
  • Área da Promoção da Saúde e Doenças Crónicas (duas vagas)
    • “Estudo familiar de doentes com Hipercolesterolemia Familiar – análise genética” – 4 a 15 de Julho

  • Área da Saúde Ambiental (duas vagas)
    • “Conheces a água?” – 11 a 22 de Julho
    • “Desinfecção da água: um mal necessário” – 18 a 29 de Julho
O projecto Ocupação Científica destina-se apenas a alunos do ensino secundário e decorre durante os meses de Junho e Julho. As inscrições são efectuadas através do site da Ciência Viva.

A duração de cada formação é de duas semanas e no final do período da ocupação os alunos deverão preencher uma ficha de avaliação online. No final, cada aluno recebe um certificado de presença, no caso de frequência assídua, passado pela instituição que assegurou o estágio.

Esta iniciativa, em curso desde 1997, contou já com a participação de cerca de 7.600 jovens, que frequentaram estágios científicos em laboratórios de todo o país.

Existem além desta sugestão, várias outras e em vários domínios da ciência.

As inscrições são efectuadas através do site da Ciência Viva.


Para mais informações:
Ana Morais
Gabinete de Comunicação
ana.morais@insa.min-saude.pt
(+351) 217508156
  
Fontes: