Respostas ao Baú de questões da ESCM

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior tem um espaço de pergunta/resposta no bufete da nossa escola, chamado "BAÚ DE QUESTÕES", que se destina a todos aqueles que têm dúvidas sobre os mais variados temas, mas têm vergonha de colocar as questões.
No blogue, também serão publicadas as respostas ou serão explorados os temas que foram mais abordados no baú de questões, para que possam ser lidos por um universo maior de pessoas.

Aqui vos deixamos o primeiro conjunto de respostas do nosso BAÚ. Até às próximas respostas...


Fevereiro: O Amor e os Afectos

A gravidez na adolescência
Na adolescência surge o “primeiro amor”, pois há uma necessidade de amar e ser amado. Nesta etapa da vida há necessidade de novas descobertas, curiosidades e por isso pode surgir a gravidez. Sabe-se que o número de adolescentes grávidas aumenta cada ano. Pode acontecer, numa noite, duas pessoas conhecem-se, e desejam ter relações sexuais, mas nenhuma tem contraceptivos. Nesta situação, quase metade dos jovens portugueses arriscaria uma relação desprotegida.” (in Visão, 14 de Março de 2002).
Na sociedade em que hoje se vive, os pais não têm tempo para falar com os filhos. Por isso, a falta de diálogo entre pais e filhos de assuntos considerados “delicados” fazem com que aumente as gravidezes, porque não basta apenas dizer ao adolescente que use preservativo, é preciso também esclarecer sobre as consequências possíveis.
É necessário que estes casos nos alertem e que façam com que a gravidez na adolescência diminua. Pois as coisas menos boas não acontecem só aos outros.
Assim, se se aumentar as informações dentro das escolas, através das aulas vai servir para que não haja tantas gravidezes na adolescência, visto que este assunto está cheio de tabus e preconceitos. A gravidez na adolescência tornou-se um grande problema, pois muitas adolescentes que engravidam não querem ser mães, o que favorece o aparecimento de um outro problema – o aborto.

O suicídio na adolescência
Muitas vezes, o adolescente deprimido pode tentar o suicídio. Faz isso de forma franca ou velada. De forma velada, age de maneira inconsciente, envolvendo-se em atitudes completamente imprudentes, acidentes de automóvel, uso progressivo de drogas e álcool, ingestão de comprimidos perigosos, uso de armas de fogo….
Actualmente, a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos é o suicídio. O índice do suicídio entre pessoas jovens triplicou nos últimos 30 anos.
Quando uma pessoa fala a respeito de cometer o suicídio, ao contrário do que pensamos, a coisa mais importante a fazer é levá-la a sério. As pessoas que falam em suicídio podem estar de facto a pensar em praticá-lo e, sendo jovens ou não, a maioria dos que tentam o suicídio dão sempre uma espécie de “aviso” sobre as suas intenções.
Os principais sinais de advertência para o risco de transtorno de humor que, eventualmente, pode resultar em suicídio são as mudanças acentuadas de personalidade, mudanças acentuadas de aparência, alterações nos padrões de sono, alteração nos hábitos alimentares, prejuízo no rendimento escolar, falar sobre morte ou suicídio, provocar ferimentos em si próprio, pânico ou ansiedade, distribuir objectos pessoais.
Entre adolescentes com alto risco de suicídio, muitos tomam a trágica decisão após uma situação de grande tensão, como por exemplo, o rompimento de um relacionamento, um fracasso escolar ou profissional ou uma discussão importante com os pais. A incidência de êxito entre adolescentes que realmente tentam pôr fim à própria vida é maior entre o sexo masculino do que no sexo feminino.
Os adolescentes vulneráveis ao suicídio dividem-se em três grupos. O primeiro, são os adolescentes com sintomas clássicos de depressão, tais como a tristeza e desespero. Em segundo, são os perfeccionistas que estabelecem para si mesmos padrões de desempenho muito altos. E em terceiro, são os jovens que expressam a sua depressão com comportamentos agressivos ou atitudes de se expor a situações de risco, uso de drogas e confrontos com autoridades.
A depressão neste grupo pode ser particularmente difícil de detectar, uma vez que estes jovens tendem negar quaisquer sentimentos de depressão. Esta é uma situação particularmente perigosa porque este é o tipo de adolescente que mais provavelmente será bem sucedido na sua tentativa de cometer suicídio.


O amor na adolescência
A adolescência transforma tudo: agora sentimo-nos com forças para mudar o mundo. A adolescência chega
sem pedir autorização e esta nova fase da vida é uma constante descoberta: de nós e do outro, que nos proporciona novas experiências e sensações nunca antes sentidas. Afinal na adolescência tudo muda: muda o corpo, mudam as conversas e o tempo com os pais, mudam as relações e os afectos na família e não só, mudam os interesses. Temos agora tantas certezas, mas também tantas dúvidas... É assim nesta fase de evolução e mudança que se concretiza o desabrochar pleno do desenvolvimento corporal humano e, com ele, na sua expressão mais pura, as paixões e o amor.
Muito se tem pensado, comentado, escrito e discutido sobre o amor desde a mais longínqua antiguidade, elemento de diferenciação de outros tantos seres que habitam o planeta. É o elo que nos confere vida para
além da morte no coração daqueles que um dia amámos e que nos amaram. E, no entanto, o Cupido, filho de Vénus, continua a lançar as suas flechas da paixão e os alvos favoritos são os jovens que vivem o novo florescer deste sentimento único e sem definição possível como um momento que parece apenas durar um segundo. Os amigos ficaram lá atrás... longe, mesmo que estejam sentados na mesa ao lado. Os jovens ficam suspensos num olhar que dura eternamente. Por isso, as paixões na adolescência são inesquecíveis, tempestuosas, trazem o toque da tragédia.
Os jovens vislumbram um mundo em dimensões cósmicas, e lançam-se na mais fascinante aventura da existência e da descoberta dos seus afectos. O amor na adolescência é uma dimensão do ser humano efectivamente marcante e fundamental. É o despertar para uma nova face de si que estava adormecida: o amor e consequentemente a sexualidade. A sexualidade é uma componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver o amor humano. Portanto ela é parte integrante do desenvolvimento da personalidade.
A adolescência é o lugar do desequilíbrio saudável e da irracionalidade quando se fala de amor, porque neste momento da vida tudo é tão intenso, tudo é tão pleno de sentido que nada parece escapar. Na realidade, nascemos sem saber quem somos e é nos olhos do outro que reconhecemos a nossa existência. Basta por vezes um sorriso, um olhar, uma breve troca de palavras e... pronto... o Cupido volta a fazer das suas e de repente o cinzento do quotidiano transforma-se num mundo colorido, pleno de emoções intensas que chegam de repente.
Para terminar é preciso também alertar para o facto de que, apesar da adolescência ser a idade do amor por
excelência, é também a do risco. O percurso para a autonomia que caracteriza este período é feito de riscos
afectivos. E, por isso, certas manifestações psicopatológicas, como a ansiedade e a depressão podem surgir num contexto de ruptura afectiva.

"Deixemos o Sexo em Paz!"

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior organizou mais uma actividade destinada à exploração da temática da sexualidade. Esta iniciativa realizou-se com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior, no Centro Cultural da vila, na manhã de quarta-feira, dia 24 de Fevereiro e abrangeu várias turmas desde o 8º ano de escolaridade ao 11.º ano, incluindo cursos profissionais e ensino regular.
A companhia de teatro "Maria Paulos" apresentou de forma brilhante e humorada, um monólogo em que a actriz encarna 21 personagens diferentes em cima do palco, sempre de forma energética e versátil, que entusiasmou a assistência. A peça tem o sugestivo nome "Deixemos o Sexo em Paz" e é uma adaptação do texto escrito pelo dramaturgo italiano Dario Fo.
Através do riso, mas sem perder o sentido da informação, abordaram-se temas, normalmente delicados e que as pessoas tendem a evitar falar: gravidez na adolescência, aborto, afectos, contracepção, mitos da sexualidade, machismo, a dificuldade de comunicação entre pais e filhos, etc.
No final do espectáculo, todos aplaudiram de pé, manifestando-se agradados e surpreendidos com a dinâmica dada ao tratamento do assunto "sexualidade". Na próxima semana, iremos publicar alguns dos comentários e opiniões maispertinentes dos alunos que assistiram à peça.
É sempre positivo a existência de iniciativas do género na tão nobre vila de Campo Maior, num espaço tão digno e rico, como é o Centro Cultural tão gentilmente cedido pela Câmara Municipal.

NÓS RECOMENDAMOS!
ONDE ESTIVER EM CENA, ASSISTAM!





O IRS contra o CANCRO

Está a chegar a altura em que a larga maioria dos portugueses tem de entregar a sua declaração anual de rendimentos, ou como é hábito dizer-se... "de tratar do IRS". O  IRS é um imposto obrigatório (exceptuando casos especiais de isenção) a todos os cidadãos com rendimentos e incide com uma taxa variável sobre esses mesmos rendimentos. O balanço ou acerto destas contas faz-se, anualmente, a partir de Fevereiro.
Grande parte das despesas com a saúde, desde que comprovadas documentalmente, podem ser usadas como forma de abatimento. Mas há outra forma da saúde e do IRS se relacionarem. Cada contribuinte pode destinar uma pequena parcela do imposto que lhe é cobrado a ajudar instituições que têm o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e que têm como finalidade ajudar na promoção da saúde. Assim, conseguimos que também seja o "IRS a tratar da Saúde"!
É simples. No preenchimento da sua declaração anual de rendimentos basta indicar que deseja que uma pequena parte daquele imposto, que era SEMPRE COBRADO PELO ESTADO, reverta a favor de uma instituição cujo número de contribuinte indica. Podem ser associações de dadores benévolos de sangue, associações de apoio a seropositivos, etc. 

No passado dia 15 de Fevereiro foi o Dia Internacional da Criança com Cancro e é uma luta desigual, entre um ser pequeno como é uma criança e um "monstro", como é a doença do cancro.
A título exemplificativo, colocamos aqui um panfleto ilustrativo de como proceder para contribuir para LIGA PORTUGUESA DA LUTA CONTRA O CANCRO, que é uma instituição que muito tem ajudado na luta contra este flagelo, quer no apoio a doentes, quer no tratamento e diagnóstico precoce, bem como, no desenvolvimento de formas de prevenção.

AJUDE. NÃO LHE CUSTA MESMO NADA.
E O SOMATÓRIO DE VÁRIAS PEQUENAS PARCELAS...
DÃO SEMPRE UM GRANDE CONTRIBUTO.

SANGUE - NECESSIDADE URGENTE NOS HOSPITAIS

O Projecto Escola Saudável (PES) tem desenvolvido ao longo da sua existência, várias campanhas relacionadas com a sensibilização para a dádiva de sangue, mas talvez, nunca tenha sentido tanto a necessidade de fazê-lo como agora. Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, quando a maioria pensava na melhor e mais divertida forma de passarem o Carnaval, o jornal "Público" publicou uma notícia que nos deixou deveras preocupados. EXISTE CARÊNCIA DE SANGUE NOS HOSPITAIS PORTUGUESES. OS STOCKS ESTÃO À "BEIRA" DA RUPTURA.

Sabendo que, infelizmente, associado às épocas festivas também aumentam situações de urgência, nomeadamente, devido a um maior número de acidentes rodoviários, esta notícia torna-se muito grave e preocupante. Mas compete-nos a todos nós, cidadãos saudáveis e com mais de 18 anos contrariar esta situação através da dádiva solidária de sangue.

AJUDE A SALVAR VIDAS!
DÊ SANGUE!

A notícia integral do jornal "Público" pode ser lida através do seguinte link:



Não fique indiferente a esta notícia. Sempre que hesita, o tempo escasseia e alguém fica sem a sua ajuda.

 Neste Carnaval, além das brincadeiras, também há coisas sérias...

 Dê sangue e salve vidas!

Dia de São Valentim - AMAR FAZ BEM AO CORAÇÃO

Dia de São Valentim
O mais belo dos mares,
é aquele que ainda não vimos.
A mais linda criança, ainda não nasceu.
Os nossos dias mais formosos,
ainda não os vivemos.
e o melhor de tudo que tenho para te dizer,
ainda não te disse:
amo-te...hoje...e sempre...

Nazim Hikme

Se é dos pessimistas que acham que o amor é uma doença e que apaixonar-se é perda de tempo... considere-se vencido!

A Federação Mundial do Coração, situada em Genebra na Suíça, divulgou que amar faz literalmente bem à saúde! O estudo feito pela instituição comprovou que os apaixonados têm o stress, a depressão e a ansiedade fortemente reduzidos – três factores de risco associados a doenças do coração.•

Segundo o professor Philip Poole-Wilson, cardiologista do Imperial College em Londres e Presidente da Federação Mundial do Coração, uma em cada três mortes no mundo ocorrem devido a problemas cardíacos. "É por isso que estamos ressaltando a importância de adoptar um estilo de vida saudável e o impacto positivo que o amor pode ter para a saúde" – relatou o médico. Então, para garantir a sua longevidade, apaixone-se perdidamente! O seu coração agradece!

O site da Federação Mundial do Coração é:

Carnaval em segurança e com saúde

O Carnaval é uma  época festiva, que se pretende alegre e de folia, mas é fundamental a consciencialização de todos, pois os acidentes e exageros também são frequentes. Como exemplo, podemos referir aquele que é considerado por muitos o maior Carnaval do mundo, o do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta modalidade de Carnaval tem sido importada para a grande maioria dos países europeus.
O Governo brasileiro tem tido consciência do crescente aumento de doenças sexualmente transmissíveis nesta época, pelo que tem promovido, nos últimos anos, diversas campanhas de sensibilização e de distribuição gratuita de preservativos. Este é um dos muitos exemplos possíveis do que pode ser feito para termos um Carnaval em segurança e com saúde.


O PES deixa-vos mais alguns sábios conselhos para que todos se divirtam... mas com juízo...



- Não tenha relações sexuais desprotegidas. USE O PRESERVATIVO!




- Evite os exageros. NÃO CONSUMA ÁLCOOL EM EXCESSO!

- SE BEBER NÃO CONDUZA.




- As mutilações por causa das chamadas "bombinhas" de Carnaval ocorrem todos os anos. NÃO UTILIZE MATERIAIS EXPLOSIVOS para brincadeiras de Carnaval! AS "BOMBAS" DE CARNAVAL SÃO PROIBIDAS!



Antes de fazer qualquer brincadeira, pense sempre nas possíveis consequências.

BOM CARNAVAL... EM SEGURANÇA E COM SAÚDE!