DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 de MAIO

O dia 31 de Maio foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o DIA MUNDIAL SEM TABACO. Além deste dia, existe também o Dia do Não Fumador, a 17 de Novembro, que o Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior também assinalou.

A necessidade de existirem dois dias do ano dedicados ao tabagismo salienta a forma como este é um grave problema de saúde pública. É a primeira causa de morte evitável no mundo e, em termos gerais, é a segunda causa de morte por motivos de saúde, apenas vencido pela hipertensão, que também lhe aparece associada.

Neste dia especial, que se pretende um Dia Mundial sem Fumo (tabaco), a OMS alerta para o facto de estar a aumentar o número de mulheres fumadoras, ocorrendo desta forma, um maior número de mortes neste grupo. Crê-se que tal se deve à publicidade sugestiva que as tabaqueiras fazem nos meios de comunicação social. E apesar das legislações mundiais serem cada vez mais limitativas, os jovens também continuam a ter acesso ao tabaco e a fumarem nas ruas e às portas das escolas.

A Organização Mundial de Saúde defende a proibição total de publicidade ao consumo de tabaco e o Projecto Escola Saudável concorda. Fumar não pode ser encarado como uma forma de elegância, de independência e de estilo (look). Fumar MATA!

PELA SUA SAÚDE, PELA SAÚDE DOS OUTROS. NÃO FUME!

Recursos para Educação Sexual - Professores e Família

O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior (PES) relembra as várias sugestões de links de sítios com interesse, no âmbito de vários temas da saúde, nomeadamente, no que diz respeito à sexualidade e educação sexual e que constam na barra lateral deste blogue, na secção "links saudáveis".  Deste conjunto, hoje damos especial destaque ao Portal de Saúde Sexual e Reprodutiva, da responsabilidade da Associaçao para Planeamento da Família (APF). Neste sítio electrónico, podemos encontrar diversa informação, muito bem organizada, com grande rigor e que está facilmente acessível, proporcionando uma forma intuitiva de consulta.

No link: http://www.apf.pt/?area=002&mid=004 estão disponíveis recursos diversos, que podem ser usados quer por professores, quer pelas famílias, para promoverem educação sexual dos jovens e crianças. 
Destacam-se:

Os melhores sítios em Educação Sexual
Listagem da bibliografia existente na Associação para o Planeamento da Família sobre a educação sexual.
Única publicação periódica existente em Portugal  sobre o assunto

 Promova uma educação sexual consciente e saudável!

MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior relembra todos os seus leitores que o mês de Maio é, desde há já alguns anos, considerado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, como o mês do Coração. Esta importante organização nacional, que tem desenvolvido rastreios, estudos e campanhas de sensibilização para a prevenção das doenças cardiovasculares, também desenvolve durante este mês o seu peditório nacional. É sempre uma nobre causa.

CONTRIBUA PARA A
FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA.

Este ano, no mês do coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Associação Portuguesa de Nutricionistas, associaram-se e lançaram uma campanha que apela, principalmente, à saúde dos mais novos e à criação de hábitos saudáveis, que são essenciais para que as crianças de hoje, sejam no futuro adultos com saúde. Os pais, a família, as escolas e restantes educadores são a chave deste problema. Compete a todos zelar pelos hábitos saudáveis de todas as crianças e jovens, começando, por algo tão simples, como são os comportamentos alimentares.

Lembrem-se:

Crianças saudáveis, serão adultos saudáveis.

Anúncio televisivo: http://www.fpcardiologia.pt/campanhas/filmeMMC2010.mpg
Mais informações sobre o mês do coração: http://www.fpcardiologia.pt

ALERTA! PERIGO! PRESERVATIVOS FALSIFICADOS.

Alerta! Perigo!
 O Projecto Escola Saudável da Secundária de Campo Maior avisa que existem preservativos falsificados de uma das marcas mais vendidas no mercado, o que pode colocar em risco os seus utilizadores, visto que nada garante que as normas de segurança estejam garantidas.

Este alerta foi dado pelo Infarmed na passada segunda feira, dia 10 de Maio, tendo sido divulgado na comunicação social e no seu site, onde pode ser lido no enderço:

Os preservativos falsificados, que têm a designação «Controle Pur, Plaisir», foram detectados no mercado marroquino e apresentam uma embalagem semelhante aos preservativos da marca Control, do fabricante Tecnilatex, distribuídos em Portugal pela empresa Artsana Portugal.

A Autoridade Nacional de Medicamento indica que na embalagem destes preservativos não é identificado o fabricante e as instruções de utilização ostentam a marcação CE 0120, enquanto os da marca Control tem a marcação CE 0086.

Os preservativos são o único meio contracpetivo realmente eficaz na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, nomeadamente, da SIDA.
Não descure a sua segurança e saúde. Escolha preservativos de confiança reconhecida pelas entidades de saúde com competência para o efeito.

TESTE A SUA SAÚDE

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior sugere aos leitores do seu blogue e a toda a comunidade educativa, a visita ao canal Saúde do Portal Sapo, nomeadamente, ao endereço:


Seguindo a nossa sugestão é possível realizar um conjunto diversificado de testes sobre os mais variadíssimos aspectos da sua saúde.

Descubra o seu estado de saúde, como viver até aos 100 anos, qual o desporto mais indicado para si, entre muitas outras possibilidades de escolha.

e
 divirta-se aprendendo sobre si mesmo.