Em pleno Mês do Coração, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, assinala-se também o Dia Mundial da Hipertensão (dia 17 de Maio), que é um dos factores de risco associados às doenças cardiovasculares e que tem, de igual forma, uma elevada prevalência no nosso país. Hoje, dia 17 de Maio está a realizar-se um rastreio da hipertensão generalizado por diversos locais, mas todo o indivíduo consciente e responsável deveria ter o cuidado de medir a sua pressão arterial com regularidade.
Morrem, anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas devido a problemas derivados da hipertensão, nomeadamente, doenças de coração, diabetes e doenças de rins.
Estas quatro organizações trabalham em conjunto com um único objectivo, o de promover uma sensibilização, a nível global, para os riscos associados à pressão arterial elevada, fomentado a detecção, controle e prevenção da hipertensão arterial nas populações.
O consumo exagerado de sal (cloreto de sódio) não pode surgir dissociado dos problemas de hipertensão na nossa população e constitui um problema de saúde pública, como é evidente pela legislação que obrigou à diminuição obrigatório dos teores de sal no fabrico de pão. O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não consegue ficar indiferente a a esta questão e apela a toda a comunidade que preste maior atenção e que siga o lema:
"Conheça os seus números.
Verifique a sua pressão arterial."
Modere o consumo de sal na sua alimentação.
Fontes:
- http://www.sphta.org.pt/pt/default.asp
- http://www.worldhypertensionleague.org/Documents/WHD/2011/WHD%202011%20Brochure%20electronic.pdf
- http://www.worldhypertensionleague.org/Pages/Home.aspx
- http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=4579
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.