NÃO TENHA UMAS FÉRIAS SEDENTÁRIAS! Aproveite para criar rotinas contra o sedentarismo

O modo de vida "stressante" que entra nas nossas rotinas cada vez com maior frequência é a desculpa mais    usual como tentativa de justificar o sedentarismo, mas também deveria ser, pelo contrário, um dos motivos mais fortes para levar a uma prática regular de uma actividade física. O sedentarismo, associado a erros alimentares frequentes (normalmente, aparecem lado a lado), são as principais causas da obesidade e excesso de peso em todos os níveis etários e consequentes problemas de saúde, cuja gravidade é crescente com a persistência destas variáveis. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, artrose, cancro, etc. são as patologias mais frequentes que vão surgindo cada vez mais cedo devido ao sedentarismo e aos erros alimentares. A Direcção Geral de Saúde estima a existência de mais de 1 milhão de obesos graves no nosso país.

Nestas férias, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) desafio-o a quebrar rotinas sedentárias e a criar um plano que promova a sua actividade física. Este plano contra o sedentarismo é uma sugestão da revista PREVENIR publicada no canal saúde do portal sapo e apresenta propostas específicas para 4 semanas, estabelecidas por um médico de medicina desportiva.

Para aceder a este PLANO CONTRA O SEDENTARISMO basta clicar no seguinte endereço electrónico: 

APROVEITE AS FÉRIAS PARA CRIAR ROTINAS 
CONTRA O SEDENTARISMO!

Fontes:
http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/artigos-gerais/plano-contra-o-sedentarismo.html
http://saude.sapo.pt/prevenir/

Para saber mais: 
Associação de Obesos e ex-obesos de Portugal- http://www.adexo.pt/ 
Estudo da DECO- http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/excessos-na-alimentacao-e-sedentarismo-3-mil-portugueses-a-mesa-s426531.htm
Outras- http://www.eseb.ipbeja.pt/ef/nuno/projectos/tese_mestrado.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.