Esta semana, um acontecimento triste marca todas as escolas do país. Um jovem de Mirandela, ter-se-á suicidado, atirando-se ao rio Tua, por ser vítima sistemática de bullying, que é um fenómeno horrível, pouco abordado, mas que infelizmente, é uma realidade crescente e presente nas nossas escolas e na sociedade, de uma forma geral. Ele existe, não devemos escondê-lo... devemos combatê-lo!.
O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior não fica indiferente a esta situação e deixa aqui expresso todo o nosso pesar para com a família do Leandro e toda a comunidade educativa de Mirandela, bem como, toda a nossa revolta e manifestação contra o Bullying.
No Portal da Juventude (in: http://juventude.gov.pt/Portal/SaudeSexualidadeJuvenil/TemaMes/98_bullying.htm) existe uma caracterização bastante completa, que embora seja do conhecimento geral de todos, convém recordar para que fiquemos mais atentos e comecemos a ter um papel mais interventivo:
O BULLYING...
O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão.
O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente.
Este comportamento é praticado por um sujeito (designado de bully - valentão) ou por um grupo de sujeitos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro sujeito ou grupo de sujeitos. É perpetado por crianças ou jovens que têm, por qualquer motivo, mais força e poder que a vítima.
A escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão adulta é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Caracterização do bullying
O bullying divide-se em duas categorias: Bullying directo - é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos;
Bullying indirecto - conhecido como agressão social, é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.
Este isolamento é obtido através de várias técnicas (espalhar comentários; intimidar outros que desejam relacionar-se com a vítima; criticar o seu modo de vestir, a sua etnia ou religião, incapacidades…).
Existem 5 tipos de actores co-implicados no bullying:
1.Agressor – pretende obter força, poder e domínio; ter fama e popularidade na escola amedrontando os outros;
2.Vítima;
3.Defenders – alunos que defendem as vítimas e são contra o bullying;
4.Bystanders – alunos que presenciam a situação e reforçam positivamente a acção do agressor; 5.Outsiders – alunos que não se manifestam nem de forma positiva nem de forma negativa perante o bullying.
A potencial vítima pode ser uma criança ou um jovem que apresente determinada característica que a torne um alvo fácil, como por exemplo, ser mais gorda/magra, gaguejar, usar óculos... Os pais e educadores devem estar atentos a possíveis sinais (fobia à escola, baixo rendimento, depressão, baixa auto-estima, etc.) que possam surgir por parte dos filhos ou alunos. O bullying não deve ser confundido com as brincadeiras que normalmente acontecem na infância e adolescência.
Técnicas de bullying
Os bullies combinam a intimidação e a humilhação para atormentar os outros. Por exemplo: - Roubar e/ou danificar objectos pessoais de uma pessoa, como livros ou material escolar, roupas…
- Espalhar rumores e comentários negativos sobre a vítima (trocar e passar mensagens ou bilhetes falando mal da pessoa em causa);
- Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a;
- Fazer comentários negativos sobre a família da pessoa, sobre a sua aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de vida, nacionalidade…
- Levar a vítima ao isolamento social;
- Praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em variados sites);
- Fazer chantagem;
- Utilizar expressões ameaçadoras;
- Chamar nomes aos colegas;
- Agredir física e/ou verbalmente colegas, de forma sistemática e prolongada no tempo;
- "Fazer chacota" (cochichar) continuamente sobre a vítima;
- Tirar bens aos colegas (dinheiro, objectos pessoais...).
Efeitos do bullying
Quando praticado de forma persistente pode ter um ou vários efeitos no sujeito e/ou no ambiente onde ocorre. Efeitos sobre o sujeito:
- Ansiedade Sensibilidade a determinadas brincadeiras;
- Perda de auto-estima;
- Tristeza e irritação;
- Medo de expressar emoções;
- Problemas de relacionamento;
- Abuso de drogas e álcool;
- Auto-mutilação e mesmo suicídio (bullycídio)
- Níveis elevados de abstinência escolar;
- Alta rotatividade do quadro de pessoal;
- Desrespeito pelos professores;N
- Número de faltas elevado;
- Porte de arma por parte de crianças com o objectivo de se protegerem
Quais são as consequências do Bullying sobre o ambiente escolar?
Quando não existe uma intervenção efectiva contra o bullying, o ambiente escolar torna-se problemático. Todos os intervenientes no espaço escolar são (sem excepção) afectados de forma negativa, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo que poderão desencadear outros ainda mais graves para a sociedade, como o abandono escolar, doenças psicossociais...
Para a eliminação da violência na escola, devem ser criadas e tomadas as medidas necessárias por parte das entidades responsáveis. Quando são bem aplicadas e é envolvida toda a comunidade escolar, contribuem para o convívio saudável e equilibrado, ou seja, para a formação de uma cultura de não-violência na escola, e de uma forma mais geral, na sociedade.
Para saber mais:
www.bullyingescola.com/
http://www.violencia.online.pt/
http://www.dgsaude.pt/
http://www.bullyonline.org/
http://www.childline.org.uk/
http://www.stopbullyingnow.com/
http://www.psicologia.org.br/
http://juventude.gov.pt/Portal/SaudeSexualidadeJuvenil/TemaMes/98_bullying.htm
DEVEMOS HONRAR O LEANDRO...
COMBATENDO O BULLYING... SEMPRE!
COMBATENDO O BULLYING... SEMPRE!
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