O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior associa-se às comemorações do DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA, que se celebra hoje, dia 17 de Abril de 2010, relembrando que esta é uma doença hereditária com uma deficiência crónica de coagulação do sangue, de gravidade variável, mas que implica sempre um tratamento e vigilância permanente, sendo mais um dos vários casos, que reforçam a importância da dádiva benévola de sangue de todos nós. Em Portugal não existe ainda uma base de dados nacional para os casos de hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos, como por exemplo, a doença de von Willebrand, entre outras.
A Federação Mundial de Hemofilia escolheu para este dia o lema “as muitas faces dos distúrbios hemorrágicos, unidos para conseguirmos tratamento para todos”, de forma a alertar para os muitos casos, em diversas regiões do mundo, onde o diagnóstico e os cuidados médicos ainda são muito deficitários.
Em Portugal, existe desde 1976 a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HEMOFILIA, que tem desenvolvido importantes trabalhos neste âmbito.
Mais informações em:
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.