Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de Maio de 2011 - Prémios Escolas Livres de Tabaco

No último dia do mês de Maio, terça-feira, dia 31, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco e o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não poderia ficar indiferente a esta data. No seguimento do trabalho desenvolvido desde o início de funções do PES, a sensibilização para a problemática do consumo de aditivos, nomeadamente, do tabagismo, constituem uma das áreas prioritárias do nosso plano de actuação. Em Novembro passado, aquando da comemoração do dia do Não Fumador, desenvolveram-se várias actividades de forma concertada e transversal, no intuito de serem abrangentes e terem impacto junto da comunidade (vide http://pescm.blogspot.com/2010/11/dia-mundial-do-nao-fumador-actividades.html) .

Além de exposições de cartazes, foram realizadas sessões de sensibilização pela equipa médica de cessação tabágica do Centro de Saúde de Campo Maior em turmas de 8.º e 9.º anos e, um grupo de alunos habitualmente colaborador do PES, desenvolveu um trabalho-projecto em simultâneo, que além de participar nas acções já mencionadas, incluiu a criação de folhetos informativos e respectiva distribuição e divulgação junto da comunidade educativa, apresentações PowerPoint transimitidas com frequência no sistema interno de televisão (LCD) da Escola Secundária, bem como, pequenas sessões junto de colegas.


O trabalho e dinamismo destes alunos foi fantástico e, na comemoração oficial do Dia Mundial Sem Tabaco no dia 31 de Maio que vai decorrer em Évora, no auditório da DREAlentejo, terão o seu mérito reconhecido, sendo agraciados com um merecido prémio das ESCOLAS LIVRES DE TABACO, pela sua contribuição na promoção da saúde em meio escolar. Esta cerimónia é aberta a todos os professores de 2.º e 3.º ciclo (vide http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1971). Dar-vos-emos depois as novidades deste dia .


A nossa instituição está integrada na rede de escolas livres de tabaco e a nossa luta contra o hábito nocivo e prejudicial do tabagismo é permanente... Não se resume somente a estes dias. Fumar é o factor de risco modificável com maior número de mortes atribuídas em todo o mundo, não esquecendo o agravante das imensas doenças incapacitantes que surgem associadas.
FUMAR... ALÉM DE MORRER... TAMBÉM É MATAR!

FUMAR... ALÉM DE TUDO O QUE JÁ SE DISSE... TAMBÉM É UMA ESTUPIDEZ!
______________________________________________________

Programa Oficial da Cerimónia de Entrega de Prémios Escolas Livres de Tabaco: - http://www.drealentejo.pt/upload/Programa_31_maio_2011_DiaSemTabaco.pdf

MAIO - MÊS DO CORAÇÃO - PARTE II

O mês de Maio está prestes a terminar, culminando com um importante dia (DIA MUNDIAL SEM TABACO), constituindo um dos meses em que mais se abordam temas de saúde, com especial relevo para a temática do coração.  Mas estas mensagens, campanhas, actividades e mudanças comportamentais, não se podem reduzir a este mês e dias seguintes. É fundamental a prática frequente de hábitos saudáveis, de forma a serem minimizados factores de risco e evitáveis para problemas de saúde.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) é apologista e fomentador de práticas saudáveis no nosso quotidiano, tentando também chegar além da nossa comunidade, dando um contributo universal. Um dos nossos principais objectivos é a promover a adopção de hábitos saudáveis. Neste propósito, o PES recomenda a leitura atenta do dossiê  "proteja o seu coração" (In http://saude.sapo.pt/dossiers/proteja-o-seu-coracao ) , publicado no Canal saúde do portal SAPO, de onde destacamos 11 conselhos para rejuvenescer  o seu coração e ganhar anos de vida (in : http://saude.sapo.pt/saude-medicina/o-corpo/artigos-gerais/rejuvenesca-o-seu-coracao.html).

11 Conselhos - REJUVENESÇA O SEU CORAÇÃO:
  1. Gordura abdominal sob controlo
  2. Actividade física: uma hora por dia!
  3. Dê água aos seus rins
  4. As últimas novidades da Nutrição
  5. Fomente o trabalho de equipa
  6. Fuja da poluição
  7. Respire fundo
  8. Durma sete horas
  9. Duas gorduras sob controlo
  10. Abandone o tabaco
  11.  A partir dos 40, maior controlo


PROTEJA O SEU CORAÇÃO.

POR SI E PELOS OUTROS!

Fontes:

Dossiê completo "Proteja o seu coração" http://saude.sapo.pt/dossiers/proteja-o-seu-coracao  

DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA - 25 DE MAIO DE 2011

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) realça o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala hoje, dia 25 de Maio com o desenvolvimento de várias actividades por diversos pontos do país. A esclerose múltipla é uma doença degenerativa, incapacitante, que afecta cerca de 8 mil portugeses diagnosticados.

Este dia, além de constituir uma forma de dar a conhecer esta grave doença, de sensibilizar para a importância de um diagnóstico precoce e o encaminhamento atempado para os cuidados e terapêuticas adequadas, serve também para alertar sobre os vários direitos que as pessoas afectadas com esta doença possuem e, muitas vezes, por desconhecimento, não usufruem deles. Os benefícios fiscais são um desses exemplos.

Fonte: 
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/escleroseymultipla.html

Para saber mais sobre a esclerose múltipla:

Guiões de Educação - Género e Cidadania - Pré-Escolar e 3.º Ciclo - Lei 60/2009


 No âmbito da Lei 60/2009 relativa à educação sexual em meio escolar, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) divulga guiões de educação - Género e Cidadania - que foram  publicados pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e validados curricularmente pela Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e, que no corrente ano lectivo, estão a ser aplicados em algumas escolas piloto em diferentes regiões do país. 


Constituem bons recursos de trabalho, que devem ser aplicados no seguimento de uma Oficina de Formação designada por Género e Cidadania, acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua e, monitorizada a sua execução, conjuntamente, pela DGIDC, pelas DRE e pela CIG.

Estes recursos têm como finalidade o desenvolvimento de estratégias de apoio à promoção de uma efectiva educação de raparigas e de rapazes para o exercício da cidadania democrática. Estas estratégias pressupõem, da parte das/os docentes uma atitude mais atenta de forma a, nas actividades educativas, desconstruírem e contrariarem concepções e comportamentos estereotipados relativamente ao género.

Os Guiões de Educação - Género e Cidadania 

Fonte:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/espaco_noesis/Documents/BOLETIM/boletimABRIL.pdf

Endereço electrónico dos Guiões de Educação - Género e Cidadania:

6.ª Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis - 22 a 29 de Maio - Évora - Associação "Chão dos Meninos"


A Associação "Chão dos Meninos" organiza em Évora, pela 6.ª vez consecutiva, a Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, de 22 a 29 de Maio. Esta iniciativa, que começou em 2006, terá como lema deste ano "cidadão que cuida, comunidade faz crescer", privilegiando a importância da comunicação positiva na prevenção de maus tratos infantis.

Esta acção conta com a colaboração de diversas entidades e terá como principais actividades e como objectivos os seguintes:

Objectivos: 
1- Promover a consciencialização das comunidades para a problemática dos maus tratos infantis em torno de uma perspectiva de Prevenção. 
2- Fomentar a mobilização da Comunidade em função da causa “Criança”/”Direitos da Criança”/”Bem-estar da Criança”. 
3- Desenvolver estratégias de Prevenção Primária dos maus tratos infantis 
4- Despertar a Comunidade para a importância de comunicar positivamente como forma de prevenção dos maus tratos infantis.



Actividades: 
1- Seminário “ Comunicar positivamente” 
2- Workshops
3- Actividades socioculturais 
4- Acções de sensibilização/formação  
5- Exposições 
6- Tertúlias, etc 

 "CIDADÃO QUE CUIDA, COMUNIDADE FAZ CRESCER!"

Fontes: 
http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1968º
http://www.drealentejo.pt/default.asp?action=news&idnews=1912
http://www.drealentejo.pt/upload/6_Semana_da_prev_div.pdf

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO - 17 DE MAIO

Em pleno Mês do Coração, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, assinala-se também o Dia Mundial da Hipertensão (dia 17 de Maio), que é um dos factores de risco associados às doenças cardiovasculares e que tem, de igual forma, uma elevada prevalência no nosso país. Hoje, dia 17 de Maio está a realizar-se um rastreio da hipertensão generalizado por diversos locais, mas todo o indivíduo consciente e responsável deveria ter o cuidado de medir a sua pressão arterial com regularidade. 

Morrem, anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas devido a problemas derivados da hipertensão, nomeadamente, doenças de coração, diabetes e doenças de rins

O Dia Mundial da Hipertensão, foi uma iniciativa da World Hypertension League (Liga Mundial de Hipertensão) e, é actualmente, organizado em conjunto pela International Society of Hypertension (ISH), World Kidney Day (WKD), World Action on Salt and Health (WASH) e pela International Diabetes Federation (IDF).


Estas quatro organizações trabalham em conjunto com um único objectivo, o de promover uma sensibilização, a nível global, para os riscos associados à pressão arterial elevada, fomentado a detecção, controle e prevenção da hipertensão arterial nas populações. 

O consumo exagerado de sal (cloreto de sódio) não pode surgir dissociado dos problemas de hipertensão na nossa população e constitui um problema de saúde pública, como é evidente pela legislação que obrigou à diminuição obrigatório dos teores de sal no fabrico de pão. O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não consegue ficar indiferente a a esta questão e apela a toda a comunidade que preste maior atenção e que siga o lema:

"Conheça os seus números.
 Verifique a sua pressão arterial."
Modere o consumo de sal na sua alimentação. 

Fontes: 
Para saber mais:

MAIO - MÊS DO CORAÇÃO

O mês de Maio está já, tradicionalmente, instituído como o mês do coração e a Fundação Portuguesa de Cardiologia desenvolve com regularidade, várias iniciativas que incluem várias campanhas de sensibilização para a prevenção das doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte no nosso país. Este ano, as campanhas visam aquilo que muitas vezes surge esquecido após uma crise cardíaca, e que pode minimizar os riscos de se repetirem ou surgirem episódios mais graves. 

A Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para a importância de se potenciar a aplicação da reabilitação cardíaca, já tão frequente em diversos países desenvolvidos, mas que no nosso país, ainda fica aquém dos números aconselháveis (principalmente, atendendo à prevalência de doenças cardíacas na nossa população). O slogan para a campanha de 2011 é:


TERAPIA PARA CORAÇÕES PARTIDOS

Os vários suportes da campanha Mês do Coração 2011 podem ser consultados em:

Diversos: 

Anúncio TV: 

Spots de rádio

Os factores de risco para as doenças cardiovasculares são vários e, um grande número deles, são evitáveis. . Alguns não podem ser modificados, como a hereditariedade, o sexo e a idade. Mas como referido, pelo contrário, a maior parte deles podem ser modificados com medidas de estilo de vida e medicamentos. Os principais factores de risco cardiovascular, sobre os quais pode agir a prevenção, são os seguintes:


  • Sedentarismo
  • Hipertensão
  • Tabagismo
  • Stress
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Dislipidemia

O rastreio e o diagnóstico médico são fundamentais para avaliar o risco que se corre de vir a ter uma doença cardiovascular. 


Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de impedir o aparecimento ou o agravamento de doença cardiovascular.

Uma particularidade dos factores de risco é que, pior do que se adicionarem, eles potenciam-se, ou seja, agravam-se mutuamente.


PREVINA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES!
 NÃO É SÓ POR SI! É TAMBÉM PELOS OUTROS...

Anteriores publicações no blogue sobre o tema:



Fonte: 
Fundação Portuguesa de Cardiologia - http://www.fpcardiologia.pt



2.ª Sessão do "mini-curso" de Socorrismo - sessão prática

No passado dia 4 de Maio, conforme previsto, realizou-se com sucesso e entusiasmo de todos os presentes, a 1.ª sessão do "mini-curso" de socorrismo promovido para um público-alvo que visa, preferencialmente, professores e assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Esta sessão, incidiu sobre conceitos fundamentais no âmbito do socorrismo.

No seguimento desta formação, está agendada uma sessão exclusivamente prática, onde será possível aplicar vários dos ensinamentos e técnicas aprendidos na anterior sessão. Esta sessão decorrerá no próximo dia 8 de Junho, a partir das 15 horas, na Escola Secundária de Campo Maior. Qualquer informação adicional poderá ser solicitada através de correio electrónico. Serão entregues certificados de presença a quem os requerer junto da equipa do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Esta sessão, é igualmente gratuita para todos os participantes. 

COMPAREÇA! 
APRENDA A DOMINAR "PEQUENOS GESTOS" QUE SALVAM VIDAS!

1.ª sessão do Mini-Curso de Socorrismo - dia 4 de Maio

No âmbito das actividades planificadas pelo Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, de acordo com as necessidades identificadas no início do ano lectivo, está confirmada a 1.ª sessão do Mini-Curso de Socorrismo para o dia 4 de Maio (próxima Quarta-feira).

 A 2.ª sessão será, com grande probabilidade, no dia 11 de Maio (mesmo horário - 14h00 às 17h00).
 
Apesar de já existir o número suficiente de inscrições, ainda estão abertas  inscrições para docentes e ou funcionários do Agrupamento de Escolas de Campo Maior). Essa inscrição poderá ser feita para a caixa de correio electrónico do coordenador do PES, ou pessoalmente.
 
A sessão no dia 4 de Maio deverá ter lugar na sala de Audiovisuais da Escola Secundária de Campo Maior.

INSCREVA-SE E COMPAREÇA.
APRENDA "GESTOS" SIMPLES QUE PODEM SALVAR!