A RECICLAGEM NA SAÚDE - parte II - ECO-ESCOLAS E ESCOLA SAUDÁVEL

Ao longo do ano lectivo, o Projecto Escola Saudável (PES) desenvolveu também actividades em colaboração com o Projecto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, pois a preservação do ambiente e a promoção da "saúde" do planeta TERRA é um objectivo transversal à sociedade e toda a comunidade. 

Antes do arranque deste ano lectivo o PES publicou uma mensagem intitulada "reciclagem na saúde" (vide: http://pescm.blogspot.com/2010/08/reciclagem-na-saude.html) que apela a toda a comunidade para a necessidade de se entregarem embalagens de medicamentos usados ou fora de prazo, restos de medicamentos, radiografias, etc. nas farmácias, para que estes resíduos sejam valorizados. As vantagens desta acção são grandes e constituem uma acção que deveria entrar nas rotinas de todos os utentes. A 16.ª campanha de recolha de radiografias desenvolvida pela AMI em parceria com as farmácias, como divulgámos (vide: http://pescm.blogspot.com/2011/06/16-campanha-de-reciclagem-de.html), também está em curso até dia 5 de Julho.

O projecto Eco-Escolas do Agrupamento desenvolveu uma campanha de sensibilização da população, em parceria com as farmácias do concelho, para a entrega de embalagens vazias de medicamentos e medicamentos fora de uso nestes estabelecimentos, à qual o PES também se associa promovendo a sua divulgação neste espaço.
Colabore com o Ambiente e com a AMI (Assistência Médica Internacional) entregando numa farmácia as radiografias usadas sem valor de diagnóstico ou com mais de 5 anos, juntamente com as embalagens vazias de medicamentos ou medicamentos fora de uso. Poderá fazer estas acções nas farmácias de Campo Maior.

Siga os conselhos do PES e do PROJECTO ECO-ESCOLAS:

 EMBALAGENS E MEDICAMENTOS FORA DE USO.
ENTREGUE TUDO NA SUA FARMÁCIA.

AO RECICLAR HOJE, 
AJUDA A SAÚDE DE TODOS!

Mais informações em:

A obesidade infantil e a diabetes - valores duplicaram desde 1980 - números que assustam!

Uma das áreas prioritárias da promoção de hábitos saudáveis na população escolar prende-se com a questão da nutrição e alimentação equilibrada. O Projecto Escola Saudável de Campo Maior tem desenvolvido esforços nesta temática, nomeadamente, através da sensibilização de alunos, encarregados de educação, pais e professores (vide publicações anteriores com etiqueta diabetes e alimentação). A obesidade infantil é cada vez mais frequente e, infelizmente, surgem associadas várias doenças cuja gravidade é crescente e marcante. Passámos da subnutrição para a "superalimentação" (onde, paradoxalmente, também existem carências alimentares). 

Se fizermos uma análise linear do ponto de vista social, da existência (e dos motivos do seu sucesso de audiências) de programas televisivos, formato reality show, como o concurso Peso Pesado (seja da transmissão da versão portuguesa - que até tem um canal exclusivo na TV Cabo - ou da versão americana), depressa depreendemos que se justifica pela elevada percentagem de população obesa que existe, que se sente inconformada com o seu estado (embora, na maioria, mais por razões estéticas do que por preocupações de saúde), mas é incapaz de reagir de forma positiva para inverter a situação. 


Isto é o que nos diz o senso comum, mas os estudos e os resultados revelados também o confirmam. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para um aumento assustador do índice de diabetes em todo o mundo, e o nosso país não é excepção. Estes resultados foram publicados na revista científica Lancet (videhttp://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60679-X/fulltext)  e revelam o número de 350 milhões de pessoas afectadas por diabetes. E este estudo ainda não reflecte a geração das crianças obesas ou com excesso de peso, pelo que o seu auge  surgirá mais tarde. Já constitui um grave problema de saúde pública e que tem uma tendência "doentia" para se agravar na próxima década. Compete-nos a todos nós alterar este quadro, quer do ponto vista individual como cidadãos responsáveis, quer do ponto de vista colectivo e institucional, como educadores e profissionais.

O PENSAMENTO POSITIVO E 
CONSCIENCIOSO É FUNDAMENTAL.

NÃO BASTA RECONHECER A SITUAÇÃO. 
HÁ QUE CORRIGI-LA!
Fontes:

ALERTA - RECOMENDAÇÕES DA DGS PARA TEMPERATURAS EXTREMAS - CALOR

Diversas entidades alertaram para a ocorrência de um período de temperaturas elevadas extremas durante este fim de semana (de 24 a 27 de Junho), pelo que se avisa a população das recomendações do Plano de Contingência da Direcção Geral de Saúde (DGS) para estas situações adversas. É fundamental a tomada de precauções especiais, nomeadamente, com as pessoas idosas, bebés, crianças e doentes crónicos, não sendo de excluir a generalidade da população. Além das elevadas temperaturas, surge também em simultâneo, um índice muito elevado de radiações ultra-violetas, o que obriga a cuidados redobrados tendo em consideração mais este factor de risco para a saúde. 

O comunicado do Plano de contingência pode ser lido abaixo, clicando nas imagens para ampliar:


 O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) sugere a leitura de mensagens publicadas em situações anteriores semelhantes (vide http://pescm.blogspot.com/2010/07/precaucoes-com-o-calor-recomendacoes.html e http://pescm.blogspot.com/2010/08/hidratacao-em-tempo-quente-e-outros.html), aconselhando a tomada de precauções e o seguimento das recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS). Esta entidade disponibiliza no seu endereço electrónico uma secção denominada ESPECIAL VERÃO onde são abordados vários temas pertinentes relacionados com esta época do ano.

Vídeos sobre precauções em ondas de calor


Para mais saber visite:
           - www.dgs.pt 

Para mais informações:
          - E-mail: calor@dgs.pt
          - Linha Saúde 24: 808 24 24 24

Publicações anteriores:

16.ª campanha de reciclagem de radiografias da AMI - até 5 de Julho

 Assistência Médica Internacional (AMI) lança, pela 16ª vez, mais uma Campanha de Reciclagem de Radiografias que decorre até ao dia 5 de Julho.


Até lá, é possível entregar em qualquer farmácia radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, que posteriormente serão recolhidas e recicladas para a extracção dos sais de prata que contêm. Esta é uma forma desta organização angariar verbas e, em simultâneo, poupar o ambiente.
"Além de permitir encaminhar de forma racional este tipo de material, o projecto serve os quatro pilares da AMI, já que alerta consciências e cria riqueza para os projectos da AMI nas áreas da Assistência Médica, Acção Social e Ambiente em Portugal e no Mundo", refere a organização.

Até 5 de Julho pode entregar as suas radiografias na farmácia mais próxima!

EXAMES NACIONAIS - A TODOS, O DESEJO DE RESULTADOS "SAUDÁVEIS"!


Os exames nacionais já se iniciaram na passada segunda-feira e constituem um período muito desgastante, de muita ansiedade e de "stress", que surge no culminar de um ano lectivo que já "roubou" muitas energias a todos. Como tem sido hábito, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deseja a todos os intervenientes, um bom trabalho, com excelentes resultados, recomendando a "revisão" de alguns conselhos saudáveis (vide http://pescm.blogspot.com/search/label/exames) para "uma mente sã, num corpo são", de forma a potenciar capacidades que ajudem a melhores desempenhos escolares.

UMA BOA ÉPOCA DE EXAMES


Prevenir o consumo de álcool junto das crianças - prioridade reforçada nas II Jornadas de Alcoologia, em Sesimbra


O consumo de aditivos em crianças e adolescentes são uma preocupação do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), que tem dedicado várias mensagens neste espaço a esta temática. Quando abordámos os comportamentos de risco dos nossos adolescentes, referimos que o consumo de álcool é uma "realidade camuflada" numa Lei (incoerente em termos de idade de permissão com a Lei do tabaco - a do álcool impõe uma idade mínima de 16 anos e a do tabaco uma idade mínima de 18 anos - e que deveriam estar equiparadas com a maioridade), que além de outras lacunas, peca também por uma fiscalização deficiente das entidades competentes, que dá uma relativa impunidade a quem vende álcool a crianças e menores de 16 anos. Basta sair à noite, especialmente ao fim de semana, para em qualquer localidade (e não só na nossa) constatarmos este facto. E cada vez mais, o consumo regular de álcool se inicia em mais tenra idade. 

Terminaram ontem (17 de Junho) Em Sesimbra,  as II Jornadas de Alcoologia e o I encontro de Tabacologia (programa: http://www.jasfarma.com/my.files/uploads/Programa_2jornadas_alcoologia.pdf) organizadas pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. 

Como síntese de dados significativos destas jornadas, transcrevemos aqui um artigo da LUSA/SAPO, que relata opiniões de especialistas que estiveram presentes no evento:

Prevenção do Consumo de Álcool nas crianças

A prevenção do consumo de álcool pelos jovens exige programas mais eficazes que sejam implementados antes de se iniciar o consumo,  referiu o psicólogo clínico do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), Raul Melo, que salientou a necessidade de se criarem programas de prevenção mais eficazes e dirigidos aos jovens até aos 13 anos.
Raul Melo justificou a proposta com o facto de os programas de prevenção desenvolvidos antes de se iniciarem os consumos apresentarem quase sempre melhores resultados do que aqueles que se destinam às pessoas que já são consumidoras, ao mesmo tempo que advertia para outras abordagens de sinal contrário.
“A escola pode estar a fazer um trabalho fantástico [de prevenção], mas o bar ali ao lado faz ‘happy-hour’ às seis da tarde”, disse, lembrando que também há quem faça tudo para persuadir os jovens a consumirem álcool.
Raul Melo foi um dos oradores no painel sobre o ‘Uso e Abuso do Álcool na Sociedade Actual’, em que se falou das ‘Acções no Âmbito da Prevenção’, ‘Os Media e o Álcool’ e ‘Novos Padrões de Consumo de Álcool’.
Para o psiquiatra José Francisco de Matos, do Hospital dos Capuchos, na origem dos novos padrões de consumo de álcool estão, muitas vezes, as mensagens que todos nós enviamos às crianças.
“O que ensinamos às crianças é que os adultos bebem vinho ou cerveja, que eles [as crianças] podem ‘substituir’ por coca-cola ou por sumos. A água, quando muito, é para beber nos intervalos das refeições”, disse.
“A crianças aprendem que o álcool faz mal à saúde, mas depois aceita-se que os jovens festejem um êxito com consumo de álcool em excesso”, acrescentou.
Preocupado com o aumento do consumo de álcool entre os jovens, José Francisco Matos advertiu para as consequências que esta nova realidade poderá ter para as jovens mulheres, que, neste domínio, têm comportamentos cada vez mais idênticos aos dos jovens do sexo masculino.
“O comportamento [consumo de álcool em excesso] é igual, mas a vulnerabilidade das mulheres é muito maior”, frisou, lembrando a especificidade do corpo da mulher, em que o excesso de consumo de álcool favorece a produção de “mais tecido adiposo” e apresenta um maior risco de contrair doenças como a cirrose.
José Francisco Matos referiu ainda que muitos jovens “encontraram uma nova forma de emagrecimento”, porque o álcool ajuda a diminuir a dor provocada pela fome, mas considerou que se trata de uma realidade que também vai ter consequências graves.
“Se o problema do álcool é complicado, a anorexia alcoólica mais complicada é”, sentenciou.
Escolha: mensagem certa ou errada? 
Na discussão sobre ‘Uso e Abuso do Álcool na Sociedade Actual’, ficou ainda a recomendação da jornalista Marina Caldas, que falou sobre ‘Os Media e o Álcool’, para defender a necessidade de mais prevenção, não através dos programas informativos e dos jornais, mas das telenovelas, como já se faz em algumas portuguesas e, principalmente, nas brasileiras.“Os brasileiros perceberam que podiam passar a mensagem através das novelas”, disse.
A SOLUÇÃO TAMBÉM PASSA POR SI. 
A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS JOVENS E CRIANÇAS
 É UMA RESPONSABILIDADE UNIVERSAL.

VAMOS DEIXAR DE FUMAR! CONTINUAMOS A SER UMA ESCOLA LIVRE DE TABACO!

O senso comum diz-nos que não se deve fumar, por vários motivos, que vão desde os maus odores até às inúmeras questões de saúde que sobejam como agravantes, não esquecendo que os hábitos tabágicos são a primeira causa de morte evitável em todo o mundo. Contudo, apesar do hábito de fumar estar a "passar de moda" e na maioria dos espaços fechados estar interdita a sua prática, ainda persiste junto de muitas pessoas e, alguns jovens, por questões sociais que passam na maioria das vezes por motivos de afirmação junto dos colegas e amigos, começam também a fumar... como se de uma brincadeira se tratasse, mas que depois passa a ser um caso sério! Por este motivo, nunca é demais insistir nesta causa e lembrar que queremos permanecer como uma escola livre de tabaco.

 O Projecto Escola Saudável tem desenvolvido esforços nesse sentido e, recentemente, jovens alunos do nosso Agrupamento foram agraciados no Auditório da Direcção regional de educação do Alentejo, em Évora, com o 1.º prémio pelo excelente e meritório trabalho que desenvolveram no âmbito da prevenção de hábitos tabágicos junto da comunidade educativa.

Para não fumar, antes de parar é melhor não começar! Mas se já iniciou esta prática e tem consciência de que tem de eliminá-la, não espere apenas pela força de vontade! Faça também força para ter vontade de deixar de fumar. O Projecto Escola Saudável recomenda uma visita às consultas de cessação tabágica do centro de Saúde da área de residência, que no caso do nosso Agrupamento, decorrem às quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas com o Dr. González. 

                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 

No canal saúde do Portal SAPO é possível a leitura de um dossiê completo sobre o tabagismo, cessação tabágica e assuntos relacionados, deveras interessantes e que podem esclarecer algumas dúvidas ou dar o mote para uma tomada de decisão positiva. O endereço electrónico para o dossiê "como deixar de fumar" é: http://saude.sapo.pt/dossiers/comoyconseguirydeixarydeyfumar 


DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE - 14 DE JUNHO

Desde o início da sua criação, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tem colaborado com o Serviço de Sangue do Hospital de Santa Luzia de Elvas, tendo-se já realizado várias colheitas de sangue na nossa escola (Vide: http://pescm.blogspot.com/search/label/colheita%20de%20sangue), pelo que não poderíamos ficar indiferentes à comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, que se assinala no dia 14 de Junho (3.ª feira). O lema deste ano é "mais sangue, mais vida!". A necessidade deste fluido orgânico e dos seus componentes é constante, sendo fundamental a a acção dos doadores regulares, que de forma altruísta, salvam vidas que não conhecem. Uma dádiva possibilita várias aplicações, podendo chegar, de diferentes formas (plasma, plaquetas, etc.), a várias pessoas doentes e necessitadas. O Instituto Português do Sangue vai desenvolver ao longo do Verão, incidindo essencialmente nas zonas balneares, uma campanha de sensibilização para a dádiva de sangue, em que vai procurar o "dador salvador". 


Celebre a sua vida, salvando outras.
Dê sangue! 


Site oficial do Dia Mundial do Doador de  Sangue

Instituto Português do Sangue:

Hospital de Santa Luzia - Elvas :

ATENÇÃO! ADIAMENTO DA SESSÃO PRÁTICA DE SOCORRISMO


Por motivos de ordem profissional e de carácter inadiável do formador que iria realizar a sessão prática de socorrismo, amanhã à tarde, (quarta-feira) dia 8 de Junho, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) informa todos os potenciais interessados que a mesma fica adiada, para data a definir. Agradecemos a todos a Vossa melhor compreensão.  

VIH... e já passaram 30 anos e continua a infectar 2500 jovens por dia!

Neste domingo, 5 de Junho, decorrem 30 anos desde que em 1981 o Centro de Controlo de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos da América identificou os 5 primeiros casos, que viriam depois a ser diagnosticados como casos de SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). Decorridos estes 30 anos, apesar dos enormes avanços e do desmantelamento de diversos mitos (que foram avassaladores como fonte de desinformação para que tomasse enormes proporções em todo o mundo), continuam a ser infectados perto de 2500 jovens por dia, em que a maioria é, de acordo com as estatísticas, do sexo feminino. Esta prevalência maior no sexo feminino (cerca de 60%) explica-se pela maior vulnerabilidade biológica, desigualdade social e exclusão. A taxa etária de maior incidência situa-se entre os 15 e os 24 anos de idade.


Um paradoxo, é o facto de uma larga percentagem de jovens infectados no mundo ocidental serem jovens informados e, apesar desta situação, arriscam mesmo sabendo que a SIDA continua a matar, negligenciando quer a própria saúde, como a de outros, visto que não sabendo serem portadores, com os seus comportamentos, ajudam na disseminação do VIH noutros jovens. É que apesar dos avanços nos medicamentos anti-retrovirais, a SIDA ainda não tem cura.

Certos comportamentos de alto risco – tais como o início precoce da actividade sexual, a gravidez adolescente e o consumo de drogas – são sinais de que algo não está bem no ambiente em que vivem os jovens adolescentes, e podem estar associados à violência, exploração, maus-tratos e negligência.

Estes dados inéditos foram publicados no relatório “Oportunidades na crise: prevenir o HIV desde o início da adolescência até à jovem idade adulta”, da autoria da UNICEF, ONUSIDA, UNESCO, FNUAP, OIT, OMS e Banco Mundial.

O VIH EXISTE E MATA. 

PROTEJA-SE!

USE O PRESERVATIVO!


Fonte:




Para saber mais sobre VIH/SIDA:

10.º Aniversário da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Campo Maior - 7 de Junho

No âmbito da comemoração do 10ºaniversário da CPCJ de Campo Maior, no dia 7 de Junho de 2011vão realizar-se diferentes actividades para assinalar a instauração da comissão no concelho de Campo Maior.


Esta iniciativa contará com a presença da Dr.ª Maria José Rodrigues, interlocutora do Ministério Público nesta comissão, as técnicas Dr.ª Elsa Machado e Dr.ª Mariana Magalhães que abordarão na sua comunicação um exemplo de articulação entre a equipa do CAFAP e a CPCJ : ”Da intervenção no risco às ruas floridas: que caminho?” O  Dr. Jorge Souto, vice-presidente da Comissão Nacional dedicará a sua intervenção ao tema: Comissão de Protecção “Um Direito Adquirido”.
  

NÃO FIQUE INDIFERENTE!

  
PARTICIPE!

Vacina contra o cancro do cólo do útero também eficaz em mulheres com mais de 24 anos

Em edições anteriores, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) já publicou informações sobre a prevenção do cancro do cólo do útero através do papiloma vírus humano, que se transmite por via sexual, apelando para uma sexualidade responsável e para a importância da vacinação no combate a esta doença, que continua a afectar muitas pessoas (vide http://pescm.blogspot.com/search/label/cancro%20do%20c%C3%B3lo%20do%20%C3%BAtero). 

A campanha Passa a Palavra é um apelo à entreajuda, para que todas as mulheres possam realizar rastreio para um eventual diagnóstico precoce da doença  para a vacinação das jovens, de forma a tentar-se reduzir de forma significativa esta doença, que mata 300 mulheres por ano.   

A vacina contra o vírus do papiloma humano já integrou o Plano Nacional de Vacinação, garantida que está a sua eficácia na imunidade de jovens, principalmente, antes de iniciarem uma vida sexual activa. A dúvida persistia, se esta taxa de eficácia seria significativa em mulheres de nível etário superior (entre os 24 anos e os 45 anos). A publicação dos resultados preliminares de um estudo que incide neste grupo etário demonstra que é igualmente viável a vacinação de mulheres depois dos 24 anos de idade. Estas conclusões foram publicadas no  British Journal of Cancer 

Desde o ano passado que existiam recomendações da Agência Europeia do medicamento para que todas as mulheres até aos 45 anos fossem vacinadas e, não somente, até aos 26 anos, como acontecia. O nosso país também seguiu esta linha, tendo alargado de forma progressiva o plano e idade de vacinação, de acordo com os dados validados cientificamente que vão sendo publicados.  

Fontes: 
Publicações anteriores sobre vírus do papiloma humano e cancro do cólo do útero: 

Telemóveis e cancro - radiação possivelmente cancerígena - vale a pena prevenir!

O telemóvel enraizou-se nas rotinas quotidianas do mundo ocidental e o nosso país não é excepção. Usa-e e abusa-se desta tecnologia. Além das alterações sociais que impuseram à generalidade das pessoas, que muitas vezes, de forma absurda, quando se esquecem do telemóvel ou ficam inesperadamente sem bateria, entram num estado de angústia e ansiedade estranho, como se "tivessem perdido uma perna" ou outra parte do corpo. O telemóvel tornou-se para muitos um apêndice corporal. Esta utilização abusiva e, que cada vez mais, surge em idades precoces, levou à necessidade de se legislar e proibir a utilização dos telemóveis e outros dispositivos electrónicos nas escolas. O uso ilícito, com a captação de imagens e sons difundidos na Internet, foi um dos motivos subjacentes a esta decisão. Mas esta medida torna-se insuficiente e nem sempre fácil de controlar e de colocar em prática. Só surtirá o efeito desejado, quando conciliada com uma   mudança de fundo na mentalidade e hábitos sociais, que não surgirá de repente, como se de "um aguaceiro vindo do céu se tratasse". Terá de ser construída individualmente, com as tomadas de posição e actos de cada um. 

Para a tão desejada mudança de hábitos sociais, talvez os recentes dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que substanciam aquilo que na verdade, "todos desconfiávamos" mas preferíamos ignorar, venham dar um importante contributo. A OMS classificou a radiação dos telemóveis como possivelmente cancerígenaEsta conclusão baseia-se numa avaliação conduzida pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC, nas sigla em inglês), uma organização da OMS que se dedica a classificar diferentes substâncias, de químicos a alimentos, conforme o seu risco de provocar cancro. A classificação de “possível cancerígeno” é a terceira mais afirmativa da escala da IARC 

Há evidências “limitadas” de uma relação entre a radiação emitida pelo telemóveis e dois tipos de cancro: o glioma, que se desenvolve a partir de células do sistema nervoso chamadas células da glia, que é maligno, e outro cancro que se desenvolve a partir dos nervos acústicos – o neuroma acústico.

 O uso intensivo deste aparelhos, sugere então, um acréscimo significativo na probabilidade do surgimento destas patologias. O uso de telemóveis por crianças potencia ainda mais este risco e deve, ao máximo, ser evitado.

DESLIGUEMOS A NOSSA OBSESSÃO PELO TELEMÓVEL!
VALE A PENA PREVENIR ! 
Fontes:  

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - 1 de Junho - "Vamos crescer saudáveis!"

No âmbito do dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) recomenda a todos os pais e encarregados de educação a leitura de alguns conselhos especiais, que se encontram em alguns sítios da especialidade, para que todas as crianças possam crescer em segurança e saudáveis. Além do amor e afecto... é preciso mais.

Portal da Criança:


Direitos da criança: 


UNICEF:


Vacinação:


Segurança infantil:



Desenvolvimento infantil:


Outros sítios de interesse:
Ser criança é ser Feliz! 

Ser criança saudável, 
para também ser  um adulto saudável!