—O Dia Mundial da Alimentação é comemorado, desde 1981, no dia 16 de Outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

—Actualmente em mais de 150 países, este dia é reconhecido como uma data importante para alertar e consciencializar a opinião pública quanto a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação.

Dicas para uma alimentação saudável:
Fazer diversas refeições diárias repartidas ao longo do dia (cerca de 5 ou 6) em vez de duas (almoço e jantar) é a base de uma alimentação saudável.
Devemos fazer o pequeno-almoço, merenda, almoço, lanche, jantar e ceia, de forma a que o intervalo entre as mesmas não exceda em muito as 3,5 horas.
Isto permite que o nosso organismo esteja sempre a receber energia para ir gastando ao longo do dia.
Pequeno-almoço
O que eu como vai fazer com que eu tenha boas ou más notas… e as refeições da manha são as mais importantes
Deve comer sempre pão e leite… ou então cereais.

A Merenda e o lanche.
São refeições que fazem com que eu não tenha tanta fome até ao almoço ou até ao jantar. Devo comer um pouco de pão, iogurte ou fruta.
Se eu não as tomar, vou passar o dia a “petiscar”, ou seja, a comer doces e outras coisas que sabem bem, mas que não me alimentam!! O pior é que engordam muito.

Almoços e Jantares
As refeições devem ser ricas em vegetais e pobres em gordura. Para isso, devo começar com a sopa, comer sempre salada e evitar ao máximo os fritos e a fast-food. Nestas refeições, também é importante comer arroz, massa ou batata porque são estes alimentos que nos dão a energia que precisamos ao longo do dia!!! Por vezes podemos substitui-los por feijão, grão, favas ou ervilhas porque as leguminosas também dão muita energia e são muito ricas em fibras e proteínas.
Se for um dia especial e nos apetecer um doce… agora é a altura ideal para o fazer pois devemos evitar comer doces em jejum!

Bom Apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.