A Sociedade de Medicina de Reprodução defende criação de estrutura para preservação da fertilidade feminina
A ideia é simples. Fazer colheita de células reprodutoras saudáveis e viáveis, mantê-las num "banco", para serem depois usadas pela mulher quando esta decidir vir a ser progenitora. Contudo, faltam ainda vários aspectos de segurança, quer técnica como também do âmbito legal, que têm de ser asseguradas.
Esta estrutura teria como objectivo principal a preservação da fertilidade de mulheres que têm doenças graves e cujo tratamento vai destruir células reprodutivas, não estando de parte também outras possibilidades.
"Como preservar a capacidade reprodutiva quando esta é posta em causa?" é um dos temas IV Congresso Português de Medicina da Reprodução.
Para a Sociedade de Medicina de Reprodução (SPMR,), "o cerne da questão reside em desenvolver mais e melhores técnicas de preservação das células reprodutoras quando, por exemplo, uma pessoa passa pela infelicidade de ter uma doença grave, eventualmente maligna, cujo tratamento compromete o seu futuro reprodutor".
Segundo a SPMR, a procura de cuidados de saúde na área da fertilidade tem vindo a aumentar devido ainda a outras causas como o início de uma vida sexual precoce e com múltiplos parceiros (problemas de infecções sexualmente transmitidas) e estilos de vida não saudáveis como o sedentarismo, os hábitos alimentares, álcool e tabaco. Calcula-se que cerca de 20 por cento da população total tenha algum tipo de infertilidade.
Fontes:
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/sociedade-de-medicina-de-reproducao-defende-criacao-de-estrutura-para-preservacao-da-fertilidade-feminina.html
- http://www.publico.pt/Sociedade/sociedade-de-medicina-de-reproducao-defende-estrutura-para-preservacao-da-fertilidade-feminina_1459657
- http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2817&Itemid=60
- http://www.ionline.pt/conteudo/82071-laboratorios-podem-salvar-fertilidade-em-casos-cancro
Mais informação em:
- Sociedade de Medicina de Reprodução - http://www.spmr.pt/default.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.